Salário para o cargo de Assistente de vendas
CBO 3541-25 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Assistente de vendas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Assistente de vendas

Um Assistente de vendas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.586,48 e R$ 3.569,21, com a média salarial de R$ 2.013,34 e o salário mediana em R$ 1.808,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Assistente de vendas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.013,34 24.160,08 503,33 9,30
1º Quartil 1.586,48 19.037,81 396,62 7,33
Salário Mediana 1.808,40 21.700,80 452,10 8,36
3º Quartil 2.722,03 32.664,35 680,51 12,58
Teto Salarial 3.569,21 42.830,48 892,30 16,49


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.566 - 4.139 2.201,56 1.566,34 1.893,00 3.417,06 4.138,84
Curitiba - PR 1.522 - 3.515 2.026,66 1.522,03 1.801,00 2.901,80 3.514,75
Rio de Janeiro - RJ 1.457 - 3.393 1.882,30 1.457,19 1.600,00 2.801,43 3.393,18
Belo Horizonte - MG 1.470 - 3.437 1.909,62 1.469,98 1.634,00 2.837,59 3.436,98
Campinas - SP 1.613 - 3.748 2.124,81 1.612,52 1.888,00 3.094,76 3.748,47
Barueri - SP 1.646 - 4.329 2.270,12 1.645,81 1.886,00 3.573,99 4.328,93
Goiânia - GO 1.425 - 3.295 1.860,97 1.424,54 1.600,00 2.720,55 3.295,22
Florianópolis - SC 1.529 - 3.292 2.000,37 1.529,28 1.894,00 2.718,07 3.292,21
Porto Alegre - RS 1.598 - 3.434 2.010,86 1.598,38 1.764,00 2.835,05 3.433,90
Brasília - DF 1.455 - 3.086 1.787,28 1.454,76 1.524,00 2.547,87 3.086,06
Fortaleza - CE 1.426 - 2.815 1.711,38 1.426,36 1.550,00 2.324,13 2.815,06
Guarulhos - SP 1.596 - 3.696 2.149,77 1.595,57 1.995,00 3.051,20 3.695,71
Sorocaba - SP 1.617 - 3.533 2.078,98 1.617,26 1.881,00 2.916,46 3.532,51
Recife - PE 1.455 - 2.820 1.730,39 1.455,35 1.561,00 2.328,27 2.820,07
Salvador - BA 1.429 - 2.844 1.704,95 1.428,78 1.500,00 2.347,96 2.843,92
Ribeirão Preto - SP 1.589 - 3.554 2.079,95 1.588,74 1.900,00 2.933,99 3.553,73
Blumenau - SC 1.736 - 3.832 2.235,42 1.736,20 1.995,00 3.163,98 3.832,31
São José dos Campos - SP 1.625 - 3.020 1.961,44 1.624,65 1.888,00 2.493,64 3.020,37
Joinville - SC 1.756 - 3.838 2.258,47 1.755,57 2.000,00 3.169,01 3.838,40
São Bernardo do Campo - SP 1.572 - 3.581 2.074,43 1.571,69 1.859,00 2.956,10 3.580,52


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.585 - 3.880 2.152,42 1.584,62 1.893,00 3.203,26 3.879,88
Santa Catarina 1.663 - 3.662 2.157,26 1.663,10 1.976,00 3.023,59 3.662,26
Minas Gerais 1.435 - 3.402 1.871,16 1.434,61 1.587,00 2.808,75 3.402,04
Paraná 1.579 - 3.458 2.044,11 1.578,86 1.845,00 2.854,98 3.458,04
Rio Grande do Sul 1.589 - 3.488 2.022,93 1.588,81 1.773,00 2.879,50 3.487,73
Rio de Janeiro 1.449 - 3.136 1.815,37 1.448,66 1.600,00 2.588,77 3.135,59
Goiás 1.415 - 3.346 1.861,87 1.414,76 1.600,00 2.762,88 3.346,49
Bahia 1.414 - 2.909 1.712,04 1.413,90 1.500,00 2.401,90 2.909,26
Pernambuco 1.417 - 2.820 1.704,34 1.417,24 1.561,00 2.328,19 2.819,97
Ceará 1.420 - 3.384 1.824,22 1.420,04 1.550,00 2.793,66 3.383,77
Espírito Santo 1.441 - 2.994 1.768,59 1.440,62 1.518,00 2.471,66 2.993,74
Mato Grosso 1.425 - 3.982 1.997,88 1.425,33 1.570,00 3.287,73 3.982,20
Distrito Federal 1.455 - 3.086 1.787,28 1.454,76 1.524,00 2.547,87 3.086,06
Mato Grosso do Sul 1.487 - 2.928 1.798,05 1.487,19 1.648,00 2.417,22 2.927,81
Pará 1.414 - 2.760 1.687,55 1.413,89 1.516,50 2.279,02 2.760,42
Maranhão 1.430 - 2.427 1.619,87 1.430,36 1.487,00 2.003,38 2.426,55
Amazonas 1.412 - 2.627 1.634,19 1.412,00 1.480,00 2.168,81 2.626,92
Paraíba 1.424 - 2.888 1.710,01 1.424,32 1.510,00 2.384,46 2.888,13
Rio Grande do Norte 1.412 - 2.526 1.597,23 1.412,00 1.438,00 2.085,89 2.526,49
Rondônia 1.430 - 2.848 1.726,38 1.429,67 1.600,00 2.351,68 2.848,43
Alagoas 1.412 - 2.545 1.599,39 1.412,00 1.445,00 2.100,83 2.544,59
Piauí 1.414 - 2.443 1.583,89 1.413,60 1.438,00 2.016,66 2.442,64
Sergipe 1.412 - 2.523 1.608,49 1.412,00 1.500,00 2.082,71 2.522,64
Tocantins 1.432 - 3.271 1.803,81 1.431,61 1.456,00 2.700,26 3.270,64
Acre 1.412 - 2.123 1.507,74 1.412,00 1.412,00 1.753,08 2.123,39
Roraima 1.412 - 2.577 1.594,35 1.412,00 1.412,00 2.127,53 2.576,93
Amapá 1.412 - 2.243 1.543,49 1.412,00 1.445,00 1.851,52 2.242,62


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de vendas

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • participar de eventos;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • sugerir políticas de vendas;
  • divulgar produtos e serviços;
  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • concretizar vendas;
  • planejar visitas e contatos;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • classificar clientes por potencial;
    • tomar decisões;
    • relatar visitas;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • organizar eventos científicos;
    • demonstrar senso ético;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • analisar potencial de clientes;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • alterar contratos de clientes;
    • definir estratégia de marketing;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • divulgar eventos científicos;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • requisitar troca de produtos;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • prever vendas;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • visitar área industrial da empresa;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • organizar material de trabalho;
    • entregar brindes ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • calcular custo do produto;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • enviar brindes ao cliente;
    • participar de reuniões;
    • entrevistar novos candidatos;
    • obter informações de pré-venda;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • fornecer amostras;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • implementar estratégias de marketing;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • demonstrar flexibilidade;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • planejar sequência de trabalho;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • apresentar tabelas de preços;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • entregar produtos vendidos;
    • consultar publicações técnicas;
    • implantar contratos de serviços;
    • discriminar tipos de serviços;
    • verificar opiniões do cliente;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • discriminar tipos de produtos;
    • definir participação no mercado;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • gerenciar verbas;
    • integrar novos funcionários;
    • visitar cliente pós-venda;
    • demonstrar senso de organização;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar confiança;
    • contatar clientes;
    • emitir recibo de venda;
    • requisitar assistência técnica;
    • identificar necessidades do cliente;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • atender solicitação de clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • classificar clientes por faturamento;
    • trabalhar sob pressão;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • gerar demanda de produtos;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • renovar contratos;
    • discutir estratégias com o superior;
    • contornar situações adversas;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • requisitar material de divulgação;
    • agendar horário;
    • explicar objetivos da visita;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • tirar pedidos de produtos;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • treinar novos funcionários;
    • demonstrar criatividade;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • comunicar as transações realizadas;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • requisitar material de consumo;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • explicar formas de pagamento;
    • controlar vendas efetuadas;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • demonstrar resiliência;
    • preencher contrato;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • cobrar clientes inadimplentes;


    Setores que mais contratam Assistente de vendas no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Comércio a varejo de automóveis, camionetas e utilitários novos
    • Comércio varejista de artigos de óptica
    • Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios - supermercados
    • Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Promoção de vendas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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