Salário para o cargo de Capitão de longo curso
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso - Descrição, atividades e funções do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso

Oficiais de convés devem:

  • gerenciar operações;
  • administrar pessoal;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • coordenar manutenção de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • qualificar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar material de bordo;
  • operar cargas;

Atividades

  • conferir certificação da embarcação;
  • controlar material de passadiço;
  • supervisionar equipe de conexão de mangote;
  • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
  • avaliar as condições para desamarração;
  • preparar a unidade para reboque;
  • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
  • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
  • controlar planos de bordo;
  • controlar pressão atmosférica dos tanques;
  • controlar certificação da tripulação;
  • demonstrar percepção espacial;
  • realizar o plano de viagem;
  • verificar peação da carga;
  • elaborar material didático;
  • operar cobertas de cargas;
  • acionar plano de contingência;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
  • coordenar operações de resgate;
  • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • coordenar postos de emergência;
  • proferir palestras;
  • conduzir embarcação de salvamento;
  • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
  • operar guincho de reboque;
  • avaliar estanqueidade dos porões;
  • avaliar o preparo da tripulação;
  • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
  • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
  • coordenar operações de manuseio de âncora;
  • controlar material de combate à poluição;
  • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • avaliar as condições de calado;
  • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
  • inspecionar equipamentos de salvatagem;
  • operar rampas de cargas;
  • acionar plano de emergência;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
  • controlar manuais técnicos de bordo;
  • demonstrar raciocínio matemático;
  • demonstrar capacidade de improvisação;
  • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
  • demonstrar comportamento proativo;
  • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
  • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • fiscalizar o uso de epi;
  • conduzir embarcação rápida de salvamento;
  • operar rampas de acesso;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
  • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
  • executar procedimentos para navegação costeira;
  • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
  • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
  • supervisionar postos de manobra de amarração;
  • tomar decisões rápidas em situações críticas;
  • inspecionar equipamentos de convés;
  • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
  • definir área segura para trabalho;
  • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
  • conferir certificação da tripulação;
  • controlar atmosfera do tanque;
  • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
  • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
  • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
  • demonstrar percepção cinemática;
  • trabalhar sob pressão;
  • supervisionar postos de manobra de fundeio;
  • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
  • avaliar as condições para desatracação;
  • coordenar operação de controle à poluição;
  • executar procedimentos de serviços no porto;
  • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
  • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • orientar estagiário-aluno a bordo;
  • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
  • verificar a permissão de acesso de terceiros;
  • ministrar treinamento em terra;
  • coordenar operações de reboque;
  • demonstrar criatividade;
  • avaliar as condições de atracação;
  • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • preparar documentação para despacho da embarcação;
  • elaborar apresentações;
  • fiscalizar a aplicação da legislação;
  • trabalhar em equipe;
  • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
  • ministrar aulas de formação profissional;
  • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
  • controlar temperatura dos tanques;
  • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
  • demonstrar capacidade de autocontrole;
  • demonstrar raciocínio analítico;
  • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
  • demonstrar liderança;
  • elaborar o plano para reboque;
  • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
  • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
  • inspecionar as condições de segurança;
  • demonstrar raciocínio sintético;
  • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
  • inspecionar equipamentos de comunicação;
  • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
  • controlar rancho;
  • controlar epi e epc;
  • executar procedimentos para navegação com o prático;
  • discriminar cores;
  • verificar marcação das cargas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
  • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
  • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
  • avaliar as condições para amarração;
  • inspecionar equipamentos de navegação;
  • avaliar a quantidade de carga movimentada;
  • controlar publicações regulamentares de bordo;
  • efetuar os registros pertinentes;
  • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
  • controlar medicamento de bordo;
  • supervisionar operações de carga e descarga;
  • ministrar treinamento a bordo;
  • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
  • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
  • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
  • avaliar as condições meteorológicas;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
  • efetuar auditorias internas;
  • operar o sistema de lastro;
  • supervisionar equipe de convés;
  • coordenar reuniões de segurança;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
  • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
  • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
  • inspecionar condições de navegabilidade;
  • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
  • emitir permissão para trabalho;
  • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
  • orientar a navegação;
  • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
  • operar tampas de escotilha;
  • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
  • coordenar navegação de objeto rebocado;
  • discriminar sons e ruídos;
  • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
  • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
  • supervisionar o sms;
  • consultar legislação;
  • controlar certificados regulamentares de bordo;
  • supervisionar seção de câmara;
  • testar equipamentos de segurança;
  • orientar praticante-aluno a bordo;
  • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
  • tomar decisões;
  • inspecionar condições de flutuabilidade;
  • operar sistema de posicionamento dinâmico;
  • coordenar a operação do guincho de reboque;
  • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
  • aplicar legislação;
  • operar guincho de manuseio de âncoras;
  • manusear cargas a bordo;
  • realizar comunicação de bordo;
  • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
  • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
  • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
  • elaborar conteúdo programático;
  • controlar as condições da carga durante a viagem;
  • operar equipamentos de navegação;
  • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
  • transportar passageiros;
  • manobrar a embarcação;
  • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
  • inspecionar equipamentos de segurança;
  • testar equipamentos de salvatagem;


Setores que mais contratam Capitão de longo curso no mercado de trabalho

  • Navegação de apoio marítimo
  • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
  • Atividades de agenciamento marítimo
  • Transporte marítimo de cabotagem - carga
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Transporte dutoviário
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Obras de montagem industrial
  • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais
  • Transporte marítimo de longo curso - carga
  • Escafandria e mergulho
  • Locação de embarcações sem tripulação
  • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
  • Operador de transporte multimodal - otm
  • Atividades de estudos geológicos
  • Operações de terminais




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