Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Segundo oficial de náutica
- Primeiro oficial de náutica
- Coordenador de operações de combate à poluição no meio aquaviário
- Prático de portos da marinha mercante
- Capitão de manobra da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de longo curso (comandante)
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de cabotagem (comandante)
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso
Oficiais de convés devem:
- realizar inspeção naval a bordo;
- gerenciar operações;
- gerenciar material de bordo;
- coordenar manutenção de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- qualificar pessoal;
- navegar com segurança;
- administrar pessoal;
- demonstrar competências pessoais;
- operar cargas;
Atividades
- acionar plano de contingência;
- elaborar material didático;
- efetuar os registros pertinentes;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- demonstrar percepção cinemática;
- operar o sistema de lastro;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- manusear cargas a bordo;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar raciocínio analítico;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- acionar plano de emergência;
- discriminar sons e ruídos;
- tomar decisões;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- inspecionar equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- conferir certificação da embarcação;
- controlar planos de bordo;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- coordenar operações de resgate;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- inspecionar as condições de segurança;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- supervisionar o sms;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- coordenar operação de controle à poluição;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- operar guincho de reboque;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- fiscalizar o uso de epi;
- elaborar conteúdo programático;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar seção de câmara;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- controlar material de combate à poluição;
- manobrar a embarcação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- orientar a navegação;
- operar equipamentos de navegação;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- definir área segura para trabalho;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- conferir certificação da tripulação;
- avaliar as condições para desamarração;
- discriminar cores;
- trabalhar em equipe;
- realizar comunicação de bordo;
- aplicar legislação;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- controlar medicamento de bordo;
- avaliar o preparo da tripulação;
- operar rampas de cargas;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- demonstrar raciocínio matemático;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- demonstrar percepção espacial;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar rancho;
- controlar temperatura dos tanques;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar certificação da tripulação;
- controlar material de passadiço;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- emitir permissão para trabalho;
- transportar passageiros;
- avaliar as condições para desatracação;
- trabalhar sob pressão;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- elaborar apresentações;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- ministrar aulas de formação profissional;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- elaborar o plano para reboque;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- proferir palestras;
- operar cobertas de cargas;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- avaliar as condições de atracação;
- ministrar treinamento em terra;
- avaliar as condições de calado;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- demonstrar liderança;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- testar equipamentos de salvatagem;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- inspecionar equipamentos de convés;
- testar equipamentos de segurança;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- preparar a unidade para reboque;
- conduzir embarcação de salvamento;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- efetuar auditorias internas;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar epi e epc;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- operar rampas de acesso;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições meteorológicas;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- coordenar operações de reboque;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- avaliar as condições para amarração;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- demonstrar capacidade de negociação;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- verificar peação da carga;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- controlar manuais técnicos de bordo;
- demonstrar comportamento proativo;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar equipe de convés;
- consultar legislação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar criatividade;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- verificar marcação das cargas;
- controlar atmosfera do tanque;
- demonstrar raciocínio sintético;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais