Salário para o cargo de Diretor de unidade hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade hospitalar

Um Diretor de unidade hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • gerenciar recursos humanos;
  • avaliar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • planejar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;

  • Atividades

    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • implementar programas de saúde;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • demonstrar empatia;
    • prestar consultoria;
    • definir investimentos e custeio;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • promover atividades científicas;
    • aprovar contratações e demissões;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • propor auditorias;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • demonstrar criatividade;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar resultados financeiros;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • planejar ações de sensibilização;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • contratar auditorias;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • delegar funções;
    • planejar ações de capacitação;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • definir estratégias de avaliação;
    • nomear ouvidores;
    • elaborar plano estratégico;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • participar em conselhos;
    • prestar assessoria;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • elaborar relatórios;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • viabilizar captação de recursos;
    • avaliar programas implementados;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • analisar indicadores de saúde;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • demonstrar iniciativa;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • planejar ações de educação permanente;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • produzir material técnico-científico;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • realizar convênios e parcerias;
    • calcular custo de tratamentos;
    • participar de conferência de saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • liderar pessoas;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • realizar pesquisas;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • prestar auditoria;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: