Salário para o cargo de Docente do ensino superior na área de prática de ensino
CBO 2345-20 > Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Docente do ensino superior na área de prática de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Ensinam, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação, planejam atividades relativas a cursos e pesquisas, realizam pesquisas científicas sobre o campo educacional, supervisionam formação pedagógica em estágios, orientam alunos, avaliam o trabalho acadêmico científico, coordenam atividades de ensino, pesquisa e extensão. Produzem material de trabalho, prestam atendimento às demandas da comunidade na área da educação escolar e não-escolar (educação formal e informal), participam de atividades administrativas, atualizam-se na área e comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Um Docente do ensino superior na área de prática de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.292,76 e R$ 13.399,64, com a média salarial de R$ 5.373,20 e o salário mediana em R$ 3.745,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 5.373,20 64.478,40 1.343,30 43,76
1º Quartil 2.292,76 27.513,13 573,19 18,67
Salário Mediana 3.745,00 44.940,00 936,25 30,50
3º Quartil 10.219,14 122.629,63 2.554,78 83,22
Teto Salarial 13.399,64 160.795,65 3.349,91 109,12


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores do ensino superior
        • Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Belo Horizonte - MG 1.483 - 6.317 2.637,65 1.483,18 1.902,00 5.215,42 6.317,07
São Paulo - SP 2.189 - 16.747 7.933,16 2.189,33 9.202,00 13.826,67 16.747,27
Salvador - BA 1.873 - 8.706 3.950,45 1.872,87 3.392,00 7.187,76 8.706,04
Curitiba - PR 2.623 - 13.599 6.874,58 2.623,48 7.260,00 11.227,52 13.599,11
Brasília - DF 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Rio de Janeiro - RJ 2.458 - 16.485 6.595,69 2.458,33 5.030,00 13.610,00 16.484,84
São Bernardo do Campo - SP 3.703 - 17.120 8.609,78 3.703,36 8.800,00 14.134,68 17.120,35
Recife - PE 2.526 - 8.619 4.815,36 2.525,69 4.672,00 7.116,13 8.619,27
Campo Grande - MS 2.366 - 19.596 7.463,32 2.366,46 4.671,00 16.178,40 19.595,76
Londrina - PR 2.238 - 9.598 5.677,78 2.237,99 6.358,00 7.924,50 9.598,40
Manaus - AM 1.793 - 8.628 3.903,89 1.792,54 3.027,00 7.122,93 8.627,50
Maringá - PR 1.431 - 5.037 2.714,72 1.431,00 2.863,00 4.158,32 5.036,69
Lauro de Freitas - BA 2.236 - 12.600 5.900,06 2.236,38 7.194,00 10.402,90 12.600,30
João Pessoa - PB 3.626 - 9.017 5.189,08 3.625,61 4.740,00 7.444,64 9.017,18
Americana - SP 1.740 - 5.946 2.816,25 1.740,17 2.292,00 4.909,05 5.945,98
Campinas - SP 1.757 - 12.055 4.943,88 1.756,60 3.083,40 9.952,97 12.055,33
Mogi das Cruzes - SP 1.517 - 12.389 5.669,09 1.517,02 4.436,00 10.228,12 12.388,60
Maceió - AL 1.915 - 9.361 4.361,43 1.915,00 4.125,00 7.728,83 9.361,40
Ipatinga - MG 2.075 - 15.471 7.553,23 2.075,33 10.357,00 12.772,91 15.470,94
Ribeirão Preto - SP 1.783 - 14.409 5.214,20 1.783,11 3.592,00 11.895,86 14.408,62


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.931 - 14.950 6.322,71 1.930,58 4.831,50 12.342,98 14.950,18
Minas Gerais 1.537 - 11.192 3.862,32 1.536,89 2.196,00 9.239,86 11.191,59
Paraná 1.945 - 11.514 5.196,85 1.944,66 4.375,00 9.506,39 11.514,43
Bahia 1.862 - 9.696 4.322,56 1.861,69 3.397,00 8.004,76 9.695,60
Santa Catarina 1.744 - 10.637 4.395,35 1.744,39 3.768,00 8.781,85 10.636,84
Rio de Janeiro 2.035 - 13.897 5.548,64 2.034,59 3.869,50 11.473,12 13.896,59
Rio Grande do Sul 2.101 - 12.482 6.452,78 2.100,89 7.162,00 10.305,62 12.482,48
Pernambuco 1.854 - 12.140 5.344,36 1.854,24 4.672,00 10.022,66 12.139,74
Mato Grosso 1.723 - 12.097 4.911,82 1.722,62 3.401,00 9.987,07 12.096,64
Distrito Federal 2.177 - 21.104 8.260,19 2.176,80 5.969,00 17.423,93 21.104,39
Mato Grosso do Sul 2.173 - 18.305 6.772,27 2.172,61 3.985,00 15.112,66 18.304,90
Goiás 1.956 - 15.340 5.872,28 1.955,54 4.107,00 12.664,50 15.339,62
Maranhão 1.758 - 11.291 4.520,41 1.757,84 3.308,00 9.321,75 11.290,78
Paraíba 2.645 - 8.381 4.624,78 2.645,34 4.696,00 6.919,55 8.381,17
Amazonas 1.859 - 8.833 4.383,74 1.858,78 3.833,50 7.292,68 8.833,12
Pará 1.549 - 11.170 4.936,94 1.548,55 3.412,00 9.222,42 11.170,47
Espírito Santo 1.819 - 14.961 6.139,75 1.819,07 4.075,50 12.352,11 14.961,24
Alagoas 1.941 - 9.449 4.531,18 1.941,42 4.439,00 7.800,83 9.448,60
Rondônia 2.269 - 9.459 6.259,35 2.268,75 7.466,80 7.809,24 9.458,79
Ceará 1.598 - 12.157 4.519,37 1.597,75 2.885,00 10.036,81 12.156,89
Tocantins 3.463 - 25.520 9.312,59 3.462,63 6.311,00 21.069,11 25.519,54
Sergipe 2.015 - 8.486 3.886,09 2.015,36 3.077,00 7.005,87 8.485,72
Piauí 2.528 - 11.595 7.363,94 2.528,47 9.112,00 9.572,89 11.594,98
Rio Grande do Norte 2.773 - 7.742 4.476,47 2.772,89 4.455,00 6.391,44 7.741,51
Acre 1.776 - 10.455 4.084,43 1.775,86 2.055,00 8.631,63 10.454,89
Amapá 2.250 - 13.703 6.110,81 2.250,00 3.838,00 11.313,20 13.702,89
Roraima 1.567 - 6.470 3.094,15 1.567,00 2.874,00 5.341,33 6.469,58


Principais locais de trabalho

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior

Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.


Funções e atividades do Docente do ensino superior na área de prática de ensino

Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:

  • avaliar o trabalho acadêmico científico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • participar de atividades administrativas;
  • orientar alunos;
  • comunicar-se;
  • produzir material de trabalho;
  • planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
  • realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
  • supervisionar formação pedagógica em estágios;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
  • prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
  • atualizar-se na Área;

  • Atividades

    • sistematizar conteúdos;
    • coordenar eventos;
    • avaliar material didático;
    • coordenar reuniões;
    • realizar eventos;
    • elaborar programas e cronogramas;
    • coordenar áreas, disciplinas e turmas;
    • desenvolver atividades interativas;
    • atribuir notas e conceitos;
    • atuar no processo de seleção de alunos e professores;
    • estudar propostas e políticas educacionais;
    • produzir instrumentos de avaliação;
    • orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
    • orientar alunos sobre campos de estágio;
    • elaborar pareceres;
    • estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
    • coordenar projetos de extensão;
    • atuar em projetos de extensão;
    • avaliar cursos;
    • participar de congressos e eventos científicos;
    • gerenciar convênios;
    • planejar aulas;
    • supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
    • integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
    • prever fontes de financiamento;
    • coordenar grupos de pesquisa;
    • desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
    • participar de comissões;
    • desenvolver propostas de avaliação;
    • realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
    • planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • planejar eventos e seminários;
    • produzir artigos para divulgação;
    • avaliar trabalhos científicos;
    • orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
    • estudar a legislação educacional;
    • dialogar com as entidades representativas;
    • prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
    • coordenar projetos pedagógicos;
    • treinar auxiliares de pesquisa;
    • desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
    • participar de colegiados;
    • estudar outros idiomas;
    • analisar os problemas da realidade brasileira;
    • divulgar resultados de pesquisas;
    • atuar em comissões editoriais;
    • integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
    • avaliar planos de ação pedagógica;
    • programar cursos para atendimento a demandas externas;
    • coordenar estágios;
    • planejar pesquisas;
    • colaborar em comissões de avaliação;
    • demonstrar postura crítica;
    • orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
    • coordenar convênios;
    • analisar dados e materiais de pesquisa;
    • discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
    • redigir publicações científicas;
    • exercer cargos de direção;
    • prestar assessoria a órgãos públicos;
    • participar de associações de classe;
    • orientar monitores;
    • indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
    • trabalhar em equipe;
    • redigir relatórios de pesquisa;
    • problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
    • discutir resultados de avaliação;
    • acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
    • estudar a produção científica da área;
    • mediar a relação do estagiário com a instituição;
    • analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • avaliar a própria prática de pesquisa;
    • planejar projetos de extensão;
    • planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
    • coordenar equipes de trabalho;
    • realizar revisão da literatura na área;
    • avaliar políticas educacionais;
    • estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
    • orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
    • compromissar-se social e politicamente;
    • planejar projetos de intervenção pedagógica;
    • supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
    • mapear campos para estágio;
    • elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
    • estudar diferentes formas de comunicação;
    • estudar a constituição de profissões no campo educacional;
    • proferir palestras;
    • demonstrar postura ética;
    • discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
    • produzir transparências;
    • sugerir composição de bancas examinadoras;
    • planejar a produção de materiais didáticos;
    • estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
    • ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
    • avaliar projetos de pesquisa;
    • avaliar projetos de extensão;
    • orientar alunos de iniciação científica;
    • organizar publicações;
    • avaliar currículos de alunos;
    • proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
    • prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
    • participar de atividades culturais;
    • produzir textos para uso pedagógico;
    • organizar coletâneas;
    • coordenar pesquisas;
    • promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
    • coordenar cursos;
    • planejar estágios;
    • sistematizar dados e materiais de pesquisa;
    • dialogar com os alunos;
    • produzir hipertextos;
    • estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
    • atender alunos, individualmente e em grupo;
    • dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
    • preencher relatórios de atividades;
    • avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
    • participar de associações científicas;
    • atuar em debates;
    • ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
    • discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
    • avaliar currículos e propostas pedagógicas;
    • exercer cargos de representação;
    • avaliar o desempenho dos alunos;
    • atuar em banca examinadora docente e discente;
    • produzir vídeos;
    • supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
    • estabelecer relações com os órgãos de fomento;
    • produzir cartazes;
    • orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
    • coletar dados e materiais para pesquisa;
    • analisar pesquisas educacionais;
    • dominar a língua portuguesa;
    • auto avaliar-se;
    • constituir grupos de pesquisa;
    • dialogar com os professores da instituição;
    • elaborar projetos de extensão;
    • gerenciar projetos;
    • utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
    • desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
    • trabalhar com diferentes formas de interação humana;
    • produzir planos de cursos e de aulas;
    • problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
    • avaliar o desenvolvimento das aulas;
    • participar de reuniões;
    • planejar os ambientes de aprendizagem;


    Setores que mais contratam Docente do ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Educação superior - pós-graduação e extensão
    • Ensino fundamental
    • Outras atividades de ensino
    • Educação infantil - pré-escola
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista