Salário para o cargo de Assistente de cobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Assistente de cobrança - Descrição, atividades e funções do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Assistente de cobrança

Cobradores devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar valores devidos;
  • comunicar-se com devedor;
  • informar ao devedor;
  • identificar cobranças indevidas;
  • preparar cobrança;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • atualizar cadastro;

Atividades

  • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
  • suspender cobrança até o prazo acordado;
  • confirmar improcedência da cobrança;
  • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
  • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
  • demonstrar perseverança;
  • receber outros bens em troca das dívidas;
  • registrar informações da negociação;
  • confrontar cadastro com coleta de informações;
  • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
  • demonstrar habilidade numérica;
  • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
  • levantar informações sobre o devedor;
  • negociar formas de pagamento com o devedor;
  • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
  • anexar documentos;
  • informar locais de pagamento;
  • demonstrar objetividade;
  • analisar faixa de atraso, valor e região;
  • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
  • demonstrar capacidade de negociação;
  • demonstrar disciplina;
  • verificar prioridade do débito para o devedor;
  • demonstrar capacidade de persuasão;
  • demonstrar desinibição;
  • demonstrar polidez;
  • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
  • notificar débito através de carta;
  • lidar com conflitos;
  • encaminhar processo ao departamento jurídico;
  • localizar pagamento efetuado;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • manter privacidade da dívida com terceiros;
  • operar sistema de telefonia;
  • fechar negociações com devedor;
  • emitir recibos;
  • analisar razões da inadimplência;
  • informar sobre campanhas de desconto;
  • pesquisar informações omissas no cadastro;
  • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
  • verificar fatos geradores da dívida;
  • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
  • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
  • definir estratégias de cobrança;
  • demonstrar paciência;
  • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
  • demonstrar postura profissional;
  • definir data de promessa de pagamento;
  • registrar ações realizadas no contato com devedor;
  • verificar veracidade do comprovante do pagamento;
  • demonstrar dinamismo;
  • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
  • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  • identificar-se ao devedor;
  • analisar histórico creditício do devedor;
  • contatar fiador ou avalista;
  • demonstrar segurança;
  • verificar situação financeira do devedor;
  • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  • analisar títulos e documentos de cobrança;
  • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
  • encaminhar títulos ao cartório;
  • apresentar para o devedor títulos devidos;
  • operar meios eletrônicos;
  • levantar hipóteses de fraude;
  • demonstrar ambição;
  • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
  • demonstrar disposição para viagem;
  • realizar acordos com entradas simbólicas;
  • recuperar mercadorias não pagas;
  • transmitir confiança;
  • demonstrar capacidade de intuição;
  • informar devedor sobre o débito;
  • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;


Setores que mais contratam Assistente de cobrança no mercado de trabalho

  • Atividades de cobrança e informações cadastrais
  • Atividades de teleatendimento
  • Serviços advocatícios
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
  • Comércio varejista de livros
  • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral
  • Correspondentes de instituições financeiras
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Serviços de comunicação multimídia - scm
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial
  • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
  • Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos
  • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
  • Administração de cartões de crédito
  • Instalação e manutenção elétrica
  • Provedores de acesso às redes de comunicações
  • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros




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