Salário para o cargo de Charcuteiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Charcuteiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Charcuteiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • delegar atribuições;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • elaborar plano de investimentos;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • recepcionar mercadorias;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerir compras;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • fazer orçamentos;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • atender agentes de fiscalização;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • propor compra de novos itens;
  • examinar currículos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • analisar tendências do mercado;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • orientar clientes;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • agir com dinamismo;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • cobrar resultados;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • demonstrar motivação;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • gerir investimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • contratar serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • remanejar leiaute;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • resolver reclamações de clientes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • cooperar na definição de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • buscar atualização profissional;
  • providenciar integração de funcionários;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • elaborar normas e instruções;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • captar recursos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • operar equipamentos de informática;
  • avaliar desempenho;
  • qualificar fornecedores;
  • determinar perfis profissionais;
  • instruir subordinados;
  • exercitar a autonomia;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • gerir estoques;
  • participar de reuniões;
  • definir estratégias de terceirização;
  • promover programas prevencionistas;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • definir perfil do consumidor final;
  • estimular a motivação das equipes;
  • exercer liderança;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • planejar compras e locações;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • gerir custos;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • implantar técnicas de vendas;
  • expressar-se gestualmente;
  • entrevistar candidatos;
  • manter apresentação pessoal;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • promover funcionários;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • designar equipe para projeto;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • representar a empresa;
  • medir resultados de treinamento;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • planejar racionalização do uso de recursos;


Setores que mais contratam Charcuteiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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