Salário para o cargo de Consultor de produtos farmacêuticos
CBO 3541-50 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Consultor de produtos farmacêuticos - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Consultor de produtos farmacêuticos

Um Consultor de produtos farmacêuticos trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.301,22 e R$ 12.796,45, com a média salarial de R$ 6.513,27 e o salário mediana em R$ 6.200,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Consultor de produtos farmacêuticos

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 6.513,27 78.159,24 1.628,32 30,84
1º Quartil 4.301,22 51.614,67 1.075,31 20,37
Salário Mediana 6.200,00 74.400,00 1.550,00 29,36
3º Quartil 9.759,12 117.109,40 2.439,78 46,21
Teto Salarial 12.796,45 153.557,36 3.199,11 60,59


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.970 - 14.445 7.824,94 3.970,47 8.408,00 11.925,97 14.445,10
Rio de Janeiro - RJ 3.454 - 11.779 6.084,82 3.454,30 5.500,00 9.724,69 11.778,84
Guarulhos - SP 3.805 - 9.773 6.091,34 3.805,43 6.300,00 8.069,01 9.773,43
Hortolândia - SP 5.437 - 9.095 6.248,39 5.437,12 6.163,00 7.509,21 9.095,38
Campinas - SP 3.806 - 8.337 5.443,76 3.805,74 5.661,00 6.882,89 8.336,76
Goiânia - GO 4.722 - 9.330 6.319,95 4.721,92 7.001,00 7.702,89 9.329,97
Brasília - DF 5.201 - 9.508 6.842,73 5.201,48 7.127,00 7.850,15 9.508,33
Recife - PE 3.260 - 6.250 4.148,53 3.259,67 4.123,50 5.160,29 6.250,30
Cotia - SP 7.813 - 17.305 10.846,84 7.813,12 10.866,00 14.287,39 17.305,32
Barueri - SP 3.508 - 12.852 7.286,26 3.507,88 7.646,00 10.611,03 12.852,40
Colatina - ES 2.378 - 4.552 2.839,92 2.377,95 2.526,00 3.758,57 4.552,49
Belo Horizonte - MG 2.280 - 7.566 4.383,58 2.280,38 4.202,00 6.246,62 7.566,09
Rondonópolis - MT 1.412 - 2.332 1.537,05 1.412,00 1.412,00 1.925,37 2.332,06
Valinhos - SP 2.613 - 9.415 4.681,12 2.613,00 3.663,50 7.772,89 9.414,76
São Bernardo do Campo - SP 3.511 - 8.016 5.157,99 3.511,44 5.555,00 6.618,31 8.016,30
Colombo - PR 3.221 - 6.166 4.216,20 3.220,88 4.212,00 5.090,81 6.166,14
Osasco - SP 2.732 - 11.185 5.904,70 2.732,00 6.087,00 9.234,31 11.184,88
Anápolis - GO 4.344 - 8.769 5.820,72 4.344,17 6.300,00 7.239,40 8.768,58
Toledo - PR 4.840 - 8.898 6.174,66 4.839,64 6.200,00 7.346,43 8.898,21
Atibaia - SP 2.784 - 7.108 3.990,53 2.783,83 3.600,00 5.868,25 7.107,80


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.822 - 13.339 7.113,01 3.821,94 6.343,00 11.012,42 13.338,57
Rio de Janeiro 3.153 - 11.607 5.911,20 3.153,23 5.314,00 9.582,73 11.606,89
Goiás 4.360 - 9.225 6.131,84 4.360,39 6.492,00 7.616,15 9.224,90
Distrito Federal 5.201 - 9.508 6.842,73 5.201,48 7.127,00 7.850,15 9.508,33
Pernambuco 2.620 - 6.046 3.843,39 2.619,56 3.890,00 4.991,44 6.045,78
Paraná 1.776 - 8.213 4.299,63 1.776,06 4.251,00 6.780,90 8.213,23
Minas Gerais 1.593 - 7.348 3.773,11 1.592,72 3.611,00 6.066,18 7.347,53
Espírito Santo 2.336 - 6.530 3.397,72 2.335,84 2.860,00 5.390,82 6.529,53
Mato Grosso 1.412 - 3.171 1.726,18 1.412,00 1.412,00 2.617,60 3.170,52
Rio Grande do Sul 2.049 - 7.239 3.784,90 2.048,65 3.108,00 5.976,79 7.239,27
Bahia 1.780 - 7.662 3.638,98 1.779,54 2.822,00 6.325,85 7.662,05
Ceará 1.760 - 8.192 4.081,08 1.760,34 3.000,00 6.763,30 8.191,91
Pará 1.882 - 4.790 2.617,38 1.881,50 2.196,00 3.954,80 4.790,17
Santa Catarina 2.229 - 9.221 4.077,18 2.229,11 3.029,50 7.612,67 9.220,69
Maranhão 1.505 - 3.860 2.397,26 1.505,14 2.613,00 3.187,14 3.860,36
Piauí 2.443 - 4.884 2.951,33 2.442,50 2.717,00 4.032,00 4.883,68
Paraíba 2.166 - 6.625 3.120,26 2.165,50 2.436,00 5.470,00 6.625,43
Sergipe 2.000 - 6.168 2.799,80 2.000,00 2.356,50 5.092,50 6.168,19
Rondônia 1.456 - 4.082 2.083,56 1.456,00 1.600,00 3.370,00 4.081,85
Alagoas 1.873 - 5.486 3.281,56 1.872,50 3.150,00 4.529,52 5.486,28
Tocantins 1.606 - 3.270 2.085,00 1.606,00 1.900,00 2.700,00 3.270,32
Roraima 3.000 - 4.469 3.120,00 3.000,00 3.000,00 3.690,00 4.469,44
Rio Grande do Norte 1.412 - 3.027 1.969,00 1.412,00 2.000,00 2.499,00 3.026,86
Mato Grosso do Sul 1.412 - 5.087 2.891,17 1.412,00 2.550,00 4.200,00 5.087,17
Amazonas 1.412 - 3.634 2.047,20 1.412,00 1.412,00 3.000,00 3.633,69
Acre 1.412 - 3.634 1.964,80 1.412,00 2.000,00 3.000,00 3.633,69


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Consultor de produtos farmacêuticos

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • planejar visitas e contatos;
  • participar de eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;

  • Atividades

    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • treinar novos funcionários;
    • discutir estratégias com o superior;
    • comunicar as transações realizadas;
    • requisitar troca de produtos;
    • classificar clientes por potencial;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • definir autonomia para negociação;
    • emitir recibo de venda;
    • implementar estratégias de marketing;
    • fornecer amostras;
    • controlar vendas efetuadas;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • relatar visitas;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • implantar contratos de serviços;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • contatar clientes;
    • entrevistar novos candidatos;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • agendar horário;
    • explicar formas de pagamento;
    • atender solicitação de clientes;
    • visitar área industrial da empresa;
    • definir participação no mercado;
    • preencher contrato;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • renovar contratos;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • divulgar eventos científicos;
    • integrar novos funcionários;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • demonstrar confiança;
    • gerar demanda de produtos;
    • organizar eventos científicos;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • entregar produtos vendidos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • tomar decisões;
    • obter informações de pré-venda;
    • consultar publicações técnicas;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • trabalhar sob pressão;
    • participar de reuniões;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • contornar situações adversas;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • tirar pedidos de produtos;
    • demonstrar senso de organização;
    • discriminar tipos de produtos;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • definir estratégia de marketing;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • gerenciar verbas;
    • apresentar tabelas de preços;
    • identificar necessidades do cliente;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • organizar material de trabalho;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • analisar potencial de clientes;
    • demonstrar senso ético;
    • enviar brindes ao cliente;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • verificar opiniões do cliente;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • discriminar tipos de serviços;
    • classificar clientes por faturamento;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • demonstrar flexibilidade;
    • requisitar material de divulgação;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar criatividade;
    • explicar objetivos da visita;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • alterar contratos de clientes;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • visitar cliente pós-venda;
    • calcular custo do produto;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • receber pagamento do produto;
    • planejar sequência de trabalho;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • requisitar material de consumo;
    • prever vendas;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • requisitar assistência técnica;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • demonstrar resiliência;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • entregar brindes ao cliente;


    Setores que mais contratam Consultor de produtos farmacêuticos no mercado de trabalho

    • Fabricação de medicamentos alopáticos para uso humano
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio atacadista de cosméticos e produtos de perfumaria
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, com manipulação de fórmulas
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
    • Comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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