Salário para o cargo de Professor de orientação educacional
CBO 2394-10 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Professor de orientação educacional - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Professor de orientação educacional

Um Professor de orientação educacional trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.818,95 e R$ 6.791,57, com a média salarial de R$ 3.133,04 e o salário mediana em R$ 2.500,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Professor de orientação educacional

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.133,04 37.596,49 783,26 16,46
1º Quartil 1.818,95 21.827,39 454,74 9,56
Salário Mediana 2.500,00 30.000,00 625,00 13,14
3º Quartil 5.179,54 62.154,50 1.294,89 27,22
Teto Salarial 6.791,57 81.498,85 1.697,89 35,69


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.876 - 8.156 3.393,17 1.875,85 2.283,87 6.733,73 8.156,10
Indaial - SC 2.539 - 5.925 3.572,82 2.539,06 3.309,00 4.891,73 5.925,01
Londrina - PR 2.848 - 5.423 3.659,28 2.847,66 3.656,00 4.477,46 5.423,23
Belo Horizonte - MG 1.455 - 6.515 2.961,37 1.454,62 2.344,00 5.379,12 6.515,35
Rio de Janeiro - RJ 1.543 - 7.708 3.294,51 1.542,62 2.524,00 6.363,50 7.707,66
Brasília - DF 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Salvador - BA 1.508 - 8.176 3.299,23 1.507,87 2.293,52 6.750,44 8.176,34
Teresina - PI 1.438 - 10.112 3.183,32 1.437,87 1.450,00 8.348,29 10.111,70
Niterói - RJ 1.482 - 4.436 2.053,78 1.482,00 1.517,00 3.662,50 4.436,13
Curitiba - PR 1.638 - 8.361 3.556,36 1.637,75 2.390,50 6.902,91 8.361,01
Maringá - PR 1.554 - 3.453 2.078,96 1.554,14 2.002,00 2.851,05 3.453,28
Fortaleza - CE 1.412 - 5.591 2.396,60 1.412,00 1.580,00 4.616,31 5.591,41
Campinas - SP 1.782 - 7.511 3.607,27 1.782,12 3.337,00 6.201,29 7.511,19
São Bernardo do Campo - SP 1.727 - 6.438 3.160,58 1.727,07 2.295,00 5.315,01 6.437,70
Suzano - SP 1.500 - 3.108 1.817,79 1.500,49 1.600,00 2.565,59 3.107,52
São Luís - MA 1.473 - 5.424 2.928,96 1.472,62 3.000,00 4.478,03 5.423,92
Porto Alegre - RS 1.690 - 7.754 3.696,55 1.689,75 3.652,00 6.402,13 7.754,45
Campo Grande - MS 1.670 - 7.385 3.736,47 1.670,40 3.696,00 6.097,41 7.385,36
Goiânia - GO 1.543 - 6.853 3.154,59 1.543,40 2.724,00 5.657,80 6.852,90
Franca - SP 2.040 - 6.153 2.969,84 2.040,11 2.328,00 5.079,98 6.153,03


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.678 - 7.622 3.285,46 1.678,19 2.364,00 6.292,72 7.621,94
Paraná 1.639 - 5.822 3.108,33 1.639,29 3.308,00 4.806,57 5.821,86
Minas Gerais 1.455 - 6.372 2.906,56 1.454,64 2.255,50 5.261,04 6.372,33
Santa Catarina 1.914 - 6.179 3.392,17 1.913,61 3.308,80 5.101,48 6.179,06
Rio de Janeiro 1.469 - 6.436 2.808,23 1.468,90 2.146,00 5.313,67 6.436,08
Bahia 1.547 - 7.049 3.126,72 1.547,26 2.756,00 5.820,00 7.049,36
Rio Grande do Sul 1.535 - 6.672 3.230,38 1.535,38 3.173,00 5.508,57 6.672,14
Distrito Federal 1.781 - 8.638 4.037,70 1.780,87 3.660,00 7.131,28 8.637,62
Goiás 1.412 - 5.799 2.673,89 1.412,00 2.203,00 4.788,03 5.799,41
Mato Grosso 1.606 - 6.870 3.301,81 1.606,27 3.108,60 5.672,15 6.870,28
Piauí 1.426 - 9.546 3.054,07 1.426,03 1.450,00 7.881,05 9.545,77
Ceará 1.412 - 5.830 2.531,18 1.412,00 1.684,00 4.813,69 5.830,49
Espírito Santo 1.522 - 6.231 2.930,10 1.522,36 2.240,00 5.144,04 6.230,61
Pernambuco 1.412 - 5.222 2.335,08 1.412,00 1.685,00 4.311,12 5.221,75
Pará 1.445 - 6.265 2.618,84 1.444,66 1.663,00 5.172,20 6.264,72
Maranhão 1.451 - 5.354 2.803,27 1.450,96 2.837,00 4.420,35 5.354,06
Mato Grosso do Sul 1.534 - 6.904 3.458,66 1.534,26 3.594,00 5.699,63 6.903,57
Rondônia 1.455 - 5.742 2.645,83 1.454,71 2.210,00 4.740,75 5.742,14
Paraíba 1.490 - 6.737 2.735,10 1.489,86 1.780,00 5.561,80 6.736,62
Rio Grande do Norte 1.412 - 8.328 3.355,65 1.412,00 2.394,50 6.875,92 8.328,32
Amazonas 1.567 - 5.334 2.659,80 1.566,54 2.200,00 4.404,07 5.334,34
Tocantins 1.931 - 9.452 4.168,72 1.930,88 3.539,00 7.803,55 9.451,89
Alagoas 1.449 - 8.347 3.330,42 1.449,25 2.919,50 6.891,71 8.347,44
Amapá 1.584 - 5.145 2.892,80 1.583,63 2.987,00 4.247,56 5.144,77
Roraima 1.412 - 5.854 2.307,17 1.412,00 1.461,00 4.832,74 5.853,55
Sergipe 1.412 - 5.452 2.627,35 1.412,00 2.500,00 4.501,29 5.452,10
Acre 1.412 - 4.038 1.993,74 1.412,00 1.461,00 3.333,90 4.038,12


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Professor de orientação educacional

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • comunicar-se;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • elaborar projeto instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;

  • Atividades

    • interagir com os pais;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • administrar tempo;
    • compreender o contexto;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • promover estudos de caso;
    • divulgar deliberações;
    • dimensionar os problemas;
    • elaborar objetivos;
    • coordenar reuniões;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • mapear conteúdo;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • construir sistema de avaliação;
    • estimular o senso de justiça;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • planejar ações de operacionalização;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • emitir pareceres;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • administrar a demanda por vagas;
    • analisar o desempenho das classes;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • promover trocas de experiências;
    • estimular o respeito mútuo;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • demonstrar criatividade;
    • validar produto final;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • selecionar referencial teórico;
    • formar equipes de trabalho;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • traçar metas educacionais;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • atualizar-se continuamente;
    • criar espaços de participação/interação;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • definir escopo;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • definir estratégias de ensino;
    • respeitar a autoria do educador;
    • estimular a criatividade;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • estimular o senso crítico;
    • participar das avaliações externas;
    • roteirizar material;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • acompanhar equipe de produção;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • definir abordagem de comunicação;
    • demonstrar proatividade;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • demonstrar flexibilidade;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • organizar grupos de estudos;
    • estimular a solidariedade;
    • dimensionar carga horária;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • mapear competências;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • traçar cronograma de execução;
    • garantir a integridade instrucional;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • definir processos de avaliação;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • elaborar relatórios;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • estimular a cooperação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • validar material revisado;
    • socializar informações;
    • auto avaliar-se;
    • expressar-se com clareza;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • assessorar o trabalho docente;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • elaborar atividades;
    • estimular valores estéticos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • identificar público alvo;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • selecionar bibliografia;
    • formar-se continuamente;
    • elaborar textos de orientação;
    • administrar recursos de trabalho;
    • entrevistar;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • definir mídias;
    • descrever atividades;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • avaliar a instituição escolar;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • respeitar a alteridade;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • respeitar as diversidades;
    • realizar controle de qualidade;
    • trabalhar em equipe;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • demonstrar versatilidade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • avaliar os planos diretores;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • pesquisar práticas educativas;
    • orientar equipe de produção;
    • acompanhar processo de revisão;
    • traçar objetivos educacionais;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • organizar encontro de educandos;
    • observar o desempenho das classes;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • estudar continuamente;
    • equalizar informações;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • desenvolver a autoestima;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • administrar conflitos;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;


    Setores que mais contratam Professor de orientação educacional no mercado de trabalho

    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Educação superior - graduação
    • Ensino fundamental
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Outras atividades de ensino
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Serviços de assistência social sem alojamento
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Ensino médio




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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