Salário para o cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor técnico de unidade hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor técnico de unidade hospitalar

Um Diretor técnico de unidade hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor técnico de unidade hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor técnico de unidade hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • planejar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar plano estratégico;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • contratar auditorias;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • definir estratégias de avaliação;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • elaborar relatórios;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • viabilizar captação de recursos;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • realizar pesquisas;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • avaliar programas implementados;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • produzir material técnico-científico;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • realizar convênios e parcerias;
    • prestar consultoria;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • prestar auditoria;
    • nomear ouvidores;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • promover atividades científicas;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • evidenciar acessibilidade;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • prestar assessoria;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • propor auditorias;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • contornar situações adversas;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • calcular custo de tratamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • liderar pessoas;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • participar em conselhos;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • participar de conferência de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • planejar ações de educação permanente;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • definir investimentos e custeio;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • aprovar contratações e demissões;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • avaliar resultados financeiros;
    • levantar custo por departamento;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • definir instruções de serviços internos;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • delegar funções;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • planejar ações de capacitação;


    Setores que mais contratam Diretor técnico de unidade hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Caricaturista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Caricaturista

    Salário para o cargo de Gerente de pensionato
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensionato