Salário para o cargo de Coordenador auxiliar de curso
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador auxiliar de curso - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador auxiliar de curso

Um Coordenador auxiliar de curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador auxiliar de curso

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador auxiliar de curso

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • comunicar-se;
  • promover a formação contínua dos profissionais;

  • Atividades

    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • compreender o contexto;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • descrever atividades;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • socializar informações;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • construir instrumentos de avaliação;
    • estimular a cooperação;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • demonstrar proatividade;
    • acompanhar processo de revisão;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • traçar cronograma de execução;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • estimular valores estéticos;
    • planejar ações de operacionalização;
    • promover trocas de experiências;
    • assessorar o trabalho docente;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • validar produto final;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • auto avaliar-se;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • avaliar a instituição escolar;
    • respeitar a autoria do educador;
    • avaliar os planos diretores;
    • construir sistema de avaliação;
    • elaborar textos de orientação;
    • dominar a língua portuguesa;
    • estimular a solidariedade;
    • definir abordagem de comunicação;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • participar das avaliações externas;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • identificar público alvo;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • definir escopo;
    • pesquisar práticas educativas;
    • estudar continuamente;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • formar-se continuamente;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • roteirizar material;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • coordenar reuniões;
    • observar o desempenho das classes;
    • definir mídias;
    • traçar objetivos educacionais;
    • administrar recursos de trabalho;
    • dimensionar carga horária;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • analisar resultados das avaliações;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • definir processos de avaliação;
    • demonstrar versatilidade;
    • administrar a demanda por vagas;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • organizar grupos de estudos;
    • analisar o desempenho das classes;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • estimular a criatividade;
    • entrevistar;
    • expressar-se com clareza;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • dimensionar os problemas;
    • respeitar a alteridade;
    • trabalhar em equipe;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • respeitar as diversidades;
    • desenvolver a autoestima;
    • estimular o senso de justiça;
    • selecionar bibliografia;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • divulgar deliberações;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • formar equipes de trabalho;
    • garantir a integridade instrucional;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • mapear competências;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • demonstrar flexibilidade;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • acompanhar equipe de produção;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • atualizar-se continuamente;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • demonstrar criatividade;
    • criar espaços de participação/interação;
    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • traçar metas educacionais;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • estimular o respeito mútuo;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • elaborar relatórios;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • elaborar objetivos;
    • orientar equipe de produção;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • equalizar informações;
    • emitir pareceres;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • promover estudos de caso;
    • definir estratégias de ensino;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • validar material revisado;
    • elaborar atividades;
    • organizar encontro de educandos;
    • administrar tempo;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • selecionar referencial teórico;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • mapear conteúdo;
    • interagir com os pais;
    • administrar conflitos;
    • estimular o senso crítico;
    • realizar controle de qualidade;
    • assessorar as escolas/instituições;


    Setores que mais contratam Coordenador auxiliar de curso no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: