Salário para o cargo de Operador de mesa telefônica
CBO 4222-05 > Operadores de telefonia

Operador de mesa telefônica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Operam equipamentos, atendem, transferem, cadastram e completam chamadas telefônicas locais, nacionais e internacionais, comunicando- se formalmente em português e/ou línguas estrangeiras. Auxiliam o cliente, fornecendo informações e prestando serviços gerais. Podem treinar funcionários e avaliar a qualidade de atendimento do operador, identificando pontos de melhoria.

Quanto ganha um Operador de mesa telefônica

Um Operador de mesa telefônica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.075,49 e R$ 2.268,08, com a média salarial de R$ 1.346,79 e o salário mediana em R$ 1.275,60 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de mesa telefônica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.346,79 16.161,53 336,70 7,49
1º Quartil 1.075,49 12.905,84 268,87 5,98
Salário Mediana 1.275,60 15.307,20 318,90 7,10
3º Quartil 1.729,73 20.756,81 432,43 9,62
Teto Salarial 2.268,08 27.216,95 567,02 12,62


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Trabalhadores de informações ao público
        • Operadores de telefonia

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.074 - 2.698 1.517,02 1.074,46 1.390,00 2.227,26 2.697,72
Belo Horizonte - MG 1.104 - 2.282 1.457,94 1.103,90 1.413,36 1.884,19 2.282,19
Curitiba - PR 1.131 - 1.868 1.291,03 1.130,52 1.193,00 1.542,59 1.868,44
Florianópolis - SC 1.177 - 1.951 1.434,35 1.177,23 1.496,00 1.610,84 1.951,09
Salvador - BA 1.094 - 1.870 1.272,31 1.093,62 1.229,01 1.544,09 1.870,24
São Jose - SC 1.228 - 1.861 1.439,07 1.227,58 1.499,01 1.536,36 1.860,88
Brasília - DF 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Rio de Janeiro - RJ 1.200 - 2.296 1.476,40 1.199,64 1.389,10 1.895,28 2.295,62
Porto Alegre - RS 1.061 - 1.914 1.229,18 1.061,40 1.116,37 1.580,07 1.913,83
Goiânia - GO 1.143 - 1.757 1.286,55 1.142,93 1.290,77 1.450,97 1.757,46
Barueri - SP 1.241 - 1.873 1.426,73 1.241,29 1.496,00 1.546,75 1.873,47
Londrina - PR 1.188 - 2.276 1.512,24 1.188,43 1.496,00 1.879,00 2.275,91
Lauro de Freitas - BA 1.118 - 1.593 1.203,07 1.117,95 1.191,21 1.314,85 1.592,58
Joinville - SC 1.147 - 1.736 1.259,35 1.146,75 1.229,01 1.433,28 1.736,04
Recife - PE 1.056 - 1.529 1.114,59 1.055,90 1.071,93 1.262,22 1.528,83
Fortaleza - CE 1.052 - 1.606 1.151,24 1.052,06 1.111,49 1.326,24 1.606,38
São José dos Campos - SP 1.045 - 1.975 1.239,84 1.045,00 1.100,00 1.630,81 1.975,29
Bauru - SP 1.215 - 1.780 1.340,27 1.215,33 1.338,15 1.469,51 1.779,91
Teresina - PI 1.045 - 1.485 1.113,23 1.045,00 1.082,86 1.226,35 1.485,39
São José do Rio Preto - SP 1.189 - 2.168 1.436,44 1.188,57 1.386,00 1.790,24 2.168,40


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.127 - 2.413 1.479,02 1.127,41 1.411,18 1.992,30 2.413,13
Santa Catarina 1.173 - 1.959 1.409,70 1.172,98 1.496,00 1.617,33 1.958,96
Paraná 1.111 - 2.024 1.344,46 1.110,95 1.299,56 1.670,79 2.023,71
Minas Gerais 1.075 - 2.210 1.394,04 1.075,47 1.361,53 1.824,48 2.209,86
Bahia 1.084 - 1.784 1.235,39 1.083,84 1.191,21 1.472,96 1.784,09
Rio Grande do Sul 1.059 - 1.989 1.273,79 1.059,40 1.204,98 1.641,91 1.988,73
Rio de Janeiro 1.164 - 2.213 1.441,27 1.164,43 1.378,32 1.827,43 2.213,44
Goiás 1.107 - 1.752 1.263,35 1.107,35 1.248,00 1.446,28 1.751,78
Distrito Federal 1.041 - 1.983 1.258,54 1.041,04 1.184,45 1.637,49 1.983,38
Pernambuco 1.054 - 1.569 1.124,21 1.054,15 1.071,93 1.295,60 1.569,27
Ceará 1.047 - 1.611 1.148,15 1.047,36 1.111,49 1.330,34 1.611,35
Mato Grosso 1.047 - 1.822 1.195,23 1.046,98 1.100,00 1.504,53 1.822,33
Espírito Santo 1.091 - 1.907 1.284,56 1.091,19 1.208,75 1.574,53 1.907,12
Piauí 1.045 - 1.481 1.112,80 1.045,00 1.082,86 1.222,43 1.480,64
Rio Grande do Norte 1.042 - 2.042 1.281,50 1.042,17 1.150,00 1.685,77 2.041,86
Pará 1.049 - 2.042 1.279,34 1.049,04 1.174,00 1.685,56 2.041,60
Maranhão 1.050 - 1.538 1.136,03 1.050,49 1.081,60 1.269,69 1.537,89
Alagoas 1.045 - 1.511 1.102,56 1.045,00 1.047,96 1.247,27 1.510,73
Paraíba 1.037 - 1.870 1.184,92 1.036,84 1.061,60 1.543,83 1.869,94
Mato Grosso do Sul 1.079 - 1.678 1.206,51 1.078,74 1.180,00 1.385,50 1.678,16
Amazonas 1.079 - 1.707 1.219,98 1.078,67 1.180,67 1.409,39 1.707,10
Sergipe 1.057 - 1.486 1.136,41 1.056,84 1.147,98 1.226,55 1.485,63
Rondônia 1.078 - 1.719 1.205,33 1.077,61 1.154,50 1.419,22 1.719,00
Acre 1.212 - 1.658 1.317,56 1.212,30 1.341,00 1.369,00 1.658,17
Amapá 1.087 - 1.840 1.386,31 1.086,76 1.495,16 1.518,92 1.839,76
Tocantins 1.061 - 1.588 1.152,37 1.061,46 1.134,01 1.310,99 1.587,91
Roraima 1.045 - 1.385 1.073,48 1.045,00 1.059,00 1.143,76 1.385,36


Principais locais de trabalho

Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de telefonia

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de mesa telefônica

Operadores de telefonia devem:

  • prestar serviços;
  • fornecer informações;
  • operar equipamentos;
  • atender o cliente;
  • comunicar-se;
  • monitorar atendimentos;
  • treinar funcionários;
  • elaborar escalas de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cadastrar informações;

  • Atividades

    • programar mensagem;
    • retransmitir mensagens;
    • interceptar ligações;
    • elaborar gráficos de desempenho;
    • demonstrar cordialidade;
    • verificar diariamente correio eletrônico;
    • atualizar código de grupo;
    • demonstrar paciência;
    • demonstrar pontualidade;
    • direcionar cliente a outros serviços;
    • completar ligações terra-bordo e bordo-terra;
    • fazer monitoria ativa;
    • registrar pendências de informações;
    • informar sobre eventos e cursos;
    • verificar cumprimento das normas de atendimento;
    • manter sigilo;
    • transmitir recados;
    • demonstrar prontidão;
    • identificar-se (nome do atendente);
    • agendar chamadas com intérprete;
    • completar chamadas nacionais e internacionais;
    • informar fuso-horário;
    • orientar funcionários sobre mudanças de procedimento;
    • participar de cursos específicos;
    • avaliar qualidade de atendimento do operador;
    • ler mensagem para cliente;
    • informar valor de ligações concluídas via operador;
    • operar plataforma de atendimento telefônico;
    • cadastrar telefone e ramal de funcionários;
    • localizar veículo mais próximo do usuário;
    • transmitir informações corretamente;
    • controlar frequência de funcionários;
    • elaborar revezamento;
    • pesquisar normas para ligações internacionais (info);
    • anotar recados;
    • responder a questionários de avaliação interna;
    • digitar mensagem;
    • identificar código de serviço na tela do computador;
    • orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa;
    • operar pabx;
    • encaminhar reclamações ao supervisor;
    • acompanhar ligação;
    • atualizar painel de informações de eventos;
    • simular situações reais;
    • demonstrar entusiasmo;
    • responder questionários mensais sobre procedimentos operacionais;
    • preencher bilhete;
    • informar ramais;
    • informar números de telefones internos;
    • despertar hóspedes pelo telefone;
    • preencher boleto de tarifa;
    • intermediar transmissão de informações entre motorista e cliente;
    • localizar pessoas;
    • transmitir normas de atendimento padrão;
    • interpretar mensagem do cliente;
    • otimizar distribuição de operadores;
    • adequar o tom de voz;
    • pesquisar restrições do telefone;
    • atualizar painel de procedimentos;
    • consultar terminal de informações;
    • demonstrar respeito com o cliente;
    • intermediar ligação entre surdo e ouvinte;
    • ouvir o cliente;
    • identificar necessidades do cliente;
    • trocar senha do cliente;
    • conservar equipamentos de trabalho;
    • informar tarifas;
    • permutar dias e turnos de trabalho;
    • solicitar auxílio de operadoras internacionais;
    • instruir funcionários sobre sistemas operacionais;
    • demonstrar imparcialidade;
    • falar formalmente;
    • analisar fluxo diário de ligações;
    • identificar pontos de melhoria;
    • informar horário de atendimento;
    • programar pabx;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • identificar origem da chamada;
    • enviar mensagens;
    • atualizar cadastro;
    • transferir chamadas internas e externas;
    • consultar banco de dados de procedimentos via internet;
    • demonstrar autocontrole;
    • elaborar relatórios mensais;
    • relatar informações de troca de turno;
    • saudar o cliente;
    • consultar código de grupo;
    • replicar informações da empresa aos funcionários;
    • cadastrar telefone e ramais de empresas;
    • atentar para comunicados na tela do computador;
    • acompanhar execução dos trabalhos;
    • propor medidas corretivas;
    • reorientar práticas de trabalho (reciclagem);
    • enviar correio eletrônico;
    • sondar tipo de solicitação de serviço;
    • averiguar números solicitados no exterior;
    • acionar despertador automático;
    • cadastrar números de telefones;
    • demonstrar objetividade;
    • monitorar tempo de pausa;
    • informar endereços da empresa e filiais;
    • digitar teclados;
    • registrar reclamações de trote;
    • retornar contato com cliente;
    • redigir ordens de serviço;
    • dominar o idioma inglês;
    • monitorar tempo de atendimento;
    • preencher livros de ocorrências diárias;
    • viabilizar descanso de onze horas;
    • informar procedimentos de chamadas ddd e ddi;
    • orientar trajeto do motorista;
    • gravar informações;
    • difundir alerta aos funcionários;
    • informar alteração de número telefônico;
    • informar códigos de área nacionais e internacionais;
    • especificar atendimentos diários;
    • demonstrar agilidade;
    • lançar ligações manualmente;
    • pronunciar-se claramente;
    • redimensionar escala de trabalho para feriados e datas especiais;
    • remanejar dias e turnos de trabalho conforme fluxo de ligações;
    • escutar atentamente (saber ouvir);
    • sugerir agenda de folgas;
    • demonstrar segurança;
    • comunicar-se em outros idiomas;
    • pesquisar banco de dados telefônico;
    • acessar códigos;
    • identificar tipo de chamada;
    • higienizar equipamentos de trabalho;
    • bloquear ligações;
    • informar números de telefones nacionais e internacionais;
    • documentar serviços prestados;


    Setores que mais contratam Operador de mesa telefônica no mercado de trabalho

    • Limpeza em prédios e em domicílios
    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros
    • Atividades de teleatendimento
    • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na internet
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Outras obras de acabamento da construção




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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