Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- ensinar arte e técnica circense;
- apresentar o número;
- comunicar-se;
- ensaiar o número;
- inventar números;
- produzir o número;
- vender o espetáculo ou número;
Atividades
- fazer concentração;
- estabelecer comunicação com o público;
- divulgar o espetáculo ou número;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- frequentar cursos de atualização;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- pesquisar truques;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- criar guarda roupa;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- fazer aquecimento;
- definir equipamentos de segurança;
- demonstrar determinação para aprender;
- pesquisar materiais;
- pesquisar aparelhos;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver disciplina;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- adquirir técnicas para cair;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- montar o aparelho;
- preparar a entrada do artista;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- estabelecer comunicação com a cidade;
- pesquisar movimentos corporais;
- respeitar ética profissional;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- errar truques para valorização do trabalho;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- definir coreografia;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- aprender a profissão ensaiando;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- respeitar relações de trabalho;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- criar maquiagem;
- fazer alongamento;
- confeccionar o aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- sincronizar luz e som com a representação;
- perceber as habilidades dos alunos;
- selecionar música;
- providenciar material impresso para divulgação;
- motivar os alunos;
- dar entrevistas;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- desmontar o aparelho;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- conquistar empatia do público;
- transmitir ética circense;
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- misturar os números criando outros;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho
- Criação de bovinos para corte