Salário para o cargo de Capitão de longo curso
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso

Oficiais de convés devem:

  • coordenar manutenção de bordo;
  • gerenciar material de bordo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar operações;
  • operar cargas;
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • qualificar pessoal;
  • navegar com segurança;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);

Atividades

  • conduzir embarcação de salvamento;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • efetuar auditorias internas;
  • conferir certificação da embarcação;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • coordenar operações de resgate;
  • trabalhar em equipe;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • trabalhar sob pressão;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • controlar material de passadiço;
  • supervisionar equipe de convés;
  • transportar passageiros;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • testar equipamentos de segurança;
  • controlar planos de bordo;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • aplicar legislação;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • elaborar conteúdo programático;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar temperatura dos tanques;
  • discriminar cores;
  • operar rampas de cargas;
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • operar o sistema de lastro;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • avaliar as condições para amarração;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • demonstrar liderança;
  • elaborar apresentações;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • realizar comunicação de bordo;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • manusear cargas a bordo;
  • conferir certificação da tripulação;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar atmosfera do tanque;
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • avaliar as condições de calado;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • emitir permissão para trabalho;
  • verificar peação da carga;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • definir área segura para trabalho;
  • supervisionar o sms;
  • elaborar o plano para reboque;
  • tomar decisões;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • controlar medicamento de bordo;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • testar equipamentos de salvatagem;
  • ministrar treinamento em terra;
  • verificar marcação das cargas;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • consultar legislação;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • orientar a navegação;
  • coordenar operações de reboque;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • demonstrar percepção espacial;
  • operar rampas de acesso;
  • acionar plano de emergência;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • operar cobertas de cargas;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • operar equipamentos de navegação;
  • manobrar a embarcação;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • coordenar postos de emergência;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • avaliar as condições de atracação;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • inspecionar as condições de segurança;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • supervisionar seção de câmara;
  • elaborar material didático;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • preparar a unidade para reboque;
  • discriminar sons e ruídos;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • controlar material de combate à poluição;
  • operar tampas de escotilha;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • proferir palestras;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • operar guincho de reboque;
  • realizar o plano de viagem;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • acionar plano de contingência;
  • controlar rancho;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • controlar epi e epc;
  • controlar certificação da tripulação;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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