Salário para o cargo de Operador de rádio-chamada
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de rádio-chamada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de rádio-chamada

Um Operador de rádio-chamada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.670,12 e R$ 5.176,02, com a média salarial de R$ 2.533,99 e o salário mediana em R$ 1.946,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de rádio-chamada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.533,99 30.407,88 633,50 12,72
1º Quartil 1.670,12 20.041,46 417,53 8,38
Salário Mediana 1.946,00 23.352,00 486,50 9,77
3º Quartil 3.947,46 47.369,48 986,86 19,82
Teto Salarial 5.176,02 62.112,28 1.294,01 25,98


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 1.761 - 6.641 3.694,68 1.761,47 3.873,00 5.482,51 6.640,58
Macaé - RJ 2.864 - 6.164 4.014,73 2.863,67 4.345,00 5.089,35 6.164,38
São Paulo - SP 1.596 - 2.821 1.852,74 1.596,34 1.688,00 2.329,16 2.821,15
Vitoria - ES 2.161 - 4.530 2.880,04 2.160,54 2.824,00 3.740,23 4.530,27
Alfredo Chaves - ES 4.345 - 5.263 4.345,00 4.345,00 4.345,00 4.345,00 5.262,79
São Bernardo do Campo - SP 1.837 - 2.620 1.921,95 1.837,00 1.837,00 2.163,19 2.620,12
Porto Alegre - RS 1.460 - 2.570 1.777,26 1.459,85 1.854,00 2.122,14 2.570,40
Curitiba - PR 1.412 - 2.549 1.666,07 1.412,00 1.452,67 2.104,17 2.548,63
Maceió - AL 1.481 - 2.444 1.730,40 1.480,78 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Belo Horizonte - MG 1.412 - 2.574 1.618,41 1.412,00 1.508,00 2.125,00 2.573,86
Florianópolis - SC 2.148 - 3.067 2.420,69 2.148,43 2.503,00 2.532,10 3.066,96
Capão da Canoa - RS 1.723 - 2.246 1.796,91 1.723,00 1.854,00 1.854,00 2.245,62
Aracaju - SE 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Cotia - SP 1.837 - 2.440 1.880,71 1.837,00 1.837,00 2.014,50 2.440,02
Cascavel - PR 1.637 - 2.540 1.835,38 1.636,57 1.768,00 2.097,00 2.539,95
Serra - ES 1.878 - 2.482 1.984,88 1.877,96 2.049,00 2.049,00 2.481,81
Novo Hamburgo - RS 1.723 - 3.487 2.038,08 1.723,00 1.854,00 2.878,83 3.486,93
São José dos Campos - SP 1.553 - 2.970 1.769,87 1.553,00 1.553,00 2.452,38 2.970,40
Itaguaí - RJ 1.500 - 2.493 1.762,73 1.500,00 1.832,00 2.058,40 2.493,20
Sapucaia do Sul - RS 1.796 - 2.224 1.824,10 1.796,00 1.832,00 1.836,40 2.224,30


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.020 - 6.284 3.674,48 2.020,13 3.873,00 5.188,38 6.284,32
São Paulo 1.584 - 3.169 1.960,48 1.584,09 1.837,00 2.616,63 3.169,34
Espírito Santo 1.892 - 5.270 3.116,39 1.891,91 2.824,00 4.351,18 5.270,28
Rio Grande do Sul 1.646 - 2.613 1.866,73 1.646,41 1.854,00 2.157,00 2.612,62
Minas Gerais 1.412 - 2.195 1.529,12 1.412,00 1.413,00 1.811,88 2.194,60
Paraná 1.412 - 2.757 1.813,40 1.412,00 1.768,00 2.276,26 2.757,08
Santa Catarina 1.521 - 3.531 2.209,54 1.520,52 2.472,00 2.915,43 3.531,25
Alagoas 1.472 - 2.444 1.717,29 1.471,50 1.559,00 2.018,00 2.444,26
Sergipe 1.412 - 2.733 1.646,20 1.412,00 1.412,00 2.256,63 2.733,29
Mato Grosso 1.660 - 2.711 1.898,82 1.659,71 1.830,00 2.238,29 2.711,08
Pernambuco 1.989 - 6.391 3.894,52 1.989,00 4.555,00 5.276,60 6.391,18
Goiás 1.412 - 3.401 1.843,43 1.412,00 1.587,00 2.807,62 3.400,68
Distrito Federal 1.554 - 3.127 1.962,91 1.553,69 1.819,84 2.581,50 3.126,79
Bahia 1.711 - 7.711 3.190,73 1.711,00 3.000,00 6.366,00 7.710,69
Mato Grosso do Sul 1.412 - 2.751 1.664,73 1.412,00 1.500,00 2.271,00 2.750,70
Pará 1.900 - 5.243 3.147,78 1.900,00 3.481,00 4.329,00 5.243,41
Ceará 1.412 - 3.309 2.543,51 1.412,00 2.732,14 2.732,14 3.309,25


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rádio-chamada

Operadores de telefonia devem:

  • fornecer informações;
  • monitorar atendimentos;
  • atender o cliente;
  • comunicar-se;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • cadastrar informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • prestar serviços;
  • operar equipamentos;

  • Atividades

    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • atualizar código de grupo;
    • enviar mensagens;
    • acionar despertador automático;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • orientar trajeto do motorista;
    • acompanhar ligação;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • informar horário de atendimento;
    • atualizar cadastro;
    • informar tarifas;
    • ouvir o cliente;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • identificar tipo de chamada;
    • simular situações reais;
    • demonstrar cordialidade;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • saudar o cliente;
    • elaborar revezamento;
    • localizar pessoas;
    • redigir ordens de serviço;
    • digitar teclados;
    • identificar origem da chamada;
    • transmitir recados;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • anotar recados;
    • retornar contato com cliente;
    • demonstrar autocontrole;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • enviar correio eletrônico;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • informar ramais;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • relatar informações de troca de turno;
    • gravar informações;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • fazer monitoria ativa;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • digitar mensagem;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • especificar atendimentos diários;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • trocar senha do cliente;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • acessar códigos;
    • programar mensagem;
    • manter sigilo;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • interceptar ligações;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • demonstrar agilidade;
    • pronunciar-se claramente;
    • elaborar relatórios mensais;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • demonstrar pontualidade;
    • lançar ligações manualmente;
    • falar formalmente;
    • propor medidas corretivas;
    • demonstrar imparcialidade;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • ler mensagem para cliente;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • retransmitir mensagens;
    • operar pabx;
    • demonstrar segurança;
    • informar alteração de número telefônico;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • registrar reclamações de trote;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • bloquear ligações;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • demonstrar objetividade;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • identificar necessidades do cliente;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • identificar pontos de melhoria;
    • consultar terminal de informações;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • controlar frequência de funcionários;
    • sugerir agenda de folgas;
    • participar de cursos específicos;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • adequar o tom de voz;
    • demonstrar prontidão;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • informar fuso-horário;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • informar números de telefones internos;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • preencher bilhete;
    • dominar o idioma inglês;
    • registrar pendências de informações;
    • monitorar tempo de pausa;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar paciência;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • cadastrar números de telefones;
    • programar pabx;
    • consultar código de grupo;
    • demonstrar entusiasmo;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • transmitir informações corretamente;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • documentar serviços prestados;


    Setores que mais contratam Operador de rádio-chamada no mercado de trabalho

    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural
    • Uti móvel
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Obras de montagem industrial
    • Serviços móveis de atendimento a urgências, exceto por uti móvel
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Seleção e agenciamento de mão-de-obra




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Cartunista
    Artistas visuais, desenhistas industriais e conservadores-restauradores de bens culturais

    Cartunista