Salário para o cargo de Instrutor de treinamentos industriais
CBO 2332-10 > Instrutores de ensino profissional

Instrutor de treinamentos industriais - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Planejam e desenvolvem situações de ensino e aprendizagem voltadas para a qualificação profissional de jovens e adultos orientando-os nas técnicas específicas da área em questão. Avaliam processo ensino- aprendizagem, elaboram material pedagógico, sistematizam estudos, informações e experiências sobre a área ensinada, garantem segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino- aprendizagem, fazem registros de documentação escolar, de oficinas e de laboratórios. Podem prestar serviços à comunidade. No desenvolvimento das atividades mobilizam capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Instrutor de treinamentos industriais

Um Instrutor de treinamentos industriais trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 2.533,86 e R$ 10.878,48, com a média salarial de R$ 4.836,41 e o salário mediana em R$ 4.118,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Instrutor de treinamentos industriais

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 4.836,41 58.036,92 1.209,10 24,65
1º Quartil 2.533,86 30.406,26 633,46 12,92
Salário Mediana 4.118,00 49.416,00 1.029,50 20,99
3º Quartil 8.296,39 99.556,70 2.074,10 42,29
Teto Salarial 10.878,48 130.541,73 2.719,62 55,45


Categorias profissionais do cargo

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais do ensino
      • Professores e instrutores do ensino profissional
        • Instrutores de ensino profissional

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.544 - 10.963 4.220,22 1.543,54 2.805,00 9.050,99 10.962,83
São Bernardo do Campo - SP 2.504 - 9.771 4.950,33 2.504,40 4.267,00 8.066,81 9.770,77
Curitiba - PR 1.803 - 7.620 3.795,42 1.803,08 3.662,00 6.290,88 7.619,70
Rio de Janeiro - RJ 1.506 - 10.531 3.750,70 1.505,73 2.402,00 8.694,49 10.531,03
Belo Horizonte - MG 1.526 - 7.292 3.525,25 1.526,34 3.240,00 6.020,71 7.292,47
Goiânia - GO 2.042 - 9.777 5.132,86 2.042,40 4.888,00 8.071,81 9.776,82
Macaé - RJ 2.117 - 9.470 4.181,12 2.117,02 3.226,00 7.818,19 9.469,62
Joinville - SC 2.065 - 14.260 6.556,96 2.065,17 6.096,00 11.772,86 14.259,64
Florianópolis - SC 6.941 - 15.555 9.500,97 6.941,42 8.802,00 12.842,01 15.554,62
Campinas - SP 1.902 - 22.248 7.935,48 1.901,96 5.282,00 18.367,73 22.247,55
Barueri - SP 1.967 - 8.630 3.959,89 1.967,25 3.500,00 7.125,20 8.630,25
Fortaleza - CE 1.510 - 6.421 3.174,79 1.510,41 2.800,00 5.301,41 6.421,23
Jaraguá do Sul - SC 3.904 - 13.073 7.538,33 3.903,75 8.500,00 10.793,25 13.073,11
São Luís - MA 1.622 - 9.203 4.365,69 1.622,23 5.038,00 7.597,80 9.202,68
São Caetano do Sul - SP 2.165 - 10.295 4.518,21 2.164,65 3.216,00 8.499,63 10.295,01
São Jose - SC 3.598 - 10.602 6.186,39 3.597,89 6.140,00 8.752,74 10.601,58
Blumenau - SC 4.457 - 16.677 8.874,79 4.456,94 8.500,80 13.768,29 16.676,56
Criciúma - SC 2.055 - 10.884 6.586,76 2.055,33 7.994,40 8.985,88 10.883,96
Sorocaba - SP 1.872 - 12.225 5.016,31 1.872,03 3.255,00 10.092,82 12.224,73
Guarulhos - SP 1.704 - 12.900 5.363,12 1.703,76 4.820,00 10.650,46 12.900,16


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.769 - 11.963 5.070,11 1.769,20 3.903,00 9.876,95 11.963,25
Santa Catarina 3.590 - 12.463 7.342,85 3.589,55 7.350,00 10.289,20 12.462,59
Minas Gerais 1.878 - 7.337 3.718,38 1.877,72 3.127,00 6.057,29 7.336,77
Paraná 1.919 - 8.515 4.197,00 1.918,66 4.118,00 7.030,35 8.515,37
Rio de Janeiro 1.515 - 9.005 3.616,61 1.514,93 2.800,00 7.434,94 9.005,42
Goiás 1.680 - 9.293 4.629,18 1.680,43 4.669,00 7.672,34 9.292,97
Mato Grosso 2.508 - 8.353 4.998,15 2.508,07 5.282,00 6.895,97 8.352,61
Bahia 1.585 - 7.467 3.729,14 1.585,10 3.614,00 6.165,17 7.467,44
Maranhão 2.026 - 8.017 4.408,76 2.026,50 5.038,00 6.618,89 8.017,00
Rio Grande do Sul 1.662 - 8.964 3.730,26 1.661,59 2.599,50 7.400,66 8.963,90
Ceará 1.520 - 6.290 3.084,63 1.520,31 2.740,00 5.193,28 6.290,26
Espírito Santo 1.996 - 9.030 4.610,46 1.995,58 4.318,00 7.455,11 9.029,86
Mato Grosso do Sul 2.300 - 7.464 4.507,55 2.299,85 4.226,00 6.162,03 7.463,64
Pará 2.059 - 10.138 5.381,20 2.059,03 5.050,00 8.369,83 10.137,79
Pernambuco 1.652 - 6.651 3.216,09 1.652,27 2.491,00 5.491,42 6.651,37
Tocantins 3.292 - 5.923 3.963,85 3.291,80 3.810,00 4.890,30 5.923,28
Distrito Federal 1.599 - 7.818 3.479,83 1.599,46 2.798,00 6.454,82 7.818,28
Paraíba 1.576 - 5.124 2.838,04 1.575,76 2.381,00 4.230,37 5.123,96
Alagoas 1.607 - 7.115 3.197,90 1.607,36 2.508,00 5.874,60 7.115,49
Amazonas 2.180 - 6.898 4.214,17 2.179,90 4.432,50 5.695,08 6.898,06
Rondônia 1.438 - 5.990 3.250,70 1.438,22 3.452,00 4.945,78 5.990,47
Roraima 1.750 - 7.463 3.422,97 1.749,63 2.940,00 6.161,75 7.463,30
Piauí 1.748 - 5.229 3.347,76 1.748,00 3.737,00 4.317,25 5.229,18
Amapá 2.567 - 6.461 4.540,60 2.566,80 5.080,00 5.334,00 6.460,70
Rio Grande do Norte 1.863 - 10.586 6.214,56 1.862,50 7.926,00 8.740,00 10.586,15
Acre 3.103 - 5.065 3.813,43 3.103,00 4.084,00 4.181,67 5.064,96
Sergipe 1.518 - 5.233 2.303,80 1.518,00 1.816,00 4.320,00 5.232,51


Principais locais de trabalho

Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.


O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional

O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.


Funções e atividades do Instrutor de treinamentos industriais

Instrutores de ensino profissional devem:

  • prestar serviços À comunidade;
  • planejar metas e estratégias de ações educacionais;
  • avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
  • comunicar-se;
  • fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
  • zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
  • garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
  • demonstrar competências pessoais;
  • desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
  • elaborar material pedagógico;
  • sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;

  • Atividades

    • cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
    • comprovar experiência na área específica;
    • solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • consultar manual do equipamento para manutenção;
    • criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
    • demonstrar liderança;
    • organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
    • elaborar os planos de aula;
    • avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
    • participar da captação de recursos financeiros e físicos;
    • desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
    • tomar parte na elaboração do calendário escolar;
    • mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
    • empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
    • orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
    • analisar as avaliações;
    • sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
    • comprovar certificação das competências;
    • tomar providências em casos de emergência;
    • promover intercâmbios institucionais;
    • prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
    • confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
    • confeccionar apostilas para apoio às aulas;
    • orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
    • demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
    • dialogar com os outros professores;
    • preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
    • preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
    • utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
    • preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
    • testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
    • comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
    • manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
    • orientar os alunos;
    • demonstrar flexibilidade;
    • registrar as tarefas executadas pelos alunos;
    • preencher planilhas de custo;
    • demonstrar capacidade de avaliação;
    • sistematizar os termos técnicos da área;
    • agir eticamente na profissão;
    • revisar as metodologias e técnicas de ensino;
    • garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
    • encaminhar alunos para atendimentos específicos;
    • preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
    • ministrar palestras para públicos de fora da escola;
    • demonstrar perseverança;
    • auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
    • prestar assessoria técnica à comunidade;
    • criar situações operacionais de atividades;
    • preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
    • preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
    • elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
    • auto avaliar-se;
    • promover a exposição e venda de produtos do curso;
    • ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
    • programar a utilização de material didático-pedagógico;
    • avaliar competências adquiridas anteriormente;
    • propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
    • programar calendário de atividades para estágios de alunos;
    • prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
    • investigar diferentes recursos didáticos;
    • sistematizar a legislação na sua área;
    • demonstrar capacidade de organização;
    • simular situações atuais de trabalho;
    • revisar material pedagógico;
    • expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
    • verificar o estado dos equipamentos de segurança;
    • preparar material didático;
    • participar de atividades de elaboração do plano de curso;
    • dialogar com os alunos;
    • registrar controles de estoque;
    • preencher diários de classe ou similares;
    • estimular os alunos na busca de conhecimento;
    • propor cronograma de atividades pedagógicas;
    • divulgar ideias através de projetos de ensino;
    • desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
    • controlar o estoque de peças de reposição;
    • identificar novas fontes para atualização;
    • negociar projetos e cursos;
    • criar situações interativas com o mercado de trabalho;
    • efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
    • demonstrar tolerância e paciência;
    • fixar critérios de avaliação dos alunos;
    • selecionar material pedagógico;
    • comprovar qualificação profissional na área de atuação;
    • fixar metas educacionais para a escola;
    • dialogar com membros e instituições da comunidade;
    • dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
    • processar materiais para a utilização em ensino;
    • tomar parte na organização do currículo escolar;
    • coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
    • sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
    • selecionar recursos didáticos;
    • estabelecer referenciais de avaliação;
    • preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
    • avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
    • auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
    • identificar características e interesses pessoais dos alunos;
    • coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
    • limpar os equipamentos;
    • executar a manutenção preventiva;
    • tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
    • ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
    • desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
    • demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
    • demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
    • dialogar com outros setores ou unidades da escola;
    • analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
    • demonstrar criatividade;
    • desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
    • direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
    • dialogar com os meios de comunicação de massa;
    • desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
    • adequar material pedagógico;
    • sistematizar as normas técnicas;
    • sistematizar a produção científica da área;
    • utilizar referenciais de avaliação normatizados;
    • demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
    • expressar-se com clareza;
    • integrar-se em eventos da área;
    • pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
    • demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
    • programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
    • demonstrar capacidade de aprendizagem;
    • criar situações de trabalho em equipe;
    • preparar recursos audiovisuais;
    • participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
    • realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
    • participar de campanhas educativas;
    • desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
    • conferir a execução da manutenção;
    • projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
    • executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
    • participar de ações institucionais com objetivo social;
    • definir metodologias e técnicas de ensino;
    • corrigir trabalhos, provas, exercícios;
    • criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
    • criar relacionamentos de confiabilidade;
    • sistematizar as mudanças tecnológicas;
    • organizar exposições de produtos;
    • avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
    • especificar equipamentos para manutenção e reposição;
    • desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
    • registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;


    Setores que mais contratam Instrutor de treinamentos industriais no mercado de trabalho

    • Outras atividades de ensino
    • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
    • Locação de mão-de-obra temporária
    • Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
    • Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
    • Construção de rodovias e ferrovias
    • Atividades de associações de defesa de direitos sociais
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
    • Serviços de engenharia




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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    Salário para o cargo de Gerente de pensão
    Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação

    Gerente de pensão