Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Capitão de longo curso (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Capitão de cabotagem
- Segundo oficial de náutica
- Segundo oficial de náutica (imediato)
- Segundo oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica
- Prático de portos da marinha mercante
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Agente de manobra e docagem
- Capitão de manobra da marinha mercante
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso
Oficiais de convés devem:
- gerenciar operações;
- qualificar pessoal;
- administrar pessoal;
- gerenciar material de bordo;
- demonstrar competências pessoais;
- realizar inspeção naval a bordo;
- navegar com segurança;
- coordenar manutenção de bordo;
- trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
- operar cargas;
Atividades
- acionar plano de emergência;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- manusear cargas a bordo;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- avaliar as condições para desatracação;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- trabalhar em equipe;
- operar equipamentos de navegação;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- testar equipamentos de salvatagem;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- efetuar os registros pertinentes;
- proferir palestras;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- avaliar as condições de calado;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- demonstrar comportamento proativo;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar a navegação;
- supervisionar o sms;
- coordenar postos de emergência;
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- controlar atmosfera do tanque;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- operar o sistema de lastro;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar epi e epc;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- testar equipamentos de segurança;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar planos de bordo;
- coordenar reuniões de segurança;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- supervisionar seção de câmara;
- definir área segura para trabalho;
- operar guincho de reboque;
- controlar temperatura dos tanques;
- consultar legislação;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- demonstrar capacidade de negociação;
- operar tampas de escotilha;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- coordenar operações de resgate;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- conferir certificação da tripulação;
- verificar peação da carga;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- coordenar operações de reboque;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- elaborar o plano para reboque;
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- trabalhar sob pressão;
- realizar o plano de viagem;
- controlar material de passadiço;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- ministrar treinamento em terra;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- realizar comunicação de bordo;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- avaliar as condições para amarração;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar o preparo da tripulação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- demonstrar raciocínio analítico;
- elaborar conteúdo programático;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- operar rampas de cargas;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- preparar a unidade para reboque;
- controlar rancho;
- avaliar as condições meteorológicas;
- controlar medicamento de bordo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- operar cobertas de cargas;
- discriminar sons e ruídos;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- emitir permissão para trabalho;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- avaliar estanqueidade dos porões;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- demonstrar raciocínio sintético;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- demonstrar criatividade;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- coordenar operação de controle à poluição;
- tomar decisões;
- conduzir embarcação de salvamento;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- avaliar as condições para desamarração;
- aplicar legislação;
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- acionar plano de contingência;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- transportar passageiros;
- inspecionar as condições de segurança;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- efetuar auditorias internas;
- supervisionar equipe de convés;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- operar rampas de acesso;
- elaborar material didático;
- controlar material de combate à poluição;
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- elaborar apresentações;
- demonstrar percepção espacial;
- demonstrar percepção cinemática;
- manobrar a embarcação;
- fiscalizar o uso de epi;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- avaliar as condições de atracação;
- verificar marcação das cargas;
- conferir certificação da embarcação;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- demonstrar liderança;
- inspecionar equipamentos de convés;
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- discriminar cores;
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- ministrar treinamento a bordo;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- controlar certificação da tripulação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Transporte dutoviário
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Obras de montagem industrial
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
- Transporte marítimo de longo curso - carga
- Escafandria e mergulho
- Locação de embarcações sem tripulação
- Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
- Operador de transporte multimodal - otm
- Atividades de estudos geológicos
- Operações de terminais