Quanto ganha um Capitão de manobra da marinha mercante
Um Capitão de manobra da marinha mercante trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.069,70 e R$ 15.421,18, com a média salarial de R$ 5.907,92 e o salário mediana em R$ 3.395,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 5.907,92 | 70.895,09 | 1.476,98 | 27,57 |
1º Quartil | 2.069,70 | 24.836,37 | 517,42 | 9,66 |
Salário Mediana | 3.395,00 | 40.740,00 | 848,75 | 15,84 |
3º Quartil | 11.760,85 | 141.130,21 | 2.940,21 | 54,89 |
Teto Salarial | 15.421,18 | 185.054,17 | 3.855,30 | 71,97 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Prático de portos da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Imediato da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Capitão de cabotagem (imediato)
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Capitão de longo curso (imediato)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Inspetor naval
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Agente de manobra e docagem
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Manaus - AM | 1.819 - 3.017 | 1.986,95 | 1.819,00 | 1.819,00 | 2.490,78 | 3.016,91 |
Macaé - RJ | 6.188 - 12.113 | 7.963,50 | 6.187,69 | 6.207,52 | 10.000,57 | 12.112,99 |
Belém - PA | 1.791 - 11.501 | 3.762,10 | 1.791,41 | 1.881,00 | 9.495,00 | 11.500,63 |
Vitoria - ES | 6.218 - 7.531 | 6.218,00 | 6.218,00 | 6.218,00 | 6.218,00 | 7.531,43 |
Aracaju - SE | 9.094 - 11.016 | 9.094,27 | 9.094,00 | 9.094,00 | 9.094,80 | 11.015,89 |
Rio de Janeiro - RJ | 23.413 - 35.290 | 26.859,40 | 23.413,00 | 27.958,00 | 29.136,00 | 35.290,40 |
Humaitá - AM | 3.395 - 4.112 | 3.395,00 | 3.395,00 | 3.395,00 | 3.395,00 | 4.112,13 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Amazonas | 1.819 - 3.810 | 2.143,40 | 1.819,00 | 1.819,00 | 3.145,73 | 3.810,20 |
Rio de Janeiro | 5.725 - 28.069 | 11.409,02 | 5.724,60 | 10.000,00 | 23.173,85 | 28.068,87 |
Pará | 1.791 - 11.501 | 3.807,54 | 1.791,41 | 1.881,00 | 9.495,00 | 11.500,63 |
Espírito Santo | 6.218 - 7.531 | 6.218,00 | 6.218,00 | 6.218,00 | 6.218,00 | 7.531,43 |
Sergipe | 9.094 - 11.016 | 9.094,27 | 9.094,00 | 9.094,00 | 9.094,80 | 11.015,89 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de manobra da marinha mercante
Oficiais de convés devem:
Atividades
- controlar rancho;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar criatividade;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- controlar medicamento de bordo;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- conferir certificação da embarcação;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- fiscalizar o uso de epi;
- manusear cargas a bordo;
- testar equipamentos de salvatagem;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- ministrar treinamento em terra;
- controlar material de diques e comportas;
- acionar plano de emergência;
- tomar decisões;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- verificar peação da carga;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- demonstrar raciocínio matemático;
- avaliar as condições de calado;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- operar guincho de reboque;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- coordenar equipe de resgate;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- avaliar as condições para desamarração;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar material de combate à poluição;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar as condições para amarração;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- coordenar reuniões de segurança;
- controlar material de passadiço;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- acionar plano de contingência;
- operar equipamentos de navegação;
- realizar comunicação de bordo;
- demonstrar percepção cinemática;
- avaliar as condições meteorológicas;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- trabalhar sob pressão;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar as condições para desatracação;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- operar tampas de escotilha;
- operar o sistema de lastro;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- demonstrar raciocínio analítico;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- operar rampas de acesso;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar operações de resgate;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- elaborar apresentações;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- elaborar conteúdo programático;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar planos de bordo;
- demonstrar liderança;
- supervisionar equipe de convés;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- avaliar as condições de atracação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- coordenar postos de emergência;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- manobrar a embarcação;
- discriminar cores;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- coordenar operações de reboque;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- elaborar material didático;
- verificar marcação das cargas;
- avaliar o preparo da tripulação;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- efetuar os registros pertinentes;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- demonstrar raciocínio sintético;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- aplicar legislação;
- trabalhar em equipe;
- coordenar equipe de amarração;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- coordenar as embarcações de apoio;
- demonstrar capacidade de negociação;
- supervisionar equipe de lastro;
- testar equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- proferir palestras;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- consultar legislação;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- efetuar auditorias internas;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- supervisionar seção de câmara;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar material de custeio;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- conferir certificação da tripulação;
- orientar a navegação;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- controlar manuais técnicos de bordo;
- supervisionar o sms;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- conferir certificação de equipamentos;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- elaborar o plano para reboque;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- definir área segura para trabalho;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- demonstrar comportamento proativo;
- discriminar sons e ruídos;
- controlar certificação da tripulação;
- transportar passageiros;
- inspecionar as condições de segurança;
- ministrar aulas de formação profissional;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- realizar o plano de viagem;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- emitir permissão para trabalho;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- controlar temperatura dos tanques;
- inspecionar equipamentos de convés;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- operar cobertas de cargas;
- conduzir embarcação de salvamento;
- operar rampas de cargas;
- controlar epi e epc;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- coordenar operação de controle à poluição;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- preparar documentação para despacho da embarcação;
Setores que mais contratam Capitão de manobra da marinha mercante no mercado de trabalho
- Transporte por navegação interior de carga, intermunicipal, interestadual e internacional, exceto travessia
- Operações de terminais
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Manutenção e reparação de máquinas e equipamentos para a prospecção e extração de petróleo
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Navegação de apoio marítimo
- Transporte rodoviário de produtos perigosos
- Navegação de apoio portuário
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Construção de embarcações de grande porte
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br