Salário para o cargo de Gerente de hotel
CBO 1415-05 > Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Gerente de hotel - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Gerenciam e promovem produtos e serviços em empresas de turismo, de hospedagem e de alimentação. Coordenam áreas operacionais de alojamento, alimentação, recreação e lazer em hotéis, pousadas, pensões, restaurantes e bares. Administram recursos humanos e financeiros, executam rotinas administrativas e prestam assessoria.

Quanto ganha um Gerente de hotel

Um Gerente de hotel trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.003,70 e R$ 10.032,36, com a média salarial de R$ 4.072,76 e o salário mediana em R$ 2.732,40 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Gerente de hotel

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.072,76 48.873,10 1.018,19 18,91
1º Quartil 2.003,70 24.044,37 500,92 9,30
Salário Mediana 2.732,40 32.788,80 683,10 12,69
3º Quartil 7.651,11 91.813,26 1.912,78 35,52
Teto Salarial 10.032,36 120.388,30 2.508,09 46,58


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Gerentes
      • Gerentes de produção e operações
        • Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.072 - 22.839 7.361,18 2.071,53 3.600,00 18.856,37 22.839,40
Rio de Janeiro - RJ 1.550 - 12.056 4.038,24 1.549,57 2.056,00 9.953,59 12.056,09
Belo Horizonte - MG 1.633 - 9.312 4.422,49 1.632,53 4.985,00 7.688,08 9.312,04
Porto Seguro - BA 1.835 - 9.462 4.067,21 1.834,67 3.000,00 7.811,80 9.461,89
Armação de Búzios - RJ 2.176 - 7.857 3.406,18 2.175,64 2.361,50 6.486,57 7.856,73
Curitiba - PR 2.508 - 11.911 4.992,75 2.508,42 3.600,00 9.833,92 11.911,13
Maceió - AL 2.283 - 14.787 6.354,36 2.282,62 5.500,00 12.208,00 14.786,70
Gramado - RS 1.873 - 11.194 4.387,53 1.872,80 3.261,00 9.242,10 11.194,31
Campos do Jordao - SP 1.669 - 8.610 3.612,28 1.668,70 2.584,00 7.108,50 8.610,03
Natal - RN 1.635 - 11.753 4.759,43 1.634,57 4.109,00 9.702,95 11.752,50
Fortaleza - CE 1.708 - 8.535 3.535,32 1.708,25 2.633,50 7.046,88 8.535,39
Brasília - DF 1.466 - 10.110 3.412,25 1.465,80 2.210,00 8.346,71 10.109,79
Angra dos Reis - RJ 1.904 - 8.037 3.435,68 1.904,00 2.625,00 6.635,57 8.037,20
Foz do Iguaçu - PR 2.216 - 8.623 4.318,84 2.216,43 4.000,00 7.119,57 8.623,44
Barueri - SP 7.034 - 20.044 11.325,65 7.034,00 10.993,00 16.548,63 20.044,20
Recife - PE 1.934 - 14.995 5.459,66 1.933,57 4.013,50 12.380,29 14.995,37
Salvador - BA 2.018 - 21.435 7.452,00 2.017,71 4.000,00 17.696,73 21.434,82
Porto Alegre - RS 1.695 - 11.929 4.592,22 1.694,57 3.490,00 9.848,29 11.928,54
Ubatuba - SP 1.927 - 6.762 3.177,84 1.927,43 2.653,00 5.583,17 6.762,50
Goiânia - GO 2.014 - 9.559 4.255,44 2.013,67 3.200,00 7.892,33 9.559,43


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.930 - 14.012 4.990,97 1.930,26 3.100,00 11.568,26 14.011,83
Rio de Janeiro 1.569 - 9.550 3.537,60 1.568,59 2.271,00 7.884,58 9.550,04
Minas Gerais 1.653 - 7.241 3.214,37 1.653,14 2.574,50 5.978,49 7.241,32
Santa Catarina 1.852 - 9.360 3.965,79 1.852,23 2.917,00 7.728,05 9.360,44
Bahia 1.740 - 12.033 4.390,50 1.740,16 2.853,77 9.934,66 12.033,16
Rio Grande do Sul 1.673 - 9.542 3.949,81 1.673,19 3.000,00 7.877,91 9.541,97
Paraná 1.920 - 10.359 4.364,01 1.920,12 3.360,00 8.552,38 10.358,90
Ceará 1.469 - 11.216 3.879,30 1.468,97 2.200,00 9.260,28 11.216,32
Pernambuco 1.751 - 10.198 4.203,50 1.750,86 3.000,00 8.419,67 10.198,15
Goiás 1.630 - 10.357 3.916,77 1.630,48 2.824,00 8.551,04 10.357,28
Alagoas 1.997 - 16.056 6.124,00 1.997,25 4.254,00 13.255,65 16.055,64
Mato Grosso 1.485 - 7.548 3.162,91 1.484,81 2.500,00 6.231,57 7.547,87
Espírito Santo 1.545 - 7.321 2.879,60 1.544,81 1.887,00 6.044,06 7.320,75
Mato Grosso do Sul 1.524 - 7.359 3.215,78 1.524,29 2.824,00 6.075,95 7.359,37
Pará 1.521 - 5.991 2.868,73 1.521,37 2.632,50 4.946,00 5.990,74
Rio Grande do Norte 1.629 - 12.088 4.607,17 1.629,05 3.500,00 9.979,88 12.087,93
Maranhão 1.487 - 6.241 2.768,55 1.487,43 2.118,00 5.152,43 6.240,78
Paraíba 1.739 - 8.760 3.620,23 1.738,71 2.824,00 7.232,47 8.760,18
Distrito Federal 1.466 - 10.110 3.412,25 1.465,80 2.210,00 8.346,71 10.109,79
Tocantins 1.547 - 5.716 2.607,61 1.547,29 2.010,00 4.718,86 5.715,62
Amazonas 1.639 - 14.038 4.696,32 1.638,57 2.441,50 11.590,00 14.038,16
Rondônia 1.729 - 3.860 2.309,76 1.728,67 2.200,00 3.186,67 3.859,79
Piauí 1.431 - 3.650 2.058,44 1.430,50 1.699,50 3.013,50 3.650,04
Amapá 1.537 - 4.277 2.188,00 1.537,33 1.802,50 3.531,33 4.277,26
Sergipe 1.536 - 4.727 2.487,09 1.535,50 2.600,00 3.903,00 4.727,43
Roraima 1.928 - 11.144 4.164,13 1.928,00 2.064,00 9.200,50 11.143,92


Principais locais de trabalho

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.


Funções e atividades do Gerente de hotel

Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação devem:

  • administrar pessoal;
  • promover vendas de produtos e serviços;
  • prestar assessoria;
  • demonstrar competências pessoais;
  • gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes;
  • administrar recursos financeiros;
  • executar rotinas administrativas;
  • coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes;
  • administrar Área de alimentos e bebidas;
  • gerenciar compras;

  • Atividades

    • supervisionar atividades de recreação e lazer;
    • promover reuniões da equipe;
    • supervisionar serviços de apoio (manutenção, segurança, informática);
    • motivar equipes;
    • atender auditorias;
    • participar na elaboração do plano estratégico;
    • propor investimentos;
    • coordenar execução de obras;
    • definir critérios de avaliação dos serviços;
    • tratar sugestões e reclamações de clientes;
    • elaborar relatórios gerenciais;
    • definir padrões de serviços em hotéis;
    • acompanhar fluxo de caixa;
    • acompanhar aplicações financeiras;
    • definir fornecedores;
    • supervisionar serviços de recepção;
    • avaliar relatórios de atividades financeiras;
    • definir produtos, serviços e preços;
    • relacionar-se com a mídia;
    • controlar qualidade dos serviços;
    • administrar andamento de questões trabalhistas;
    • definir benefícios aos funcionários;
    • controlar documentação;
    • elaborar orçamento;
    • alocar recursos;
    • controlar inventários;
    • supervisionar qualidade de alimentos e bebidas;
    • tomar decisões;
    • montar pacotes (turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos);
    • propor reformas de instalações;
    • avaliar destinos, produtos e serviços prestados;
    • decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários;
    • aprovar escalas de serviços, férias e treinamento;
    • negociar com fornecedores (qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento;
    • supervisionar serviços de eventos;
    • controlar padrões de alimentos e bebidas;
    • avaliar relatórios de desempenho;
    • analisar previsões de mercado;
    • supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas;
    • assumir responsabilidade;
    • supervisionar preparação de receitas;
    • criar planos de incentivo;
    • montar cadastro de fornecedores;
    • avaliar produtos e serviços adquiridos;
    • controlar desperdícios;
    • demonstrar senso de organização;
    • definir padrões de produtos e serviços em restaurantes;
    • administrar conflitos;
    • controlar estoque do almoxarifado;
    • definir políticas de atendimento a clientes;
    • participar da elaboração de normas e procedimentos;
    • demonstrar dinamismo;
    • participar na definição da política financeira da empresa;
    • verificar arrumação de salões;
    • supervisionar serviços de governança;
    • controlar reposição de uniformes;
    • avaliar necessidade treinamento;
    • programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações;
    • identificar segmentos de turismo;
    • participar da promoção de ações sociais;
    • demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal;
    • definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos;
    • definir equipes de trabalho;
    • participar na elaboração de planos de emergência;
    • participar na avaliação da política de marketing;
    • supervisionar serviços de reservas;
    • medir satisfação do cliente;
    • atender fornecedores;
    • pesquisar novas receitas;
    • definir critérios de seleção de pessoal;
    • fomentar parcerias com órgãos públicos e privados;
    • coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas;
    • viabilizar treinamento;
    • participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos;
    • demonstrar fluência verbal;
    • participar da elaboração de políticas de cargos e salários;
    • representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o;
    • elaborar cardápio;
    • supervisionar estoque de alimentos e bebidas;
    • autorizar compras;
    • coordenar logística para recebimento de produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • monitorar treinamento de funcionários;
    • definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços;
    • liderar equipes;
    • definir parcerias com outras empresas;
    • elaborar carta de bebidas;
    • atender fiscalizações;
    • inspecionar apresentação pessoal dos funcionários;
    • definir prioridades de execução dos serviços;
    • degustar alimentos e bebidas;


    Setores que mais contratam Gerente de hotel no mercado de trabalho

    • Hotéis
    • Motéis
    • Condomínios prediais
    • Outros alojamentos não especificados anteriormente
    • Restaurantes e similares
    • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Apart-hotéis
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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