Salário para o cargo de Atendente de cafeteria
CBO 5134-40 > Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Atendente de cafeteria - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem os clientes, servem alimentos e bebidas em restaurantes , bares, cafeterias, hotéis, hospitais, eventos, etc. Manipulam alimentos e preparam sucos, drinks, e cafés. Realizam serviços de vinho e de café.

Quanto ganha um Atendente de cafeteria

Um Atendente de cafeteria trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.544,30 e R$ 3.040,58, com a média salarial de R$ 1.908,25 e o salário mediana em R$ 1.730,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao CAGED, RAIS e IBGE.


Faixas salariais do cargo de Atendente de cafeteria

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.908,25 22.899,00 477,06 8,88
1º Quartil 1.544,30 18.531,60 386,08 7,18
Salário Mediana 1.730,00 20.760,00 432,50 8,05
3º Quartil 2.510,33 30.123,96 627,58 11,68
Teto Salarial 3.040,58 36.486,96 760,15 14,14


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente de cafeteria

Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria devem:

  • organizar o trabalho;
  • extrair café;
  • preparar alimentos e bebidas (entradas, saladas, drinks etc);
  • higienizar utensílios e equipamentos;
  • montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
  • servir o cliente;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender o cliente;

Atividades

  • fazer porções para viagem;
  • manter-se atento;
  • regular moinho;
  • substituir cinzeiros;
  • destinar o lixo;
  • criar bebidas e drinks com café;
  • servir café;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • checar pedido antes de servir;
  • limpar mesa;
  • verificar estoque de bebidas e alimentos;
  • vaporizar leite;
  • descrever pratos e produtos oferecidos;
  • forrar a bandeja;
  • atender reclamações do cliente;
  • montar kits de descartáveis (guardanapos, talheres, sal);
  • verificar material de trabalho (utensílios e equipamentos);
  • pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
  • explicar métodos de preparo do café;
  • compatibilizar café com alimentos;
  • repor material de apoio (fazer ménage);
  • dosar café;
  • cumprir normas e procedimentos sanitários;
  • organizar estrutura de apoio (montar mise-en-place);
  • receber contas;
  • selecionar alimentos e bebidas;
  • operar moinho;
  • preparar degustação de café;
  • conferir ordem de serviço;
  • questionar as preferências do cliente;
  • limpar balcão e bancada;
  • ouvir atentamente (saber ouvir);
  • limpar bandejas e carrinho;
  • servir bandeja;
  • montar vitrine e prateleira;
  • participar de concursos;
  • lavar utensílios;
  • dobrar guardanapos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • organizar degustação de café;
  • repor bebidas em geral;
  • elaborar carta de café;
  • trabalhar em equipe;
  • trazer conta;
  • torrar café;
  • selecionar utensílios de acordo com o método de preparo;
  • servir bebidas;
  • fornecer informações ao cliente;
  • selecionar talheres;
  • selecionar produtos (limpeza e outros);
  • recepcionar cliente;
  • elaborar blend de café;
  • demonstrar criatividade;
  • demonstrar cordialidade;
  • selecionar copos;
  • checar conta;
  • descrever bebidas e drinks com café;
  • descrever tipos de grãos de café (região de cultivo, características de sabor, torra e paladar);
  • operar máquina de café;
  • retirar restos de comida;
  • aquecer alimentos;
  • compactar café;
  • finalizar bebida (latte arte e grafismo);
  • providenciar gelo;
  • tirar pedido;
  • preparar bebidas e drinks a base de café;
  • observar cumprimento das normas sanitárias;
  • limpar o chão;
  • demonstrar discrição;
  • observar segurança do local de trabalho;
  • montar a mesa, bandeja, balcão e bar;
  • escolher louça;
  • preparar sorvetes, ´milk shakes´ e ´chantilly´;
  • dar sugestões;
  • lidar com estresse;
  • demonstrar senso de responsabilidade;
  • separar lixo;
  • demonstrar proatividade;
  • contornar situações adversas;
  • provar café;
  • controlar sobras e perdas;
  • controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
  • retirar louça e prataria da máquina de lavar;
  • entregar cardápio;
  • requisitar utensílios, equipamentos e produtos de limpeza;
  • discriminar sabores, odores e cores;
  • demonstrar dinamismo;
  • verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
  • calibrar máquina de café ( ajustar temperatura e pressão);
  • limpar equipamentos;


Setores que mais contratam Atendente de cafeteria no mercado de trabalho

  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Restaurantes e similares
  • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • Fabricação de produtos de padaria e confeitaria com predominância de produção própria
  • Hotéis
  • Supermercados
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar
  • Comércio varejista de bebidas
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Serviços de alimentação para eventos e recepções - bufê
  • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Cantinas - serviços de alimentação privativos
  • Fabricação de cervejas e chopes




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