Salário para o cargo de Coordenador de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Coordenador de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Coordenador de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • gerenciar compras;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • controlar fornecedores;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • realizar importações;

Atividades

  • priorizar compras de emergência;
  • definir forma de pagamento;
  • manter-se atualizado;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • negociar preços com fornecedores;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • controlar contratos;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • demonstrar objetividade;
  • demonstrar responsabilidade;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • elaborar relatórios;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • celebrar contratos;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • desqualificar fornecedor;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • aprovar pedidos de compras;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • analisar cotações;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • controlar alteração de preços;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • calcular preço final da importação;
  • monitorar preços de mercado;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • revelar eficiência;
  • contratar serviços de terceiros;
  • equalizar preços ofertados;
  • redigir comunicados e normas;
  • identificar novos fornecedores;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • visitar fornecedores;
  • verificar linhas de financiamento;
  • demonstrar criatividade;
  • reportar-se a diretores;
  • participar de reuniões;
  • liderar reuniões;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • identificar novos produtos;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • cotar preços para compras especiais;
  • contratar despachante;
  • demonstrar sensatez;
  • demonstrar liderança;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • definir meio de transporte e rota;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • qualificar novos fornecedores;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;


Setores que mais contratam Coordenador de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




Profissões em Destaque: