Salário para o cargo de Coordenador auxiliar de curso
CBO 2394-05 > Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Coordenador auxiliar de curso - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas.

Quanto ganha um Coordenador auxiliar de curso

Um Coordenador auxiliar de curso trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.047,25 e R$ 8.523,30, com a média salarial de R$ 3.756,03 e o salário mediana em R$ 3.000,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Coordenador auxiliar de curso

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 3.756,03 45.072,35 939,01 19,46
1º Quartil 2.047,25 24.566,95 511,81 10,61
Salário Mediana 3.000,00 36.000,00 750,00 15,54
3º Quartil 6.500,24 78.002,83 1.625,06 33,67
Teto Salarial 8.523,30 102.279,65 2.130,83 44,15


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Outros profissionais do ensino não classificados anteriormente
        • Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 2.333 - 12.794 5.484,22 2.333,33 4.565,00 10.562,48 12.793,60
Rio de Janeiro - RJ 1.593 - 9.364 3.691,37 1.593,30 2.560,00 7.730,57 9.363,50
Fortaleza - CE 1.518 - 6.631 2.855,74 1.518,28 2.026,00 5.474,84 6.631,29
Brasília - DF 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Belo Horizonte - MG 1.829 - 10.300 4.497,94 1.829,44 3.605,00 8.503,52 10.299,72
Recife - PE 1.567 - 8.189 3.444,79 1.567,28 2.500,00 6.761,15 8.189,31
Curitiba - PR 1.868 - 10.564 4.418,30 1.867,55 3.391,00 8.721,38 10.563,60
Salvador - BA 1.658 - 8.382 3.624,01 1.658,16 2.908,00 6.920,21 8.381,96
Porto Alegre - RS 1.974 - 7.833 3.738,11 1.974,20 3.150,00 6.467,09 7.833,14
Goiânia - GO 1.630 - 6.888 3.239,03 1.630,11 2.762,01 5.687,16 6.888,45
Guarulhos - SP 1.838 - 8.202 3.814,04 1.837,89 3.300,00 6.771,79 8.202,19
Belém - PA 1.537 - 6.532 3.030,28 1.537,01 2.544,00 5.392,89 6.532,03
Campinas - SP 1.888 - 9.727 4.275,84 1.887,58 3.500,00 8.030,30 9.726,54
Campo Grande - MS 1.674 - 7.858 3.499,88 1.673,71 2.923,00 6.487,25 7.857,56
São Luís - MA 1.597 - 6.573 3.187,56 1.597,13 2.847,00 5.426,56 6.572,81
João Pessoa - PB 1.613 - 6.745 3.017,72 1.612,69 2.200,00 5.568,83 6.745,13
Manaus - AM 1.541 - 7.768 3.223,19 1.540,74 2.299,00 6.413,49 7.768,22
Niterói - RJ 1.492 - 8.601 3.414,86 1.491,92 2.298,00 7.101,31 8.601,32
Maceió - AL 1.604 - 6.446 3.007,25 1.603,71 2.500,00 5.321,96 6.446,12
Natal - RN 1.451 - 6.312 2.851,28 1.451,16 2.250,00 5.211,44 6.312,26


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.928 - 10.654 4.570,44 1.928,17 3.810,00 8.796,33 10.654,38
Rio de Janeiro 1.556 - 8.237 3.364,35 1.555,78 2.500,00 6.800,86 8.237,41
Minas Gerais 1.629 - 8.094 3.586,14 1.629,15 3.000,00 6.682,63 8.094,21
Paraná 1.740 - 8.698 3.686,67 1.740,26 2.752,00 7.181,42 8.698,35
Pernambuco 1.520 - 7.160 3.149,03 1.519,65 2.495,00 5.911,53 7.160,22
Bahia 1.563 - 8.019 3.414,12 1.562,51 2.700,00 6.620,20 8.018,59
Ceará 1.495 - 6.660 2.872,97 1.495,47 2.108,00 5.498,86 6.660,38
Rio Grande do Sul 1.817 - 7.710 3.579,70 1.817,01 3.000,00 6.365,72 7.710,35
Santa Catarina 1.997 - 8.602 4.105,62 1.997,25 3.500,00 7.101,47 8.601,51
Distrito Federal 1.795 - 10.146 4.368,25 1.794,76 3.803,00 8.376,98 10.146,45
Goiás 1.539 - 6.664 3.062,21 1.539,49 2.519,00 5.502,08 6.664,28
Pará 1.524 - 6.550 2.952,22 1.524,03 2.424,00 5.407,98 6.550,30
Espírito Santo 1.594 - 7.213 3.179,67 1.593,66 2.488,50 5.955,01 7.212,88
Paraíba 1.532 - 6.383 2.860,91 1.532,43 2.025,00 5.269,68 6.382,80
Maranhão 1.524 - 7.203 3.182,16 1.524,50 2.628,50 5.946,85 7.203,00
Mato Grosso 1.804 - 7.816 3.685,25 1.803,52 3.102,00 6.453,06 7.816,14
Mato Grosso do Sul 1.671 - 7.616 3.459,40 1.671,28 2.934,00 6.287,53 7.615,65
Rio Grande do Norte 1.452 - 5.718 2.653,37 1.451,65 2.100,00 4.720,76 5.717,93
Alagoas 1.520 - 6.268 2.916,43 1.520,22 2.400,00 5.174,89 6.267,98
Amazonas 1.548 - 8.547 3.435,73 1.547,97 2.305,50 7.056,81 8.547,42
Sergipe 1.468 - 6.223 2.849,74 1.467,72 2.292,00 5.137,77 6.223,02
Piauí 1.451 - 8.383 3.264,30 1.451,50 2.378,00 6.920,94 8.382,86
Rondônia 1.566 - 8.896 3.619,55 1.565,59 2.746,00 7.344,49 8.895,87
Tocantins 1.793 - 8.759 4.019,61 1.792,81 3.627,00 7.231,47 8.758,97
Amapá 1.448 - 5.638 2.798,58 1.447,76 2.562,00 4.654,73 5.637,94
Acre 1.489 - 7.726 3.367,85 1.488,50 2.709,00 6.379,05 7.726,49
Roraima 1.612 - 5.547 2.918,53 1.611,58 2.800,00 4.579,53 5.546,86


Principais locais de trabalho

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Programadores, avaliadores e orientadores de ensino

O exercício desse cargo requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.


Funções e atividades do Coordenador auxiliar de curso

Programadores, avaliadores e orientadores de ensino devem:

  • avaliar o desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional;
  • demonstrar competências pessoais;
  • promover a formação contínua dos profissionais;
  • coordenar a (re) construção do projeto pedagógico/instrucional;
  • desenvolver projeto pedagógico/instrucional;
  • viabilizar o trabalho coletivo;
  • implementar a execução do projeto pedagógico/instrucional;
  • elaborar projeto instrucional;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar;
    • respeitar as diversidades;
    • avaliar o processo de ensino e de aprendizagem;
    • criar e recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo;
    • estudar continuamente;
    • traçar metas educacionais;
    • caracterizar o perfil dos alunos;
    • identificar os princípios norteadores da escola/instituição;
    • assegurar-se da consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico;
    • estimular a transparência na condução dos trabalhos;
    • definir processos de avaliação;
    • levantar necessidades educacionais e sociais;
    • roteirizar material;
    • estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola;
    • participar de cursos, seminários e congressos;
    • fornecer subsídios teóricos;
    • estruturar os tempos pedagógicos;
    • coordenar reuniões;
    • criar espaços de participação/interação;
    • dimensionar carga horária;
    • pesquisar os avanços do conhecimento científico, artístico, filosófico e tecnológico;
    • estimular a participação dos diferentes sujeitos;
    • observar conselhos de classe e de escola;
    • pesquisar práticas educativas;
    • estimular valores estéticos;
    • dominar a língua portuguesa;
    • administrar conflitos;
    • estabelecer sintonia entre as teorias de aprendizagem e as modalidades de ensino;
    • participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares;
    • articular a ação da escola com outras instituições;
    • orientar atividades interdisciplinares;
    • estimular o senso crítico;
    • sistematizar registros administrativos e pedagógicos;
    • socializar informações;
    • elaborar relatórios;
    • traçar objetivos educacionais;
    • elaborar projetos de recuperação de aprendizagem;
    • reunir-se com conselhos de classe;
    • propor mecanismos de acessibilidade;
    • olhar com intencionalidade pedagógica;
    • construir sistema de avaliação;
    • selecionar referencial teórico;
    • mapear competências;
    • contextualizar historicamente a escola;
    • mediar informações entre autor e equipe de produção;
    • orientar equipe de produção;
    • visitar rotineiramente as escolas;
    • validar produto final;
    • assessorar as escolas/instituições;
    • respeitar a autoria do educador;
    • levantar recursos materiais, humanos e financeiros;
    • elaborar objetivos;
    • organizar encontro de educandos;
    • definir mídias;
    • expressar-se com clareza;
    • traçar cronograma de execução;
    • participar das avaliações externas;
    • adequar linguagem textual e imagética;
    • desenvolver a autoestima;
    • divulgar resultados de avaliação;
    • acompanhar processo de revisão;
    • assessorar o trabalho docente;
    • analisar o desempenho das classes;
    • valorizar experiências pedagógicas significativas;
    • descrever atividades;
    • planejar ações de operacionalização;
    • demonstrar proatividade;
    • acompanhar a produção dos alunos;
    • definir abordagem de comunicação;
    • demonstrar capacidade de observação;
    • mapear conteúdo;
    • planejar reuniões com equipes de trabalho;
    • elaborar textos de orientação;
    • elaborar roteiro visual (storyboard);
    • realizar controle de qualidade;
    • coletar diferentes propostas de coordenação, supervisão e orientação como subsídios;
    • sugerir mudanças no projeto pedagógico;
    • garantir a integridade instrucional;
    • valorizar a participação das famílias e dos alunos no projeto pedagógico;
    • interpretar as relações que possibilitam ou impossibilitam a emergência dos processos ensinar;
    • criar espaços para o exercício da diversidade;
    • criar mecanismos de usabilidade;
    • acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente/autor;
    • respeitar a autonomia do educador;
    • participar da avaliação proposta pela instituição;
    • estimular o respeito mútuo;
    • verificar o cumprimento das metas;
    • participar de fóruns: acadêmicos, políticos e culturais;
    • auto avaliar-se;
    • produzir material de apoio pedagógico;
    • participar da criação do projeto gráfico;
    • trabalhar em equipe;
    • avaliar os planos diretores;
    • estimular o senso de justiça;
    • contribuir para que as decisões expressem o coletivo;
    • aprofundar a reflexão sobre as teorias da aprendizagem;
    • compreender o contexto;
    • organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação;
    • administrar a demanda por vagas;
    • buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional;
    • estimular a criatividade;
    • definir escopo;
    • identificar público alvo;
    • estimular a cooperação;
    • detectar eventuais problemas educacionais;
    • articular a ação conjunta da escola com as instituições de proteção à criança e ao adolescente;
    • avaliar os processos de maturação cognoscitiva, psicomotora, linguística e grafoperceptiva da criança;
    • administrar recursos de trabalho;
    • promover cursos, oficinas e orientação técnica na escola e inter escolas;
    • aprofundar a reflexão sobre o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos;
    • dimensionar os problemas;
    • criar clima favorável de trabalho;
    • fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais;
    • avaliar a implementação de projetos educacionais;
    • propor soluções para problemas educacionais detectados;
    • intervir na aplicação de medidas disciplinares;
    • descrever estrutura do ambiente de aprendizagem;
    • respeitar a alteridade;
    • assessorar as escolas no planejamento e no atendimento à demanda por vagas;
    • publicar experiências pedagógicas;
    • propor ações que favoreçam a maturação da criança;
    • selecionar bibliografia;
    • demonstrar versatilidade;
    • formar equipes de trabalho;
    • equalizar informações;
    • avaliar o desempenho das classes/turmas;
    • elaborar atividades;
    • demonstrar flexibilidade;
    • promover estudos de caso;
    • administrar tempo;
    • formar-se continuamente;
    • organizar encontros, congressos e seminários;
    • demonstrar criatividade;
    • analisar resultados das avaliações;
    • promover o estabelecimento de relações que favoreçam a significação do docente, do discente, da instituição escolar e da família;
    • emitir pareceres;
    • definir estratégias de ensino;
    • administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos;
    • promover trocas de experiências;
    • acompanhar a trajetória escolar do aluno;
    • propor estratégias de participação/interação;
    • divulgar experiências pedagógicas;
    • avaliar o desempenho profissional dos educadores;
    • analisar a execução do plano de ensino e outros regimes escolares;
    • intermediar conflitos entre a escola e a família;
    • emitir pareceres para autorização de escolas particulares;
    • identificar contexto de aprendizagem;
    • entrevistar;
    • estimular a participação nas instituições associativas;
    • aprofundar a reflexão sobre currículos e metodologias de ensino;
    • observar o desempenho das classes;
    • explicitar os princípios norteadores do projeto pedagógico;
    • atualizar-se continuamente;
    • estimular a solidariedade;
    • fiscalizar o cumprimento da legislação e do projeto pedagógico;
    • interagir com os pais;
    • possibilitar a avaliação da escola pela comunidade;
    • coordenar projetos e atividades de recuperação da aprendizagem;
    • avaliar a instituição escolar;
    • divulgar deliberações;
    • criar mecanismos de participação/interação;
    • compatibilizar carga horária por atividades;
    • orientar autor sobre projeto pedagógico/instrucional;
    • observar o processo de trabalho em salas de aula;
    • analisar as reuniões de conselho de classe e de escola;
    • registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional;
    • propor alocação de recursos (humanos, financeiros, materiais e tecnológicos);
    • organizar grupos de estudos;
    • validar material revisado;
    • administrar a progressão da aprendizagem;
    • organizar reuniões com equipes de trabalho;
    • acompanhar equipe de produção;
    • construir instrumentos de avaliação;


    Setores que mais contratam Coordenador auxiliar de curso no mercado de trabalho

    • Ensino fundamental
    • Educação infantil - pré-escola
    • Educação infantil - creche
    • Educação superior - graduação e pós-graduação
    • Ensino médio
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Educação superior - graduação
    • Ensino de idiomas
    • Educação profissional de nível técnico
    • Outras atividades de ensino




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

    Profissões em Destaque: