Salário para o cargo de Chefe de cobrança
CBO 4201-10 > Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Chefe de cobrança - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Supervisionam diretamente, lideram e motivam uma equipe de trabalhadores que prestam serviços de atendimento ao público ou coletam informações e documentos, tais como, caixas e bilheteiros, coletadores de apostas e de jogos, recepcionistas, telefonistas e operadores de telemarketing e atendimento, cobradores, entrevistadores e recenseadores, intermediando relações entre clientes e prestadores de serviços e ou funcionários e entre pesquisadores e informantes, planejam e administram o trabalho da equipe, definindo rotinas de trabalho, técnicas de abordagem de clientes e informantes e estratégias para cumprimentos de metas e prazos, identificando prioridades e suprindo materiais e equipamentos para execução dos serviços, bem como o seu desenvolvimento profissional, controlam atividades financeiras.

Quanto ganha um Chefe de cobrança

Um Chefe de cobrança trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.992,26 e R$ 6.820,55, com a média salarial de R$ 3.177,18 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Chefe de cobrança

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.177,18 38.126,12 794,29 14,79
1º Quartil 1.992,26 23.907,14 498,07 9,27
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 11,64
3º Quartil 5.201,64 62.419,68 1.300,41 24,21
Teto Salarial 6.820,55 81.846,55 1.705,14 31,75


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores de serviços administrativos
    • Trabalhadores de atendimento ao público
      • Supervisores de atendimento ao público
        • Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.983 - 10.045 3.987,62 1.982,68 2.803,00 8.293,37 10.045,18
Curitiba - PR 1.781 - 5.891 2.835,85 1.781,02 2.259,50 4.863,46 5.890,77
Fortaleza - CE 1.629 - 4.040 2.200,13 1.629,10 2.000,00 3.335,08 4.039,55
Belo Horizonte - MG 1.902 - 6.016 3.019,44 1.902,05 2.604,50 4.966,71 6.015,82
Bauru - SP 2.160 - 5.132 3.015,75 2.159,71 2.826,00 4.236,88 5.131,83
Rio de Janeiro - RJ 1.769 - 7.864 3.881,18 1.769,27 3.500,00 6.492,65 7.864,10
Porto Alegre - RS 2.055 - 6.505 3.333,95 2.055,08 3.000,00 5.370,72 6.505,18
Ribeirão Preto - SP 2.384 - 6.384 3.328,05 2.384,24 2.851,00 5.270,56 6.383,86
Joinville - SC 2.125 - 5.115 2.908,74 2.125,02 2.631,00 4.223,12 5.115,17
Campo Grande - MS 1.898 - 5.961 3.047,16 1.898,11 2.500,00 4.921,40 5.960,95
Goiânia - GO 1.865 - 6.895 3.201,21 1.865,20 2.560,00 5.692,23 6.894,60
Uberlândia - MG 1.675 - 4.573 2.490,80 1.675,00 2.134,00 3.775,25 4.572,70
Barueri - SP 2.328 - 11.380 4.432,99 2.327,81 2.875,00 9.395,36 11.379,95
Recife - PE 1.766 - 4.771 2.595,50 1.766,48 2.403,00 3.939,18 4.771,26
Brasília - DF 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Sorocaba - SP 1.948 - 4.260 2.426,57 1.947,78 2.084,00 3.517,33 4.260,30
São Caetano do Sul - SP 2.174 - 3.375 2.336,27 2.174,25 2.215,00 2.786,29 3.374,84
Araçatuba - SP 2.051 - 3.746 2.388,53 2.050,88 2.199,00 3.092,75 3.746,03
Osasco - SP 2.052 - 5.631 2.977,05 2.052,38 2.387,50 4.648,77 5.630,73
Maringá - PR 1.818 - 6.152 2.791,57 1.817,87 2.078,00 5.079,38 6.152,29


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.996 - 8.720 3.661,56 1.996,48 2.700,00 7.198,91 8.719,54
Paraná 1.741 - 5.713 2.749,93 1.741,33 2.170,00 4.716,64 5.712,94
Minas Gerais 1.711 - 5.451 2.752,38 1.710,70 2.386,50 4.500,48 5.451,12
Ceará 1.631 - 4.152 2.231,94 1.631,36 2.000,00 3.427,65 4.151,67
Rio Grande do Sul 1.843 - 5.834 3.060,91 1.843,40 3.000,00 4.816,80 5.834,25
Rio de Janeiro 1.621 - 8.550 3.750,56 1.620,78 2.981,00 7.058,63 8.549,62
Santa Catarina 1.932 - 6.024 3.074,90 1.931,89 2.710,00 4.973,68 6.024,27
Goiás 1.686 - 7.700 3.297,70 1.685,84 2.500,00 6.357,23 7.700,07
Mato Grosso do Sul 1.871 - 5.677 2.963,44 1.871,26 2.500,00 4.687,26 5.677,35
Maranhão 1.451 - 4.020 2.008,58 1.451,47 1.590,00 3.318,94 4.020,00
Pernambuco 1.740 - 5.021 2.601,63 1.740,17 2.387,65 4.145,64 5.021,33
Pará 1.433 - 3.957 2.057,68 1.433,00 1.757,00 3.267,00 3.957,09
Bahia 1.521 - 5.415 2.443,86 1.520,80 1.920,00 4.470,40 5.414,68
Distrito Federal 1.653 - 5.058 2.517,42 1.653,40 2.044,00 4.175,90 5.057,98
Espírito Santo 1.425 - 4.591 2.506,08 1.424,67 2.373,00 3.790,56 4.591,23
Mato Grosso 1.444 - 4.913 2.371,71 1.443,75 1.981,50 4.055,88 4.912,60
Piauí 1.666 - 3.970 2.464,35 1.666,20 2.486,00 3.277,80 3.970,17
Amazonas 1.906 - 5.702 2.716,33 1.905,50 2.040,00 4.708,00 5.702,47
Alagoas 1.615 - 2.456 1.863,98 1.615,49 1.946,00 2.027,33 2.455,57
Rondônia 1.460 - 3.324 1.905,06 1.460,00 1.768,00 2.743,96 3.323,57
Sergipe 1.827 - 4.651 2.572,50 1.827,33 2.215,00 3.839,67 4.650,72
Tocantins 1.450 - 4.269 2.332,67 1.450,00 2.075,00 3.524,50 4.268,98
Rio Grande do Norte 1.573 - 4.191 2.363,88 1.572,50 2.058,50 3.460,00 4.190,86
Paraíba 1.694 - 4.078 2.169,50 1.694,00 1.800,00 3.367,00 4.078,21
Acre 1.412 - 2.798 1.722,33 1.412,00 1.600,00 2.310,00 2.797,94


Principais locais de trabalho

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa atuam em empresas de prestação de serviços de atividades auxiliares da intermediação financeira, atividades recreativas, culturais e desportivas, pesquisa e desenvolvimento, alojamento e alimentação, saúde e serviços sociais, dentre outras. São assalariados com carteira assinada, trabalham em equipe, com supervisão permanente, em ambiente fechado e em horário diurno, o supervisor de coletadores de apostas e de jogos também trabalha à noite e o supervisor de telemarketing e atendimento trabalha atendimentos noturnos e rodízio de turnos. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse. Os supervisor de coletadores de apostas e de jogos, os supervisores de telemarketing e atendimento e o de cobrança podem estar expostos a ruído intenso.


O que é preciso para trabalhar na área dos Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa

O exercício desse cargo requer, no mínimo, o ensino médio completo e de um a dois anos de experiência na área supervisionada. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Chefe de cobrança

Supervisores de atendimento ao público e de pesquisa devem:

  • avaliar qualidade dos serviços;
  • planejar trabalho da equipe;
  • qualificar equipe de trabalho;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atender público e informantes;
  • administrar pessoal;
  • controlar atividades financeiras;
  • supervisionar execução dos serviços;

  • Atividades

    • administrar conflitos entre funcionários e clientes;
    • emitir relatórios de controle e desempenho;
    • realizar contatos periódicos com clientes e não-clientes;
    • agir com desenvoltura;
    • atuar com dinamismo;
    • aplicar penalidades aos funcionários;
    • criar relacionamento interpessoal;
    • elaborar cronograma de trabalho;
    • demonstrar atitude proativa;
    • propor fechamento de contratos;
    • confrontar dados coletados;
    • avaliar atendimento pessoal ao cliente e informante;
    • encaminhar títulos não pagos para providências de restrições e recuperações de créditos;
    • agir com criatividade;
    • conferir faturas;
    • agir com flexibilidade;
    • agir com ética e atitude profissional;
    • criticar questionários preenchidos;
    • avaliar desempenho dos funcionários;
    • monitorar atendimento telefônico;
    • orçar custos;
    • promover reuniões;
    • divulgar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • receber informações para cadastramento de apostadores;
    • distribuir carga de trabalho individual e da equipe;
    • controlar movimentação de questionários;
    • analisar relatórios;
    • intermediar conflitos entre áreas internas;
    • definir rotinas de trabalho;
    • supervisionar cumprimento de tarefas e metas estabelecidas;
    • propor admissões de funcionários;
    • propor desligamentos de funcionários;
    • avaliar desempenho de sistemas e equipamentos;
    • providenciar deslocamento e hospedagem de clientes em caso de impossibilidade de atendimento;
    • providenciar substituição de insumos pesquisados;
    • rever rotinas de trabalho;
    • prestar informações ao público e informantes;
    • treinar empregados em novos serviços e tecnologias;
    • definir preço de vendas de produtos;
    • orientar trabalho dos empregados;
    • propor promoções de funcionários;
    • propor concessão de benefícios de incentivos à funcionários;
    • esclarecer dúvidas dos funcionários;
    • controlar ligações telefônicas;
    • informar clientes e informantes sobre providências solicitadas;
    • monitorar atendimento via correio eletrônico e postal;
    • conferir numerário e produtos do caixa;
    • definir alternativas de negociação para retenção do cliente;
    • inventariar móveis, equipamentos e produtos;
    • relatar falhas do processo de trabalho;
    • negociar pagamentos com devedores;
    • identificar necessidades dos clientes e não-clientes;
    • relatar necessidades de clientes e não clientes;
    • suprir materiais e equipamentos para execução dos serviços;
    • definir técnicas de abordagem de clientes e informantes;
    • acompanhar cumprimento de metas e prazos estabelecidos de trabalho;
    • identificar necessidade de substituição de insumos pesquisados;
    • propor limites de crédito para os apostadores;
    • controlar as emoções;
    • reenquadrar funcionários em outra função;
    • controlar horários de entradas, saídas e absenteísmo;
    • promover atendimento personalizado ao cliente;
    • estornar valores indevidos ou de cancelamento de serviços;
    • elaborar programação de férias;
    • identificar falhas do processo de trabalho;
    • dimensionar equipe de trabalho;
    • propor novos serviços aos clientes;
    • propor penalidades aos funcionários;
    • buscar alternativas de acomodações para pacientes em caso de falta de leitos;
    • administrar conflitos entre funcionários;
    • controlar utilização de máquinas de franquias postais;
    • solicitar adiantamentos salariais aos funcionários;
    • analisar resultados de pesquisa de satisfação dos clientes;
    • negociar horários de entradas e saídas, hospedagens e internações;
    • constatar necessidade de substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • elaborar escalas de trabalho;
    • manter-se atualizado;
    • estimar volume de trabalho;
    • treinar novos funcionários;
    • administrar conflitos entre pesquisadores e informantes;
    • bloquear prestação de serviços por solicitação ou inadimplência do cliente;
    • intermediar relações entre clientes e prestadores de serviços;
    • agir com empatia;
    • identificar necessidades de reciclagem de funcionários;
    • providenciar substituição de informantes no painel da pesquisa;
    • reconhecer diferenças pessoais;
    • verificar consistência de dados coletados;
    • justificar diferenças de caixa;
    • definir recursos de trabalho;
    • definir estratégias para cumprimentos de metas e prazos;
    • administrar banco de dados e listagens;
    • recolher numerário dos guichês;
    • conferir pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • solicitar pagamentos de pesquisadores e recenseadores;
    • propor reciclagem de funcionários;
    • liberar acesso de visitantes em casos excepcionais (cartões e ingressos danificados);
    • manifestar reconhecimento pelo desempenho do funcionário ou da equipe;
    • liderar equipe;
    • expressar-se com fluência verbal;
    • verificar necessidades de novos equipamentos;
    • selecionar pessoal;
    • distribuir numerário para carga inicial de operação do guichê;
    • promover rodízio de funções;
    • identificar prioridades;
    • definir perfil para cargos;
    • tabular dados;


    Setores que mais contratam Chefe de cobrança no mercado de trabalho

    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Atividades de teleatendimento
    • Serviços advocatícios
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades de serviços prestados principalmente às empresas
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Comércio varejista de móveis
    • Serviços de comunicação multimídia - scm
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Correspondentes de instituições financeiras




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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