Salário para o cargo de Diretor de divisão médica
CBO 1312-05 > Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Diretor de divisão médica - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam, coordenam e avaliam ações de saúde, definem estratégias para unidades e/ou programas de saúde, realizam atendimento biopsicossocial, administram recursos financeiros, gerenciam recursos humanos e coordenam interfaces com entidades sociais e profissionais.

Quanto ganha um Diretor de divisão médica

Um Diretor de divisão médica trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.129,50 e R$ 44.782,87, com a média salarial de R$ 13.184,57 e o salário mediana em R$ 8.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de divisão médica

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 13.184,57 158.214,86 3.296,14 69,84
1º Quartil 2.129,50 25.553,94 532,37 11,28
Salário Mediana 8.000,00 96.000,00 2.000,00 42,38
3º Quartil 34.153,33 409.840,00 8.538,33 180,91
Teto Salarial 44.782,87 537.394,50 11.195,72 237,21


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, da educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
      • Diretores e gerentes em empresa de serviços de saúde, de educação, ou de serviços culturais, sociais ou pessoais
        • Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 7.210 - 70.240 31.216,13 7.209,70 29.290,08 57.990,62 70.239,98
São Luís - MA 6.760 - 10.773 7.913,51 6.759,87 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Rio de Janeiro - RJ 3.026 - 47.761 16.408,09 3.026,13 11.867,02 39.432,15 47.761,40
Curitiba - PR 1.392 - 31.349 11.421,90 1.392,33 4.988,50 25.881,83 31.348,85
Goiânia - GO 3.764 - 32.711 14.939,57 3.764,43 12.246,90 27.006,67 32.711,28
Recife - PE 2.565 - 123.670 28.445,98 2.564,98 10.383,90 102.102,59 123.669,72
Holambra - SP 3.625 - 6.350 4.545,75 3.624,75 4.556,00 5.243,00 6.350,48
Salvador - BA 3.933 - 28.909 11.741,95 3.933,33 10.078,53 23.867,51 28.909,04
Dourados - MS 7.873 - 12.597 8.847,69 7.873,33 8.600,00 10.400,00 12.596,79
Fortaleza - CE 7.533 - 62.700 24.664,92 7.533,33 22.281,55 51.765,91 62.700,42
São Gonçalo - RJ 8.212 - 17.661 12.021,32 8.212,25 14.162,00 14.581,00 17.660,94
Frutal - MG 3.127 - 7.650 5.118,22 3.126,88 6.106,84 6.315,84 7.649,93
Aparecida de Goiânia - GO 2.847 - 19.043 6.986,57 2.847,39 4.454,52 15.721,81 19.042,72
Juazeiro do Norte - CE 4.097 - 7.706 4.943,69 4.097,43 4.657,43 6.362,48 7.706,42
Vitoria - ES 12.000 - 35.500 20.154,53 12.000,00 19.419,56 29.308,91 35.499,83
Jaru - RO 1.200 - 4.542 2.037,50 1.200,00 1.600,00 3.750,00 4.542,11
Brasília - DF 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Pariquera-Acu - SP 7.448 - 15.787 11.128,79 7.448,21 12.516,74 13.033,47 15.786,53
Guanambi - BA 6.327 - 10.441 7.759,97 6.326,86 8.619,84 8.619,84 10.440,61
Santo André - SP 1.236 - 39.791 19.243,66 1.235,57 18.502,68 32.852,00 39.791,33


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.525 - 53.718 17.866,13 2.524,94 9.728,30 44.349,87 53.717,89
Rio de Janeiro 2.944 - 38.960 14.406,60 2.943,78 12.000,00 32.165,64 38.959,98
Minas Gerais 1.543 - 23.324 7.467,46 1.543,17 4.534,22 19.256,18 23.323,66
Maranhão 6.533 - 10.773 7.858,92 6.532,69 8.000,00 8.894,17 10.772,89
Paraná 1.330 - 25.298 8.447,18 1.329,80 4.573,11 20.886,25 25.298,06
Goiás 1.775 - 29.013 10.542,55 1.775,28 9.000,00 23.953,06 29.012,66
Bahia 2.619 - 20.775 8.708,01 2.618,75 8.619,84 17.152,18 20.775,24
Rio Grande do Sul 2.411 - 24.925 9.173,22 2.410,56 6.278,59 20.578,23 24.924,97
Mato Grosso do Sul 3.108 - 14.128 7.555,31 3.108,40 8.600,00 11.664,56 14.128,46
Ceará 3.864 - 43.190 12.877,11 3.864,37 5.738,90 35.658,26 43.190,35
Pernambuco 2.496 - 93.192 24.437,94 2.496,06 10.383,90 76.939,90 93.191,92
Espírito Santo 4.364 - 31.013 13.430,65 4.364,10 12.000,00 25.604,36 31.012,76
Santa Catarina 2.031 - 14.332 6.163,42 2.030,86 4.470,18 11.832,36 14.331,70
Pará 4.442 - 41.184 19.833,71 4.441,75 19.123,47 34.002,04 41.184,29
Rondônia 1.148 - 10.848 3.368,76 1.148,33 2.493,60 8.955,91 10.847,66
Mato Grosso 2.118 - 24.504 7.896,60 2.117,50 5.000,00 20.230,49 24.503,78
Alagoas 1.424 - 19.380 8.993,81 1.424,36 12.000,00 16.000,00 19.379,68
Distrito Federal 2.150 - 11.626 4.961,87 2.150,00 3.500,00 9.598,50 11.625,99
Tocantins 1.098 - 1.332 1.098,70 1.098,05 1.098,05 1.100,00 1.332,35
Piauí 2.000 - 20.210 6.198,12 2.000,00 3.196,59 16.685,37 20.209,82


Principais locais de trabalho

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde podem exercer suas funções em empresas públicas ou privadas de atividades da saúde e serviços sociais. São empregados na condição de assalariado com carteira assinada, organizam-se em equipe e atuam com supervisão ocasional ou sem supervisão, trabalham em ambientes fechados e em períodos noturnos e diurnos. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse constante.


O que é preciso para trabalhar na área dos Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde

Essas ocupações são exercidas por pessoas com ensino superior completo, acrescida de cursos de especialização, com carga horária de duzentas a quatrocentas horas para o Diretor e Gerente de Serviços de Saúde e o Tecnólogo em Gestão Hospitalar. Para exercer a ocupação de sanitarista o profissional deve possuir graduação em nível bacharel na área de saúde pública/coletiva ou então ter o terceiro grau completo em qualquer área, porém um curso de especialização/pós- graduação na área de saúde pública/coletiva. Nenhuma experiência profissional é exigida do Gerontólogo. O exercício pleno das atividades para os demais profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de divisão médica

Gestores e especialistas de operações em empresas, secretarias e unidades de serviços de saúde devem:

  • coordenar interfaces com entidades sociais e profissionais;
  • avaliar ações de saúde;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar ações de saúde;
  • coordenar ações de saúde;
  • gerenciar recursos humanos;
  • definir estratégias para unidades e/ou programas de saúde;
  • administrar recursos financeiros;
  • realizar atendimento biopsicossocial;

  • Atividades

    • demonstrar capacidade de administrar conflitos;
    • realizar convênios e parcerias;
    • propor diretrizes de planos de salários;
    • estabelecer níveis de responsabilidade dos profissionais de saúde;
    • coordenar projetos de qualidade em atendimento;
    • avaliar desempenho dos equipamentos de saúde;
    • coordenar projetos e/ou programas de saúde;
    • monitorar cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • participar em conselhos;
    • elaborar estudos de viabilidade técnica e econômica;
    • estabelecer critérios de avaliação;
    • identificar necessidades de capacitação e qualificação;
    • propor auditorias;
    • demonstrar capacidade de estabelecer vínculos;
    • analisar demanda dos serviços de saúde;
    • definir público alvo para serviços e ações de saúde;
    • planejar atividades socioculturais, educacionais e de promoção à saúde;
    • mediar conflitos de interesses entre atores envolvidos nos processos de saúde;
    • analisar indicadores de saúde;
    • implementar programas de saúde;
    • participar das discussões estratégicas para unidades de saúde;
    • analisar fatores determinantes e condicionantes de saúde;
    • participar do planejamento de políticas públicas;
    • prestar assessoria;
    • definir aquisição de equipamentos, materiais e insumos;
    • definir investimentos e custeio;
    • estabelecer critérios para otimização de atendimento;
    • monitorar processos e resultados de ações de saúde;
    • propor alterações de cargos e salários;
    • determinar destinação dos resíduos hospitalares;
    • liderar pessoas;
    • adequar funcionamento da unidade assistencial às normas;
    • demonstrar capacidade de comunicação;
    • capacitar profissionais nas questões de velhice e envelhecimento;
    • conciliar interesses dos usuários de serviços de saúde;
    • analisar indicadores sociodemográficos;
    • elaborar projetos de pesquisa;
    • planejar ações de sensibilização;
    • avaliar o impacto das ações de saúde;
    • avaliar ações de vigilância de saúde;
    • planejar eventos gerontológicos;
    • implementar ações de saúde e segurança do trabalhador;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • gerenciar diretores, chefias e coordenadores de ações de saúde;
    • prestar auditoria;
    • realizar pesquisas;
    • operacionalizar ações e normas de autoridades sanitárias;
    • levantar custo da prestação de serviços;
    • definir padrão de qualidade do serviço de saúde;
    • avaliar resultados financeiros;
    • implementar programas de atendimento biopsicossocial;
    • demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
    • propor diretrizes de planos de carreira;
    • demonstrar capacidade retórica;
    • demonstrar capacidade analítica;
    • definir estratégias de avaliação;
    • nomear ouvidores;
    • gerenciar risco em hemoderivados;
    • acompanhar processos de assistência à saúde;
    • estabelecer protocolos de atendimento;
    • elaborar instrumentos de avaliação;
    • fiscalizar cumprimento das normas técnicas em vigilância sanitária;
    • levantar custo por departamento;
    • demonstrar capacidade de tomar decisão;
    • gerenciar risco em farmacovigilância;
    • executar atividades socioculturais e educacionais;
    • monitorar aspectos biopsicossociais dos usuários;
    • elaborar plano estratégico;
    • operacionalizar campanhas de saúde;
    • definir instalação física em função dos serviços;
    • elaborar indicadores de saúde;
    • gerenciar risco em tecnovigilância;
    • planejar ações de capacitação;
    • gerenciar serviços de assistência à saúde;
    • contratar auditorias;
    • avaliar desempenho dos profissionais;
    • planejar ações de promoção, prevenção, atenção e recuperação da saúde;
    • definir instruções de serviços internos;
    • avaliar necessidades de aquisição/ contratação de equipamentos, materiais e serviços;
    • avaliar desempenho de acompanhantes (cuidadores informais);
    • promover atividades científicas;
    • definir público-alvo de atendimento;
    • supervisionar convênios e parcerias;
    • demonstrar capacidade de escuta;
    • delegar funções;
    • promover programa de qualidade de vida no trabalho;
    • calcular custo de tratamentos;
    • realizar estudos e ações de territorialização em saúde;
    • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
    • organizar fluxo de atendimento aos usuários;
    • contornar situações adversas;
    • acompanhar resultados de ação de saúde;
    • promover estudos de custo de serviços de saúde;
    • evidenciar capacidade crítica;
    • avaliar resultados de campanhas;
    • aplicar plano de atenção gerontológica (anamnese);
    • estabelecer políticas de gestão;
    • viabilizar captação de recursos;
    • estabelecer normas técnicas de vigilância e atenção à saúde;
    • avaliar programas implementados;
    • representar a instituição junto à sociedade civil e órgãos governamentais;
    • estabelecer metas administrativas, técnicas e financeiras;
    • demonstrar iniciativa;
    • fornecer subsídios para formação de conselhos de saúde;
    • demonstrar capacidade de negociação;
    • coordenar projetos de cunho biopsicossocial;
    • prestar consultoria;
    • mapear riscos de acidentes de trabalho;
    • investigar surtos e emergências em saúde pública;
    • acompanhar fluxo financeiro;
    • produzir material técnico-científico;
    • realizar acolhimento dos usuários, familiares e cuidadores;
    • organizar fluxo de serviços e ações de saúde;
    • encaminhar para outros profissionais ou equipamentos;
    • demonstrar criatividade;
    • definir capacidade operacional da instituição;
    • aprovar alterações de cargos e salários;
    • planejar atendimento aos usuários, familiares e cuidadores;
    • demonstrar empatia;
    • acompanhar processos de ação de saúde;
    • planejar ações de educação permanente;
    • orientar adaptação do ambiente ao usuário;
    • demonstrar capacidade de administrar o tempo;
    • viabilizar recursos para cumprimento de normas técnicas, administrativas e legais;
    • implementar ações de sensibilização;
    • aprovar contratações e demissões;
    • monitorar indicadores de saúde;
    • orientar usuários, familiares e cuidadores;
    • analisar estudos de custo de serviços de saúde;
    • verificar qualidade do atendimento;
    • aplicar instrumentos de avaliação complementar;
    • dimensionar necessidade de contratação;
    • elaborar relatórios;
    • identificar perfis profissionais, de acordo com as necessidades;
    • participar de conferência de saúde;
    • propor contratações e/ou demissões;
    • dimensionar rede própria e/ou credenciada de serviços de saúde;
    • estabelecer normas técnicas de funcionamento da unidade assistencial;
    • propor diretrizes para organograma funcional;
    • aplicar as normas legais referentes ao funcionamento das unidades assistenciais e/ou atenção à saúde (farmácia, casa de apoio...);
    • analisar perfil epidemiológico das doenças e agravos;
    • participar na elaboração de campanhas de promoção e divulgação de serviços de saúde;
    • participar da elaboração de plano de destinação de resíduos hospitalares;
    • prestar atendimento específico (preparação para aposentadoria, inserção do mercado, estimulação cognitiva, etc);
    • aprovar normas de funcionamento das unidades assistenciais;
    • discutir casos com equipe interdisciplinar;
    • evidenciar acessibilidade;


    Setores que mais contratam Diretor de divisão médica no mercado de trabalho

    • Atividades de atendimento hospitalar, exceto pronto-socorro e unidades para atendimento a urgências
    • Administração pública em geral
    • Atividades de apoio à gestão de saúde
    • Atividades de atendimento em pronto-socorro e unidades hospitalares para atendimento a urgências
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Planos de saúde
    • Outras atividades de atenção à saúde humana
    • Laboratórios clínicos
    • Comércio atacadista de medicamentos e drogas de uso humano
    • Atividades associativas




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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