Salário para o cargo de Coordenador de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Coordenador de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Coordenador de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • gerenciar compras;
  • controlar fornecedores;
  • realizar importações;
  • comunicar-se;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;

Atividades

  • manter-se atualizado;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • definir forma de pagamento;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • cotar preços para compras especiais;
  • demonstrar responsabilidade;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • celebrar contratos;
  • aprovar pedidos de compras;
  • participar de reuniões;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • contratar serviços de terceiros;
  • revelar eficiência;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • demonstrar liderança;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • demonstrar sensatez;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • analisar cotações;
  • equalizar preços ofertados;
  • controlar contratos;
  • visitar fornecedores;
  • desqualificar fornecedor;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • demonstrar objetividade;
  • calcular preço final da importação;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • demonstrar criatividade;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • qualificar novos fornecedores;
  • definir meio de transporte e rota;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • controlar alteração de preços;
  • elaborar relatórios;
  • reportar-se a diretores;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • verificar linhas de financiamento;
  • priorizar compras de emergência;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • liderar reuniões;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • identificar novos produtos;
  • identificar novos fornecedores;
  • monitorar preços de mercado;
  • negociar preços com fornecedores;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • contratar despachante;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • demonstrar flexibilidade;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • redigir comunicados e normas;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;


Setores que mais contratam Coordenador de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




Profissões em Destaque: