Salário para o cargo de Comedor de espada
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Comedor de espada - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comedor de espada

Artistas de circo (circenses) devem:

  • produzir o número;
  • inventar números;
  • apresentar o número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;

Atividades

  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • definir equipamentos de segurança;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • preparar a entrada do artista;
  • montar o aparelho;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • dar entrevistas;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • pesquisar tecnologias;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • fazer aquecimento;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • transmitir ética circense;
  • misturar os números criando outros;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • desmontar o aparelho;
  • selecionar música;
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • trabalhar em equipe;
  • criar maquiagem;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • respeitar relações de trabalho;
  • fazer alongamento;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • pesquisar truques;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • pesquisar materiais;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • frequentar cursos de atualização;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • conquistar empatia do público;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • criar guarda roupa;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • motivar os alunos;
  • fazer concentração;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • desenvolver disciplina;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • confeccionar o aparelho;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • respeitar ética profissional;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • definir coreografia;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • pesquisar aparelhos;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • adquirir técnicas para cair;


Setores que mais contratam Comedor de espada no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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