Salário para o cargo de Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-25

Domador de animais (circense) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Domador de animais (circense)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • dar entrevistas;
  • conquistar empatia do público;
  • criar maquiagem;
  • trabalhar em equipe;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • fazer alongamento;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • frequentar cursos de atualização;
  • desmontar o aparelho;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • estabelecer comunicação com o público;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • transmitir ética circense;
  • fazer concentração;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • motivar os alunos;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • montar o aparelho;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • criar guarda roupa;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • adquirir técnicas para cair;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • pesquisar aparelhos;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • pesquisar truques;
  • fazer aquecimento;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • desenvolver disciplina;
  • preparar a entrada do artista;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • pesquisar tecnologias;
  • selecionar música;
  • definir equipamentos de segurança;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • pesquisar materiais;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • respeitar relações de trabalho;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • respeitar ética profissional;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • confeccionar o aparelho;
  • definir coreografia;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • misturar os números criando outros;
  • sincronizar luz e som com a representação;


Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho

  • Criação de bovinos para corte




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