Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
- Diretores de produção e operações
- Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
Cargos relacionados:
- Diretor regional em operações de intermediação financeira
- Diretor adjunto comercial em operações de intermediação financeira
- Diretor de recuperação de créditos em operações de intermediação financeira
- Diretor de riscos de mercado
- Diretor de leasing
- Diretor de crédito rural
- Diretor de produtos bancários
- Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira
- Diretor de compliance
- Diretor de crédito imobiliário
- Diretor de câmbio e comércio exterior
Principais locais de trabalho
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.
Funções e atividades do Diretor de mercado de capitais
Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:
- participar de comitês de decisão;
- estabelecer estratégias operacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- controlar operações financeiras;
Atividades
- demonstrar poder de persuasão;
- tomar decisões;
- demonstrar segurança;
- exercer liderança;
- demonstrar sensibilidade a riscos;
- demonstrar habilidade interpessoal;
- demonstrar transparência nas ações;
- analisar relatórios de tendências;
- antecipar-se às tendências de mercado;
- demonstrar habilidade de negociação;
- homologar novos produtos;
- demonstrar disciplina;
- demonstrar agilidade;
- homologar rotinas operacionais;
- demonstrar comprometimento;
- adaptar-se a situações adversas;
- demonstrar fluência verbal;
- cumprir normas e legislação;
- demonstrar criatividade;