Salário para o cargo de Bailarinos populares
CBO 3761-10 > Dançarinos tradicionais e populares

Bailarinos populares - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Os dançarinos tradicionais e populares dançam, sozinhos, em pares ou em grupo com fins ritualísticos, performáticos e espetaculares, pesquisam e estudam, reinterpretam danças tradicionais e populares, criam espetáculos, ministram aulas e inserem seu acervo cultural em diferentes contextos (sociais, pedagógicos e terapêuticos).

Quanto ganha um Bailarinos populares

Um Bailarinos populares trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.270,52 e R$ 2.871,16, com a média salarial de R$ 1.796,32 e o salário mediana em R$ 2.097,22 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Bailarinos populares

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.796,32 21.555,85 449,08 8,94
1º Quartil 1.270,52 15.246,19 317,63 6,33
Salário Mediana 2.097,22 25.166,64 524,31 10,44
3º Quartil 2.189,67 26.275,99 547,42 10,90
Teto Salarial 2.871,16 34.453,87 717,79 14,30


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos em nivel médio dos serviços culturais, das comunicações e dos desportos
      • Artistas de artes populares e modelos
        • Dançarinos tradicionais e populares

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.577 - 2.544 1.981,90 1.577,01 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Foz do Iguaçu - PR 1.437 - 1.741 1.437,00 1.437,00 1.437,00 1.437,00 1.740,54
Florianópolis - SC 2.097 - 2.540 2.097,22 2.097,22 2.097,22 2.097,22 2.540,22
Brasília - DF 1.458 - 1.804 1.473,18 1.457,73 1.478,33 1.489,37 1.803,97


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.511 - 2.544 1.952,63 1.510,51 2.100,00 2.100,00 2.543,58
Paraná 1.391 - 1.741 1.428,61 1.390,86 1.437,00 1.437,00 1.740,54
Santa Catarina 1.300 - 2.540 1.868,05 1.300,00 2.097,22 2.097,22 2.540,22
Distrito Federal 1.458 - 1.804 1.473,18 1.457,73 1.478,33 1.489,37 1.803,97
Bahia 1.605 - 3.005 2.305,80 1.604,66 2.481,08 2.481,08 3.005,16


Principais locais de trabalho

Dançarinos tradicionais e populares os profissionais dançam em lugares públicos, em festas propulares, folguedos, rituais religiosos e apresentações e também em salões, teatros, estúdios de tv etc., Em geral, em grupos, portando vestes, paramentos e objetos apropriados à representação ou dança. São, na quase totalidade, autônomos, e seu calendário de trabalho tende à irregularidade, pois está atrelado àquele das festas, folguedos, rituais e apresentações. Por isso, os profissionais costumam desempenhar outra ocupação simultaneamente. Além de atuarem em atividades recreativas e culturais, podem aplicar conhecimentos e performances da dança popular e tradicional no ensino, em programas sociais voltados para adolescentes e crianças e em trabalhos terapêuticos diversos.


O que é preciso para trabalhar na área dos Dançarinos tradicionais e populares

As ocupações da família são, em geral, aprendidas na prática, junto às comunidades tradicionais e aos grupos que executam as danças populares e tradicionais, muitas vezes desde muito cedo, por meio da participação em festejos, rituais e apresentações. O aprendizado costuma se dar também de forma tradicional, ou seja, via transmissão direta do mestre ao discípulo, como vem sendo feito há gerações. Particularmente no caso das danças populares, o aprendizado costuma se dar por intermédio de cursos informais, de duração variada, em geral, ministrados por dançarinos de renome na sua técnica ou tradição. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Bailarinos populares

Dançarinos tradicionais e populares devem:

  • pesquisar danças tradicionais e populares;
  • interpretar danças tradicionais e populares respeitando as tradições;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inserir o acervo cultural da dança tradicional e popular em diferentes contextos;
  • dar aulas de danças tradicionais e populares;
  • administrar atividades relacionadas À dança;
  • estudar danças tradicionais e populares;
  • ensaiar dança tradicional e popular;
  • criar espetáculos;

  • Atividades

    • interpretar danças tradicionais;
    • respeitar hierarquias em conformidade com as tradições e conhecimentos;
    • estudar movimentos na dança;
    • adequar métodos a diferentes faixas etárias;
    • realizar oficinas de trabalho;
    • conhecer os fundamentos e origem da dança (históricos, sociais e religiosos);
    • coordenar movimentos e expressão corporal;
    • vivenciar a dança;
    • aplicar a dança a contextos pedagógicos;
    • transmitir conhecimentos históricos sobre dança tradicional e popular;
    • desenvolver objetos cênicos;
    • desenvolver acuidade auditiva e rítmica;
    • conscientizar comunidades sobre o valor de suas tradições;
    • preparar o corpo através de loas, saudações, ladainhas e cantos;
    • identificar pluralidade rítmica da dança tradicional e popular;
    • avaliar o nível de dificuldade dos passos, movimentos e gestos;
    • preparar o corpo através de alongamento, aquecimento e outras técnicas específicas;
    • adaptar vivência à dança a ser realizada;
    • interpretar danças rituais;
    • preparar o corpo através do calor da fogueira;
    • dar a conhecer os mestres das tradições;
    • estudar gestos na dança;
    • dançar representando histórias;
    • trabalhar as músicas dançadas (dançando, cantando e mixando);
    • aprimorar a coreografia;
    • pesquisar passos, gestos e movimentos;
    • trabalhar passos, gestos e movimentos;
    • trabalhar o tempo cênico;
    • participar na definição de políticas e ações culturais através da dança;
    • demonstrar consciência da responsabilidade do dançarino frente às tradições culturais;
    • atribuir funções aos diferentes membros da equipe;
    • desenvolver propostas pedagógicas para dança tradicional e popular;
    • utilizar instrumentos musicais adequados e próprios à dança;
    • dirigir a própria apresentação ou a do grupo de dança;
    • trabalhar o tempo ritual;
    • aplicar a dança a contextos terapêuticos;
    • ministrar cursos para profissionais de outras áreas (educadores, terapeutas);
    • desenvolver figurinos;
    • consultar leis de incentivo a cultura;
    • ministrar aulas para profissionalizar dançarinos e professores;
    • desenvolver trilhas sonoras;
    • divulgar o evento;
    • adequar a dança aos novos ritmos;
    • gerenciar a produção artística;
    • preparar o corpo para dançar através do toque dos tambores;
    • dirigir ensaios (dançarino ensaiador);
    • estudar música tradicional e popular;
    • desenvolver cenários;
    • transmitir estórias sobre dança tradicional e popular;
    • reinterpretar danças tradicionais e populares;
    • aplicar a dança à ação cultural;
    • executar danças dramáticas;
    • participar de debates sobre políticas públicas relacionadas à dança;
    • pesquisar movimentos para novos ritmos;
    • pesquisar figurinos;
    • estudar passos na dança;
    • captar recursos;
    • desenvolver habilidades para trabalhar com grupos;
    • executar a dança conforme ritmos tradicionais;
    • utilizar elementos próprios da dança (adereços, objetos, instrumentos, etc);
    • criar coreografias a partir da linguagem tradicional;
    • participar de oficinas e cursos de atualização profissional;
    • interpretar coreografia;
    • fundir a dança com outras linguagens (artísticas e tecnológicas);
    • aplicar a dança a projetos sociais, empresariais e institucionais;
    • pesquisar comunidades, festejos e ambientes específicos de dança;
    • dominar passos, gestos e movimentos;
    • utilizar figurinos próprios á dança;
    • criar roteiros;
    • gerenciar a produção executiva;
    • participar de debates, fóruns, congressos referentes à dança;
    • explorar possibilidades de movimentos com objetos;
    • interpretar danças com objetivos cênicos;
    • experimentar novos movimentos;
    • trabalhar em equipe;
    • estudar figurino popular e tradicional;


    Setores que mais contratam Bailarinos populares no mercado de trabalho

    • Serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas
    • Hotéis
    • Restaurantes e similares
    • Atividades de gravação de som e de edição de música
    • Produção musical
    • Artes cênicas, espetáculos e atividades complementares não especificados anteriormente
    • Escafandria e mergulho
    • Agências de viagens
    • Ensino de arte e cultura não especificado anteriormente
    • Outras atividades de recreação e lazer




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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