Salário para o cargo de Chefe de fila nos serviços de alimentação
CBO 5101-35 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de fila nos serviços de alimentação - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de fila nos serviços de alimentação

Um Chefe de fila nos serviços de alimentação trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.748,50 e R$ 4.088,13, com a média salarial de R$ 2.274,05 e o salário mediana em R$ 2.067,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de fila nos serviços de alimentação

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.274,05 27.288,60 568,51 10,47
1º Quartil 1.748,50 20.981,96 437,12 8,05
Salário Mediana 2.067,00 24.804,00 516,75 9,51
3º Quartil 3.117,78 37.413,42 779,45 14,35
Teto Salarial 4.088,13 49.057,60 1.022,03 18,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.711 - 4.785 2.518,55 1.711,23 2.194,00 3.950,58 4.785,06
Rio de Janeiro - RJ 1.863 - 3.822 2.342,30 1.863,07 2.170,00 3.155,74 3.822,33
Brasília - DF 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Salvador - BA 1.499 - 3.313 2.017,17 1.499,20 1.920,18 2.735,53 3.313,35
Recife - PE 1.469 - 3.856 2.095,08 1.468,89 1.873,00 3.183,45 3.855,89
Campinas - SP 1.765 - 4.009 2.375,68 1.764,77 2.191,00 3.309,89 4.009,04
Goiânia - GO 1.454 - 3.343 1.963,96 1.453,76 1.877,00 2.760,06 3.343,07
Belo Horizonte - MG 1.504 - 3.409 2.035,76 1.503,62 1.940,50 2.814,76 3.409,32
Fortaleza - CE 1.451 - 3.517 1.960,80 1.451,32 1.725,00 2.904,06 3.517,48
Florianópolis - SC 1.753 - 3.859 2.278,92 1.752,91 2.035,00 3.186,40 3.859,46
Curitiba - PR 1.781 - 4.327 2.435,06 1.780,55 2.132,00 3.572,17 4.326,72
Gramado - RS 1.688 - 4.033 2.304,49 1.687,80 2.000,00 3.329,98 4.033,37
Foz do Iguaçu - PR 1.942 - 4.080 2.607,86 1.942,09 2.615,50 3.368,75 4.080,33
Campos do Jordao - SP 1.643 - 3.768 2.287,06 1.642,70 2.115,02 3.110,71 3.767,78
Porto Seguro - BA 1.637 - 3.832 2.275,19 1.636,57 2.150,00 3.163,67 3.831,93
Maceió - AL 1.477 - 4.215 2.218,87 1.476,67 1.790,00 3.479,52 4.214,50
Porto Alegre - RS 1.522 - 3.714 2.110,58 1.522,40 1.899,00 3.066,34 3.714,04
João Pessoa - PB 1.412 - 2.890 1.714,56 1.412,42 1.500,00 2.386,26 2.890,31
Maringá - PR 1.732 - 2.925 1.976,80 1.732,03 1.887,00 2.414,53 2.924,55
Balneário Camboriú - SC 1.891 - 3.862 2.382,44 1.890,53 2.110,00 3.188,76 3.862,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.708 - 4.465 2.447,96 1.707,64 2.189,05 3.686,69 4.465,43
Rio de Janeiro 1.789 - 4.040 2.360,63 1.789,04 2.110,00 3.335,82 4.040,44
Bahia 1.514 - 3.770 2.120,66 1.514,13 1.918,09 3.112,63 3.770,11
Minas Gerais 1.485 - 3.509 2.033,72 1.484,67 1.800,00 2.897,02 3.508,96
Paraná 1.749 - 3.975 2.346,30 1.748,60 2.103,00 3.281,58 3.974,75
Santa Catarina 1.794 - 4.017 2.360,10 1.793,98 2.110,00 3.316,14 4.016,61
Pernambuco 1.468 - 3.844 2.089,54 1.468,12 1.873,00 3.174,04 3.844,49
Distrito Federal 1.481 - 3.339 2.008,93 1.480,57 1.932,00 2.757,09 3.339,46
Rio Grande do Sul 1.602 - 3.845 2.194,09 1.601,88 2.000,00 3.174,80 3.845,41
Goiás 1.457 - 3.630 2.054,28 1.456,78 1.937,50 2.996,56 3.629,52
Ceará 1.448 - 3.666 1.998,53 1.448,00 1.750,00 3.027,06 3.666,47
Alagoas 1.494 - 4.531 2.346,62 1.494,45 1.948,00 3.740,48 4.530,59
Paraíba 1.415 - 2.795 1.695,74 1.415,04 1.500,00 2.307,56 2.794,99
Rio Grande do Norte 1.429 - 2.974 1.823,98 1.428,96 1.705,00 2.455,52 2.974,20
Mato Grosso 1.412 - 3.752 2.028,67 1.412,29 1.800,00 3.097,67 3.751,99
Espírito Santo 1.600 - 3.727 2.241,37 1.599,58 2.070,00 3.076,66 3.726,54
Maranhão 1.431 - 2.859 1.786,84 1.430,65 1.700,00 2.360,56 2.859,18
Mato Grosso do Sul 1.548 - 3.215 2.021,26 1.547,50 1.933,00 2.654,13 3.214,76
Sergipe 1.462 - 3.067 1.888,29 1.461,92 1.800,00 2.532,01 3.066,85
Pará 1.468 - 4.409 2.168,46 1.467,60 1.800,00 3.640,08 4.408,98
Piauí 1.435 - 3.370 1.864,22 1.435,00 1.568,50 2.782,55 3.370,30
Amazonas 1.452 - 3.300 1.953,84 1.452,20 1.798,00 2.724,30 3.299,75
Tocantins 1.438 - 2.246 1.578,43 1.438,00 1.525,00 1.854,33 2.246,02
Acre 1.412 - 2.422 1.602,29 1.412,00 1.456,00 2.000,00 2.422,46
Amapá 1.412 - 2.189 1.670,00 1.412,00 1.691,00 1.807,00 2.188,69


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de fila nos serviços de alimentação

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar execução de serviços;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;

  • Atividades

    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • participar de programas de treinamento;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • registrar pedido do cliente;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • executar trabalho de subordinados;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • pesquisar preços de produtos;
    • controlar venda de bilhetes;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • orientar execução dos serviços;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • manter boa postura pessoal;
    • acompanhar visitações;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • recepcionar clientes;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • controlar emissão de comandas;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • verificar estado das instalações;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • acomodar clientes;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • demonstrar bom senso;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • atender reclamações;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • executar preparação de bebidas;
    • verificar funcionamento de equipamentos;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • encaminhar clientes;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • escolher matéria-prima;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • programar abastecimento dos setores;
    • orientar pedido do cliente;
    • liderar equipe;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • planejar operações para datas especiais;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar senso de organização;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • manter bons hábitos de higiene;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • demonstrar agilidade;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • supervisionar guarda de valores;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • implementar sanções disciplinares;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • aplicar normas do condomínio;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • supervisionar horários de portaria;
    • motivar funcionários;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;


    Setores que mais contratam Chefe de fila nos serviços de alimentação no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Hotéis
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
    • Condomínios prediais
    • Comércio varejista de bebidas
    • Padaria e confeitaria com predominância de revenda




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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