Salário para o cargo de Auxiliar técnico de seguros
Agentes, assistentes e auxiliares administrativos > CBO 4110-40

Auxiliar técnico de seguros - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística, atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços, tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

Quanto ganha um Auxiliar técnico de seguros

Um Auxiliar técnico de seguros trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.093,08 e R$ 2.635,27, com a média salarial de R$ 1.454,49 e o salário mediana em R$ 1.347,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar técnico de seguros

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.454,49 17.453,93 363,62 6,96
1º Quartil 1.093,08 13.117,00 273,27 5,23
Salário Mediana 1.347,00 16.164,00 336,75 6,44
3º Quartil 2.009,77 24.117,21 502,44 9,61
Teto Salarial 2.635,27 31.623,21 658,82 12,60


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Escriturários
      • Escriturários em geral, agentes, assistentes e auxiliares administrativos
        • Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.141 - 2.391 1.576,91 1.141,16 1.662,66 1.973,94 2.390,90
Rio de Janeiro - RJ 1.202 - 2.574 1.516,26 1.201,76 1.358,50 2.124,79 2.573,61
Belo Horizonte - MG 1.090 - 2.406 1.426,81 1.090,37 1.243,00 1.986,53 2.406,14
Porto Alegre - RS 1.252 - 2.417 1.556,58 1.252,29 1.516,19 1.995,39 2.416,87
Curitiba - PR 1.138 - 2.572 1.482,65 1.138,01 1.300,00 2.123,48 2.572,03
Goiânia - GO 1.064 - 1.988 1.263,30 1.063,85 1.102,00 1.641,54 1.988,28
Brasília - DF 1.105 - 1.787 1.207,88 1.105,27 1.128,60 1.475,23 1.786,84
Sorocaba - SP 1.144 - 1.888 1.306,21 1.143,66 1.283,01 1.558,96 1.888,25
Fortaleza - CE 1.072 - 2.453 1.315,50 1.071,53 1.080,00 2.024,88 2.452,59
São José dos Campos - SP 1.078 - 2.000 1.251,87 1.078,00 1.117,50 1.651,43 2.000,26
Florianópolis - SC 1.275 - 2.355 1.541,00 1.275,49 1.420,00 1.944,68 2.355,46
Chapeco - SC 1.395 - 2.951 1.806,49 1.395,35 1.650,00 2.436,11 2.950,69
Jundiaí - SP 1.162 - 1.856 1.282,54 1.162,00 1.200,00 1.532,67 1.856,41
Inhumas - GO 1.071 - 1.399 1.094,53 1.070,60 1.077,00 1.154,85 1.398,79
Guarulhos - SP 1.122 - 2.306 1.350,70 1.122,00 1.177,70 1.904,19 2.306,41
Salvador - BA 1.099 - 2.178 1.282,05 1.098,71 1.103,56 1.798,55 2.178,46
Taubaté - SP 1.110 - 1.686 1.174,11 1.110,00 1.110,00 1.392,02 1.686,06
São Bernardo do Campo - SP 1.186 - 1.814 1.349,41 1.185,50 1.409,62 1.497,73 1.814,09
Blumenau - SC 1.334 - 3.974 1.937,44 1.334,37 1.500,00 3.280,70 3.973,68
Osasco - SP 1.139 - 2.150 1.305,24 1.138,96 1.181,49 1.775,00 2.149,93


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.119 - 2.349 1.488,73 1.118,63 1.435,19 1.939,32 2.348,97
Minas Gerais 1.071 - 2.213 1.334,21 1.071,17 1.200,00 1.827,23 2.213,20
Rio de Janeiro 1.177 - 2.529 1.482,59 1.176,64 1.345,90 2.087,56 2.528,52
Paraná 1.125 - 2.577 1.506,58 1.124,77 1.371,17 2.127,71 2.577,14
Santa Catarina 1.305 - 2.889 1.676,24 1.304,54 1.500,00 2.385,33 2.889,18
Goiás 1.045 - 1.845 1.184,23 1.045,00 1.080,00 1.523,02 1.844,73
Rio Grande do Sul 1.277 - 2.319 1.510,73 1.277,18 1.358,62 1.914,56 2.318,98
Bahia 1.095 - 1.918 1.241,13 1.094,65 1.108,28 1.583,52 1.918,00
Distrito Federal 1.105 - 1.787 1.207,88 1.105,27 1.128,60 1.475,23 1.786,84
Mato Grosso 1.129 - 1.892 1.278,80 1.129,29 1.200,00 1.562,29 1.892,29
Ceará 1.072 - 2.377 1.306,48 1.072,30 1.080,00 1.962,58 2.377,13
Espírito Santo 1.046 - 1.678 1.211,66 1.046,25 1.227,00 1.385,63 1.678,32
Mato Grosso do Sul 1.209 - 2.519 1.586,53 1.209,00 1.500,00 2.079,63 2.518,90
Paraíba 1.087 - 1.417 1.116,31 1.086,80 1.087,25 1.169,59 1.416,65
Tocantins 1.045 - 1.776 1.136,67 1.045,00 1.045,00 1.466,67 1.776,47
Pará 1.083 - 2.446 1.368,66 1.083,27 1.107,90 2.019,27 2.445,80
Pernambuco 1.108 - 12.112 3.496,74 1.108,37 1.504,88 10.000,00 12.112,30
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.431 1.119,44 1.045,00 1.130,48 1.181,12 1.430,61
Sergipe 1.046 - 1.732 1.149,37 1.046,00 1.090,34 1.430,00 1.732,06
Rondônia 1.073 - 2.422 1.456,78 1.072,50 1.300,00 2.000,00 2.422,46
Maranhão 1.045 - 1.760 1.205,14 1.045,00 1.045,00 1.453,00 1.759,92
Alagoas 1.045 - 1.453 1.169,00 1.045,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de auxiliares foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de auxiliares e ajudantes parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Agentes, assistentes e auxiliares administrativos

Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Auxiliar técnico de seguros

Agentes, assistentes e auxiliares administrativos devem:

  • prospectar clientes;
  • acompanhar processos administrativos;
  • preencher documentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • preparar relatórios, formulários e planilhas;
  • acompanhar desempenho do empreendimento;
  • prestar apoio logístico;
  • executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos;
  • atender clientes e/ou fornecedores;
  • tratar documentos;

  • Atividades

    • divulgar programa de microcrédito;
    • encaminhar protocolos internos;
    • expedir ofícios e memorandos;
    • demonstrar capacidade de empatia;
    • cadastrar avisos de sinistro;
    • solicitar negativação do cpf (spc, serasa, etc.);
    • auxiliar na elaboração da folha de pagamento;
    • conferir cálculos;
    • controlar frequência dos funcionários;
    • executar rotinas de demissão de pessoal;
    • acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • providenciar devolução de material fora de especificação;
    • controlar recepção e distribuição de benefícios (vale transporte etc.);
    • levantar a necessidade de material;
    • executar rotinas de admissão de pessoal;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • organizar envio de brindes;
    • visitar comunidade (comércio, serviços, residências);
    • formatar documentos;
    • visitar órgãos e instituições;
    • esclarecer dúvidas;
    • executar procedimentos de recrutamento e seleção;
    • localizar processos administrativos;
    • atualizar dados dos funcionários;
    • definir condições de crédito (valor, prazo, garantia);
    • identificar natureza das solicitações dos clientes;
    • submeter pareceres;
    • demonstrar capacidade de adaptação de linguagem;
    • pesquisar preços;
    • preencher formulários e/ou cadastros;
    • realizar pesquisa cadastral;
    • convalidar publicação de atos;
    • acompanhar notificações de não conformidade;
    • requisitar pagamentos;
    • elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas;
    • receber clientes e/ou fornecedores;
    • fornecer informações da empresa;
    • elaborar correspondência;
    • demonstrar flexibilidade;
    • atualizar informações;
    • verificar destinação do crédito;
    • demonstrar facilidade de comunicação;
    • controlar expedição de malotes e recebimentos;
    • digitar textos e planilhas;
    • solicitar entrega de documentos;
    • colher assinaturas;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • coletar referências pessoais;
    • contatar clientes em potencial (telemarketing);
    • receber documentos;
    • capacitar clientes;
    • demonstrar autocontrole;
    • identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores;
    • orientar funcionários sobre direitos e deveres;
    • acompanhar andamento dos pedidos;
    • preparar minutas;
    • identificar parceiros na comunidade;
    • apurar veracidade das informações colhidas em campo;
    • conferir dados e datas;
    • coletar dados;
    • organizar eventos;
    • requisitar materiais;
    • propor renovação de crédito;
    • controlar material de expediente;
    • controlar execução de serviços gerais (limpeza, transporte, vigilância);
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar iniciativa;
    • tirar cópias de documentos;
    • registrar a entrada e saída de documentos;
    • distribuir documentos;
    • realizar cobrança preventiva;
    • verificar prazos estabelecidos;
    • programar eventos;
    • verificar documentos;
    • auxiliar no controle de pessoal (afastamentos, férias, horas extras...);
    • dar suporte administrativo à área de treinamento;
    • digitalizar documentos;
    • classificar documentos;
    • identificar irregularidades nos documentos;
    • atualizar cadastros;
    • comunicar autorização de entrada de visitantes;
    • emitir certificados e apólices;
    • solicitar documentos;
    • orientar procedimentos de gestão;
    • atualizar dados de planejamento;
    • demonstrar persistência;
    • transmitir credibilidade;
    • cobrar parcelas vencidas;
    • triar documentos;
    • registrar reclamações dos clientes;
    • emitir cartas convite nos processos de compras e serviços;
    • intermediar contatos;
    • realizar reuniões com clientes (proposta, concessão, cobrança);
    • conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos;
    • renegociar dívida;
    • realizar prestação de contas;
    • contornar situações adversas;
    • protocolar documentos;
    • distribuir material de expediente;
    • localizar documentos;
    • capacitar pessoal;
    • demonstrar criatividade;
    • ministrar palestras informativas;
    • arquivar documentos;
    • organizar reuniões;
    • auxiliar na avaliação de pessoal;
    • analisar viabilidade econômico-financeira do empreendimento;
    • preencher ficha de movimentação de pessoal;
    • solicitar informações cadastrais;
    • participar do comitê de crédito;
    • elaborar listas de clientes potenciais;
    • preencher propostas de endosso e renovações de seguros em geral;
    • organizar o setor;
    • trabalhar em equipe;
    • verificar índices econômicos e financeiros;
    • ajustar contratos;
    • registrar óbitos, casamentos e nascimentos;
    • fazer levantamento socioeconômico do cliente;
    • efetuar cálculos;
    • dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos;
    • solicitar cópias de documentos;
    • mapear área de atuação;
    • fornecer informações sobre produtos e serviços;
    • solicitar recursos de viagens;
    • elaborar planilhas de cálculos;
    • redigir escrituras de compra e venda;
    • solicitar compra de materiais;
    • averbar transferências de propriedades;
    • auxiliar na organização de eventos internos;
    • emitir notificações;
    • estabelecer roteiro de visitas;
    • conferir bens dados em garantia;
    • conferir material solicitado;
    • redigir atas;
    • digitar notas de lançamentos contábeis;


    Setores que mais contratam Auxiliar técnico de seguros no mercado de trabalho

    • Corretores e agentes de seguros, de planos de previdência complementar e de saúde
    • Atividades de vigilância e segurança privada
    • Atividades auxiliares dos seguros, da previdência complementar e dos planos de saúde
    • Peritos e avaliadores de seguros
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
    • Frigorífico - abate de bovinos
    • Serviços de entrega rápida




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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