Salário para o cargo de Domador de animais (circense)
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-25

Domador de animais (circense) - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Domador de animais (circense)

Artistas de circo (circenses) devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • vender o espetáculo ou número;
  • ensaiar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;

Atividades

  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • fazer alongamento;
  • fazer aquecimento;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • preparar a entrada do artista;
  • respeitar ética profissional;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • criar maquiagem;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • selecionar música;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • desenvolver disciplina;
  • dar entrevistas;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • adquirir técnicas para cair;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • motivar os alunos;
  • misturar os números criando outros;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • conquistar empatia do público;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • pesquisar tecnologias;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • confeccionar o aparelho;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • respeitar relações de trabalho;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • desmontar o aparelho;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • transmitir ética circense;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • frequentar cursos de atualização;
  • pesquisar materiais;
  • definir equipamentos de segurança;
  • criar guarda roupa;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • pesquisar aparelhos;
  • pesquisar truques;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • definir coreografia;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • montar o aparelho;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • fazer concentração;


Setores que mais contratam Domador de animais (circense) no mercado de trabalho

  • Criação de bovinos para corte




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