Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica
- Prático de portos da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Vistoriador naval
- Capitão de longo curso
- Inspetor de terminal
- Capitão de cabotagem
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Agente de manobra e docagem
- Imediato da marinha mercante
- Comandante da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de manobra da marinha mercante
Oficiais de convés devem:
- demonstrar competências pessoais;
- gerenciar operações;
- administrar pessoal;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- gerenciar material de bordo;
- navegar com segurança;
- realizar inspeção naval a bordo;
- qualificar pessoal;
Atividades
- coordenar operação de controle à poluição;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar comportamento proativo;
- avaliar as condições de calado;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- ministrar treinamento em terra;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- elaborar apresentações;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- orientar a navegação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- avaliar as condições para desatracação;
- demonstrar liderança;
- coordenar equipe de amarração;
- realizar comunicação de bordo;
- proferir palestras;
- consultar legislação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições de atracação;
- avaliar as condições meteorológicas;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- coordenar equipe de resgate;
- discriminar cores;
- acionar plano de emergência;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- tomar decisões;
- demonstrar criatividade;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- avaliar as condições para desamarração;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- elaborar o plano para reboque;
- demonstrar raciocínio analítico;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- demonstrar raciocínio sintético;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- elaborar material didático;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- coordenar operações de reboque;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- elaborar conteúdo programático;
- aplicar legislação;
- acionar plano de contingência;
- demonstrar capacidade de negociação;
- demonstrar percepção espacial;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- trabalhar sob pressão;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- avaliar as condições para amarração;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- discriminar sons e ruídos;
- operar equipamentos de navegação;
- fiscalizar o uso de epi;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- trabalhar em equipe;
- coordenar operações de resgate;
- inspecionar as condições de segurança;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- efetuar os registros pertinentes;
Setores que mais contratam Capitão de manobra da marinha mercante no mercado de trabalho
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Operações de terminais
- Transporte rodoviário de produtos perigosos