Categorias profissionais do cargo
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- Professores do ensino superior
- Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Cargos relacionados:
- Professor universitário em metodologia de pesquisa em educação
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino e estágio supervisionado
- Professor universitário de estágio supervisionado
- Docente de ensino superior na área de orientação educacional
- Professor de ensino superior na área de didática
- Professor de ensino superior na área de estágio supervisionado
- Professor de didática (ensino superior)
- Docente de ensino superior na área de pesquisa educacional
- Professor universitário na área de pesquisa educacional
- Professor de ensino superior na área de prática de ensino
- Professor universitário na área de prática de ensino
- Professor de ensino superior na área de metodologia da pesquisa
Principais locais de trabalho
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior exercem suas funções em instituições cujas atividades referem-se a ensino superior, cultura e pesquisa. Desenvolvem suas atividades na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada, organizam-se em equipes de trabalho, atuam com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários irregulares. Algumas vezes, podem trabalhar em posições desconfortáveis durante períodos de tempo.
O que é preciso para trabalhar na área dos Professores na área de formação pedagógica do ensino superior
Os ocupações requerem, no mínimo, o ensino superior completo, sendo importante a posse de títulos de pós-graduação ou especialização na área. É comum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, principalmente, na área pública. Dos titulares das ocupações espera-se que tenham experiência anterior de, pelo menos, cinco anos.
Funções e atividades do Docente do ensino superior na área de prática de ensino
Professores na área de formação pedagógica do ensino superior devem:
- participar de atividades administrativas;
- supervisionar formação pedagógica em estágios;
- realizar pesquisas científicas sobre o campo educacional;
- coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
- comunicar-se;
- produzir material de trabalho;
- demonstrar competências pessoais;
- prestar atendimento Às demandas da comunidade, na Área da educação escolar e não escolar;
- planejar atividades relativas a cursos e pesquisas;
- avaliar o trabalho acadêmico científico;
- atualizar-se na Área;
- orientar alunos;
- ensinar, articulando o processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais da educação;
Atividades
- demonstrar postura ética;
- discutir as práticas pedagógicas dos alunos;
- avaliar projetos de extensão;
- sugerir composição de bancas examinadoras;
- indicar fontes e procedimentos para o desenvolvimento do trabalho;
- mapear campos para estágio;
- coordenar pesquisas;
- supervisionar desenvolvimento de projetos de intervenção em realidades educacionais (escolar ou não);
- elaborar projetos de pesquisas científicas, individualmente e em grupo;
- gerenciar convênios;
- planejar projetos de intervenção pedagógica;
- atuar em comissões editoriais;
- estudar a produção científica da área;
- orientar alunos sobre campos de estágio;
- produzir transparências;
- coordenar equipes de trabalho;
- coordenar grupos de pesquisa;
- preencher relatórios de atividades;
- elaborar projetos de extensão;
- organizar publicações;
- orientar monitores;
- redigir relatórios de pesquisa;
- utilizar diferentes instrumentos de avaliação;
- desenvolver habilidades na relação ensino-aprendizagem;
- coordenar convênios;
- produzir planos de cursos e de aulas;
- avaliar políticas educacionais;
- avaliar a própria prática de pesquisa;
- planejar os ambientes de aprendizagem;
- demonstrar postura crítica;
- avaliar projetos de pesquisa;
- organizar coletâneas;
- produzir instrumentos de avaliação;
- coordenar projetos de extensão;
- avaliar cursos;
- promover situações de ensino-aprendizagem a partir de fontes diversificadas de conhecimento;
- atuar no processo de seleção de alunos e professores;
- discutir resultados de avaliação;
- participar de colegiados;
- supervisionar a elaboração de planos e projetos de estágio;
- avaliar currículos e propostas pedagógicas;
- auto avaliar-se;
- prestar consultoria em ensino, pesquisa e extensão sobre a prática pedagógica;
- atribuir notas e conceitos;
- analisar pesquisas educacionais;
- estabelecer relações com instituições e organizações da sociedade;
- estudar diferentes formas de comunicação;
- analisar os problemas da realidade brasileira;
- discutir abordagens metodológicas, na elaboração de pesquisa educacional;
- estudar implicações do uso de tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- orientar os projetos de pesquisa para a obtenção de títulos acadêmicos;
- produzir textos para uso pedagógico;
- sistematizar conteúdos;
- planejar a produção de materiais didáticos;
- divulgar resultados de pesquisas;
- atuar em debates;
- treinar auxiliares de pesquisa;
- integrar equipe para o desenvolvimento de softwares e materiais mediáticos;
- proferir palestras;
- produzir hipertextos;
- analisar dados e materiais de pesquisa;
- estudar a legislação educacional;
- avaliar o desempenho dos alunos;
- participar de congressos e eventos científicos;
- desenvolver propostas de avaliação;
- coordenar eventos;
- participar de associações de classe;
- prever a utilização de recursos para o trabalho pedagógico;
- coordenar estágios;
- proporcionar situações de ensino-aprendizagem diversificadas aos alunos;
- dominar conhecimentos básicos de outros idiomas;
- orientar a elaboração de pesquisas dos alunos;
- coordenar áreas, disciplinas e turmas;
- participar de atividades culturais;
- elaborar pareceres;
- analisar implicações do uso de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- ler textos e relatórios produzidos pelos alunos;
- planejar eventos e seminários;
- compromissar-se social e politicamente;
- realizar eventos;
- avaliar o andamento e o resultado das prestações de serviços;
- coordenar reuniões;
- acompanhar experiências dos alunos em contextos de aprendizagem escolar e não escolar;
- exercer cargos de direção;
- redigir publicações científicas;
- avaliar currículos de alunos;
- realizar revisão da literatura na área;
- avaliar planos de ação pedagógica;
- planejar visitas a instituições, para pesquisa e observação da prática pedagógica;
- dialogar com as entidades representativas;
- elaborar programas e cronogramas;
- avaliar trabalhos científicos;
- coordenar projetos pedagógicos;
- dialogar com os alunos;
- estabelecer relações com os órgãos de fomento;
- gerenciar projetos;
- estudar a constituição de profissões no campo educacional;
- participar de associações científicas;
- desenvolver atividades interativas;
- coordenar cursos;
- orientar alunos de iniciação científica;
- atuar em banca examinadora docente e discente;
- planejar utilização de novas tecnologias de informação e comunicação, em situações de ensino;
- participar de comissões;
- problematizar a realidade educacional, para produção de novos conhecimentos;
- estudar outros idiomas;
- estudar formas de interação presentes nas situações semipresenciais e virtuais de educação;
- desenvolver situações de ensino-aprendizagem, com base na heterogeneidade dos alunos;
- estabelecer relações com as instâncias hierárquicas da instituição;
- ministrar cursos para atendimento às demandas externas;
- orientar os alunos sobre procedimentos teórico-metodológicos;
- coletar dados e materiais para pesquisa;
- planejar pesquisas;
- orientar o planejamento do cronograma de trabalho dos alunos;
- orientar a reflexão sobre a prática educativa dos alunos nos estágios;
- constituir grupos de pesquisa;
- planejar projetos de extensão;
- prestar assessoria a órgãos públicos;
- trabalhar em equipe;
- problematizar a realidade educacional, para orientação de práticas pedagógicas;
- prever fontes de financiamento;
- realizar cursos de formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado etc.);
- estudar propostas e políticas educacionais;
- discutir com alunos as diferentes teorias e práticas do campo educacional;
- atender alunos, individualmente e em grupo;
- desenvolver atitudes na relação ensino-aprendizagem;
- produzir vídeos;
- avaliar o desenvolvimento das aulas;
- colaborar em comissões de avaliação;
- participar de reuniões;
- avaliar material didático;
- exercer cargos de representação;
- atuar em projetos de extensão;
- dialogar com os professores da instituição;
- supervisionar a elaboração de relatórios de estágio dos alunos;
- trabalhar com diferentes formas de interação humana;
- integrar equipe para o desenvolvimento de homepage;
- planejar aulas;
- sistematizar dados e materiais de pesquisa;
- mediar a relação do estagiário com a instituição;
- planejar estágios;
- dominar a língua portuguesa;
- produzir artigos para divulgação;
- produzir cartazes;
- programar cursos para atendimento a demandas externas;
Setores que mais contratam Docente do ensino superior na área de prática de ensino no mercado de trabalho
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Educação superior - graduação
- Atividades de apoio à educação
- Educação superior - pós-graduação e extensão
- Ensino fundamental
- Outras atividades de ensino
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação infantil - pré-escola
- Ensino médio
- Atividades de condicionamento físico
- Outras sociedades de participação
- Atividades de apoio à gestão de saúde
- Educação profissional de nível técnico
- Cursos preparatórios para concursos
- Administração pública em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Atividades de organizações religiosas
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Educação infantil - creche