Categorias profissionais do cargo
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
- Gerentes
- Gerentes de produção e operações
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Cargos relacionados:
Principais locais de trabalho
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.
O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica
Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Arrozeiro (comércio)
Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:
- gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);
- assessorar diretoria e setores da empresa;
- administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
- demonstrar competências pessoais;
- estruturar equipes de trabalho;
- planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
- promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
- atender aos clientes;
- gerir recursos materiais e financeiros;
Atividades
- gerir investimentos;
- zelar pela organização do local de trabalho;
- estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
- prestar assistência social aos funcionários;
- fazer orçamentos;
- supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
- definir perfil do consumidor final;
- estabelecer escala de férias e de folgas;
- cooperar na definição de projetos;
- remanejar leiaute;
- gerir compras;
- propor compra de novos itens;
- informar funcionários sobre seus desempenhos;
- argumentar com convicção (persuasão);
- elaborar plano de investimentos;
- colaborar na definição de epi e epc;
- autorizar pagamentos e recebimentos;
- monitorar o andamento de projetos;
- expressar-se oralmente;
- promover programas prevencionistas;
- gerir custos;
- recomendar promoção de funcionários;
- implantar técnicas de vendas;
- instruir subordinados;
- demonstrar motivação;
- contratar serviços;
- definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
- cobrar resultados;
- exercer liderança;
- otimizar o espaço físico da loja (modulação);
- opinar sobre condições e prioridades de projetos;
- promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
- revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
- designar equipe para projeto;
- planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
- entrevistar candidatos;
- avaliar desempenho;
- demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
- estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
- manter apresentação pessoal;
- identificar necessidade de contratação de pessoal;
- orientar clientes;
- ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
- administrar conflitos entre funcionários;
- administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
- analisar tendências do mercado;
- formular incentivos de produtividade;
- expressar-se gestualmente;
- promover funcionários;
- exercitar a autonomia;
- administrar horas trabalhadas, horas extras;
- averiguar comportamento dos concorrentes;
- operar equipamentos de informática;
- resolver reclamações de clientes;
- detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
- estimular a motivação das equipes;
- organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
- programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
- pesquisar a satisfação dos clientes;
- encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
- qualificar fornecedores;
- prover ações de preservação ambiental;
- transferir numerário para o banco;
- acompanhar rotinas administrativas;
- medir resultados de treinamento;
- mediar relação entre funcionário e empresa;
- supervisionar os serviços de reparação e consertos;
- controlar o cumprimento de normas;
- gerenciar contratos de serviços;
- planejar compras e locações;
- participar de reuniões;
- representar a empresa;
- implementar reciclagem de funcionários;
- liberar mercadorias para entrega;
- agir com dinamismo;
- apreciar inovações organizacionais;
- inspecionar as condições das mercadorias expostas;
- negociar preços e condições de pagamento;
- transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
- realizar reuniões com a equipe;
- acompanhar a execução orçamentária;
- divulgar mercadorias e serviços;
- coordenar inventário de mercadorias para balanço;
- definir estratégias de terceirização;
- providenciar contratação e desligamento de funcionários;
- planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
- evidenciar equilíbrio emocional;
- determinar perfis profissionais;
- gerir estoques;
- administrar remanejamentos;
- avaliar nível de satisfação das equipes;
- delegar atribuições;
- elaborar normas e instruções;
- captar recursos;
- atender agentes de fiscalização;
- recepcionar mercadorias;
- planejar racionalização do uso de recursos;
- definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
- buscar atualização profissional;
- examinar currículos;
- providenciar integração de funcionários;
- acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
Setores que mais contratam Arrozeiro (comércio) no mercado de trabalho
- Supermercados
- Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
- Hipermercados
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
- Minimercados, mercearias e armazéns
- Comércio varejista de plantas e flores naturais
- Locação de mão-de-obra temporária
- Comércio varejista de materiais de construção em geral
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Comércio varejista de calçados
- Restaurantes e similares
- Peixaria
- Padaria e confeitaria com predominância de revenda
- Comércio varejista de outros produtos
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
- Comércio varejista de bebidas
- Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
- Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos