Salário para o cargo de Boiadeiro - no comércio de gado - empregador
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Boiadeiro - no comércio de gado - empregador - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Boiadeiro - no comércio de gado - empregador

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • atender aos clientes;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;

Atividades

  • exercer liderança;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • expressar-se gestualmente;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • contratar serviços;
  • implantar técnicas de vendas;
  • promover programas prevencionistas;
  • agir com dinamismo;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • fazer orçamentos;
  • cooperar na definição de projetos;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • recepcionar mercadorias;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • elaborar normas e instruções;
  • transferir numerário para o banco;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • resolver reclamações de clientes;
  • definir perfil do consumidor final;
  • examinar currículos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • estimular a motivação das equipes;
  • determinar perfis profissionais;
  • designar equipe para projeto;
  • gerir estoques;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • analisar tendências do mercado;
  • formular incentivos de produtividade;
  • remanejar leiaute;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • representar a empresa;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • atender agentes de fiscalização;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • avaliar desempenho;
  • administrar remanejamentos;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • delegar atribuições;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • buscar atualização profissional;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir custos;
  • exercitar a autonomia;
  • providenciar integração de funcionários;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • orientar clientes;
  • participar de reuniões;
  • expressar-se oralmente;
  • medir resultados de treinamento;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • instruir subordinados;
  • cobrar resultados;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • propor compra de novos itens;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • operar equipamentos de informática;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • promover funcionários;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • planejar compras e locações;
  • demonstrar motivação;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • definir estratégias de terceirização;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir investimentos;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • captar recursos;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • manter apresentação pessoal;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • elaborar plano de investimentos;
  • gerir compras;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);


Setores que mais contratam Boiadeiro - no comércio de gado - empregador no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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