Salário para o cargo de Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Atirador de facas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Atirador de facas

Um Atirador de facas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.541,20 e R$ 4.589,31, com a média salarial de R$ 3.033,81 e o salário mediana em R$ 3.298,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atirador de facas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.033,81 36.405,71 758,45 14,11
1º Quartil 2.541,20 30.494,40 635,30 11,82
Salário Mediana 3.298,00 39.576,00 824,50 15,34
3º Quartil 3.500,00 42.000,00 875,00 16,28
Teto Salarial 4.589,31 55.071,66 1.147,33 21,35


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 2.175 - 4.239 3.020,60 2.174,60 3.250,00 3.500,00 4.239,31


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atirador de facas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;
  • comunicar-se;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • ensaiar o número;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;

  • Atividades

    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • conquistar empatia do público;
    • frequentar cursos de atualização;
    • montar o aparelho;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • fazer aquecimento;
    • fazer alongamento;
    • preparar a entrada do artista;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • dar entrevistas;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • adquirir técnicas para cair;
    • desenvolver disciplina;
    • definir equipamentos de segurança;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • fazer concentração;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • criar maquiagem;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • pesquisar materiais;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • pesquisar tecnologias;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • desmontar o aparelho;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • pesquisar aparelhos;
    • selecionar música;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • motivar os alunos;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • confeccionar o aparelho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • misturar os números criando outros;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • pesquisar truques;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • respeitar relações de trabalho;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • respeitar ética profissional;
    • transmitir ética circense;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • criar guarda roupa;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • definir coreografia;


    Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho

    • Restaurantes e similares
    • Atividades de organizações associativas ligadas à cultura e à arte
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Atividades de gravação de som e de edição de música




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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