Salário para o cargo de Operador de rádio-chamada
CBO 4222-20 > Operadores de telefonia

Operador de rádio-chamada - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de rádio-chamada

Um Operador de rádio-chamada trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.188,45 e R$ 3.576,25, com a média salarial de R$ 1.717,24 e o salário mediana em R$ 1.401,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de rádio-chamada

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.717,24 20.606,91 429,31 8,51
1º Quartil 1.188,45 14.261,43 297,11 5,89
Salário Mediana 1.401,00 16.812,00 350,25 6,94
3º Quartil 2.727,40 32.728,83 681,85 13,51
Teto Salarial 3.576,25 42.915,03 894,06 17,71


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.237 - 1.951 1.383,75 1.236,61 1.318,26 1.610,82 1.951,08
Rio de Janeiro - RJ 1.339 - 4.286 2.216,93 1.338,54 2.000,00 3.538,35 4.285,76
Macaé - RJ 1.861 - 4.703 2.771,95 1.860,88 2.665,70 3.882,66 4.702,80
Vitoria - ES 1.763 - 2.848 2.003,64 1.763,40 1.950,00 2.351,17 2.847,81
Alfredo Chaves - ES 2.136 - 3.295 2.507,90 2.135,78 2.537,07 2.720,35 3.294,97
Porto Alegre - RS 1.287 - 2.263 1.515,48 1.287,25 1.358,82 1.868,49 2.263,17
Maceió - AL 1.125 - 1.494 1.166,64 1.124,58 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Curitiba - PR 1.344 - 2.516 1.584,77 1.343,82 1.375,01 2.077,33 2.516,12
Goiânia - GO 1.167 - 2.135 1.405,10 1.166,81 1.320,74 1.762,98 2.135,37
Belo Horizonte - MG 1.073 - 2.040 1.305,07 1.073,35 1.178,16 1.684,35 2.040,13
Florianópolis - SC 1.582 - 1.996 1.621,65 1.581,54 1.634,04 1.647,63 1.995,66
Salvador - BA 1.098 - 2.468 1.434,34 1.098,28 1.253,04 2.037,32 2.467,66
Cascavel - PR 1.167 - 1.819 1.253,70 1.166,58 1.195,29 1.501,47 1.818,63
Novo Hamburgo - RS 1.305 - 2.486 1.512,47 1.304,67 1.358,81 2.052,17 2.485,64
Capão da Canoa - RS 1.345 - 1.666 1.359,65 1.345,40 1.358,81 1.375,80 1.666,40
Xangri-La - RS 1.305 - 1.728 1.366,17 1.305,17 1.358,81 1.426,75 1.728,12
Varginha - MG 1.086 - 1.315 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.085,76 1.315,11
Juiz de Fora - MG 1.045 - 1.343 1.065,59 1.045,00 1.045,00 1.109,00 1.343,25
Santa Maria - RS 1.101 - 1.666 1.267,85 1.100,78 1.297,41 1.375,80 1.666,40
Jaguaruna - SC 1.375 - 1.665 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.375,01 1.665,45


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.237 - 2.119 1.424,23 1.236,57 1.341,85 1.749,63 2.119,20
Rio de Janeiro 1.407 - 4.503 2.394,36 1.406,56 2.139,78 3.717,35 4.502,57
Rio Grande do Sul 1.250 - 2.118 1.430,88 1.249,69 1.358,81 1.748,77 2.118,16
Espírito Santo 1.684 - 3.318 2.163,13 1.684,40 1.950,00 2.739,22 3.317,82
Minas Gerais 1.046 - 1.797 1.187,51 1.046,27 1.098,24 1.484,01 1.797,48
Paraná 1.158 - 2.516 1.549,65 1.157,83 1.501,47 2.077,02 2.515,74
Santa Catarina 1.222 - 2.090 1.449,09 1.221,88 1.375,01 1.725,78 2.090,32
Alagoas 1.119 - 1.494 1.164,83 1.118,70 1.154,51 1.233,10 1.493,56
Goiás 1.166 - 2.093 1.384,63 1.165,57 1.320,74 1.728,10 2.093,12
Bahia 1.061 - 2.373 1.358,27 1.061,05 1.100,00 1.959,25 2.373,10
Piauí 1.124 - 1.403 1.150,91 1.124,03 1.158,24 1.158,24 1.402,90
Distrito Federal 1.374 - 2.306 1.570,89 1.374,28 1.512,42 1.903,91 2.306,07
Sergipe 2.056 - 2.941 2.258,79 2.056,22 2.319,46 2.427,78 2.940,60
Pará 1.371 - 5.315 2.520,95 1.371,10 1.842,30 4.388,30 5.315,24
Amazonas 1.045 - 1.363 1.071,67 1.045,00 1.045,00 1.125,00 1.362,63


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de rádio-chamada

Operadores de telefonia devem:

  • monitorar atendimentos;
  • prestar serviços;
  • atender o cliente;
  • comunicar-se;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários;
  • operar equipamentos;
  • cadastrar informações;
  • fornecer informações;

  • Atividades

    • identificar necessidades do cliente;
    • controlar frequência de funcionários;
    • adequar o tom de voz;
    • informar horário de atendimento;
    • manter sigilo;
    • demonstrar pontualidade;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • monitorar tempo de pausa;
    • demonstrar imparcialidade;
    • elaborar relatórios mensais;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • ouvir o cliente;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • simular situações reais;
    • atualizar cadastro;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • preencher boleto de tarifa;
    • informar números de telefones internos;
    • cadastrar números de telefones;
    • orientar trajeto do motorista;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • interceptar ligações;
    • registrar reclamações de trote;
    • relatar informações de troca de turno;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • demonstrar cordialidade;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • especificar atendimentos diários;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • identificar pontos de melhoria;
    • identificar origem da chamada;
    • programar mensagem;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • informar tarifas;
    • atualizar código de grupo;
    • retornar contato com cliente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • dominar o idioma inglês;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • bloquear ligações;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • ler mensagem para cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • digitar mensagem;
    • demonstrar autocontrole;
    • informar alteração de número telefônico;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • transmitir informações corretamente;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • acionar despertador automático;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • trocar senha do cliente;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • consultar terminal de informações;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • falar formalmente;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • sugerir agenda de folgas;
    • identificar tipo de chamada;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • demonstrar entusiasmo;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • enviar mensagens;
    • demonstrar prontidão;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • retransmitir mensagens;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • registrar pendências de informações;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • digitar teclados;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • transmitir recados;
    • acessar códigos;
    • informar ramais;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • fazer monitoria ativa;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar agilidade;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • pronunciar-se claramente;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • operar pabx;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • enviar correio eletrônico;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar segurança;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • consultar código de grupo;
    • propor medidas corretivas;
    • anotar recados;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • documentar serviços prestados;
    • demonstrar objetividade;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • elaborar revezamento;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • localizar pessoas;
    • preencher bilhete;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • programar pabx;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • demonstrar paciência;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • gravar informações;
    • acompanhar ligação;
    • saudar o cliente;
    • lançar ligações manualmente;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • participar de cursos específicos;


    Setores que mais contratam Operador de rádio-chamada no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de rádio
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Serviços combinados para apoio a edifícios, exceto condomínios prediais
    • Serviço de táxi
    • Manutenção e reparação de outras máquinas e equipamentos para usos industriais não especificados anteriormente
    • Atividades técnicas relacionadas à engenharia e arquitetura
    • Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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