Salário para o cargo de Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries

Um Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;

  • Atividades

    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular o respeito mútuo;
    • respeitar a alteridade;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • validar material revisado;
    • demonstrar flexibilidade;
    • expressar-se com clareza;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • administrar a demanda por vagas;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • avaliar os planos diretores;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • mapear competências;
    • administrar tempo;
    • demonstrar versatilidade;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • identificar público alvo;
    • avaliar a instituição escolar;
    • desenvolver a autoestima;
    • realizar controle de qualidade;
    • respeitar a autoria do educador;
    • dimensionar os problemas;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • garantir a integridade instrucional;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • emitir pareceres;
    • planejar ações de operacionalização;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • estimular a solidariedade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • administrar conflitos;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • estudar continuamente;
    • formar-se continuamente;
    • definir mídias;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • mapear conteúdo;
    • demonstrar proatividade;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • selecionar bibliografia;
    • acompanhar equipe de produção;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • promover estudos de caso;
    • respeitar as diversidades;
    • trabalhar em equipe;
    • construir sistema de avaliação;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estimular a criatividade;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • observar o desempenho das classes;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • elaborar objetivos;
    • assessorar o trabalho docente;
    • organizar grupos de estudos;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • organizar encontro de educandos;
    • estimular o senso crítico;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • estimular valores estéticos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • elaborar relatórios;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • orientar equipe de produção;
    • divulgar deliberações;
    • definir abordagem de comunicação;
    • traçar objetivos educacionais;
    • pesquisar práticas educativas;
    • promover trocas de experiências;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • selecionar referencial teórico;
    • roteirizar material;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • socializar informações;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • validar produto final;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • equalizar informações;
    • entrevistar;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • demonstrar criatividade;
    • administrar recursos de trabalho;
    • definir escopo;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estimular o senso de justiça;
    • definir processos de avaliação;
    • elaborar textos de orientação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • coordenar reuniões;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • participar das avaliações externas;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • acompanhar processo de revisão;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • atualizar-se continuamente;
    • dimensionar carga horária;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • analisar o desempenho das classes;
    • formar equipes de trabalho;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • analisar resultados das avaliações;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • elaborar atividades;
    • interagir com os pais;
    • estimular a cooperação;
    • definir estratégias de ensino;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • traçar metas educacionais;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • compreender o contexto;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • descrever atividades;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • traçar cronograma de execução;
    • auto avaliar-se;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;


    Setores que mais contratam Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Educador de rua
    Trabalhadores de atenção, defesa e proteção a pessoas em situação de risco e adolescentes em conflito com a lei

    Educador de rua