Quanto ganha um Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
Um Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 3.756,03 | 45.072,35 | 939,01 | 19,46 |
1º Quartil | 2.047,25 | 24.566,95 | 511,81 | 10,61 |
Salário Mediana | 3.000,00 | 36.000,00 | 750,00 | 15,54 |
3º Quartil | 6.500,24 | 78.002,83 | 1.625,06 | 33,67 |
Teto Salarial | 8.523,30 | 102.279,65 | 2.130,83 | 44,15 |
Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
Cargos relacionados:
- Auxiliar de orientação pedagógica em educação fundamental de primeira a quarta séries
- Psicopedagogo
- Desenhista instrucional
- Coordenador escolar
- Coordenador de orientação pedagógica
- Auxiliar de orientação pedagógica
- Designer educacional
- Coordenador de serviço de orientação pedagógica
- Supervisor de ensino
- Professor de orientação educacional
- Orientador vocacional e profissional
- Técnico de orientação profissional
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo - SP | 2.333 - 12.794 | 5.484,22 | 2.333,33 | 4.565,00 | 10.562,48 | 12.793,60 |
Rio de Janeiro - RJ | 1.593 - 9.364 | 3.691,37 | 1.593,30 | 2.560,00 | 7.730,57 | 9.363,50 |
Fortaleza - CE | 1.518 - 6.631 | 2.855,74 | 1.518,28 | 2.026,00 | 5.474,84 | 6.631,29 |
Brasília - DF | 1.795 - 10.146 | 4.368,25 | 1.794,76 | 3.803,00 | 8.376,98 | 10.146,45 |
Belo Horizonte - MG | 1.829 - 10.300 | 4.497,94 | 1.829,44 | 3.605,00 | 8.503,52 | 10.299,72 |
Recife - PE | 1.567 - 8.189 | 3.444,79 | 1.567,28 | 2.500,00 | 6.761,15 | 8.189,31 |
Curitiba - PR | 1.868 - 10.564 | 4.418,30 | 1.867,55 | 3.391,00 | 8.721,38 | 10.563,60 |
Salvador - BA | 1.658 - 8.382 | 3.624,01 | 1.658,16 | 2.908,00 | 6.920,21 | 8.381,96 |
Porto Alegre - RS | 1.974 - 7.833 | 3.738,11 | 1.974,20 | 3.150,00 | 6.467,09 | 7.833,14 |
Goiânia - GO | 1.630 - 6.888 | 3.239,03 | 1.630,11 | 2.762,01 | 5.687,16 | 6.888,45 |
Guarulhos - SP | 1.838 - 8.202 | 3.814,04 | 1.837,89 | 3.300,00 | 6.771,79 | 8.202,19 |
Belém - PA | 1.537 - 6.532 | 3.030,28 | 1.537,01 | 2.544,00 | 5.392,89 | 6.532,03 |
Campinas - SP | 1.888 - 9.727 | 4.275,84 | 1.887,58 | 3.500,00 | 8.030,30 | 9.726,54 |
Campo Grande - MS | 1.674 - 7.858 | 3.499,88 | 1.673,71 | 2.923,00 | 6.487,25 | 7.857,56 |
São Luís - MA | 1.597 - 6.573 | 3.187,56 | 1.597,13 | 2.847,00 | 5.426,56 | 6.572,81 |
João Pessoa - PB | 1.613 - 6.745 | 3.017,72 | 1.612,69 | 2.200,00 | 5.568,83 | 6.745,13 |
Manaus - AM | 1.541 - 7.768 | 3.223,19 | 1.540,74 | 2.299,00 | 6.413,49 | 7.768,22 |
Niterói - RJ | 1.492 - 8.601 | 3.414,86 | 1.491,92 | 2.298,00 | 7.101,31 | 8.601,32 |
Maceió - AL | 1.604 - 6.446 | 3.007,25 | 1.603,71 | 2.500,00 | 5.321,96 | 6.446,12 |
Natal - RN | 1.451 - 6.312 | 2.851,28 | 1.451,16 | 2.250,00 | 5.211,44 | 6.312,26 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
São Paulo | 1.928 - 10.654 | 4.570,44 | 1.928,17 | 3.810,00 | 8.796,33 | 10.654,38 |
Rio de Janeiro | 1.556 - 8.237 | 3.364,35 | 1.555,78 | 2.500,00 | 6.800,86 | 8.237,41 |
Minas Gerais | 1.629 - 8.094 | 3.586,14 | 1.629,15 | 3.000,00 | 6.682,63 | 8.094,21 |
Paraná | 1.740 - 8.698 | 3.686,67 | 1.740,26 | 2.752,00 | 7.181,42 | 8.698,35 |
Pernambuco | 1.520 - 7.160 | 3.149,03 | 1.519,65 | 2.495,00 | 5.911,53 | 7.160,22 |
Bahia | 1.563 - 8.019 | 3.414,12 | 1.562,51 | 2.700,00 | 6.620,20 | 8.018,59 |
Ceará | 1.495 - 6.660 | 2.872,97 | 1.495,47 | 2.108,00 | 5.498,86 | 6.660,38 |
Rio Grande do Sul | 1.817 - 7.710 | 3.579,70 | 1.817,01 | 3.000,00 | 6.365,72 | 7.710,35 |
Santa Catarina | 1.997 - 8.602 | 4.105,62 | 1.997,25 | 3.500,00 | 7.101,47 | 8.601,51 |
Distrito Federal | 1.795 - 10.146 | 4.368,25 | 1.794,76 | 3.803,00 | 8.376,98 | 10.146,45 |
Goiás | 1.539 - 6.664 | 3.062,21 | 1.539,49 | 2.519,00 | 5.502,08 | 6.664,28 |
Pará | 1.524 - 6.550 | 2.952,22 | 1.524,03 | 2.424,00 | 5.407,98 | 6.550,30 |
Espírito Santo | 1.594 - 7.213 | 3.179,67 | 1.593,66 | 2.488,50 | 5.955,01 | 7.212,88 |
Paraíba | 1.532 - 6.383 | 2.860,91 | 1.532,43 | 2.025,00 | 5.269,68 | 6.382,80 |
Maranhão | 1.524 - 7.203 | 3.182,16 | 1.524,50 | 2.628,50 | 5.946,85 | 7.203,00 |
Mato Grosso | 1.804 - 7.816 | 3.685,25 | 1.803,52 | 3.102,00 | 6.453,06 | 7.816,14 |
Mato Grosso do Sul | 1.671 - 7.616 | 3.459,40 | 1.671,28 | 2.934,00 | 6.287,53 | 7.615,65 |
Rio Grande do Norte | 1.452 - 5.718 | 2.653,37 | 1.451,65 | 2.100,00 | 4.720,76 | 5.717,93 |
Alagoas | 1.520 - 6.268 | 2.916,43 | 1.520,22 | 2.400,00 | 5.174,89 | 6.267,98 |
Amazonas | 1.548 - 8.547 | 3.435,73 | 1.547,97 | 2.305,50 | 7.056,81 | 8.547,42 |
Sergipe | 1.468 - 6.223 | 2.849,74 | 1.467,72 | 2.292,00 | 5.137,77 | 6.223,02 |
Piauí | 1.451 - 8.383 | 3.264,30 | 1.451,50 | 2.378,00 | 6.920,94 | 8.382,86 |
Rondônia | 1.566 - 8.896 | 3.619,55 | 1.565,59 | 2.746,00 | 7.344,49 | 8.895,87 |
Tocantins | 1.793 - 8.759 | 4.019,61 | 1.792,81 | 3.627,00 | 7.231,47 | 8.758,97 |
Amapá | 1.448 - 5.638 | 2.798,58 | 1.447,76 | 2.562,00 | 4.654,73 | 5.637,94 |
Acre | 1.489 - 7.726 | 3.367,85 | 1.488,50 | 2.709,00 | 6.379,05 | 7.726,49 |
Roraima | 1.612 - 5.547 | 2.918,53 | 1.611,58 | 2.800,00 | 4.579,53 | 5.546,86 |
Principais locais de trabalho
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Funções e atividades do Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:
Atividades
- acompanhar a trajetória escolar do aluno;
- avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
- estimular o respeito mútuo;
- respeitar a alteridade;
- estimular a participação nas instituições associativas;
- validar material revisado;
- demonstrar flexibilidade;
- expressar-se com clareza;
- coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
- administrar a demanda por vagas;
- articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
- sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
- administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
- elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
- organizar reuniões com equipes de trabalho;
- avaliar os planos diretores;
- registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
- propor ações que favoreçam a maturação da criança;
- mapear competências;
- administrar tempo;
- demonstrar versatilidade;
- observar o processo de trabalho em salas de aula;
- identificar público alvo;
- avaliar a instituição escolar;
- desenvolver a autoestima;
- realizar controle de qualidade;
- respeitar a autoria do educador;
- dimensionar os problemas;
- promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
- pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
- garantir a integridade instrucional;
- descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
- produzir material de apoio pedagógico;
- emitir pareceres;
- planejar ações de operacionalização;
- visitar rotineiramente as escolas;
- estimular a solidariedade;
- organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
- caracterizar o perfil dos alunos;
- administrar conflitos;
- divulgar resultados de avaliação;
- criar espaços de participação/interação;
- estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
- publicar experiências pedagógicas;
- estudar continuamente;
- formar-se continuamente;
- definir mídias;
- detectar eventuais problemas educacionais;
- mapear conteúdo;
- demonstrar proatividade;
- criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
- aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
- possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
- selecionar bibliografia;
- acompanhar equipe de produção;
- criar mecanismos de usabilidade;
- promover estudos de caso;
- respeitar as diversidades;
- trabalhar em equipe;
- construir sistema de avaliação;
- assessorar as escolas/instituições;
- criar mecanismos de participação/interação;
- propor estratégias de participação/interação;
- dominar a língua portuguesa;
- estimular a criatividade;
- acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
- estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
- observar o desempenho das classes;
- fornecer subsídios teóricos;
- elaborar objetivos;
- assessorar o trabalho docente;
- organizar grupos de estudos;
- participar de cursos, seminários e congressos;
- avaliar o desempenho profissional dos educadores;
- organizar encontro de educandos;
- estimular o senso crítico;
- planejar reuniões com equipes de trabalho;
- contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
- avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
- estimular valores estéticos;
- interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
- criar espaços para o exercício da diversidade;
- elaborar relatórios;
- avaliar a implementação de projetos educacionais;
- participar da criação do projeto gráfico;
- participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
- organizar encontros, congressos e seminários;
- orientar equipe de produção;
- divulgar deliberações;
- definir abordagem de comunicação;
- traçar objetivos educacionais;
- pesquisar práticas educativas;
- promover trocas de experiências;
- orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
- explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
- avaliar o desempenho das classes/turmas;
- selecionar referencial teórico;
- roteirizar material;
- acompanhar a produção dos alunos;
- construir instrumentos de avaliação;
- fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
- socializar informações;
- compatibilizar carga horária por atividades;
- validar produto final;
- analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
- intervir na aplicação de medidas disciplinares;
- equalizar informações;
- entrevistar;
- contextualizar historicamente a escola;
- aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
- demonstrar criatividade;
- administrar recursos de trabalho;
- definir escopo;
- administrar a progressão da aprendizagem;
- propor soluções para problemas educacionais detectados;
- buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
- criar clima favorável de trabalho;
- assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
- estimular o senso de justiça;
- definir processos de avaliação;
- elaborar textos de orientação;
- propor mecanismos de acessibilidade;
- coordenar reuniões;
- assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
- analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
- participar das avaliações externas;
- olhar com intencionalidade pedagógica;
- demonstrar capacidade de observação;
- orientar atividades interdisciplinares;
- acompanhar processo de revisão;
- aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
- participar da avaliação proposta pela instituição;
- elaborar roteiro visual (storyboard);
- levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
- atualizar-se continuamente;
- dimensionar carga horária;
- intermediar conflitos entre a escola e a família;
- verificar o cumprimento das metas;
- analisar o desempenho das classes;
- formar equipes de trabalho;
- participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
- fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
- analisar resultados das avaliações;
- observar conselhos de classe e de escola;
- sugerir mudanças no projeto pedagógico;
- emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
- aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
- elaborar atividades;
- interagir com os pais;
- estimular a cooperação;
- definir estratégias de ensino;
- respeitar a autonomia do educador;
- adequar linguagem textual e imagética;
- traçar metas educacionais;
- promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
- compreender o contexto;
- reunir-se com conselhos de classe;
- estruturar os tempos pedagógicos;
- identificar contexto de aprendizagem;
- mediar informações entre autor e equipe de produção;
- descrever atividades;
- propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
- estimular a transparência na condução dos trabalhos;
- levantar necessidades educacionais e sociais;
- valorizar experiências pedagógicas significativas;
- divulgar experiências pedagógicas;
- traçar cronograma de execução;
- auto avaliar-se;
- valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
- identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
- coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
- articular a ação da escola com outras instituições;
- estimular a participação dos diferentes sujeitos;
Setores que mais contratam Auxiliar de coordenação de ensino fundamental de primeira a quarta séries no mercado de trabalho
- Ensino fundamental
- Educação infantil - pré-escola
- Educação infantil - creche
- Educação superior - graduação e pós-graduação
- Ensino médio
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Educação superior - graduação
- Ensino de idiomas
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades de ensino
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br