Salário para o cargo de Chefe de bilheteria
CBO 5101-05 > Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Chefe de bilheteria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios, treinam funcionários em hospedagem, transportes e alimentação e coordenam equipes de trabalho. Atendem clientes em hotéis, bilheterias e restaurantes, avaliam o desempenho de funcionários, a execução de serviços e relatórios de operação e de avaliação. Verificam manutenção de instalações, equipamentos e utensílios e preparam alimentos e bebidas.

Quanto ganha um Chefe de bilheteria

Um Chefe de bilheteria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.379,76 e R$ 7.786,64, com a média salarial de R$ 3.781,25 e o salário mediana em R$ 3.300,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de bilheteria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.781,25 45.375,02 945,31 17,39
1º Quartil 2.379,76 28.557,15 594,94 10,95
Salário Mediana 3.300,00 39.600,00 825,00 15,18
3º Quartil 5.938,43 71.261,12 1.484,61 27,31
Teto Salarial 7.786,64 93.439,72 1.946,66 35,82


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Supervisores dos serviços
        • Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.269 - 9.685 4.430,88 2.269,21 3.733,89 7.995,69 9.684,61
Rio de Janeiro - RJ 1.840 - 6.402 3.494,60 1.840,21 3.303,00 5.285,37 6.401,80
Duque de Caxias - RJ 3.070 - 6.889 4.176,09 3.069,64 3.869,00 5.687,63 6.889,03
Barueri - SP 3.018 - 10.126 4.900,67 3.018,08 4.000,00 8.360,13 10.126,03
Uberlândia - MG 1.500 - 4.952 2.296,95 1.500,00 1.500,00 4.088,63 4.952,27
Fortaleza - CE 1.645 - 6.324 2.808,52 1.645,15 2.000,00 5.220,84 6.323,64
Ribeirão Preto - SP 3.272 - 7.928 5.001,38 3.271,70 5.000,00 6.545,15 7.927,68
Guarulhos - SP 2.461 - 7.216 3.960,24 2.460,97 3.710,00 5.957,64 7.216,07
Jundiaí - SP 2.714 - 9.402 4.724,58 2.714,06 4.000,00 7.762,11 9.401,70
Belo Horizonte - MG 1.801 - 7.952 3.969,92 1.800,60 4.000,00 6.565,58 7.952,43
Curitiba - PR 2.222 - 7.209 3.949,69 2.222,13 3.658,00 5.952,19 7.209,47
Salvador - BA 2.002 - 5.879 2.980,21 2.002,10 2.500,00 4.853,51 5.878,71
Brasília - DF 1.662 - 6.415 3.036,57 1.662,07 2.504,00 5.296,47 6.415,24
Itajaí - SC 2.617 - 9.800 4.685,14 2.616,79 3.804,00 8.091,21 9.800,32
Osasco - SP 2.989 - 20.455 8.290,88 2.989,17 5.300,00 16.888,00 20.455,25
São José dos Pinhais - PR 1.841 - 5.785 2.972,82 1.841,00 2.903,00 4.775,92 5.784,73
Aparecida de Goiânia - GO 1.770 - 5.589 3.031,47 1.770,25 2.601,00 4.614,42 5.589,12
Cuiabá - MT 2.257 - 6.646 3.640,38 2.257,00 3.500,00 5.486,73 6.645,69
Campo Grande - MS 1.786 - 6.337 3.282,79 1.785,91 3.113,00 5.231,59 6.336,66
Contagem - MG 2.396 - 6.683 3.846,66 2.395,64 4.000,00 5.517,45 6.682,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.356 - 9.701 4.598,84 2.356,15 4.000,00 8.008,87 9.700,59
Minas Gerais 1.634 - 7.534 3.536,71 1.633,79 3.000,00 6.219,73 7.533,52
Rio de Janeiro 2.011 - 6.752 3.659,15 2.011,41 3.828,00 5.574,50 6.752,00
Santa Catarina 2.056 - 7.445 3.691,69 2.056,04 3.214,50 6.146,97 7.445,40
Paraná 1.921 - 6.682 3.441,79 1.921,20 3.138,00 5.516,45 6.681,69
Mato Grosso 2.268 - 6.840 3.523,82 2.267,81 3.000,00 5.647,06 6.839,88
Goiás 1.885 - 6.432 3.292,91 1.885,37 3.000,00 5.310,71 6.432,49
Bahia 1.926 - 7.045 3.359,85 1.926,19 2.725,00 5.816,09 7.044,62
Rio Grande do Sul 2.019 - 7.182 3.730,66 2.019,19 3.430,00 5.929,17 7.181,59
Ceará 1.646 - 6.918 3.075,72 1.645,72 2.297,00 5.711,89 6.918,42
Pernambuco 1.732 - 7.177 3.347,02 1.732,42 2.956,00 5.925,09 7.176,64
Pará 2.076 - 7.715 3.857,40 2.076,08 3.368,00 6.369,81 7.715,31
Espírito Santo 1.927 - 6.544 3.277,07 1.927,18 2.826,86 5.402,73 6.543,95
Mato Grosso do Sul 1.965 - 8.263 4.086,19 1.964,50 3.690,00 6.822,05 8.263,08
Maranhão 1.799 - 6.455 3.278,36 1.798,83 3.000,00 5.329,17 6.454,85
Distrito Federal 1.662 - 6.415 3.036,57 1.662,07 2.504,00 5.296,47 6.415,24
Paraíba 1.763 - 5.395 2.673,75 1.762,85 2.343,00 4.453,77 5.394,54
Rio Grande do Norte 1.600 - 5.749 2.803,41 1.600,42 2.200,00 4.746,43 5.749,01
Amazonas 1.502 - 5.401 2.639,59 1.501,50 2.367,00 4.459,00 5.400,87
Piauí 1.766 - 4.462 2.626,92 1.765,70 2.500,00 3.684,17 4.462,38
Alagoas 1.553 - 8.697 3.379,93 1.553,25 2.446,00 7.180,00 8.696,63
Rondônia 1.705 - 4.812 2.690,22 1.704,71 2.544,00 3.972,71 4.811,87
Tocantins 1.564 - 5.650 2.737,39 1.563,74 2.500,00 4.665,00 5.650,39
Sergipe 1.973 - 6.258 3.422,93 1.973,33 3.170,50 5.166,33 6.257,62
Roraima 1.706 - 6.844 3.274,89 1.706,00 2.946,00 5.650,50 6.844,06
Amapá 1.900 - 3.840 2.367,88 1.900,00 2.081,50 3.170,00 3.839,60


Principais locais de trabalho

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios trabalham em empresas de transporte, turismo, hotelaria, alimentação, condomínios de edifícios e em departamentos de serviços de apoio de empresas públicas e privadas, dentre outras. São trabalhadores assalariados, com carteira assinada, atuam em ambientes fechados, a céu aberto ou em veículos, em subterrâneos, em rodízio de turnos e horários irregulares, sob supervisão ocasional. Em algumas das atividades podem estar expostos a ruído intenso e sujeitos à pressão ocasionadora de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios

O exercício desse cargo requer, no mínimo, escolaridade de nível médio incompleto e curso qualificação profissional de duzentas a quatrocentas horas-aula. O acesso à função de supervisão ocorre após um ou dois anos de experiência na área. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de bilheteria

Supervisores dos serviços de transporte, turismo, hotelaria e administração de edifícios devem:

  • avaliar execução de serviços;
  • atender clientes em bilheterias, hotéis e restaurantes;
  • coordenar equipe de trabalho;
  • elaborar relatórios de operação e de avaliação;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar rotinas de trabalho em restaurantes, hotéis, transportes e administração de edifícios;
  • avaliar desempenho de funcionários;
  • verificar manutenção de instalações, equipamentos e utensílios;
  • preparar alimentos e bebidas;
  • treinar funcionários em hospedagem, alimentação e transportes;

  • Atividades

    • implementar sanções disciplinares;
    • determinar parâmetros para avaliação de execução de tarefas;
    • participar de programas de treinamento;
    • executar preparação de bebidas;
    • adequar equipe a situações atípicas;
    • finalizar pratos e bebidas;
    • providenciar reparos de equipamentos e instalações;
    • supervisionar segurança do prédio;
    • supervisionar locais de armazenamento e acondicionamento dos produtos;
    • tratar clientes e subordinados com cortesia;
    • supervisionar horários de portaria;
    • planejar operações para datas especiais;
    • acomodar clientes;
    • supervisionar acesso às bilheterias;
    • executar preparação de alimentos e bebidas;
    • realizar triagem de peças de roupas e utensílios para descarte ou reparo;
    • verificar resultado dos serviços de manutenção, dedetização e desratização;
    • demonstrar bom senso;
    • coletar dados sobre venda de bilhetes;
    • demonstrar senso de organização;
    • planejar cardápios de bebidas;
    • pesquisar receitas de preparo de bebidas;
    • distribuir funcionários em setores;
    • gerar relatório sobre procedimentos de bilheterias;
    • acompanhar visitações;
    • verificar funcionamento de equipamentos em sistemas de transportes;
    • aplicar normas do condomínio;
    • verificar estado das instalações;
    • participar no planejamento das atividades de manutenção de hotéis e restaurantes;
    • controlar venda de bilhetes;
    • orientar pedido do cliente;
    • pesquisar preços de produtos;
    • promover venda de produtos e serviços em restaurantes e hotéis;
    • propor treinamento externo para funcionários;
    • descrever procedimentos de execução dos serviços;
    • elaborar cronogramas de execução de tarefas;
    • coletar dados sobre desempenho de funcionários;
    • planejar operações de transporte para situações emergenciais;
    • instruir funcionário sobre normas e regulamentos da empresa;
    • motivar funcionários;
    • acompanhar plano de manutenção preventiva no serviço de transporte;
    • programar uso de equipamentos em hotéis e restaurantes;
    • controlar emissão de comandas;
    • liderar equipe;
    • operacionalizar a grade horária de transportes, bilheterias e portaria;
    • calcular custo de alimentos e bebidas;
    • controlar recebimento de mercadorias e valores;
    • conferir parâmetros de avaliação de segurança do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre nível de satisfação do cliente;
    • coletar dados sobre operação de reservas;
    • elaborar relatório de avarias dos equipamentos do serviço de transporte;
    • elaborar relatório sobre quebra e reposição de materiais;
    • realizar reuniões de avaliação de funcionários;
    • avaliar novos equipamentos e utensílios;
    • orientar execução dos serviços;
    • analisar opiniões dos clientes sobre produtos e serviços;
    • recepcionar clientes;
    • criar receitas de preparo de bebidas;
    • atribuir tarefas aos funcionários;
    • supervisionar higiene pessoal dos funcionários;
    • controlar uso de uniformes e equipamentos de proteção individual;
    • estabelecer escala de horários e folgas de funcionários;
    • examinar preparação de ambientes (quartos, salão de atendimento de restaurantes e outros);
    • manter bons hábitos de higiene;
    • controlar preparação dos alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação da limpeza do serviço de transporte;
    • examinar produtos, segundo validade de utilização;
    • programar abastecimento dos setores;
    • demonstrar iniciativa na resolução de problemas;
    • sugerir atualização de equipamentos;
    • acompanhar a aprendizagem dos novos funcionários;
    • elaborar relatório sobre perdas de matérias-primas de alimentos e bebidas;
    • avaliar tempo, qualidade na entrega dos produtos e serviços aos clientes;
    • providenciar atividades de capacitação;
    • delegar responsabilidade aos funcionários;
    • pesquisar receitas de preparo de alimentos;
    • conferir parâmetros de avaliação da espera do serviço de transporte;
    • definir trajetórias para condutores e maquinistas;
    • elaborar relatório sobre situação de ocupação do quarto;
    • estabelecer rotinas de passagem de turnos;
    • elaborar relatório estatístico de vendas dos restaurantes;
    • finalizar atendimento ao cliente;
    • organizar treinamento para uso de novos equipamentos e produtos;
    • intermediar informações entre equipe e superiores;
    • examinar padrão de arrumação dos quartos;
    • simular atividades para aprendizagem;
    • degustar alimentos e bebidas;
    • controlar consumo de matérias-primas e insumos;
    • controlar guarda de bilhetes;
    • executar trabalho de subordinados;
    • determinar parâmetros de avaliação de comportamento de funcionários;
    • encaminhar clientes;
    • supervisionar guarda de valores;
    • manter-se atualizado;
    • demonstrar atitudes inovadoras;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • conferir parâmetros de avaliação de regularidade do serviço de transporte;
    • definir funções da equipe de trabalho;
    • avaliar tempo e qualidade na realização de tarefas;
    • avaliar funcionários para promoções;
    • avaliar qualidade e apresentação dos pratos;
    • atender reclamações;
    • registrar pedido do cliente;
    • registrar ocorrências nos setores;
    • criar receitas de preparo de alimentos;
    • avaliar comportamento do funcionário com o cliente;
    • elaborar normas para treinamento de funcionários;
    • elaborar relatório sobre avaliação de cardápio;
    • avaliar comportamento dos porteiros com os moradores;
    • distribuir a utilização de equipamentos em bilheterias, hotéis e restaurantes;
    • demonstrar agilidade;
    • solicitar autoavaliação dos funcionários;
    • detectar necessidades de treinamento ou reciclagem;
    • manter boa postura pessoal;
    • sugerir produtos ou serviços de acordo com a clientela;
    • escolher matéria-prima;
    • organizar treinamento para execução de novos serviços;
    • verificar funcionamento de equipamentos;


    Setores que mais contratam Chefe de bilheteria no mercado de trabalho

    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, com itinerário fixo, municipal
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Transporte rodoviário coletivo de passageiros, sob regime de fretamento, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Transporte rodoviário de produtos perigosos
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Construção de edifícios




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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