Salário para o cargo de Armarinheiro (comércio varejista)
CBO 1414-10 > Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Armarinheiro (comércio varejista) - Descrição, atividades e funções do cargo

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, atendem clientes, administram e estruturam equipes de trabalho, gerenciam recursos materiais e financeiros, contratos e projetos, promovem condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, assessoram a diretoria e setores da empresa.

Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Cargos relacionados:




Principais locais de trabalho

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacado e intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação e assistência técnica, de locação de produtos e serviços. Atuam na condição de empregados com carteira assinada, como autônomos , ou como empregadores. Organizam-se de forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e, dependendo da ocupação, sem supervisão, desenvolvem suas atividades em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem estar sujeitos a permanecer em posições pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-os à condição de estresse. Podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer-se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. Para gerente de loja e gerente de operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensino médio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. O desempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, após período de um a dois anos de experiência profissional para gerentes de loja, após quatro ou cinco anos para gerentes de operações de serviços de assistência técnica, após cinco anos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Armarinheiro (comércio varejista)

Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica devem:

  • planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender aos clientes;
  • promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade;
  • administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo;
  • gerir recursos materiais e financeiros;
  • estruturar equipes de trabalho;
  • assessorar diretoria e setores da empresa;
  • gerenciar contratos e projetos (comercialização e serviços);

Atividades

  • transmitir características das mercadorias à equipe de vendas;
  • averiguar comportamento dos concorrentes;
  • implementar reciclagem de funcionários;
  • implantar técnicas de vendas;
  • prover ações de preservação ambiental;
  • exercer liderança;
  • planejar compras e locações;
  • agir com dinamismo;
  • gerir custos;
  • recepcionar mercadorias;
  • acompanhar a execução orçamentária;
  • definir planos operacionais (funcionamento do estabelecimento);
  • cobrar resultados;
  • gerir estoques;
  • promover programas prevencionistas;
  • determinar perfis profissionais;
  • inspecionar as condições das mercadorias expostas;
  • elaborar normas e instruções;
  • supervisionar divulgação de promoções (colocação de faixas, cartazes etc.);
  • entrevistar candidatos;
  • designar equipe para projeto;
  • operar equipamentos de informática;
  • estabelecer roteiros e áreas de atendimento;
  • manter apresentação pessoal;
  • ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis;
  • administrar horas trabalhadas, horas extras;
  • revisar planos (vendas, promoções, investimentos, expansão);
  • zelar pela organização do local de trabalho;
  • encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca;
  • administrar remanejamentos;
  • avaliar desempenho;
  • providenciar contratação e desligamento de funcionários;
  • argumentar com convicção (persuasão);
  • otimizar o espaço físico da loja (modulação);
  • resolver reclamações de clientes;
  • gerir compras;
  • autorizar pagamentos e recebimentos;
  • pesquisar a satisfação dos clientes;
  • supervisionar os serviços de reparação e consertos;
  • remanejar leiaute;
  • formular incentivos de produtividade;
  • administrar conflitos entre funcionários;
  • detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • prestar assistência social aos funcionários;
  • participar de reuniões;
  • analisar tendências do mercado;
  • definir estratégias de terceirização;
  • expressar-se gestualmente;
  • estabelecer escala de férias e de folgas;
  • organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários;
  • estimular a motivação das equipes;
  • expressar-se oralmente;
  • definir perfil do consumidor final;
  • realizar reuniões com a equipe;
  • identificar necessidade de contratação de pessoal;
  • avaliar nível de satisfação das equipes;
  • opinar sobre condições e prioridades de projetos;
  • gerir investimentos;
  • transferir numerário para o banco;
  • definir metas e indicadores (volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade);
  • administrar absenteísmo (faltas, licenças, afastamentos);
  • propor compra de novos itens;
  • evidenciar equilíbrio emocional;
  • planejar racionalização do uso de recursos;
  • promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho;
  • programar treinamento e desenvolvimento profissionais;
  • monitorar o andamento de projetos;
  • controlar o cumprimento de normas;
  • liberar mercadorias para entrega;
  • atender agentes de fiscalização;
  • demonstrar motivação;
  • elaborar plano de investimentos;
  • estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços;
  • planejar o envio de mercadorias para assistência técnica;
  • divulgar mercadorias e serviços;
  • acompanhar rotinas administrativas;
  • promover funcionários;
  • contratar serviços;
  • negociar preços e condições de pagamento;
  • cooperar na definição de projetos;
  • instruir subordinados;
  • delegar atribuições;
  • recomendar promoção de funcionários;
  • exercitar a autonomia;
  • colaborar na definição de epi e epc;
  • gerenciar contratos de serviços;
  • qualificar fornecedores;
  • representar a empresa;
  • providenciar integração de funcionários;
  • fazer orçamentos;
  • informar funcionários sobre seus desempenhos;
  • examinar currículos;
  • captar recursos;
  • coordenar inventário de mercadorias para balanço;
  • mediar relação entre funcionário e empresa;
  • buscar atualização profissional;
  • planejar promoção de venda de mercadorias e serviços;
  • demonstrar capacidade de expressão escrita (redação);
  • acompanhar indicadores de eficiência e eficácia;
  • orientar clientes;
  • apreciar inovações organizacionais;
  • medir resultados de treinamento;


Setores que mais contratam Armarinheiro (comércio varejista) no mercado de trabalho

  • Supermercados
  • Comércio varejista de produtos farmacêuticos, sem manipulação de fórmulas
  • Hipermercados
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
  • Minimercados, mercearias e armazéns
  • Comércio varejista de plantas e flores naturais
  • Locação de mão-de-obra temporária
  • Comércio varejista de materiais de construção em geral
  • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
  • Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
  • Comércio varejista de calçados
  • Restaurantes e similares
  • Peixaria
  • Padaria e confeitaria com predominância de revenda
  • Comércio varejista de outros produtos
  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios
  • Comércio varejista de bebidas
  • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
  • Comércio varejista de suvenires, bijuterias e artesanatos




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