Salário para o cargo de Operador de telecobrança
CBO 4213-10 > Cobradores

Operador de telecobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Quanto ganha um Operador de telecobrança

Um Operador de telecobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.052,52 e R$ 2.400,15, com a média salarial de R$ 1.300,54 e o salário mediana em R$ 1.150,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de telecobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.300,54 15.606,46 325,13 6,78
1º Quartil 1.052,52 12.630,27 263,13 5,48
Salário Mediana 1.150,00 13.800,00 287,50 5,99
3º Quartil 1.830,46 21.965,49 457,61 9,54
Teto Salarial 2.400,15 28.801,81 600,04 12,51


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Caixas, bilheteiros
        • Cobradores

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.050 - 2.620 1.362,90 1.049,60 1.078,20 2.163,25 2.620,19
Fortaleza - CE 1.052 - 1.458 1.116,87 1.051,87 1.110,14 1.203,95 1.458,27
Curitiba - PR 1.061 - 1.948 1.245,03 1.060,75 1.156,86 1.608,41 1.948,15
Belo Horizonte - MG 1.074 - 1.789 1.200,33 1.074,06 1.134,65 1.476,80 1.788,74
Ribeirão Preto - SP 1.096 - 1.836 1.315,45 1.095,80 1.352,00 1.516,14 1.836,39
Araçatuba - SP 1.096 - 1.424 1.134,75 1.095,65 1.124,57 1.175,74 1.424,09
Joinville - SC 1.237 - 2.477 1.458,40 1.237,38 1.272,60 2.045,26 2.477,29
Natal - RN 1.177 - 1.507 1.206,74 1.177,14 1.202,90 1.244,08 1.506,86
Uberlândia - MG 1.045 - 1.600 1.122,96 1.045,00 1.045,00 1.320,93 1.599,95
Rio de Janeiro - RJ 1.083 - 3.217 1.572,25 1.082,88 1.300,00 2.656,22 3.217,30
Porto Alegre - RS 1.124 - 2.399 1.377,80 1.123,55 1.180,75 1.980,73 2.399,12
Anápolis - GO 1.100 - 1.453 1.124,78 1.099,54 1.100,00 1.199,91 1.453,36
Brasília - DF 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Santana de Parnaíba - SP 1.048 - 1.615 1.128,61 1.047,60 1.057,00 1.333,65 1.615,35
Goiânia - GO 1.084 - 2.400 1.403,60 1.084,30 1.260,39 1.981,20 2.399,69
Campinas - SP 1.045 - 2.721 1.429,00 1.045,00 1.197,26 2.246,09 2.720,53
Rio Verde - GO 1.070 - 1.371 1.090,48 1.070,44 1.080,00 1.131,63 1.370,67
Foz do Iguaçu - PR 1.141 - 1.575 1.193,85 1.141,22 1.156,86 1.300,60 1.575,33
São Bernardo do Campo - SP 1.052 - 2.143 1.261,86 1.051,64 1.125,54 1.769,54 2.143,32
Sorocaba - SP 1.051 - 1.610 1.131,36 1.050,73 1.050,83 1.329,61 1.610,47


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.049 - 2.419 1.341,55 1.049,25 1.142,00 1.997,12 2.418,98
Minas Gerais 1.046 - 1.785 1.186,64 1.046,15 1.105,04 1.473,69 1.784,98
Paraná 1.072 - 2.038 1.278,39 1.071,54 1.180,57 1.682,24 2.037,58
Ceará 1.052 - 1.470 1.119,04 1.051,57 1.110,14 1.213,47 1.469,79
Santa Catarina 1.174 - 2.422 1.434,18 1.173,70 1.272,60 1.999,41 2.421,75
Goiás 1.073 - 1.881 1.210,07 1.072,70 1.100,00 1.552,68 1.880,66
Rio Grande do Sul 1.135 - 2.452 1.420,48 1.134,99 1.261,75 2.024,69 2.452,36
Rio de Janeiro 1.080 - 3.074 1.538,11 1.080,11 1.284,00 2.538,29 3.074,45
Rio Grande do Norte 1.172 - 1.519 1.207,86 1.171,67 1.202,90 1.253,98 1.518,85
Distrito Federal 1.058 - 2.150 1.248,44 1.058,00 1.058,38 1.774,91 2.149,82
Espírito Santo 1.045 - 1.867 1.195,91 1.045,00 1.100,00 1.541,39 1.866,98
Pernambuco 1.069 - 2.193 1.312,23 1.068,61 1.170,00 1.810,36 2.192,76
Mato Grosso 1.053 - 2.426 1.406,09 1.053,07 1.260,00 2.002,80 2.425,85
Maranhão 1.069 - 1.648 1.192,08 1.069,04 1.183,21 1.360,20 1.647,51
Bahia 1.039 - 2.350 1.329,28 1.038,85 1.130,00 1.940,46 2.350,34
Mato Grosso do Sul 1.086 - 1.958 1.284,61 1.085,62 1.238,00 1.616,35 1.957,77
Rondônia 1.046 - 1.793 1.186,41 1.045,73 1.128,00 1.479,94 1.792,55
Pará 1.097 - 2.190 1.344,99 1.097,23 1.226,00 1.808,04 2.189,95
Tocantins 1.061 - 1.785 1.197,69 1.060,90 1.130,31 1.473,81 1.785,13
Piauí 1.070 - 1.687 1.174,47 1.070,29 1.117,84 1.392,58 1.686,74
Amazonas 1.147 - 2.384 1.450,54 1.147,33 1.304,78 1.968,44 2.384,24
Paraíba 1.075 - 2.490 1.407,79 1.075,38 1.185,00 2.055,57 2.489,77
Alagoas 1.047 - 2.383 1.344,97 1.047,34 1.200,00 1.967,26 2.382,81
Sergipe 1.078 - 2.250 1.299,34 1.077,83 1.150,78 1.857,67 2.250,06
Acre 1.123 - 1.617 1.185,30 1.123,07 1.128,60 1.335,31 1.617,37
Amapá 1.045 - 1.803 1.192,67 1.045,00 1.087,94 1.488,24 1.802,60
Roraima 1.045 - 1.951 1.193,34 1.045,00 1.045,00 1.610,87 1.951,13


Principais locais de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.


O que é preciso para trabalhar na área dos Cobradores

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de telecobrança

Cobradores devem:

  • comunicar-se com devedor;
  • atualizar cadastro;
  • preparar cobrança;
  • informar ao devedor;
  • registrar histórico da ação de cobrança;
  • identificar cobranças indevidas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • cobrar valores devidos;

  • Atividades

    • verificar prioridade do débito para o devedor;
    • encaminhar processo ao departamento jurídico;
    • demonstrar segurança;
    • pesquisar informações omissas no cadastro;
    • informar locais de pagamento;
    • consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
    • localizar pagamento efetuado;
    • analisar títulos e documentos de cobrança;
    • definir data de promessa de pagamento;
    • verificar fatos geradores da dívida;
    • operar sistema de telefonia;
    • conscientizar devedor sobre a responsabilidade da dívida;
    • consultar instituições públicas;
    • demonstrar habilidade numérica;
    • informar devedor sobre o débito;
    • verificar veracidade das informações coletadas;
    • entregar comprovantes de recebimentos de valores;
    • identificar-se ao devedor;
    • apresentar para o devedor títulos devidos;
    • requisitar certidão negativa no fórum e ou cartórios;
    • contatar fiador ou avalista;
    • demonstrar dinamismo;
    • avaliar estado físico do bem;
    • localizar o devedor pessoalmente;
    • anexar documentos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • demonstrar perseverança;
    • levantar informações sobre o devedor;
    • acompanhar cumprimento do acordo formalizado;
    • levantar hipóteses de fraude;
    • analisar razões da inadimplência;
    • negociar formas de pagamento com o devedor;
    • recuperar mercadorias não pagas;
    • registrar ações realizadas no contato com devedor;
    • encaminhar títulos ao cartório;
    • consultar guias de cep (código de endereçamento postal);
    • suspender cobrança até o prazo acordado;
    • localizar bens dados como garantia de dívida;
    • solicitar comprovante de pagamento ou cancelamento;
    • demonstrar disciplina;
    • informar ao devedor as vantagens da recuperação do crédito;
    • notificar débito através de carta;
    • manter privacidade da dívida com terceiros;
    • demonstrar postura profissional;
    • confirmar improcedência da cobrança;
    • elaborar itinerário de cobrança;
    • notificar ao devedor sua inclusão nos órgãos de proteção ao crédito;
    • rastrear localização das mercadorias devolvidas;
    • demonstrar ambição;
    • adaptar linguagem conforme o devedor e o produto;
    • demonstrar capacidade de intuição;
    • verificar situação financeira do devedor;
    • demonstrar habilidade para cálculos financeiros;
    • analisar histórico creditício do devedor;
    • coletar informações cadastrais por meios eletrônicos e de telecomunicações;
    • fechar negociações com devedor;
    • elaborar relatório de encerramento da cobrança;
    • levantar informações junto à vizinhança e local de trabalho;
    • lidar com conflitos;
    • consultar instituições financeiras;
    • consultar legislação (código civil, comercial e do consumidor);
    • realizar acordos com entradas simbólicas;
    • agrupar documentos;
    • demonstrar disposição para viagem;
    • informar sobre sanções do não cumprimento do acordo;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • confrontar cadastro com coleta de informações;
    • demonstrar objetividade;
    • informar sobre campanhas de desconto;
    • definir estratégias de cobrança;
    • elaborar relatórios de prestação de contas;
    • solicitar reabilitação do devedor junto aos órgãos de proteção de crédito;
    • consultar informações cartográficas;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • identificar o responsável pelo pagamento da dívida;
    • emitir recibos;
    • ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
    • transmitir confiança;
    • adaptar meios de cobrança à pessoa física ou jurídica;
    • demonstrar polidez;
    • registrar informações da negociação;
    • receber outros bens em troca das dívidas;
    • demonstrar paciência;
    • operar meios eletrônicos;
    • informar devedor sobre as consequências da inadimplência;
    • demonstrar desinibição;
    • analisar faixa de atraso, valor e região;
    • verificar veracidade do comprovante do pagamento;


    Setores que mais contratam Operador de telecobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Comércio varejista de livros
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Administração de cartões de crédito
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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