Salário para o cargo de Diretor de unidade de saúde
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de unidade de saúde - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de unidade de saúde

Um Diretor de unidade de saúde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 4.955,98 e R$ 42.480,98, com a média salarial de R$ 15.390,53 e o salário mediana em R$ 10.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de unidade de saúde

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 15.390,53 184.686,31 3.847,63 79,51
1º Quartil 4.955,98 59.471,70 1.238,99 25,60
Salário Mediana 10.000,00 120.000,00 2.500,00 51,66
3º Quartil 32.397,81 388.773,69 8.099,45 167,37
Teto Salarial 42.480,98 509.771,72 10.620,24 219,46


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 4.516 - 62.924 25.827,70 4.515,92 24.984,00 51.950,28 62.923,74
Rio de Janeiro - RJ 3.171 - 33.350 9.856,64 3.171,00 3.236,00 27.534,08 33.350,10
Curitiba - PR 3.168 - 44.000 18.135,82 3.167,57 13.658,00 36.326,95 44.000,29
Limeira - SP 3.657 - 10.202 5.429,80 3.657,14 4.600,00 8.423,14 10.202,36
São Luís - MA 6.898 - 9.690 7.733,93 6.897,71 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Fortaleza - CE 9.233 - 74.878 31.517,74 9.232,50 32.550,50 61.820,00 74.878,24
Goiânia - GO 7.568 - 40.544 22.104,49 7.567,80 23.557,00 33.473,00 40.543,50
Recife - PE 6.507 - 33.694 15.796,68 6.507,00 15.072,00 27.817,60 33.693,51
Salvador - BA 1.870 - 38.841 12.935,84 1.870,00 8.500,00 32.067,50 38.841,12
Brasília - DF 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Ribeirão Preto - SP 2.594 - 48.449 16.900,20 2.593,75 4.758,50 40.000,00 48.449,20
Belo Horizonte - MG 2.083 - 54.573 16.427,21 2.082,67 8.500,00 45.055,67 54.572,78
Saquarema - RJ 9.730 - 30.281 16.276,46 9.730,00 12.857,00 25.000,00 30.280,75
Canoas - RS 13.699 - 29.070 18.468,23 13.699,00 15.000,00 24.000,00 29.069,52
Maringá - PR 2.525 - 27.253 7.806,13 2.524,53 3.000,00 22.500,00 27.252,68
Toledo - PR 1.721 - 2.085 1.721,00 1.721,00 1.721,00 1.721,00 2.084,53
São Luís de Montes Belos - GO 8.172 - 21.184 11.722,30 8.171,50 10.000,00 17.490,00 21.184,41
Bofete - SP 2.521 - 6.682 3.795,50 2.521,31 3.583,91 5.517,03 6.682,39
João Pessoa - PB 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Anápolis - GO 11.000 - 21.677 14.777,75 11.000,00 15.107,00 17.897,00 21.677,38


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 3.600 - 55.040 20.338,98 3.599,68 16.028,50 45.441,41 55.040,00
Rio de Janeiro 3.074 - 36.438 11.961,19 3.074,41 6.040,00 30.083,40 36.437,91
Goiás 4.931 - 34.328 15.013,32 4.931,11 14.134,00 28.341,32 34.327,86
Minas Gerais 2.961 - 34.606 11.698,74 2.961,06 7.373,00 28.570,59 34.605,55
Paraná 1.757 - 35.354 11.552,14 1.756,79 6.295,00 29.188,48 35.353,96
Ceará 7.224 - 65.430 23.612,67 7.223,80 12.000,00 54.019,68 65.430,26
Pernambuco 4.493 - 27.169 12.569,74 4.492,60 10.852,00 22.431,26 27.169,41
Bahia 2.789 - 29.613 11.236,49 2.788,89 9.000,00 24.449,00 29.613,36
Rio Grande do Sul 4.794 - 51.834 19.647,61 4.794,00 15.000,00 42.794,56 51.834,05
Maranhão 6.536 - 9.690 7.655,41 6.535,50 8.000,00 8.000,00 9.689,84
Santa Catarina 2.612 - 34.287 11.028,32 2.611,50 6.588,00 28.307,75 34.287,20
Distrito Federal 1.784 - 35.768 11.022,95 1.783,50 7.700,00 29.530,50 35.768,23
Espírito Santo 2.167 - 21.662 8.979,93 2.166,67 6.500,00 17.884,33 21.662,04
Pará 1.700 - 23.013 9.964,00 1.700,00 11.250,00 19.000,00 23.013,37
Mato Grosso 3.273 - 21.472 7.664,68 3.273,00 4.750,00 17.727,27 21.471,80
Mato Grosso do Sul 2.352 - 15.913 7.535,60 2.352,00 7.139,50 13.137,50 15.912,53
Paraíba 4.000 - 23.013 8.378,78 4.000,00 6.000,00 19.000,00 23.013,37
Alagoas 3.563 - 10.735 6.356,50 3.563,00 7.000,00 8.863,00 10.735,13
Rondônia 1.910 - 6.056 2.830,20 1.910,00 2.500,00 5.000,00 6.056,15


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de unidade de saúde

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • planejar ações de saúde;
  • avaliar ações de saúde;

  • Atividades

    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • nomear ouvidores;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • contratar auditorias;
    • planejar ações de educação permanente;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • prestar auditoria;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • prestar assessoria;
    • participar em conselhos;
    • estabelecer políticas de gestão;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • implementar ações de sensibilização;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • promover atividades científicas;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • liderar pessoas;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • avaliar resultados financeiros;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • demonstrar empatia;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • definir estratégias de avaliação;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • planejar ações de sensibilização;
    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • calcular custo de tratamentos;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • contornar situações adversas;
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • evidenciar acessibilidade;
    • elaborar relatórios;
    • aprovar contratações e demissões;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • elaborar plano estratégico;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • levantar custo por departamento;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • produzir material técnico-científico;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • avaliar programas implementados;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • participar de conferência de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • realizar pesquisas;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • propor auditorias;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar iniciativa;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • realizar convênios e parcerias;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • viabilizar captação de recursos;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • planejar ações de capacitação;
    • definir investimentos e custeio;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • delegar funções;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • prestar consultoria;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;


    Setores que mais contratam Diretor de unidade de saúde no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Planos de saúde
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Laboratórios clínicos
    • Atividade médica ambulatorial com recursos para realização de exames complementares
    • Administração pública em geral
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Atividade médica ambulatorial restrita a consultas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque:

    Salário para o cargo de Técnico petroquímico
    Técnicos de produção de indústrias químicas, petroquímicas, refino de petróleo, gás

    Técnico petroquímico