Salário para o cargo de Docente do ensino superior na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente do ensino superior na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Um Docente do ensino superior na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • participar de atividades administrativas;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • comunicar-se;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • orientar alunos;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • produzir material de trabalho;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • atualizar-se na Área;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • participar de associações científicas;
    • demonstrar postura ética;
    • avaliar políticas educacionais;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • avaliar material didático;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • planejar aulas;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • desenvolver atividades interativas;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • produzir hipertextos;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • coordenar reuniões;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • dialogar com os alunos;
    • planejar projetos de extensão;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • atuar em projetos de extensão;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • exercer cargos de representação;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • avaliar projetos de extensão;
    • produzir transparências;
    • organizar publicações;
    • exercer cargos de direção;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • avaliar currículos de alunos;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • discutir resultados de avaliação;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • orientar monitores;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • gerenciar convênios;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • produzir cartazes;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • coordenar projetos de extensão;
    • participar de associações de classe;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • atuar em comissões editoriais;
    • coordenar estágios;
    • preencher relatórios de atividades;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar cursos;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • elaborar projetos de extensão;
    • prever fontes de financiamento;
    • trabalhar em equipe;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • proferir palestras;
    • atribuir notas e conceitos;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • coordenar convênios;
    • estudar a produção científica da área;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • dominar a língua portuguesa;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • participar de reuniões;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • atuar em debates;
    • sistematizar conteúdos;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • coordenar pesquisas;
    • auto avaliar-se;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • mapear campos para estágio;
    • estudar outros idiomas;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • participar de atividades culturais;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • coordenar cursos;
    • planejar estágios;
    • participar de comissões;
    • participar de colegiados;
    • coordenar eventos;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • produzir vídeos;
    • estudar a legislação educacional;
    • produzir artigos para divulgação;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • planejar eventos e seminários;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • elaborar pareceres;
    • organizar coletâneas;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • demonstrar postura crítica;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;
    • realizar eventos;
    • redigir publicações científicas;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • gerenciar projetos;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • planejar pesquisas;
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;


    Setores que mais contratam Docente do ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Orientador sócio educativo
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Orientador sócio educativo