Salário para o cargo de Monitor de apoio ao teleatendimento
CBO 4222-15 > Operadores de telefonia

Monitor de apoio ao teleatendimento - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Monitor de apoio ao teleatendimento

Um Monitor de apoio ao teleatendimento trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.087,83 e R$ 3.023,71, com a média salarial de R$ 1.533,85 e o salário mediana em R$ 1.358,81 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Monitor de apoio ao teleatendimento

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.533,85 18.406,21 383,46 7,56
1º Quartil 1.087,83 13.053,99 271,96 5,36
Salário Mediana 1.358,81 16.305,72 339,70 6,70
3º Quartil 2.306,01 27.672,11 576,50 11,36
Teto Salarial 3.023,71 36.284,50 755,93 14,90


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.081 - 3.172 1.666,94 1.081,42 1.450,00 2.618,43 3.171,52
Curitiba - PR 1.110 - 2.353 1.438,54 1.109,67 1.331,34 1.942,31 2.352,58
Brasília - DF 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Belo Horizonte - MG 1.063 - 1.847 1.234,67 1.062,62 1.169,73 1.524,62 1.846,66
Fortaleza - CE 1.060 - 2.021 1.338,08 1.059,80 1.287,49 1.668,90 2.021,43
Novo Hamburgo - RS 1.225 - 1.505 1.236,43 1.224,98 1.239,02 1.242,55 1.505,01
Rio de Janeiro - RJ 1.160 - 3.056 1.675,93 1.159,75 1.500,00 2.522,97 3.055,90
Recife - PE 1.160 - 2.252 1.418,55 1.159,72 1.240,00 1.859,37 2.252,12
Goiânia - GO 1.106 - 1.894 1.260,36 1.106,09 1.201,62 1.564,07 1.894,45
Ribeirão Preto - SP 1.296 - 4.308 1.938,93 1.296,38 1.462,00 3.556,39 4.307,60
Barueri - SP 1.305 - 2.457 1.571,70 1.305,41 1.439,00 2.028,59 2.457,08
Salvador - BA 1.057 - 2.109 1.303,56 1.056,85 1.147,00 1.741,09 2.108,86
Vitoria - ES 1.569 - 2.189 1.647,70 1.568,52 1.608,55 1.807,22 2.188,96
Porto Alegre - RS 1.208 - 3.936 1.933,03 1.207,54 1.460,00 3.250,00 3.936,50
Bauru - SP 1.404 - 2.233 1.647,69 1.403,90 1.687,67 1.843,69 2.233,14
São Bernardo do Campo - SP 1.103 - 2.261 1.353,67 1.103,40 1.177,10 1.866,52 2.260,78
Guarulhos - SP 1.144 - 2.862 1.547,55 1.143,82 1.302,21 2.362,75 2.861,83
Campinas - SP 1.099 - 2.594 1.529,63 1.099,06 1.305,37 2.141,65 2.594,03
Santo André - SP 1.142 - 1.706 1.231,95 1.142,48 1.188,57 1.408,18 1.705,63
Campo Grande - MS 1.066 - 1.940 1.224,45 1.066,24 1.140,03 1.602,03 1.940,42


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.100 - 3.084 1.640,73 1.100,06 1.446,24 2.545,79 3.083,54
Minas Gerais 1.061 - 2.672 1.427,50 1.060,54 1.217,51 2.206,33 2.672,37
Paraná 1.126 - 2.393 1.460,51 1.126,48 1.369,68 1.975,92 2.393,30
Rio Grande do Sul 1.203 - 2.404 1.439,36 1.203,49 1.239,02 1.984,82 2.404,08
Distrito Federal 1.045 - 2.697 1.540,89 1.045,00 1.381,28 2.227,02 2.697,44
Santa Catarina 1.118 - 2.276 1.411,99 1.118,23 1.348,33 1.878,87 2.275,74
Ceará 1.066 - 2.013 1.340,46 1.066,04 1.287,49 1.661,93 2.012,98
Rio de Janeiro 1.167 - 2.870 1.627,41 1.167,43 1.477,09 2.369,31 2.869,78
Pernambuco 1.071 - 2.215 1.359,15 1.070,57 1.205,00 1.828,42 2.214,63
Goiás 1.095 - 2.023 1.284,83 1.095,22 1.203,23 1.669,81 2.022,52
Bahia 1.060 - 2.158 1.326,04 1.060,41 1.166,00 1.781,42 2.157,71
Espírito Santo 1.298 - 2.154 1.573,40 1.298,44 1.608,55 1.778,06 2.153,64
Mato Grosso do Sul 1.066 - 1.833 1.204,69 1.066,44 1.128,40 1.513,42 1.833,10
Paraíba 1.055 - 2.273 1.296,51 1.055,10 1.105,76 1.876,28 2.272,60
Mato Grosso 1.073 - 1.918 1.259,32 1.073,38 1.152,56 1.583,56 1.918,05
Pará 1.113 - 1.763 1.276,62 1.112,74 1.279,81 1.455,62 1.763,09
Amazonas 1.174 - 1.781 1.319,49 1.174,47 1.358,16 1.470,25 1.780,82
Rio Grande do Norte 1.055 - 2.110 1.348,37 1.055,28 1.266,10 1.741,94 2.109,89
Maranhão 1.152 - 2.309 1.417,50 1.151,79 1.251,82 1.906,70 2.309,45
Rondônia 1.045 - 1.761 1.189,54 1.045,00 1.128,00 1.454,15 1.761,31
Piauí 1.045 - 1.541 1.104,11 1.045,00 1.045,00 1.272,17 1.540,89
Sergipe 1.045 - 2.193 1.245,37 1.045,00 1.121,50 1.810,64 2.193,10
Tocantins 1.073 - 1.305 1.073,77 1.072,51 1.072,51 1.077,57 1.305,18
Alagoas 1.202 - 1.775 1.324,39 1.201,52 1.337,39 1.465,70 1.775,30


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Monitor de apoio ao teleatendimento

Operadores de telefonia devem:

  • elaborar escalas de trabalho;
  • atender o cliente;
  • monitorar atendimentos;
  • comunicar-se;
  • operar equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • treinar funcionários;
  • prestar serviços;
  • fornecer informações;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • programar mensagem;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • preencher bilhete;
    • digitar teclados;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • demonstrar prontidão;
    • especificar atendimentos diários;
    • cadastrar números de telefones;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • anotar recados;
    • demonstrar segurança;
    • demonstrar entusiasmo;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • enviar mensagens;
    • controlar frequência de funcionários;
    • atualizar código de grupo;
    • enviar correio eletrônico;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • informar fuso-horário;
    • demonstrar pontualidade;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • elaborar relatórios mensais;
    • ouvir o cliente;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • operar pabx;
    • documentar serviços prestados;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • informar alteração de número telefônico;
    • orientar trajeto do motorista;
    • informar números de telefones internos;
    • demonstrar cordialidade;
    • identificar tipo de chamada;
    • demonstrar paciência;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • relatar informações de troca de turno;
    • programar pabx;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • atualizar cadastro;
    • elaborar revezamento;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • fazer monitoria ativa;
    • acessar códigos;
    • transmitir recados;
    • gravar informações;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • demonstrar objetividade;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • demonstrar agilidade;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • localizar pessoas;
    • interceptar ligações;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • manter sigilo;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • falar formalmente;
    • transmitir informações corretamente;
    • retransmitir mensagens;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • registrar pendências de informações;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • simular situações reais;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • digitar mensagem;
    • identificar origem da chamada;
    • trocar senha do cliente;
    • redigir ordens de serviço;
    • informar ramais;
    • identificar pontos de melhoria;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • saudar o cliente;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • monitorar tempo de pausa;
    • bloquear ligações;
    • retornar contato com cliente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • acompanhar ligação;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • ler mensagem para cliente;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • pronunciar-se claramente;
    • lançar ligações manualmente;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • propor medidas corretivas;
    • informar horário de atendimento;
    • identificar necessidades do cliente;
    • sugerir agenda de folgas;
    • acionar despertador automático;
    • adequar o tom de voz;
    • preencher boleto de tarifa;
    • registrar reclamações de trote;
    • consultar terminal de informações;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • agendar chamadas com intérprete;
    • demonstrar autocontrole;
    • participar de cursos específicos;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • dominar o idioma inglês;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • informar tarifas;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • consultar código de grupo;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • demonstrar imparcialidade;


    Setores que mais contratam Monitor de apoio ao teleatendimento no mercado de trabalho

    • Atividades de teleatendimento
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Manutenção de estações e redes de telecomunicações
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Parques de diversão e parques temáticos
    • Atividades de vigilância e segurança privada




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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