Salário para o cargo de Gerente de compras
CBO 1424-05 > Gerentes de suprimentos

Gerente de compras - Descrição, atividades e funções do cargo

Gerenciam equipes de trabalhadores que atuam em processos de compra, armazenagem e movimentação de matérias-primas, materiais indiretos, equipamentos, insumos e serviços em empresas industriais, comerciais e de serviços.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de Áreas de apoio
        • Gerentes de suprimentos

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Principais locais de trabalho

Gerentes de suprimentos os profissionais da família podem ser encontrados, principalmente, em empresas e instituições de grande porte, englobando sob suas responsabilidades as áreas de compras, almoxarifado e logística. Seu trabalho pode se desenvolver nas mais diversas atividades econômicas e é desejável que demonstrem habilidade de negociação, os trabalhadores podem estar sujeitos à fadiga e stresse, fruto do trabalho sob pressão. O vínculo de trabalho mais comum é como empregado com carteira.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de suprimentos

O acesso às ocupações gerenciais nesta área pode se dar por ascensão de carreira de pessoal de compras da empresa, com ou sem escolaridade de nível superior. Para preenchimento de vagas com profissionais externos, normalmente, procura-se recrutar profissionais com nível superior completo e cinco anos de experiência mínima anterior na função.


Funções e atividades do Gerente de compras

Gerentes de suprimentos devem:

  • realizar importações;
  • desenvolver novos fornecedores;
  • coordenar Área de logística de suprimentos;
  • controlar fornecedores;
  • comunicar-se;
  • gerenciar compras;
  • demonstrar competências pessoais;

Atividades

  • demonstrar liderança;
  • dominar o sistema produtivo da empresa;
  • definir forma de pagamento;
  • avaliar processo produtivo do fornecedor;
  • elaborar relatórios;
  • manter-se atualizado;
  • expressar-se em outros idiomas;
  • contratar serviços de terceiros;
  • relacionar-se com os departamentos da empresa;
  • estabelecer critérios de atualização do cadastro de fornecedores;
  • desenvolver capacidade de observação;
  • comunicar-se via telefone, fax e celular;
  • supervisionar trabalho do despachante;
  • avaliar desempenho do fornecedor;
  • cotar preços para compras especiais;
  • controlar orçamento de compras por centros de custos;
  • comunicar-se com fornecedores;
  • demonstrar criatividade;
  • realizar parcerias com fornecedores;
  • analisar custos incidentes na compra;
  • contratar despachante;
  • controlar alteração de preços;
  • celebrar contratos;
  • participar de reuniões;
  • demonstrar clareza na comunicação oral e escrita;
  • demonstrar responsabilidade;
  • verificar alternativas de aquisições de materiais no mercado externo;
  • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
  • demonstrar capacidade de inovação;
  • liderar reuniões;
  • calcular preço final da importação;
  • demonstrar raciocínio lógico;
  • subsidiar com informações o desenvolvimento de novos produtos da empresa;
  • desqualificar fornecedor;
  • analisar necessidades de compras do cliente interno;
  • demonstrar sensatez;
  • aprovar pedidos de compras;
  • pesquisar informações cadastrais de fornecedores;
  • levantar informações financeiras dos fornecedores;
  • equalizar preços ofertados;
  • revelar eficiência;
  • monitorar preços de mercado;
  • priorizar compras de emergência;
  • acompanhar embarque e desembarque dos materiais;
  • identificar novos fornecedores;
  • reportar-se a diretores;
  • identificar novos fornecedores em feiras e congressos;
  • negociar formas de pagamento com fornecedores;
  • determinar condições de embarque dos materiais;
  • controlar contratos;
  • demonstrar objetividade;
  • qualificar novos fornecedores;
  • visitar fornecedores;
  • solicitar contratação de seguro e câmbio;
  • acionar companhia de seguros em caso de sinistro;
  • definir meio de transporte e rota;
  • demonstrar habilidade para negociar;
  • comunicar-se via correio eletrônico (e-mail);
  • adequar prazos de entrega às necessidades do cliente interno;
  • acompanhar os indicadores de eficiência do departamento;
  • verificar linhas de financiamento;
  • fixar prazos e quantidades mínimas para compras;
  • demonstrar flexibilidade;
  • negociar garantia de funcionamento e assistência técnica;
  • identificar novos produtos;
  • negociar preços com fornecedores;
  • analisar cotações;
  • identificar novos fornecedores em revistas, internet e guias;
  • redigir comunicados e normas;
  • demonstrar capacidade de convencimento;


Setores que mais contratam Gerente de compras no mercado de trabalho

  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Supermercados
  • Restaurantes e similares
  • Construção de edifícios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Holdings de instituições não-financeiras
  • Atividades de atendimento hospitalar
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Serviços de engenharia
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios
  • Confecção de peças do vestuário
  • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano




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