Quanto ganha um Comedor de espada
Um Comedor de espada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.033,81 | 36.405,71 | 758,45 | 14,11 |
1º Quartil | 2.541,20 | 30.494,40 | 635,30 | 11,82 |
Salário Mediana | 3.298,00 | 39.576,00 | 824,50 | 15,34 |
3º Quartil | 3.500,00 | 42.000,00 | 875,00 | 16,28 |
Teto Salarial | 4.589,31 | 55.071,66 | 1.147,33 | 21,35 |
Categorias profissionais do cargo
- Técnicos de nível médio
- Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
- Artistas de artes populares e modelos
- Artistas de circo (circenses)
Cargos relacionados:
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 2.175 - 4.239 | 3.020,60 | 2.174,60 | 3.250,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 2.175 - 4.239 | 3.020,60 | 2.174,60 | 3.250,00 | 3.500,00 | 4.239,31 |
Principais locais de trabalho
Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.
O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)
Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Comedor de espada
Artistas de circo (circenses) devem:
Atividades
- respeitar ética profissional;
- adequar o número ao biótipo e aparelho;
- pesquisar tecnologias;
- investigar o valor do trabalho circense no mercado;
- sincronizar luz e som com a representação;
- estabelecer comunicação com a cidade;
- utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
- frequentar cursos de atualização;
- pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
- demonstrar determinação para aprender;
- adquirir técnicas para cair;
- selecionar música;
- pesquisar possibilidades de expressão artística;
- transmitir ética circense;
- aprender a profissão ensaiando;
- desenvolver consciência dos riscos profissionais;
- pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
- colaborar na divulgação do espetáculo;
- buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
- assimilar os tempos na realização dos truques;
- adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
- divulgar o espetáculo ou número;
- pesquisar aparelhos;
- perceber as habilidades dos alunos;
- estimular o desenvolvimento físico do aluno;
- pesquisar movimentos corporais;
- lidar com imprevistos de forma criativa;
- intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
- providenciar material impresso para divulgação;
- incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
- dominar técnicas circenses do seu número;
- misturar os números criando outros;
- motivar os alunos;
- confeccionar o aparelho;
- respeitar o aparelho de outro artista;
- definir equipamentos de segurança;
- combinar códigos para informar imprevistos;
- pesquisar materiais;
- criar guarda roupa;
- fazer aquecimento;
- fazer alongamento;
- definir coreografia;
- incorporar diferentes linguagens artísticas;
- avaliar custos para fazer preço do trabalho;
- preparar material, aparelho e objetos para o número;
- propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
- criar maquiagem;
- conquistar empatia do público;
- demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
- trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
- desmontar o aparelho;
- estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
- dar entrevistas;
- desenvolver disciplina;
- montar o aparelho;
- adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
- preparar a entrada do artista;
- observar o trabalho de outros profissionais do circo;
- realizar números testes para divulgação ou contratação;
- obedecer os comandos dos tempos dos truques;
- frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
- demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
- errar truques para valorização do trabalho;
- intercambiar informações com outras áreas artísticas;
- repetir o número aperfeiçoando técnicas;
- criar aparelhos (materiais de trabalho);
- adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
- respeitar relações de trabalho;
- fazer concentração;
- respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
- aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
- intercambiar informações com escolas de circo;
- avaliar o potencial físico do aluno;
- trabalhar em equipe;
- pesquisar truques;
- estabelecer comunicação com o público;
- introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
Setores que mais contratam Comedor de espada no mercado de trabalho
- Restaurantes e similares
- Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
- Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de gravação de som e de edição de música
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br