Salário para o cargo de Arrozeiro (comércio)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Arrozeiro (comércio) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

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Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Arrozeiro (comércio)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • atender aos clientes;

Atividades

  • promover funcionários;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • definir estratégias de terceirização;
  • determinar perfis profissionais;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • entrevistar candidatos;
  • gerir custos;
  • delegar atribuições;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • manter apresentação pessoal;
  • agir com dinamismo;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • gerir compras;
  • exercer liderança;
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • designar equipe para projeto;
  • demonstrar motivação;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • propor compra de novos itens;
  • contratar serviços;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • orientar clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • resolver reclamações de clientes;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • atender agentes de fiscalização;
  • elaborar normas e instruções;
  • remanejar leiaute;
  • avaliar desempenho;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • gerir investimentos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • captar recursos;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • planejar compras e locações;
  • definir perfil do consumidor final;
  • cooperar na definição de projetos;
  • fazer orçamentos;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • implantar técnicas de vendas;
  • exercitar a autonomia;
  • gerir estoques;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • expressar-se gestualmente;
  • providenciar integração de funcionários;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • elaborar plano de investimentos;
  • promover programas prevencionistas;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • examinar currículos;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • analisar tendências do mercado;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • instruir subordinados;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • medir resultados de treinamento;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • participar de reuniões;
  • cobrar resultados;
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • operar equipamentos de informática;
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • formular incentivos de produtividade;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • administrar remanejamentos;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • expressar-se oralmente;
  • buscar atualização profissional;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • transferir numerário para o banco;
  • representar a empresa;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • recepcionar mercadorias;


Setores que mais contratam Arrozeiro (comércio) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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