Salário para o cargo de Diretor médico-hospitalar
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor médico-hospitalar - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor médico-hospitalar

Um Diretor médico-hospitalar trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor médico-hospitalar

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor médico-hospitalar

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • gerenciar recursos humanos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • coordenar ações de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • avaliar ações de saúde;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;

  • Atividades

    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • participar de conferência de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • prestar assessoria;
    • planejar ações de sensibilização;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • viabilizar captação de recursos;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • nomear ouvidores;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • definir estratégias de avaliação;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • contratar auditorias;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • evidenciar acessibilidade;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • definir instruções de serviços internos;
    • aprovar contratações e demissões;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • realizar convênios e parcerias;
    • prestar consultoria;
    • produzir material técnico-científico;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • calcular custo de tratamentos;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • demonstrar iniciativa;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • verificar qualidade do atendimento;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • elaborar plano estratégico;
    • avaliar resultados financeiros;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • definir investimentos e custeio;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • contornar situações adversas;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • planejar ações de capacitação;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • demonstrar criatividade;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • realizar pesquisas;
    • promover atividades científicas;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • planejar ações de educação permanente;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • liderar pessoas;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • prestar auditoria;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • participar em conselhos;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • demonstrar empatia;
    • delegar funções;
    • propor auditorias;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • analisar indicadores de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • levantar custo por departamento;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • elaborar relatórios;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • propor diretrizes de planos de carreira;


    Setores que mais contratam Diretor médico-hospitalar no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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