Salário para o cargo de Diretor de compliance
CBO 1227-25 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de compliance - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de compliance

Um Diretor de compliance trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 10.124,49 e R$ 61.347,51, com a média salarial de R$ 24.832,60 e o salário mediana em R$ 20.947,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de compliance

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.832,60 297.991,20 6.208,15 117,20
1º Quartil 10.124,49 121.493,85 2.531,12 47,78
Salário Mediana 20.947,00 251.364,00 5.236,75 98,86
3º Quartil 46.786,23 561.434,78 11.696,56 220,81
Teto Salarial 61.347,51 736.170,12 15.336,88 289,54


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 10.516 - 67.973 30.818,20 10.516,46 27.920,00 56.118,78 67.972,75
Rio de Janeiro - RJ 5.266 - 58.700 25.017,51 5.265,75 23.092,74 48.463,00 58.699,84
Curitiba - PR 3.860 - 29.946 12.279,62 3.860,33 8.040,00 24.724,00 29.946,45
Barueri - SP 3.588 - 33.898 13.603,50 3.587,50 13.501,00 27.986,50 33.898,09
Goiânia - GO 2.100 - 65.603 21.153,13 2.100,00 10.300,00 54.162,50 65.603,24


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 8.525 - 66.281 29.097,46 8.525,45 25.683,50 54.722,44 66.281,46
Rio de Janeiro 5.061 - 54.927 22.463,53 5.060,83 17.500,00 45.347,83 54.926,66
Paraná 3.618 - 29.946 11.566,40 3.617,67 8.040,00 24.724,00 29.946,45
Goiás 2.100 - 65.603 21.153,13 2.100,00 10.300,00 54.162,50 65.603,24
Minas Gerais 2.064 - 20.228 8.029,12 2.064,00 7.339,00 16.700,00 20.227,54
Santa Catarina 4.000 - 21.662 10.638,50 4.000,00 10.557,50 17.884,00 21.661,64
Rio Grande do Sul 2.824 - 12.464 6.162,80 2.824,00 6.500,00 10.290,00 12.463,56


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de compliance

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • estabelecer estratégias operacionais;
  • definir políticas e diretrizes;
  • aprovar operações financeiras;
  • dirigir equipes;
  • comunicar-se;
  • controlar operações financeiras;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;
  • participar de comitês de decisão;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver produtos e serviços;

  • Atividades

    • divulgar metas;
    • demonstrar segurança;
    • representar a instituição em fóruns;
    • avaliar riscos das operações;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • demonstrar comprometimento;
    • identificar conflitos de interesses;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • demonstrar fluência verbal;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • definir características de garantias contratuais;
    • orientar equipes;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • demonstrar criatividade;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • adequar captação com aplicação;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • promover pessoal;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • identificar principais áreas de risco;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • preparar relatórios;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • assegurar segregação de funções;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • classificar níveis de riscos;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • participar de seminários e eventos;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • homologar rotinas operacionais;
    • tomar decisões;
    • ministrar palestras;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • recomendar ações de marketing;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • dispensar gerentes;
    • programar preparação da equipe;
    • avaliar propostas de crédito;
    • avaliar desempenho;
    • demonstrar agilidade;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • apontar deficiências;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • corrigir desvios;
    • decidir taxas;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • treinar equipes;
    • visitar clientes;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • propor treinamento de pessoal;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • cumprir normas e legislação;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • analisar relatórios de tendências;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • homologar novos produtos;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • determinar público alvo;
    • fixar metas;
    • consultar meios de comunicação;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • orientar mitigação de riscos;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • precificar produtos e serviços;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • definir segmentos de mercado;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • transferir pessoal;
    • demonstrar disciplina;
    • exercer liderança;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • conceder bonificações;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • conduzir reuniões;
    • identificar segmentos de mercado;
    • decidir tipos de garantias;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • garantir consistência dos ratings;
    • monitorar créditos concedidos;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • antecipar-se às tendências de mercado;


    Setores que mais contratam Diretor de compliance no mercado de trabalho

    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Planos de saúde
    • Outras sociedades de participação, exceto holdings
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de administração de fundos por contrato ou comissão
    • Administração de cartões de crédito




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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