Salário para o cargo de Assistente de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Assistente de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de cobrança

Cobradores devem:

  • cobrar valores devidos;
  • preparar cobrança;
  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atualizar cadastro;
  • registrar histórico da ação de cobrança;

Atividades

  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • demonstrar paciência;
  • informar locais de pagamento;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • fechar negociações com devedor;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • emitir recibos;
  • informar devedor sobre o débito;
  • demonstrar ambição;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar objetividade;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • demonstrar segurança;
  • localizar pagamento efetuado;
  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • operar sistema de telefonia;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • notificar débito através de carta;
  • demonstrar desinibição;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • demonstrar dinamismo;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • registrar informações da negociação;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • definir estratégias de cobrança;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • lidar com conflitos;
  • operar meios eletrônicos;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • demonstrar postura profissional;
  • identificar-se ao devedor;
  • analisar razões da inadimplência;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • demonstrar perseverança;
  • transmitir confiança;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • anexar documentos;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar polidez;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar disciplina;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • levantar informações sobre o devedor;


Setores que mais contratam Assistente de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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