Salário para o cargo de Gerente de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

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Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • gerenciar compras;
  • comunicar-se;
  • controlar fornecedores;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • realizar importações;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • calcular preço final da importação;
  • cotar preços para compras especiais;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • liderar reuniões;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • demonstrar sensatez;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • demonstrar flexibilidade;
  • analisar cotações;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • monitorar preços de mercado;
  • manter-se atualizado;
  • identificar novos produtos;
  • reportar-se a diretores;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • visitar fornecedores;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • aprovar pedidos de compras;
  • contratar serviços de terceiros;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • definir meio de transporte e rota;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • demonstrar objetividade;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • revelar eficiência;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • demonstrar liderança;
  • desqualificar fornecedor;
  • priorizar compras de emergência;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • negociar preços com fornecedores;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • redigir comunicados e normas;
  • demonstrar responsabilidade;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • celebrar contratos;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • demonstrar capacidade de convencimento;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • controlar contratos;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • participar de reuniões;
  • contratar despachante;
  • elaborar relatórios;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • identificar novos fornecedores;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • controlar alteração de preços;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • definir forma de pagamento;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • equalizar preços ofertados;
  • verificar linhas de financiamento;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • qualificar novos fornecedores;


Setores que mais contratam Gerente de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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