Salário para o cargo de Coordenador de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Coordenador de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Coordenador de cobrança

Um Coordenador de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.992,26 e R$ 6.820,55, com a média salarial de R$ 3.177,18 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.177,18 38.126,12 794,29 14,79
1º Quartil 1.992,26 23.907,14 498,07 9,27
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,64
3º Quartil 5.201,64 62.419,68 1.300,41 24,21
Teto Salarial 6.820,55 81.846,55 1.705,14 31,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.983 - 10.045 3.987,62 1.982,68 2.803,00 8.293,37 10.045,18
Curitiba - PR 1.781 - 5.891 2.835,85 1.781,02 2.259,50 4.863,46 5.890,77
Fortaleza - CE 1.629 - 4.040 2.200,13 1.629,10 2.000,00 3.335,08 4.039,55
Belo Horizonte - MG 1.902 - 6.016 3.019,44 1.902,05 2.604,50 4.966,71 6.015,82
Bauru - SP 2.160 - 5.132 3.015,75 2.159,71 2.826,00 4.236,88 5.131,83
Rio de Janeiro - RJ 1.769 - 7.864 3.881,18 1.769,27 3.500,00 6.492,65 7.864,10
Porto Alegre - RS 2.055 - 6.505 3.333,95 2.055,08 3.000,00 5.370,72 6.505,18
Ribeirão Preto - SP 2.384 - 6.384 3.328,05 2.384,24 2.851,00 5.270,56 6.383,86
Joinville - SC 2.125 - 5.115 2.908,74 2.125,02 2.631,00 4.223,12 5.115,17
Campo Grande - MS 1.898 - 5.961 3.047,16 1.898,11 2.500,00 4.921,40 5.960,95
Goiânia - GO 1.865 - 6.895 3.201,21 1.865,20 2.560,00 5.692,23 6.894,60
Uberlândia - MG 1.675 - 4.573 2.490,80 1.675,00 2.134,00 3.775,25 4.572,70
Barueri - SP 2.328 - 11.380 4.432,99 2.327,81 2.875,00 9.395,36 11.379,95
Recife - PE 1.766 - 4.771 2.595,50 1.766,48 2.403,00 3.939,18 4.771,26
Brasília - DF 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Sorocaba - SP 1.948 - 4.260 2.426,57 1.947,78 2.084,00 3.517,33 4.260,30
São Caetano do Sul - SP 2.174 - 3.375 2.336,27 2.174,25 2.215,00 2.786,29 3.374,84
Araçatuba - SP 2.051 - 3.746 2.388,53 2.050,88 2.199,00 3.092,75 3.746,03
Osasco - SP 2.052 - 5.631 2.977,05 2.052,38 2.387,50 4.648,77 5.630,73
Maringá - PR 1.818 - 6.152 2.791,57 1.817,87 2.078,00 5.079,38 6.152,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.996 - 8.720 3.661,56 1.996,48 2.700,00 7.198,91 8.719,54
Paraná 1.741 - 5.713 2.749,93 1.741,33 2.170,00 4.716,64 5.712,94
Minas Gerais 1.711 - 5.451 2.752,38 1.710,70 2.386,50 4.500,48 5.451,12
Ceará 1.631 - 4.152 2.231,94 1.631,36 2.000,00 3.427,65 4.151,67
Rio Grande do Sul 1.843 - 5.834 3.060,91 1.843,40 3.000,00 4.816,80 5.834,25
Rio de Janeiro 1.621 - 8.550 3.750,56 1.620,78 2.981,00 7.058,63 8.549,62
Santa Catarina 1.932 - 6.024 3.074,90 1.931,89 2.710,00 4.973,68 6.024,27
Goiás 1.686 - 7.700 3.297,70 1.685,84 2.500,00 6.357,23 7.700,07
Mato Grosso do Sul 1.871 - 5.677 2.963,44 1.871,26 2.500,00 4.687,26 5.677,35
Maranhão 1.451 - 4.020 2.008,58 1.451,47 1.590,00 3.318,94 4.020,00
Pernambuco 1.740 - 5.021 2.601,63 1.740,17 2.387,65 4.145,64 5.021,33
Pará 1.433 - 3.957 2.057,68 1.433,00 1.757,00 3.267,00 3.957,09
Bahia 1.521 - 5.415 2.443,86 1.520,80 1.920,00 4.470,40 5.414,68
Distrito Federal 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Espírito Santo 1.425 - 4.591 2.506,08 1.424,67 2.373,00 3.790,56 4.591,23
Mato Grosso 1.444 - 4.913 2.371,71 1.443,75 1.981,50 4.055,88 4.912,60
Piauí 1.666 - 3.970 2.464,35 1.666,20 2.486,00 3.277,80 3.970,17
Amazonas 1.906 - 5.702 2.716,33 1.905,50 2.040,00 4.708,00 5.702,47
Alagoas 1.615 - 2.456 1.863,98 1.615,49 1.946,00 2.027,33 2.455,57
Rondônia 1.460 - 3.324 1.905,06 1.460,00 1.768,00 2.743,96 3.323,57
Sergipe 1.827 - 4.651 2.572,50 1.827,33 2.215,00 3.839,67 4.650,72
Tocantins 1.450 - 4.269 2.332,67 1.450,00 2.075,00 3.524,50 4.268,98
Rio Grande do Norte 1.573 - 4.191 2.363,88 1.572,50 2.058,50 3.460,00 4.190,86
Paraíba 1.694 - 4.078 2.169,50 1.694,00 1.800,00 3.367,00 4.078,21
Acre 1.412 - 2.798 1.722,33 1.412,00 1.600,00 2.310,00 2.797,94


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Coordenador de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • avaliar qualidade dos serviços;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • planejar trabalho da equipe;
  • administrar pessoal;
  • supervisionar execução dos serviços;
  • controlar atividades financeiras;

  • Atividades

    • justificar diferenças de caixa;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • controlar as emoções;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • identificar prioridades;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • manter-se atualizado;
    • agir com empatia;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • estimar volume de trabalho;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • propor admissões de funcionários;
    • elaborar programação de férias;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • confrontar dados coletados;
    • controlar ligações telefônicas;
    • atuar com dinamismo;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • analisar relatórios;
    • promover rodízio de funções;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • agir com flexibilidade;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • definir rotinas de trabalho;
    • selecionar pessoal;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • criticar questionários preenchidos;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • promover reuniões;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • definir perfil para cargos;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • rever rotinas de trabalho;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • orçar custos;
    • recolher numerário dos guichês;
    • propor fechamento de contratos;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • treinar novos funcionários;
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • liderar equipe;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • conferir faturas;
    • agir com desenvoltura;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • definir recursos de trabalho;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • agir com criatividade;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • tabular dados;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • controlar movimentação de questionários;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • propor promoções de funcionários;


    Setores que mais contratam Coordenador de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Correspondentes de instituições financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Supervisor de trens
    Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

    Supervisor de trens