Salário para o cargo de Comedor de espada
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Comedor de espada - Descrição, atividades e funções do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Comedor de espada

Artistas de circo (circenses) devem:

  • inventar números;
  • produzir o número;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vender o espetáculo ou número;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • ensaiar o número;

Atividades

  • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
  • pesquisar possibilidades de expressão artística;
  • realizar números testes para divulgação ou contratação;
  • motivar os alunos;
  • pesquisar materiais;
  • preparar material, aparelho e objetos para o número;
  • conquistar empatia do público;
  • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
  • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
  • definir coreografia;
  • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
  • providenciar material impresso para divulgação;
  • demonstrar determinação para aprender;
  • criar guarda roupa;
  • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
  • estabelecer comunicação com o público;
  • colaborar na divulgação do espetáculo;
  • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
  • fazer concentração;
  • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
  • errar truques para valorização do trabalho;
  • definir equipamentos de segurança;
  • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
  • frequentar cursos de atualização;
  • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
  • adquirir técnicas para cair;
  • confeccionar o aparelho;
  • sincronizar luz e som com a representação;
  • dar entrevistas;
  • aprender a profissão ensaiando;
  • combinar códigos para informar imprevistos;
  • desmontar o aparelho;
  • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
  • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
  • intercambiar informações com escolas de circo;
  • trabalhar em equipe;
  • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
  • respeitar o aparelho de outro artista;
  • pesquisar tecnologias;
  • misturar os números criando outros;
  • avaliar o potencial físico do aluno;
  • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
  • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
  • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
  • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
  • criar maquiagem;
  • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
  • respeitar ética profissional;
  • preparar a entrada do artista;
  • montar o aparelho;
  • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
  • criar aparelhos (materiais de trabalho);
  • dominar técnicas circenses do seu número;
  • lidar com imprevistos de forma criativa;
  • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
  • selecionar música;
  • fazer aquecimento;
  • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
  • divulgar o espetáculo ou número;
  • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
  • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
  • assimilar os tempos na realização dos truques;
  • estabelecer comunicação com a cidade;
  • incorporar diferentes linguagens artísticas;
  • pesquisar truques;
  • respeitar relações de trabalho;
  • fazer alongamento;
  • desenvolver disciplina;
  • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
  • transmitir ética circense;
  • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
  • adequar o número ao biótipo e aparelho;
  • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
  • perceber as habilidades dos alunos;
  • pesquisar movimentos corporais;
  • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
  • pesquisar aparelhos;


Setores que mais contratam Comedor de espada no mercado de trabalho

  • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares




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