Salário para o cargo de Capitão de longo curso
CBO 2151-40 > Oficiais de convés

Capitão de longo curso - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Comandam, imediatam e tripulam embarcações na navegação de longo curso, cabotagem e apoio marítimo, coordenam operações de navegação de apoio portuário e águas interiores. Navegam e orientam a navegação, operam com cargas, transportam passageiros e manobram embarcações. Gerenciam pessoal e supervisionam operações, gerenciam material e documentação de bordo. Ministram treinamento e formam aquaviários, realizam atividades de inspeção e vistoria naval, trabalhando de acordo com normas, regulamentos, convenções nacionais e internacionais de segurança e preservação do meio ambiente e saúde ocupacional. Coordenam manutenção e podem realizar manutenção a bordo.

Quanto ganha um Capitão de longo curso

Um Capitão de longo curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 5.536,56 e R$ 14.734,60, com a média salarial de R$ 7.703,29 e o salário mediana em R$ 6.820,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Capitão de longo curso

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 7.703,29 92.439,45 1.925,82 36,38
1º Quartil 5.536,56 66.438,67 1.384,14 26,15
Salário Mediana 6.820,00 81.840,00 1.705,00 32,21
3º Quartil 11.237,23 134.846,78 2.809,31 53,07
Teto Salarial 14.734,60 176.815,14 3.683,65 69,58


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências exatas, físicas e da engenharia
      • Profissionais em navegação aérea, marítima e fluvial
        • Oficiais de convés

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 4.458 - 13.419 7.145,90 4.457,85 6.418,16 11.079,08 13.419,32
Macaé - RJ 5.174 - 14.416 7.674,69 5.173,77 6.776,00 11.901,75 14.415,76
Rio das Ostras - RJ 6.543 - 13.313 8.291,33 6.543,26 7.882,37 10.990,93 13.312,54
São João da Barra - RJ 6.237 - 13.172 7.670,74 6.236,96 6.846,00 10.875,25 13.172,43
Itajaí - SC 5.186 - 7.052 5.344,97 5.186,00 5.186,00 5.821,89 7.051,65
Vitoria - ES 12.409 - 15.031 12.409,16 12.409,00 12.409,00 12.409,61 15.030,89
Niterói - RJ 5.662 - 10.490 7.000,97 5.661,96 6.695,00 8.660,71 10.490,12
São Paulo - SP 7.850 - 13.968 10.483,65 7.849,50 11.173,00 11.532,30 13.968,27
São Gonçalo - RJ 14.630 - 26.032 19.460,19 14.629,62 20.310,27 21.492,00 26.031,76
Guapimirim - RJ 5.999 - 8.474 6.529,55 5.999,27 6.445,00 6.996,00 8.473,77
Manaus - AM 2.971 - 7.840 4.433,55 2.970,60 3.336,27 6.472,60 7.839,81
Belém - PA 7.938 - 9.615 7.938,00 7.938,00 7.938,00 7.938,00 9.614,74
Barcarena - PA 1.863 - 3.196 2.155,73 1.863,00 2.206,00 2.639,00 3.196,44
Santos - SP 8.244 - 10.386 8.493,10 8.243,50 8.549,00 8.574,75 10.385,99
Saquarema - RJ 7.000 - 9.047 7.116,22 7.000,00 7.000,00 7.469,50 9.047,28
São Luís - MA 7.134 - 9.615 7.595,57 7.134,00 7.714,50 7.938,00 9.614,74
Recife - PE 7.938 - 25.676 18.988,22 7.938,00 21.198,00 21.198,66 25.676,45
Araucária - PR 10.000 - 12.112 10.000,00 10.000,00 10.000,00 10.000,00 12.112,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 4.889 - 14.514 7.606,82 4.889,20 6.776,00 11.982,70 14.513,81
Santa Catarina 5.186 - 7.132 5.359,44 5.186,00 5.186,00 5.888,40 7.132,20
Espírito Santo 12.409 - 15.031 12.409,16 12.409,00 12.409,00 12.409,61 15.030,89
São Paulo 7.493 - 13.844 9.943,21 7.492,93 11.173,00 11.429,64 13.843,93
Pará 2.003 - 9.615 5.811,81 2.003,29 7.938,00 7.938,00 9.614,74
Amazonas 2.971 - 7.840 4.433,55 2.970,60 3.336,27 6.472,60 7.839,81
Paraná 5.269 - 12.112 8.817,25 5.269,00 10.000,00 10.000,00 12.112,30
Rio Grande do Sul 6.517 - 9.615 7.412,66 6.517,00 7.500,00 7.938,00 9.614,74
Maranhão 7.134 - 9.615 7.595,57 7.134,00 7.714,50 7.938,00 9.614,74
Pernambuco 7.938 - 25.676 18.988,22 7.938,00 21.198,00 21.198,66 25.676,45


Principais locais de trabalho

Oficiais de convés o Capitão de longo curso pode tripular qualquer tipo de embarcação e de qualquer bandeira, como Comandante, Imediato ou Oficial de quarto de navegação. O Capitão de cabotagem pode comandar embarcações nacionais de qualquer arqueação bruta (AB) na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, imediatar qualquer embarcação nacional sem restrições, além de comandar ou imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Primeiro oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações de qualquer AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de comandar sem restrições em embarcações de outra bandeira. O Segundo oficial de náutica, em embarcações de bandeira brasileira, pode ser Comandante de embarcações de qualquer AB na Navegação Interior, Comandante de embarcação até 3000 AB na Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.Navegação de Apoio Marítimo, Comandante de embarcação até 500 AB na Navegação de Cabotagem, dentro dos limites de visibilidade da costa brasileira e Imediato de embarcações até 3000 AB na navegação realizada entre os portos brasileiros e entre estes e os portos da Costa Atlântica da América do Sul, das Antilhas e da Costa Leste da América Central, excluídos os portos de Porto Rico e Ilhas Virgens, além de imediatar sem restrições em embarcações de outra bandeira. As demais ocupações não oferecem restrições.


O que é preciso para trabalhar na área dos Oficiais de convés

O acesso ao trabalho requer bacharelado em Ciências Náuticas em uma das escolas da Marinha Mercante: Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (Ciaga) no Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém. A experiência requerida varia de zero a sete anos após a formação, conforme regulamentação. O exercício desse cargo, no Brasil, é regido pelas Normas da Autoridade Marítima para aquaviários (NORMAM-13/2000). Internacionalmente, o exercício desse cargo segue normas internacionais das quais o Brasil é signatário. Trata-se da Convenção Internacional sobre Normas de Treinamento de Marítimos, Expedição de Certificados e Serviços de Quarto, 1978 emendada em 1995 (Standards of Training, Certification and Watchkeeping for Seafarers- 95 - STCW95), produzida pela IMO, organismo da ONU, com as seguintes correspondências: Capitão de Longo Curso (STCW II/2), Capitão de Cabotagem (STCW II/2), Primeiro Oficial de Náutica (STCW II/2), Segundo Oficial de Náutica (STCW II/1 e II/3), Oficial de Quarto de Navegação da Marinha Mercante (STCW II/1 no mínimo), Agente de Manobra e Docagem (sem restrições), Capitão de Manobra (sem restrições). A atividade de Prático pode ser exercida por Oficiais da Marinha Mercante e da reserva da Marinha do Brasil, após concurso público, com provas aplicadas pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha do Brasil. Do Inspetor e Vistoriador Naval requer-se, além da formação, curso especial de inspeção naval. Do Inspetor de Terminal exige-se experiência de no mínimo cinco anos na função de Imediato em navios tanques. Do Coordenador de Operações de combate à poluição no meio aquaviário, além do bacharelado em ciências náuticas, requer-se curso de especialização na área e experiência de seis meses acompanhando titular do posto.


Funções e atividades do Capitão de longo curso

Oficiais de convés devem:

  • coordenar manutenção de bordo;
  • administrar pessoal;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar inspeção naval a bordo;
  • gerenciar operações;
  • gerenciar material de bordo;
  • trabalhar de acordo com normas de segurança. meio ambiente e saúde (sms);
  • navegar com segurança;
  • qualificar pessoal;
  • operar cargas;

  • Atividades

    • elaborar plano de manuseio da carga;
    • supervisionar equipe de manutenção offshore;
    • demonstrar raciocínio analítico;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita na língua inglesa;
    • controlar planos de bordo;
    • operar guincho de manuseio de âncoras;
    • controlar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • supervisionar equipe de posicionamento dinâmico;
    • orientar a entrada de diques e ou comportas;
    • controlar a manutenção de equipamentos de convés nas unidades móveis marítimas;
    • coordenar embarcações de manuseio de espias;
    • supervisionar equipe de combate à poluição;
    • executar procedimentos para navegação em canais estreitos;
    • controlar material de combate à poluição;
    • coordenar postos de emergência;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de capitão de manobra;
    • definir área segura para trabalho;
    • verificar marcação das cargas;
    • executar procedimentos para navegação com o prático;
    • supervisionar conexão do mongote em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • supervisionar seção de câmara;
    • executar procedimentos operacionais para operações de carga e descarga;
    • inspecionar equipamentos de navegação;
    • coordenar operações de manutenção offshore;
    • demonstrar capacidade de interpretação cartográfica;
    • controlar temperatura dos tanques;
    • coordenar manutenção de equipamentos de carga e descarga;
    • controlar certificados regulamentares de bordo;
    • elaborar apresentações;
    • verificar peação da carga;
    • fiscalizar o uso de epi;
    • supervisionar o sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • avaliar as condições de calado;
    • executar procedimentos para navegação com visibilidade restrita;
    • avaliar as condições de atracação;
    • controlar epi e epc;
    • supervisionar operações de carga e descarga;
    • elaborar manuais do sgs (sistema de gerenciamento de segurança);
    • avaliar condições externas durante operações (vento, corrente);
    • supervisionar operação de sistema de posicionamento dinâmico;
    • controlar publicações regulamentares de bordo;
    • acionar plano de contingência;
    • supervisionar limpeza e lavagem dos tanques e porões das embarcações e unidades móveis marítimas;
    • realizar manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • demonstrar capacidade para o uso de aplicativos e programas de informática;
    • operar rampas de cargas;
    • demonstrar capacidade de percepção de anomalias no processo;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de segurança;
    • verificar a permissão de acesso de terceiros;
    • coordenar operações de resgate;
    • conduzir embarcação de salvamento;
    • discriminar cores;
    • avaliar a quantidade de carga movimentada;
    • realizar manutenção de equipamentos de segurança;
    • demonstrar capacidade de comunicação oral e escrita;
    • controlar medicamento de bordo;
    • realizar a manutenção do sistema de controle de lastro (plataforma);
    • inspecionar as condições de segurança;
    • coordenar as embarcações de apoio;
    • manusear cargas a bordo;
    • avaliar procedimentos de prevenção da poluição ambiental;
    • conferir certificação de equipamentos;
    • realizar manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • coordenar operações de manuseio de âncora;
    • coordenar navegação de objeto rebocado;
    • testar equipamentos de salvatagem;
    • preparar documentação para despacho da embarcação;
    • orientar praticante-aluno a bordo;
    • avaliar as condições para amarração;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de comunicação;
    • demonstrar liderança;
    • supervisionar equipe de conexão de mangote;
    • supervisionar equipe de lastro;
    • avaliar a estabilidade de embarcações e unidades móveis marítimas;
    • avaliar as condições meteorológicas;
    • avaliar estanqueidade dos porões;
    • ministrar treinamento a bordo;
    • inspecionar condições de navegabilidade;
    • emitir notificação de detenção e liberação da embarcação;
    • supervisionar postos de manobra de amarração;
    • operar cobertas de cargas;
    • avaliar estagiários e praticante-aluno a bordo;
    • supervisionar pessoal de segurança do trabalho;
    • demonstrar criatividade;
    • realizar manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • orientar a navegação;
    • elaborar material didático;
    • realizar manutenção de equipamentos de navegação;
    • demonstrar capacidade de autocontrole;
    • inspecionar equipamentos da seção de máquinas;
    • coordenar a operação do guincho de reboque;
    • demonstrar capacidade de adaptação;
    • trabalhar em equipe;
    • operar equipamentos de navegação;
    • elaborar o plano para reboque;
    • demonstrar capacidade para operar equipamentos de informática;
    • executar procedimentos de navegação em situações de emergência;
    • demonstrar capacidade de improvisação;
    • acionar plano de emergência;
    • coordenar operações de combate à poluição no meio aquaviário;
    • ministrar medicamentos regulamentares de bordo;
    • controlar pressão atmosférica dos tanques;
    • fiscalizar a aplicação da legislação;
    • controlar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • avaliar o preparo da tripulação;
    • executar procedimentos de serviços no porto;
    • conferir certificação da embarcação;
    • proferir palestras;
    • avaliar as condições para desamarração;
    • ministrar treinamento em terra;
    • operar o sistema de lastro;
    • realizar comunicação de bordo;
    • controlar certificação da tripulação;
    • fiscalizar o cumprimento das normas de segurança;
    • supervisionar equipe de convés;
    • supervisionar serviços de terceiros em embarcações e unidades móveis marítimas;
    • controlar manuais técnicos de bordo;
    • controlar a manutenção do sistema de esgoto de emergência (plataforma);
    • elaborar conteúdo programático;
    • avaliar as condições para desatracação;
    • efetuar embarque e desembarque da tripulação;
    • coordenar equipe de resgate;
    • demonstrar comportamento proativo;
    • realizar a inspeção e vistoria da embarcação;
    • coordenar equipe de amarração;
    • verificar sistema de segurança para cargas perigosas;
    • demonstrar percepção cinemática;
    • supervisionar equipe de hotelaria;
    • consultar legislação;
    • realizar manutenção de equipamentos de convés na plataforma;
    • controlar a manutenção do sistema de ancoragem (plataforma);
    • controlar a manutenção de equipamentos de navegação;
    • executar procedimentos para navegação em águas rasas;
    • coordenar manutenção de equipamentos de convés;
    • inspecionar equipamentos de convés;
    • coordenar manutenção de equipamentos de lastro;
    • executar procedimentos para navegação em mau tempo;
    • trabalhar sob pressão;
    • inspecionar equipamentos de salvatagem;
    • executar procedimentos para navegação costeira;
    • familiarizar tripulantes recém-embarcados quanto à segurança e salvatagem;
    • aplicar legislação;
    • realizar a manutenção do sistema de lastro (plataforma);
    • ministrar aulas de formação profissional;
    • controlar rancho;
    • controlar sobressalente dos equipamentos de salvatagem;
    • coordenar reuniões de segurança;
    • elaborar planos de carregamento descarga;
    • coordenar operação de controle à poluição;
    • supervisionar equipe de apoio à docagem;
    • supervisionar postos de manobra de fundeio;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de navegação;
    • coordenar manutenção de dispositivos de lançamento;
    • preparar a unidade para reboque;
    • coordenar operações de reboque;
    • avaliar o estado do mar para início e paralização de manobras;
    • orientar tripulação sobre os riscos da carga transportada;
    • demonstrar percepção espacial;
    • discriminar sons e ruídos;
    • controlar a manutenção de equipamentos de salvatagem;
    • controlar sobressalentes de equipamentos de convés;
    • operar rampas de acesso;
    • controlar material de passadiço;
    • efetuar os registros pertinentes;
    • inspecionar equipamentos de segurança;
    • verificar compatibilidade de cargas;
    • supervisionar postos de manobra de atracação e desatracação;
    • coordenar faina de embarque e desembarque de prático;
    • inspecionar equipamentos de prevenção da poluição ambiental;
    • calibrar instrumentos analisadores de atmosfera;
    • controlar material de custeio;
    • controlar atmosfera do tanque;
    • transportar passageiros;
    • orientar as manobras de atracação, desatracação fundeio;
    • inspecionar condições de flutuabilidade;
    • controlar material de diques e comportas;
    • demonstrar raciocínio sintético;
    • conduzir embarcação rápida de salvamento;
    • controlar as condições da carga durante a viagem;
    • auxiliar na elaboração de conteúdo didático;
    • tomar decisões rápidas em situações críticas;
    • efetuar embarque e desembarque de passageiros;
    • familiarizar terceiros embarcados com procedimentos em situações de emergência e rotinas de bordo;
    • manobrar a embarcação;
    • emitir permissão para trabalho;
    • calibrar indicadores de tensão do sistema de ancoragem (plataforma);
    • operar guincho de reboque;
    • operar sistema de posicionamento dinâmico;
    • supervisionar o sms;
    • demonstrar capacidade de adaptação à rotina de confinamento;
    • efetuar auditorias internas;
    • conferir certificação da tripulação;
    • tomar decisões;
    • realizar o plano de viagem;
    • controlar a manutenção de equipamentos de segurança;
    • orientar estagiário-aluno a bordo;
    • supervisionar o preparo do berço de diques;
    • coordenar a operação do guincho de manuseio de âncoras;
    • operar tampas de escotilha;
    • inspecionar equipamentos de comunicação;
    • testar equipamentos de segurança;
    • demonstrar raciocínio matemático;


    Setores que mais contratam Capitão de longo curso no mercado de trabalho

    • Navegação de apoio marítimo
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Atividades de agenciamento marítimo
    • Transporte marítimo de cabotagem - carga
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Transporte dutoviário
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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