Salário para o cargo de Desenhista instrucional
CBO 2394-35 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Desenhista instrucional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Desenhista instrucional

Um Desenhista instrucional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.601,39 e R$ 9.734,14, com a média salarial de R$ 4.463,04 e o salário mediana em R$ 3.700,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Desenhista instrucional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.463,04 53.556,54 1.115,76 21,27
1º Quartil 2.601,39 31.216,65 650,35 12,40
Salário Mediana 3.700,00 44.400,00 925,00 17,63
3º Quartil 7.423,67 89.084,01 1.855,92 35,38
Teto Salarial 9.734,14 116.809,63 2.433,53 46,39


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.950 - 14.037 6.308,98 2.950,21 5.422,50 11.589,30 14.037,31
Curitiba - PR 2.508 - 6.924 3.873,17 2.508,41 3.500,00 5.716,39 6.923,86
Rio de Janeiro - RJ 2.706 - 8.040 4.129,35 2.706,17 3.635,00 6.637,59 8.039,65
Brasília - DF 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Belo Horizonte - MG 2.360 - 8.164 4.139,44 2.359,67 3.500,00 6.739,93 8.163,60
Recife - PE 1.571 - 5.153 2.464,09 1.571,25 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Florianópolis - SC 2.702 - 10.357 5.109,02 2.702,25 4.403,00 8.550,50 10.356,62
Maringá - PR 1.887 - 3.640 2.515,19 1.886,57 2.667,00 3.004,91 3.639,64
São Caetano do Sul - SP 3.524 - 7.817 4.558,72 3.524,09 4.449,00 6.453,50 7.816,67
São José dos Campos - SP 1.867 - 11.076 5.932,38 1.866,67 6.367,00 9.144,67 11.076,29
Porto Alegre - RS 3.523 - 7.907 4.727,48 3.522,80 4.427,00 6.528,00 7.906,91
Barueri - SP 2.238 - 9.391 4.360,63 2.237,75 3.166,50 7.753,53 9.391,31
Manaus - AM 1.412 - 6.332 2.226,00 1.412,00 1.412,00 5.227,33 6.331,50
Salvador - BA 1.456 - 8.192 2.974,09 1.456,00 2.188,00 6.763,50 8.192,15
Santa Cruz do Sul - RS 1.800 - 3.270 2.260,00 1.800,00 2.300,00 2.700,00 3.270,32
Vitoria - ES 2.826 - 4.960 3.724,13 2.826,00 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Campinas - SP 1.881 - 4.830 3.111,43 1.881,00 3.200,00 3.988,00 4.830,39
Blumenau - SC 2.830 - 5.910 3.571,86 2.830,00 3.547,00 4.879,00 5.909,59
Muriaé - MG 1.746 - 2.301 1.768,00 1.746,00 1.746,00 1.900,00 2.301,34
São Luís - MA 1.412 - 3.634 2.215,49 1.412,00 1.974,00 3.000,00 3.633,69


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 2.632 - 12.854 5.790,62 2.632,32 4.811,00 10.612,12 12.853,71
Paraná 2.142 - 6.575 3.482,75 2.142,08 3.300,50 5.428,67 6.575,37
Minas Gerais 1.701 - 7.239 3.522,31 1.700,82 3.172,00 5.976,55 7.238,98
Rio de Janeiro 2.573 - 7.521 3.901,56 2.573,20 3.351,00 6.209,74 7.521,42
Santa Catarina 2.818 - 8.660 4.440,28 2.818,33 3.862,00 7.149,87 8.660,13
Distrito Federal 2.202 - 6.455 3.740,84 2.201,88 4.019,19 5.329,36 6.455,09
Rio Grande do Sul 1.963 - 7.770 3.880,80 1.962,80 3.900,00 6.415,22 7.770,31
Pernambuco 1.541 - 5.153 2.437,38 1.540,75 1.985,00 4.254,38 5.153,03
Amazonas 1.412 - 5.279 2.133,12 1.412,00 1.412,00 4.358,00 5.278,54
Bahia 1.539 - 6.696 2.721,71 1.538,67 2.000,00 5.528,00 6.695,68
Espírito Santo 1.960 - 4.960 3.557,00 1.960,02 3.952,00 4.095,00 4.959,99
Goiás 2.200 - 10.114 4.696,00 2.200,00 4.234,00 8.350,00 10.113,77
Maranhão 1.412 - 3.607 2.193,31 1.412,00 2.006,00 2.977,73 3.606,71
Paraíba 1.500 - 3.804 2.084,50 1.500,00 1.966,50 3.141,00 3.804,47
Sergipe 1.412 - 2.941 1.758,00 1.412,00 1.650,00 2.428,00 2.940,87


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Desenhista instrucional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • comunicar-se;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • estimular o senso de justiça;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • roteirizar material;
    • assessorar o trabalho docente;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • selecionar bibliografia;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • selecionar referencial teórico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • realizar controle de qualidade;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular a criatividade;
    • definir processos de avaliação;
    • estudar continuamente;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • pesquisar práticas educativas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • identificar público alvo;
    • atualizar-se continuamente;
    • respeitar a autoria do educador;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • mapear conteúdo;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • respeitar a alteridade;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • acompanhar equipe de produção;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • validar produto final;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • dimensionar os problemas;
    • administrar tempo;
    • definir abordagem de comunicação;
    • promover trocas de experiências;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • estimular a cooperação;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • avaliar a instituição escolar;
    • participar das avaliações externas;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • mapear competências;
    • garantir a integridade instrucional;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • elaborar relatórios;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • estimular o senso crítico;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • acompanhar processo de revisão;
    • orientar equipe de produção;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • definir estratégias de ensino;
    • definir escopo;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • demonstrar versatilidade;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • organizar encontro de educandos;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • planejar ações de operacionalização;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • traçar metas educacionais;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • organizar grupos de estudos;
    • auto avaliar-se;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • avaliar os planos diretores;
    • elaborar objetivos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • formar-se continuamente;
    • compreender o contexto;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • descrever atividades;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • analisar o desempenho das classes;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • elaborar atividades;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • respeitar as diversidades;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • entrevistar;
    • divulgar deliberações;
    • desenvolver a autoestima;
    • elaborar textos de orientação;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • equalizar informações;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • expressar-se com clareza;
    • trabalhar em equipe;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • emitir pareceres;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • validar material revisado;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • coordenar reuniões;
    • construir sistema de avaliação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • estimular valores estéticos;
    • administrar a demanda por vagas;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • interagir com os pais;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • formar equipes de trabalho;
    • observar o desempenho das classes;
    • dimensionar carga horária;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • estimular a solidariedade;
    • promover estudos de caso;
    • traçar objetivos educacionais;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • criar espaços de participação/interação;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • definir mídias;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • socializar informações;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • dominar a língua portuguesa;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • traçar cronograma de execução;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • administrar conflitos;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • demonstrar proatividade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • administrar recursos de trabalho;
    • criar mecanismos de usabilidade;


    Setores que mais contratam Desenhista instrucional no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Edição de livros
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Educação superior - graduação
    • Atividades de apoio à educação, exceto caixas escolares
    • Desenvolvimento de programas de computador e software em geral
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Comércio varejista de livros
    • Ensino fundamental




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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