Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) devem:
- demonstrar competências pessoais;
- apresentar o número;
- ensaiar o número;
- ensinar arte e técnica circense;
- comunicar-se;
- vender o espetáculo ou número;
- inventar números;
- produzir o número;
Atividades
- adquirir técnicas para cair;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- demonstrar determinação para aprender;
- criar guarda roupa;
- sincronizar luz e som com a representação;
- fazer aquecimento;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- estabelecer comunicação com o público;
- frequentar cursos de atualização;
- definir coreografia;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- divulgar o espetáculo ou número;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- motivar os alunos;
- providenciar material impresso para divulgação;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- respeitar ética profissional;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- pesquisar truques;
- fazer alongamento;
- pesquisar materiais;
- desmontar o aparelho;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- trabalhar em equipe;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- preparar a entrada do artista;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- criar maquiagem;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- respeitar relações de trabalho;
- transmitir ética circense;
- pesquisar tecnologias;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- errar truques para valorização do trabalho;
- pesquisar movimentos corporais;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- misturar os números criando outros;
- definir equipamentos de segurança;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- montar o aparelho;
- pesquisar aparelhos;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- desenvolver disciplina;
- dar entrevistas;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- conquistar empatia do público;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- fazer concentração;
- confeccionar o aparelho;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
- perceber as habilidades dos alunos;
- aprender a profissão ensaiando;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- selecionar música;
Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho
- Criação de bovinos para corte