Salário para o cargo de Atendente central telemarketing
CBO 4223-15 > Operadores de telemarketing

Atendente central telemarketing - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Atendem usuários, oferecem serviços e produtos, prestam serviços técnicos especializados, realizam pesquisas, fazem serviços de cobrança e cadastramento de clientes, sempre via teleatendimento, seguindo roteiros e scripts planejados e controlados para captar, reter ou recuperar clientes.

Quanto ganha um Atendente central telemarketing

Um Atendente central telemarketing trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.046,07 e R$ 2.127,60, com a média salarial de R$ 1.242,65 e o salário mediana em R$ 1.141,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atendente central telemarketing

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.242,65 14.911,77 310,66 6,67
1º Quartil 1.046,07 12.552,83 261,52 5,62
Salário Mediana 1.141,00 13.692,00 285,25 6,13
3º Quartil 1.622,60 19.471,16 405,65 8,71
Teto Salarial 2.127,60 25.531,16 531,90 11,43


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telemarketing

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.061 - 2.149 1.326,93 1.061,05 1.226,39 1.774,35 2.149,15
Uberlândia - MG 1.045 - 1.451 1.083,22 1.045,00 1.045,00 1.197,89 1.450,92
Barueri - SP 1.053 - 1.676 1.141,97 1.052,54 1.057,00 1.383,32 1.675,52
Curitiba - PR 1.043 - 1.854 1.193,51 1.043,37 1.083,84 1.530,59 1.853,89
Belo Horizonte - MG 1.061 - 1.917 1.264,87 1.060,70 1.144,17 1.582,49 1.916,76
Fortaleza - CE 1.044 - 1.512 1.115,52 1.043,59 1.100,00 1.247,95 1.511,55
Rio de Janeiro - RJ 1.078 - 2.274 1.406,87 1.078,44 1.345,00 1.877,16 2.273,68
Franca - SP 1.180 - 1.502 1.203,29 1.180,22 1.196,38 1.240,20 1.502,16
Brasília - DF 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Porto Alegre - RS 1.048 - 1.853 1.238,89 1.047,72 1.200,00 1.529,80 1.852,94
Jundiaí - SP 1.045 - 1.563 1.121,89 1.045,00 1.045,00 1.290,56 1.563,17
Blumenau - SC 1.072 - 1.676 1.150,98 1.071,71 1.071,82 1.384,05 1.676,40
Osasco - SP 1.117 - 2.318 1.369,25 1.116,82 1.224,00 1.914,08 2.318,39
Bauru - SP 1.170 - 1.581 1.223,72 1.169,55 1.198,53 1.305,58 1.581,36
São Bernardo do Campo - SP 1.133 - 1.759 1.267,30 1.132,53 1.262,00 1.452,34 1.759,12
Salvador - BA 1.068 - 1.565 1.136,18 1.068,18 1.085,10 1.291,69 1.564,54
Poa - SP 1.048 - 1.312 1.060,99 1.047,70 1.057,00 1.083,50 1.312,37
Joinville - SC 1.045 - 2.146 1.310,71 1.045,00 1.243,80 1.772,12 2.146,45
São Luís - MA 1.045 - 1.419 1.084,60 1.045,37 1.060,40 1.171,80 1.419,32
Maringá - PR 1.081 - 1.695 1.222,23 1.080,71 1.248,55 1.399,48 1.695,09


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.051 - 2.027 1.275,46 1.050,76 1.196,38 1.673,31 2.026,76
Minas Gerais 1.045 - 1.669 1.137,12 1.044,99 1.045,00 1.377,63 1.668,63
Paraná 1.042 - 1.839 1.199,60 1.042,38 1.100,00 1.518,52 1.839,28
Rio de Janeiro 1.067 - 2.302 1.383,62 1.067,44 1.296,73 1.900,55 2.302,01
Ceará 1.044 - 1.508 1.112,87 1.043,83 1.071,12 1.245,36 1.508,41
Santa Catarina 1.063 - 2.023 1.288,26 1.063,03 1.224,94 1.670,44 2.023,29
Rio Grande do Sul 1.058 - 1.870 1.264,58 1.057,69 1.265,63 1.543,79 1.869,89
Maranhão 1.045 - 1.542 1.114,39 1.045,00 1.060,40 1.273,03 1.541,93
Distrito Federal 1.084 - 2.085 1.337,36 1.083,65 1.267,12 1.721,79 2.085,49
Espírito Santo 1.052 - 1.773 1.244,71 1.051,92 1.243,39 1.463,74 1.772,93
Bahia 1.061 - 1.653 1.156,51 1.061,25 1.089,45 1.364,84 1.653,14
Pernambuco 1.045 - 2.226 1.253,63 1.045,00 1.058,40 1.837,91 2.226,13
Goiás 1.046 - 1.917 1.236,75 1.045,59 1.115,00 1.582,31 1.916,55
Pará 1.058 - 1.697 1.156,98 1.057,91 1.068,12 1.401,28 1.697,28
Mato Grosso do Sul 1.045 - 1.719 1.175,75 1.045,00 1.119,30 1.419,20 1.718,98
Paraíba 1.054 - 1.452 1.099,64 1.054,43 1.071,10 1.199,00 1.452,26
Amazonas 1.087 - 1.788 1.221,22 1.086,70 1.145,50 1.476,52 1.788,41
Piauí 1.085 - 5.533 1.963,50 1.084,81 1.100,00 4.568,05 5.532,96
Mato Grosso 1.055 - 1.942 1.251,93 1.055,12 1.131,00 1.603,52 1.942,23
Alagoas 1.045 - 1.842 1.187,05 1.045,00 1.071,20 1.520,88 1.842,14
Rio Grande do Norte 1.045 - 1.813 1.189,80 1.045,00 1.100,00 1.496,63 1.812,77
Sergipe 1.051 - 1.427 1.102,96 1.050,58 1.093,00 1.178,55 1.427,49
Tocantins 1.046 - 1.746 1.168,43 1.046,44 1.093,57 1.441,69 1.746,22
Rondônia 1.103 - 1.646 1.201,08 1.102,79 1.178,53 1.358,82 1.645,84
Acre 1.045 - 1.913 1.340,80 1.045,00 1.572,00 1.578,99 1.912,52
Roraima 1.049 - 1.675 1.194,68 1.048,50 1.200,00 1.383,24 1.675,42
Amapá 1.064 - 1.453 1.119,30 1.063,50 1.114,00 1.200,00 1.453,48


Principais locais de trabalho

Operadores de telemarketing atuam como assalariados, com carteira assinada ou como autônomos, em empresas que prestam serviços de teleatendimento a terceiros. No mercado, essas empresas são denominadas de: birô de teleatendimento, call centers, customer centers, contact centers. Também trabalham em serviços de teleatendimento de uma empresa, denominados de teleatendimento in house, cuja operação mais conhecida é o serviço de atendimento ao consumidor (sac). Geralmente têm jornada de trabalho de seis horas nos mais variados horários, diurno, noturno, rodízio de turno e horários irregulares, não fixos. As atividades são desenvolvidas com supervisão permanente, em ambiente fechado. É comum o trabalho sob pressão quando as filas de espera de atendimento aumentam. Estão sujeitos ao controle fonoaudiométrico periódico.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telemarketing

Para o acesso a essas ocupações requer-se o ensino médio completo até o ensino superior incompleto, seguidos de cursos básicos de qualificação de até duzentas horas-aula. A qualidade da voz e da audição são requisitos fundamentais para o trabalho. Em menos de um ano de experiência o profissional geralmente está apto ao desempenho pleno das atividades. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atendente central telemarketing

Operadores de telemarketing devem:

  • realizar retenção e recuperação de usuários de produtos e serviços;
  • atender usuários de produtos e ou serviços via teleatendimento;
  • cadastrar clientes;
  • prestar serviços técnicos e especializados;
  • oferecer serviços e produtos via teleatendimento;
  • seguir roteiros e scripts de teleatendimento ativo e/ ou receptivo;
  • cobrar débitos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • realizar pesquisas em tempo real, por telefone;

  • Atividades

    • fornecer informações;
    • descrever o produto;
    • depurar informações;
    • consultar área técnica;
    • negociar valor de débitos;
    • oferecer formas e condições de pagamento;
    • atualizar listas;
    • registrar informações com precisão;
    • demonstrar clareza de dicção;
    • finalizar contato;
    • demonstrar empatia;
    • agendar retorno (follow-up);
    • demonstrar objetividade;
    • finalizar pendências de serviços;
    • informar disponibilidade de serviços agregados;
    • indagar a satisfação do cliente sobre serviços prestados;
    • tomar decisões;
    • demonstrar capacidade de manuseio de sistema telefônico;
    • identificar necessidades do interlocutor;
    • consultar histórico;
    • identificar-se ao cliente;
    • confirmar dados;
    • fazer acompanhamento pós-atendimento (follow-up);
    • argumentar com o cliente;
    • avaliar perfil de consumo;
    • oferecer vantagens;
    • apresentar produtos e serviços;
    • comunicar débitos;
    • definir formas de pagamento;
    • atualizar cadastro por telefone;
    • acionar serviços emergenciais;
    • demonstrar agilidade no atendimento;
    • informar prazo de entrega;
    • registrar respostas em papel;
    • verificar disponibilidade de entrega;
    • informar sanções contratuais;
    • realizar serviços a usuários de transporte e turismo;
    • realizar triagem de atendimento;
    • pesquisar perfil do entrevistado;
    • confirmar dados cadastrais;
    • orientar a utilização de equipamentos de informática;
    • oferecer alternativas de produtos e serviços;
    • ouvir mensagem do cliente;
    • atender usuários de língua estrangeira;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • solicitar providências técnicas junto à área competente;
    • demonstrar capacidade de expressão oral;
    • oferecer soluções;
    • solicitar atualização cadastral por correio eletrônico (e-mail);
    • registrar respostas em formulário eletrônico;
    • demonstrar capacidade de trabalhar sob pressão;
    • demonstrar aptidão à microinformática;
    • administrar conflitos;
    • solicitar informações ao cliente;
    • realizar serviços técnicos a usuários de produtos industriais;
    • informar restrições ao crédito;
    • demonstrar agilidade de digitação;
    • orientar a utilização de aplicativos (software);
    • providenciar retirada de restrições ao crédito;
    • oferecer benefícios variados;
    • orientar usuário de telefonia;
    • seguir o código de ética;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita;
    • identificar clientes potenciais;
    • trabalhar a qualidade vocal;
    • demonstrar capacidade de expressão escrita e oral em língua estrangeira;
    • autocontrolar-se;
    • realizar serviços técnicos a usuários de instituições financeiras e securitárias;
    • negociar valores;
    • consultar supervisor;
    • abordar o cliente;
    • efetivar a venda;
    • negociar datas de pagamento;
    • realizar serviços técnicos a usuários de serviços de saúde;
    • enviar mensagens pós-atendimento;
    • demonstrar capacidade de compreensão escrita;
    • dar atendimento a usuários da internet;
    • trabalhar em equipe;
    • consultar manuais;
    • analisar reclamações com maior flexibilidade;
    • negociar descontos;
    • demonstrar compreensão oral (saber ouvir);
    • informar relação custo-benefício;
    • persuadir cliente ao consumo de produtos e serviços;
    • demonstrar o cliente a sua importância;
    • esclarecer dúvidas;
    • abrir chamados técnicos (ordens de serviços);
    • finalizar pendência técnica;
    • reverter a insatisfação do cliente;
    • prestar suporte técnico a aplicativos (software);
    • orientar o usuário;
    • identificar problemas;
    • direcionar atendimento;
    • demonstrar paciência;
    • aplicar questionário;
    • calcular encargos do débito;
    • evidenciar vantagens do produto ou serviço;
    • convencer o entrevistado à participação na pesquisa;
    • diagnosticar falhas de funcionamento de equipamentos;


    Setores que mais contratam Atendente central telemarketing no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Planos de saúde
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Lojas de departamentos ou magazines
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Serviços de telefonia fixa comutada - stfc
    • Laboratórios clínicos




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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