Salário para o cargo de Coordenador de ensino
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador de ensino - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador de ensino

Um Coordenador de ensino trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador de ensino

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador de ensino

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • demonstrar competências pessoais;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • comunicar-se;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;

  • Atividades

    • dimensionar carga horária;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • coordenar reuniões;
    • divulgar deliberações;
    • emitir pareceres;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • interagir com os pais;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • formar-se continuamente;
    • acompanhar processo de revisão;
    • definir abordagem de comunicação;
    • validar produto final;
    • definir escopo;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • demonstrar versatilidade;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • mapear conteúdo;
    • trabalhar em equipe;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • estimular o senso de justiça;
    • traçar cronograma de execução;
    • desenvolver a autoestima;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • planejar ações de operacionalização;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • equalizar informações;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • definir estratégias de ensino;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • elaborar textos de orientação;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • orientar equipe de produção;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • criar espaços de participação/interação;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • assessorar o trabalho docente;
    • definir processos de avaliação;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • mapear competências;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • demonstrar proatividade;
    • traçar metas educacionais;
    • respeitar as diversidades;
    • estimular valores estéticos;
    • analisar resultados das avaliações;
    • pesquisar práticas educativas;
    • traçar objetivos educacionais;
    • elaborar relatórios;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • descrever atividades;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • promover trocas de experiências;
    • socializar informações;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • estimular o senso crítico;
    • roteirizar material;
    • administrar recursos de trabalho;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • construir sistema de avaliação;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • demonstrar flexibilidade;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • estimular a criatividade;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • organizar encontro de educandos;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • acompanhar equipe de produção;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • administrar tempo;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • dominar a língua portuguesa;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • organizar grupos de estudos;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • observar o desempenho das classes;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • estimular o respeito mútuo;
    • atualizar-se continuamente;
    • formar equipes de trabalho;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • expressar-se com clareza;
    • avaliar os planos diretores;
    • elaborar atividades;
    • respeitar a autoria do educador;
    • definir mídias;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • demonstrar criatividade;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • entrevistar;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • respeitar a alteridade;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • compreender o contexto;
    • auto avaliar-se;
    • dimensionar os problemas;
    • analisar o desempenho das classes;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • selecionar referencial teórico;
    • administrar conflitos;
    • realizar controle de qualidade;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • estimular a cooperação;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • validar material revisado;
    • selecionar bibliografia;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • participar das avaliações externas;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • identificar público alvo;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • administrar a demanda por vagas;
    • promover estudos de caso;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • estimular a solidariedade;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • estudar continuamente;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • elaborar objetivos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • avaliar a instituição escolar;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • garantir a integridade instrucional;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • estimular a participação nas instituições associativas;


    Setores que mais contratam Coordenador de ensino no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: