Salário para o cargo de Boiadeiro - no comércio de gado - empregador
CBO 1414-05 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Boiadeiro - no comércio de gado - empregador - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Boiadeiro - no comércio de gado - empregador

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • atender aos clientes;
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;

Atividades

  • agir com dinamismo;
  • revisar manuais de procedimentos;
  • exercitar a autonomia;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • definir estratégias de terceirização;
  • instruir subordinados;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • propor compra de novos itens;
  • captar recursos;
  • manter apresentação pessoal;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • gerir compras;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • recomendar promoção de funcionários;
  • operar equipamentos de informática;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • cooperar na definição de projetos;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • exercer liderança;
  • orientar clientes;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • transferir numerário para o banco;
  • providenciar integração de funcionários;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • medir resultados de treinamento;
  • determinar perfis profissionais;
  • implantar técnicas de vendas;
  • examinar currículos;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • promover programas prevencionistas;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • gerir custos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • fazer orçamentos;
  • gerir investimentos;
  • recepcionar mercadorias;
  • designar equipe para projeto;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • administrar remanejamentos;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • elaborar normas e instruções;
  • participar de reuniões;
  • contratar serviços;
  • buscar atualização profissional;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • planejar compras e locações;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir perfil do consumidor final;
  • entrevistar candidatos;
  • analisar tendências do mercado;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • elaborar plano de investimentos;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • expressar-se gestualmente;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • resolver reclamações de clientes;
  • expressar-se oralmente;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • avaliar desempenho;
  • gerir estoques;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • atender agentes de fiscalização;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • delegar atribuições;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • remanejar leiaute;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • promover funcionários;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • prover ações de preservação ambiental;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • representar a empresa;
  • cobrar resultados;
  • demonstrar motivação;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;


Setores que mais contratam Boiadeiro - no comércio de gado - empregador no mercado de trabalho

  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Comércio atacadista de frutas, verduras, raízes, tubérculos, hortaliças e legumes frescos
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Supermercados
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio atacadista de mercadorias em geral, sem predominância de alimentos ou de insumos agropecuários
  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
  • Comércio atacadista de leite e laticínios
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Restaurantes e similares
  • Fabricação de laticínios
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Fabricação de produtos de panificação industrial




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