Salário para o cargo de Atirador de facas
Artistas de circo (circenses) > CBO 3762-15

Atirador de facas - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Realizam, sozinhos ou em grupos, diversos tipos de representações, em um espetáculo público (circo, teatro, rua, estúdio de televisão). Criam números e os apresentam em cena, a partir de técnicas corporais (acrobacia, equilibrismo, malabarismo, ilusionismo, comédia, canto, dança, pantomima) ou de técnicas de adestramento de animais.

Quanto ganha um Atirador de facas

Um Atirador de facas trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.089,76 e R$ 2.867,75, com a média salarial de R$ 1.613,19 e o salário mediana em R$ 1.592,65 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Atirador de facas

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.613,19 19.358,33 403,30 8,26
1º Quartil 1.089,76 13.077,09 272,44 5,58
Salário Mediana 1.592,65 19.111,80 398,16 8,15
3º Quartil 2.187,07 26.244,84 546,77 11,20
Teto Salarial 2.867,75 34.413,02 716,94 14,68


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Artistas de circo (circenses)

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro - RJ 2.187 - 2.649 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Rio de Janeiro 1.834 - 2.649 2.136,63 1.834,00 2.187,07 2.187,07 2.649,04


Principais locais de trabalho

Artistas de circo (circenses) o trabalho é exercido em ambientes fechados como lonas de circo, teatro, estúdios de tv, também a céu aberto e em veículos, por meio de trabalho assalariado ou autônomo ou pelos proprietários dos circos, em trabalho itinerante, com rodízio de turnos, de forma individual e coletiva, sob supervisão permanente. É comum o trabalhador exercer mais de uma ocupação, que são definidas pelo conjunto de habilidades: acrobata - faz variações de saltos no chão, aéreo - usa várias técnicas de movimento e equilíbrio no ar, contorcionista - faz movimentos de torção e contorção do corpo, domador de animais - treina e apresenta o animal, equilibrista - equilibra objetos, pessoas e a si mesmo, mágico - faz aparecer, desaparecer, mover objetos, pessoas, animais, utilizando técnicas de ilusionismo, malabarista - pratica jogos com aparelhos e objetos e os controla, palhaço - realiza pantomimas, pilhérias e outros números cômicos, trapezista - realiza saltos e evoluções com o corpo no ar, titeriteiro.


O que é preciso para trabalhar na área dos Artistas de circo (circenses)

Essas ocupações são exercidas por pessoas que desenvolveram habilidades circenses. A formação inicia-se desde a mais tenra idade, quando as crianças vão aprendendo um pouco de cada arte, em circos de lona, organizados em torno de tradicionais famílias circenses. Há, em menor número, artistas formados em circos-escolas ou cursos de artes circences. Os espetáculos circenses também são apresentados em teatro, tv, rua ou outros espaços alternativos. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Atirador de facas

Artistas de circo (circenses) devem:

  • comunicar-se;
  • vender o espetáculo ou número;
  • demonstrar competências pessoais;
  • ensaiar o número;
  • produzir o número;
  • inventar números;
  • ensinar arte e técnica circense;
  • apresentar o número;

  • Atividades

    • misturar os números criando outros;
    • pesquisar possibilidades de expressão artística;
    • criar guarda roupa;
    • propor possibilidades profissionais a partir de suas habilidades;
    • aprender a profissão ensaiando;
    • frequentar lugares de divulgação do trabalho realizado;
    • trabalhar em equipe;
    • preparar a entrada do artista;
    • adequar o número ao biótipo e aparelho;
    • estabelecer comunicação com o público;
    • lidar com imprevistos de forma criativa;
    • definir equipamentos de segurança;
    • repetir o número aperfeiçoando técnicas;
    • criar maquiagem;
    • selecionar música;
    • aperfeiçoar técnicas de expressão corporal e vocal;
    • fazer aquecimento;
    • preparar material, aparelho e objetos para o número;
    • incorporar equipamentos de segurança no número, durante o ensaio;
    • demonstrar conhecimento de vocabulários e gírias circenses;
    • providenciar material impresso para divulgação;
    • adaptar-se ao contexto do espetáculo (língua, comida, espaço);
    • pesquisar possibilidades no uso das cores (luzes, figurino, materiais, etc);
    • perceber as habilidades dos alunos;
    • estimular o desenvolvimento físico do aluno;
    • buscar métodos de aprendizagem para cada modalidade;
    • confeccionar o aparelho;
    • adquirir técnicas para cair;
    • introduzir o aluno nas diferentes modalidades circenses;
    • pesquisar materiais;
    • motivar os alunos;
    • realizar números testes para divulgação ou contratação;
    • incorporar diferentes linguagens artísticas;
    • avaliar custos para fazer preço do trabalho;
    • definir coreografia;
    • assimilar os tempos na realização dos truques;
    • errar truques para valorização do trabalho;
    • pesquisar tecnologias;
    • estabelecer comunicação com a cidade;
    • desenvolver disciplina;
    • respeitar ética profissional;
    • pesquisar possibilidades de comunicação com o público;
    • conquistar empatia do público;
    • respeitar a liberdade de expressão dos colegas;
    • frequentar cursos de atualização;
    • trabalhar frustações (quedas, números, aparelhos);
    • adequar o número de acordo com o tempo, espaço e público;
    • observar o trabalho de outros profissionais do circo;
    • divulgar o espetáculo ou número;
    • fazer concentração;
    • pesquisar aparelhos;
    • utilizar meios de comunicação para divulgar (tv, jornal, internet, carros, books);
    • intercambiar informações com outras áreas artísticas;
    • montar o aparelho;
    • intercambiar informações com profissionais do circo (pessoalmente, vídeos, internet, etc);
    • dominar técnicas circenses do seu número;
    • combinar códigos para informar imprevistos;
    • pesquisar truques;
    • colaborar na divulgação do espetáculo;
    • demonstrar determinação para aprender;
    • dar entrevistas;
    • fazer alongamento;
    • investigar o valor do trabalho circense no mercado;
    • adequar tecnologias disponíveis ao número circense;
    • desmontar o aparelho;
    • intercambiar informações com escolas de circo;
    • transmitir ética circense;
    • demonstrar conhecimento de costumes e tradições circenses;
    • sincronizar luz e som com a representação;
    • respeitar o aparelho de outro artista;
    • estabelecer vínculos de confiança com os colegas;
    • pesquisar movimentos corporais;
    • desenvolver consciência dos riscos profissionais;
    • criar aparelhos (materiais de trabalho);
    • avaliar o potencial físico do aluno;
    • obedecer os comandos dos tempos dos truques;
    • respeitar relações de trabalho;


    Setores que mais contratam Atirador de facas no mercado de trabalho

    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Produção musical
    • Ensino fundamental
    • Condomínios prediais
    • Educação infantil - pré-escola




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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