Salário para o cargo de Agente de vendas de serviços
CBO 3541-20 > Especialistas em promoção de produtos e vendas

Agente de vendas de serviços - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos. Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda. Contatam áreas internas da empresa, sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e participam de eventos.

Quanto ganha um Agente de vendas de serviços

Um Agente de vendas de serviços trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.182,39 e R$ 3.874,13, com a média salarial de R$ 1.815,38 e o salário mediana em R$ 1.367,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Agente de vendas de serviços

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.815,38 21.784,51 453,84 8,53
1º Quartil 1.182,39 14.188,74 295,60 5,55
Salário Mediana 1.367,00 16.404,00 341,75 6,42
3º Quartil 2.954,58 35.454,95 738,64 13,88
Teto Salarial 3.874,13 46.489,60 968,53 18,19


Categorias profissionais do cargo

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Especialistas em promoção de produtos e vendas

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.228 - 5.928 2.480,84 1.227,92 1.800,00 4.893,89 5.927,63
Rio de Janeiro - RJ 1.134 - 3.370 1.651,09 1.134,11 1.300,00 2.782,08 3.369,74
São Luís - MA 1.167 - 1.642 1.230,98 1.166,93 1.209,75 1.355,94 1.642,35
Belo Horizonte - MG 1.098 - 3.560 1.657,43 1.098,38 1.250,00 2.938,93 3.559,72
Goiânia - GO 1.065 - 2.406 1.364,16 1.064,63 1.200,07 1.986,04 2.405,56
Curitiba - PR 1.264 - 4.342 2.063,08 1.263,78 1.600,00 3.584,89 4.342,13
Porto Alegre - RS 1.142 - 3.935 1.866,59 1.141,66 1.473,00 3.249,14 3.935,46
Fortaleza - CE 1.075 - 2.585 1.426,65 1.075,38 1.211,10 2.134,48 2.585,35
Florianópolis - SC 1.231 - 3.623 1.892,99 1.231,06 1.583,62 2.991,32 3.623,17
Governador Valadares - MG 1.126 - 1.422 1.138,99 1.125,64 1.128,24 1.174,02 1.422,00
Campinas - SP 1.267 - 4.664 2.133,99 1.266,61 1.650,00 3.850,45 4.663,78
Brasília - DF 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Salvador - BA 1.073 - 2.527 1.381,61 1.072,89 1.131,00 2.086,24 2.526,91
Barueri - SP 1.276 - 8.264 3.282,76 1.275,60 2.250,00 6.822,48 8.263,59
Osasco - SP 1.366 - 7.363 2.890,27 1.365,99 1.976,00 6.079,25 7.363,37
Volta Redonda - RJ 1.082 - 1.600 1.248,41 1.081,82 1.295,00 1.320,73 1.599,70
Vitoria - ES 1.072 - 2.529 1.388,41 1.071,65 1.147,25 2.087,55 2.528,50
Joinville - SC 1.366 - 4.091 2.048,67 1.365,66 1.688,83 3.377,91 4.091,42
Recife - PE 1.096 - 7.405 2.475,00 1.095,54 1.331,15 6.113,40 7.404,73
Teresina - PI 1.085 - 5.890 2.043,97 1.085,08 1.117,84 4.862,99 5.890,20


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.216 - 5.502 2.292,29 1.216,30 1.585,73 4.542,61 5.502,14
Rio de Janeiro 1.108 - 2.869 1.517,08 1.108,07 1.285,61 2.368,72 2.869,06
Minas Gerais 1.071 - 2.581 1.384,14 1.070,99 1.134,69 2.130,89 2.581,00
Santa Catarina 1.280 - 3.550 1.814,17 1.279,97 1.494,00 2.930,76 3.549,83
Paraná 1.229 - 3.782 1.828,55 1.228,70 1.438,50 3.122,33 3.781,86
Rio Grande do Sul 1.161 - 3.285 1.686,58 1.161,21 1.400,00 2.711,95 3.284,79
Goiás 1.063 - 2.575 1.399,00 1.063,05 1.200,00 2.125,84 2.574,88
Ceará 1.058 - 2.303 1.347,15 1.057,62 1.197,33 1.901,72 2.303,42
Maranhão 1.158 - 2.741 1.454,68 1.158,48 1.209,75 2.262,74 2.740,69
Bahia 1.056 - 2.441 1.345,79 1.055,58 1.111,00 2.015,41 2.441,13
Espírito Santo 1.066 - 2.432 1.355,67 1.065,77 1.143,93 2.007,80 2.431,91
Pernambuco 1.058 - 4.884 1.891,76 1.057,85 1.236,71 4.032,59 4.884,39
Distrito Federal 1.152 - 3.027 1.587,54 1.151,73 1.358,50 2.499,23 3.027,14
Mato Grosso 1.076 - 2.868 1.526,01 1.076,49 1.300,00 2.368,19 2.868,43
Piauí 1.081 - 5.465 1.953,31 1.080,94 1.117,84 4.511,87 5.464,91
Alagoas 1.045 - 1.894 1.187,73 1.045,00 1.060,22 1.563,56 1.893,83
Paraíba 1.065 - 2.248 1.300,78 1.064,85 1.120,00 1.855,91 2.247,93
Pará 1.053 - 2.530 1.431,85 1.052,88 1.251,52 2.088,43 2.529,57
Amazonas 1.060 - 2.527 1.368,90 1.059,71 1.125,00 2.086,06 2.526,70
Mato Grosso do Sul 1.122 - 2.141 1.351,95 1.122,13 1.225,45 1.767,31 2.140,62
Rio Grande do Norte 1.048 - 2.826 1.425,42 1.047,72 1.124,00 2.332,85 2.825,62
Roraima 1.045 - 1.689 1.130,84 1.045,00 1.045,00 1.394,63 1.689,22
Rondônia 1.115 - 2.578 1.408,56 1.115,28 1.179,00 2.128,12 2.577,64
Sergipe 1.078 - 48.165 10.805,18 1.077,64 1.188,05 39.765,60 48.165,28
Tocantins 1.063 - 2.182 1.353,57 1.062,57 1.200,00 1.801,11 2.181,56
Amapá 1.144 - 1.904 1.331,96 1.144,35 1.289,62 1.571,69 1.903,68
Acre 1.122 - 2.235 1.306,16 1.121,95 1.128,60 1.844,97 2.234,68


Principais locais de trabalho

Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Especialistas em promoção de produtos e vendas

Para o exercício desse cargo requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Agente de vendas de serviços

Especialistas em promoção de produtos e vendas devem:

  • acompanhar clientes pós-venda e/ou visita;
  • divulgar produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • concretizar vendas;
  • contatar Áreas internas da empresa;
  • participar de eventos;
  • sugerir políticas de vendas;
  • planejar visitas e contatos;

  • Atividades

    • relatar visitas;
    • cobrar clientes inadimplentes;
    • enviar brindes ao cliente;
    • apresentar tabelas de preços;
    • visitar cliente pós-venda;
    • receber pagamento do produto;
    • demonstrar capacidade de escuta atenta (saber ouvir);
    • esclarecer dúvidas do contrato;
    • demonstrar resiliência;
    • entregar produtos vendidos;
    • requisitar material de consumo;
    • sugerir melhorias ao processo promocional e comercial;
    • verificar prazo de entrega dos produtos;
    • tomar decisões;
    • analisar potencial de clientes;
    • assessorar os vendedores na venda;
    • informar ao superior resultados de vendas;
    • tirar pedidos de produtos;
    • requisitar material de divulgação;
    • encaminhar documentação do cliente;
    • verificar ficha cadastral do cliente;
    • comunicar as transações realizadas;
    • preencher contrato;
    • comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços;
    • demonstrar características e benefícios do produto;
    • enviar mala direta aos clientes;
    • entrevistar novos candidatos;
    • classificar clientes por potencial;
    • esclarecer dados científicos do produto;
    • demonstrar capacidade de persuasão;
    • identificar necessidades do cliente;
    • discriminar tipos de produtos;
    • demonstrar habilidade de comunicação verbal;
    • preparar cadastro de novos clientes;
    • checar irregularidades na entrega dos produtos;
    • sugerir novos mercados consumidores;
    • apresentar proposta ao cliente;
    • controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente;
    • definir participação no mercado;
    • participar de feiras relacionadas a área;
    • filtrar informações para melhorar serviços;
    • estabelecer prazos de entrega dos produtos;
    • demonstrar criatividade;
    • fornecer amostras;
    • verificar opiniões do cliente;
    • controlar vendas efetuadas;
    • participar de lançamento de novos produtos;
    • organizar material de trabalho;
    • contornar situações adversas;
    • demonstrar capacidade de gerenciar tempo;
    • divulgar ações promocionais aos funcionários;
    • participar de cursos de aperfeiçoamento;
    • demonstrar confiança;
    • requisitar assistência técnica;
    • classificar clientes por faturamento;
    • relatar irregularidades dos produtos;
    • implementar estratégias de marketing;
    • consultar publicações técnicas;
    • explicar objetivos da visita;
    • demonstrar flexibilidade;
    • participar de reuniões;
    • visitar área industrial da empresa;
    • treinar novos funcionários;
    • discutir estratégias com o superior;
    • explicar formas de pagamento;
    • definir estratégia de marketing;
    • convidar clientes para visitar empresa;
    • emitir recibo de venda;
    • pesquisar ações dos concorrentes;
    • contatar clientes;
    • trabalhar sob pressão;
    • divulgar eventos científicos;
    • demonstrar senso de organização;
    • esclarecer dados técnicos do produto ao cliente;
    • realizar pesquisas junto aos clientes;
    • participar de treinamento de técnica de venda;
    • demonstrar senso ético;
    • atualizar cadastro de clientes;
    • elaborar relatórios e estatísticas;
    • implantar contratos de serviços;
    • integrar novos funcionários;
    • discriminar tipos de serviços;
    • renovar contratos;
    • calcular custo do produto;
    • agendar horário;
    • coordenar assessoria técnica ao cliente;
    • esclarecer dúvidas do pedido;
    • auxiliar na escolha dos produtos;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • dar retorno das sugestões ao cliente;
    • definir autonomia para negociação;
    • entregar brindes ao cliente;
    • requisitar troca de produtos;
    • fazer itinerário de visitas;
    • encaminhar cliente para cadastro;
    • intermediar apoio científico para clientes;
    • prever vendas;
    • demonstrar capacidade de liderança;
    • gerar demanda de produtos;
    • expor produtos em locais definidos pela empresa;
    • transmitir pedido de venda ao escritório central;
    • atender solicitação de clientes;
    • alterar contratos de clientes;
    • convocar clientes para assembleia extraordinária;
    • obter informações de pré-venda;
    • orientar cliente e revendedor na distribuição de display;
    • participar de palestras relacionadas a área;
    • convidar clientes para lançamento de produtos;
    • verificar clientes inadimplentes;
    • gerenciar verbas;
    • receber indicação de futuros clientes;
    • cumprir cotas de venda do produto;
    • planejar sequência de trabalho;
    • priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais;
    • trabalhar em equipe;
    • organizar eventos científicos;


    Setores que mais contratam Agente de vendas de serviços no mercado de trabalho

    • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios
    • Locação de automóveis sem condutor
    • Atividades de teleatendimento
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Medição de consumo de energia elétrica, gás e água
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais
    • Administração de cartões de crédito
    • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente
    • Ensino de idiomas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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