Quanto ganha um Capitão de longo curso
Um Capitão de longo curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.536,56 e R$ 14.734,60, com a média salarial de R$ 7.703,29 e o salário mediana em R$ 6.820,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 7.703,29 | 92.439,45 | 1.925,82 | 36,38 |
1º Quartil | 5.536,56 | 66.438,67 | 1.384,14 | 26,15 |
Salário Mediana | 6.820,00 | 81.840,00 | 1.705,00 | 32,21 |
3º Quartil | 11.237,23 | 134.846,78 | 2.809,31 | 53,07 |
Teto Salarial | 14.734,60 | 176.815,14 | 3.683,65 | 69,58 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
- Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
- Oficiais de convés
Cargos relacionados:
- Vistoriador naval
- Imediato da marinha mercante
- Capitão de cabotagem
- Comandante da marinha mercante
- Capitão de longo curso (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (comandante)
- Primeiro oficial de náutica (imediato)
- Inspetor de terminal
- Oficial de quarto de navegação da marinha mercante
- Segundo oficial de náutica
- Prático de portos da marinha mercante
- Inspetor naval
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 4.458 - 13.419 | 7.145,90 | 4.457,85 | 6.418,16 | 11.079,08 | 13.419,32 |
Macaé - RJ | 5.174 - 14.416 | 7.674,69 | 5.173,77 | 6.776,00 | 11.901,75 | 14.415,76 |
Rio das Ostras - RJ | 6.543 - 13.313 | 8.291,33 | 6.543,26 | 7.882,37 | 10.990,93 | 13.312,54 |
São João da Barra - RJ | 6.237 - 13.172 | 7.670,74 | 6.236,96 | 6.846,00 | 10.875,25 | 13.172,43 |
Itajaí - SC | 5.186 - 7.052 | 5.344,97 | 5.186,00 | 5.186,00 | 5.821,89 | 7.051,65 |
Vitoria - ES | 12.409 - 15.031 | 12.409,16 | 12.409,00 | 12.409,00 | 12.409,61 | 15.030,89 |
Niterói - RJ | 5.662 - 10.490 | 7.000,97 | 5.661,96 | 6.695,00 | 8.660,71 | 10.490,12 |
São Paulo - SP | 7.850 - 13.968 | 10.483,65 | 7.849,50 | 11.173,00 | 11.532,30 | 13.968,27 |
São Gonçalo - RJ | 14.630 - 26.032 | 19.460,19 | 14.629,62 | 20.310,27 | 21.492,00 | 26.031,76 |
Guapimirim - RJ | 5.999 - 8.474 | 6.529,55 | 5.999,27 | 6.445,00 | 6.996,00 | 8.473,77 |
Manaus - AM | 2.971 - 7.840 | 4.433,55 | 2.970,60 | 3.336,27 | 6.472,60 | 7.839,81 |
Belém - PA | 7.938 - 9.615 | 7.938,00 | 7.938,00 | 7.938,00 | 7.938,00 | 9.614,74 |
Barcarena - PA | 1.863 - 3.196 | 2.155,73 | 1.863,00 | 2.206,00 | 2.639,00 | 3.196,44 |
Santos - SP | 8.244 - 10.386 | 8.493,10 | 8.243,50 | 8.549,00 | 8.574,75 | 10.385,99 |
Saquarema - RJ | 7.000 - 9.047 | 7.116,22 | 7.000,00 | 7.000,00 | 7.469,50 | 9.047,28 |
São Luís - MA | 7.134 - 9.615 | 7.595,57 | 7.134,00 | 7.714,50 | 7.938,00 | 9.614,74 |
Recife - PE | 7.938 - 25.676 | 18.988,22 | 7.938,00 | 21.198,00 | 21.198,66 | 25.676,45 |
Araucária - PR | 10.000 - 12.112 | 10.000,00 | 10.000,00 | 10.000,00 | 10.000,00 | 12.112,30 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro | 4.889 - 14.514 | 7.606,82 | 4.889,20 | 6.776,00 | 11.982,70 | 14.513,81 |
Santa Catarina | 5.186 - 7.132 | 5.359,44 | 5.186,00 | 5.186,00 | 5.888,40 | 7.132,20 |
Espírito Santo | 12.409 - 15.031 | 12.409,16 | 12.409,00 | 12.409,00 | 12.409,61 | 15.030,89 |
São Paulo | 7.493 - 13.844 | 9.943,21 | 7.492,93 | 11.173,00 | 11.429,64 | 13.843,93 |
Pará | 2.003 - 9.615 | 5.811,81 | 2.003,29 | 7.938,00 | 7.938,00 | 9.614,74 |
Amazonas | 2.971 - 7.840 | 4.433,55 | 2.970,60 | 3.336,27 | 6.472,60 | 7.839,81 |
Paraná | 5.269 - 12.112 | 8.817,25 | 5.269,00 | 10.000,00 | 10.000,00 | 12.112,30 |
Rio Grande do Sul | 6.517 - 9.615 | 7.412,66 | 6.517,00 | 7.500,00 | 7.938,00 | 9.614,74 |
Maranhão | 7.134 - 9.615 | 7.595,57 | 7.134,00 | 7.714,50 | 7.938,00 | 9.614,74 |
Pernambuco | 7.938 - 25.676 | 18.988,22 | 7.938,00 | 21.198,00 | 21.198,66 | 25.676,45 |
Principais locais de trabalho
Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.
O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés
O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.
Funções e atividades do Capitão de longo curso
Oficiais de convés devem:
Atividades
- controlar pressão atmosférica dos tanques;
- supervisionar postos de manobra de fundeio;
- inspecionar equipamentos de comunicação;
- coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
- supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
- calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
- auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
- coordenar operações de resgate;
- executar procedimentos para navegação em águas rasas;
- controlar certificados regulamentares de bordo;
- elaborar o plano para reboque;
- inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
- controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
- controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
- controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
- realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- coordenar embarcações de manuseio de espias;
- controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
- avaliar o preparo da tripulação;
- emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
- demonstrar capacidade de adaptação;
- elaborar planos de carregamento descarga;
- controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
- consultar legislação;
- inspecionar equipamentos de segurança;
- realizar comunicação de bordo;
- verificar marcação das cargas;
- efetuar os registros pertinentes;
- coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
- efetuar embarque e desembarque de passageiros;
- emitir permissão para trabalho;
- aplicar legislação;
- verificar compatibilidade de cargas;
- controlar temperatura dos tanques;
- definir área segura para trabalho;
- supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- avaliar estanqueidade dos porões;
- executar procedimentos para navegação costeira;
- verificar peação da carga;
- conferir certificação da embarcação;
- ministrar aulas de formação profissional;
- supervisionar equipe de conexão de mangote;
- coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
- proferir palestras;
- realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
- testar equipamentos de salvatagem;
- calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
- supervisionar equipe de manutenção offshore;
- elaborar apresentações;
- coordenar operação de controle à poluição;
- conferir certificação da tripulação;
- familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
- realizar o plano de viagem;
- demonstrar criatividade;
- orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
- controlar atmosfera do tanque;
- supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
- elaborar material didático;
- manusear cargas a bordo;
- demonstrar comportamento proativo;
- demonstrar liderança;
- supervisionar equipe de convés;
- demonstrar raciocínio analítico;
- controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
- inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
- fiscalizar a aplicação da legislação;
- demonstrar raciocínio matemático;
- operar tampas de escotilha;
- supervisionar postos de manobra de amarração;
- controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
- operar guincho de reboque;
- inspecionar condições de navegabilidade;
- realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
- demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
- orientar a navegação;
- controlar medicamento de bordo;
- elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
- controlar material de diques e comportas;
- controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- controlar rancho;
- testar equipamentos de segurança;
- operar sistema de posicionamento dinâmico;
- coordenar equipe de amarração;
- avaliar as condições para desatracação;
- elaborar plano de manuseio da carga;
- avaliar as condições de atracação;
- controlar planos de bordo;
- executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
- coordenar operações de manutenção offshore;
- coordenar navegação de objeto rebocado;
- executar procedimentos para navegação com o prático;
- coordenar operações de manuseio de âncora;
- operar guincho de manuseio de âncoras;
- orientar estagiário-aluno a bordo;
- executar procedimentos para navegação em mau tempo;
- controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
- supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
- avaliar as condições para amarração;
- orientar a entrada de diques e ou comportas;
- supervisionar equipe de combate à poluição;
- controlar material de custeio;
- controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
- conduzir embarcação rápida de salvamento;
- avaliar a quantidade de carga movimentada;
- controlar material de passadiço;
- coordenar postos de emergência;
- verificar a permissão de acesso de terceiros;
- controlar as condições da carga durante a viagem;
- conferir certificação de equipamentos;
- orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
- ministrar treinamento a bordo;
- controlar certificação da tripulação;
- trabalhar sob pressão;
- coordenar reuniões de segurança;
- discriminar sons e ruídos;
- demonstrar capacidade de autocontrole;
- controlar epi e epc;
- supervisionar equipe de lastro;
- operar o sistema de lastro;
- familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
- inspecionar equipamentos de salvatagem;
- elaborar conteúdo programático;
- coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
- tomar decisões;
- inspecionar equipamentos de navegação;
- coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
- supervisionar o preparo do berço de diques;
- avaliar as condições de calado;
- supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
- avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
- demonstrar percepção espacial;
- realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
- supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
- realizar manutenção de equipamentos de navegação;
- controlar manuais técnicos de bordo;
- discriminar cores;
- ministrar treinamento em terra;
- demonstrar capacidade de improvisação;
- controlar publicações regulamentares de bordo;
- demonstrar percepção cinemática;
- demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
- efetuar auditorias internas;
- controlar material de combate à poluição;
- manobrar a embarcação;
- executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
- realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
- avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
- orientar praticante-aluno a bordo;
- operar rampas de acesso;
- fiscalizar o uso de epi;
- tomar decisões rápidas em situações críticas;
- acionar plano de contingência;
- demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
- supervisionar operações de carga e descarga;
- demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
- avaliar as condições para desamarração;
- executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
- supervisionar equipe de apoio à docagem;
- operar cobertas de cargas;
- conduzir embarcação de salvamento;
- supervisionar o sms;
- supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
- demonstrar capacidade de negociação;
- executar procedimentos de serviços no porto;
- transportar passageiros;
- controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
- realizar manutenção de equipamentos de segurança;
- realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
- inspecionar as condições de segurança;
- realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- efetuar embarque e desembarque da tripulação;
- avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
- coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
- supervisionar equipe de hotelaria;
- coordenar operações de reboque;
- avaliar as condições meteorológicas;
- coordenar manutenção de equipamentos de convés;
- acionar plano de emergência;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
- executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
- avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
- controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
- demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
- coordenar a operação do guincho de reboque;
- coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
- operar rampas de cargas;
- inspecionar equipamentos de convés;
- preparar a unidade para reboque;
- supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
- avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
- demonstrar raciocínio sintético;
- controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
- fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
- demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
- coordenar as embarcações de apoio;
- trabalhar em equipe;
- supervisionar seção de câmara;
- operar equipamentos de navegação;
- inspecionar condições de flutuabilidade;
- coordenar equipe de resgate;
- preparar documentação para despacho da embarcação;
- ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
Setores que mais contratam Capitão de longo curso no mercado de trabalho
- Navegação de apoio marítimo
- Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
- Atividades de agenciamento marítimo
- Transporte marítimo de cabotagem - carga
- Locação de mão-de-obra temporária
- Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
- Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
- Transporte dutoviário
- Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br