Salário para o cargo de Coordenador pedagógico
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador pedagógico - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador pedagógico

Um Coordenador pedagógico trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador pedagógico

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador pedagógico

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • administrar tempo;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • validar produto final;
    • estimular o senso crítico;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • definir escopo;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • traçar objetivos educacionais;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • trabalhar em equipe;
    • participar das avaliações externas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • acompanhar processo de revisão;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • auto avaliar-se;
    • traçar metas educacionais;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • formar-se continuamente;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • estimular valores estéticos;
    • formar equipes de trabalho;
    • assessorar o trabalho docente;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • divulgar deliberações;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • demonstrar criatividade;
    • definir mídias;
    • estimular o senso de justiça;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • definir estratégias de ensino;
    • selecionar referencial teórico;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • mapear competências;
    • estimular o respeito mútuo;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • promover trocas de experiências;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • equalizar informações;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • identificar público alvo;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • socializar informações;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • pesquisar práticas educativas;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • elaborar atividades;
    • selecionar bibliografia;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • avaliar a instituição escolar;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • definir processos de avaliação;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • orientar equipe de produção;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • planejar ações de operacionalização;
    • administrar recursos de trabalho;
    • respeitar a autoria do educador;
    • elaborar textos de orientação;
    • organizar grupos de estudos;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • respeitar a alteridade;
    • avaliar os planos diretores;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • acompanhar equipe de produção;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • demonstrar versatilidade;
    • coordenar reuniões;
    • compreender o contexto;
    • definir abordagem de comunicação;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • estimular a criatividade;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • construir sistema de avaliação;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • observar o desempenho das classes;
    • expressar-se com clareza;
    • emitir pareceres;
    • estimular a solidariedade;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • elaborar objetivos;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • entrevistar;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • verificar o cumprimento das metas;
    • demonstrar proatividade;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • promover estudos de caso;
    • dimensionar os problemas;
    • atualizar-se continuamente;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • elaborar relatórios;
    • administrar a demanda por vagas;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • analisar resultados das avaliações;
    • desenvolver a autoestima;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • analisar o desempenho das classes;
    • validar material revisado;
    • realizar controle de qualidade;
    • respeitar as diversidades;
    • dominar a língua portuguesa;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • dimensionar carga horária;
    • estimular a cooperação;
    • traçar cronograma de execução;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • interagir com os pais;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • descrever atividades;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • administrar conflitos;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • criar espaços de participação/interação;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • mapear conteúdo;
    • estudar continuamente;
    • garantir a integridade instrucional;
    • roteirizar material;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;


    Setores que mais contratam Coordenador pedagógico no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista