Salário para o cargo de Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-25

Domador de animais (circense) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Domador de animais (circense)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • ensaiar o número;
  • apresentar o número;
  • inventar números;

Atividades

  • pesquisar truques;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • definir coreografia;
  • dar entrevistas;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • desenvolver disciplina;
  • definir equipamentos de segurança;
  • confeccionar o aparelho;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • fazer aquecimento;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • desmontar o aparelho;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • pesquisar tecnologias;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • respeitar relações de trabalho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • montar o aparelho;
  • motivar os alunos;
  • trabalhar em equipe;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • selecionar música;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • pesquisar materiais;
  • fazer alongamento;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • transmitir ética circense;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • misturar os números criando outros;
  • fazer concentração;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • preparar a entrada do artista;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • conquistar empatia do público;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • demonstrar determinação para aprender;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • adquirir técnicas para cair;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • criar guarda roupa;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • pesquisar aparelhos;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • respeitar ética profissional;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • criar maquiagem;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • frequentar cursos de atualização;


Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho

  • Criação de bovinos para corte




Profissões em Destaque: