Categorias profissionais do cargo
- Profissionais das ciências e das artes
- Profissionais do ensino
- Professores e instrutores do ensino profissional
- Instrutores de ensino profissional
Cargos relacionados:
- Instrutor de aprendizagem em transportes
- Instrutor de aprendizagem e treinamento industrial
- Professor instrutor de ensino e aprendizagem agroflorestal
- Instrutor agrícola
- Instrutor de ofícios industriais
- Instrutor de treinamentos industriais
- Instrutor de educação profissional industrial
- Instrutor de aprendizagem industrial
- Instrutor de aprendizagem e treinamento comercial
- Instrutor de aprendizagem em comunicação
- Instrutor de aprendizagem agropecuária
- Instrutor de aprendizagem em informática
Principais locais de trabalho
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
O que é preciso para trabalhar na área dos Instrutores de ensino profissional
O exercício desse cargo requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Funções e atividades do Instrutor de treinamento industrial (formação profissional)
Instrutores de ensino profissional devem:
- avaliar o processo de ensino-aprendizagem;
- prestar serviços À comunidade;
- elaborar material pedagógico;
- desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional;
- planejar metas e estratégias de ações educacionais;
- demonstrar competências pessoais;
- comunicar-se;
- fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios;
- zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho;
- sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada;
- garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem;
Atividades
- selecionar material pedagógico;
- consultar manual do equipamento para manutenção;
- registrar controles de estoque;
- programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos;
- sistematizar as mudanças dos processos de trabalho;
- demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos;
- criar situações para revisão e incorporação de valores éticos;
- preencher planilhas de custo;
- especificar equipamentos para manutenção e reposição;
- participar de ações institucionais com objetivo social;
- dialogar com os meios de comunicação de massa;
- coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação;
- executar a manutenção preventiva;
- identificar novas fontes para atualização;
- controlar o estoque de peças de reposição;
- preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos;
- dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos;
- confeccionar apostilas para apoio às aulas;
- mapear riscos e danos à comunidade e ao meio ambiente;
- dialogar com os alunos;
- demonstrar capacidade de organização;
- desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos;
- avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho;
- criar relacionamentos de confiabilidade;
- comprovar experiência na área específica;
- simular situações atuais de trabalho;
- realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço;
- criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho;
- fixar metas educacionais para a escola;
- cuidar das condições de segurança e higiene do aluno;
- preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques;
- propor cronograma de atividades pedagógicas;
- negociar projetos e cursos;
- demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas;
- utilizar comunicação verbal, escrita e corporal;
- participar da captação de recursos financeiros e físicos;
- estimular os alunos na busca de conhecimento;
- confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas;
- empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem;
- organizar exposições dos produtos elaborados na escola;
- participar de atividades de elaboração do plano de curso;
- elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas;
- desenvolver práticas quanto às normas de segurança e à higiene;
- tomar providências em casos de emergência;
- ensinar procedimentos e técnicas de trabalho;
- participar de campanhas educativas;
- promover a exposição e venda de produtos do curso;
- tomar parte na organização do currículo escolar;
- dialogar com membros e instituições da comunidade;
- projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino;
- comprovar certificação das competências;
- sistematizar a legislação na sua área;
- ministrar palestras para públicos de fora da escola;
- limpar os equipamentos;
- sistematizar as normas técnicas;
- desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade;
- analisar as avaliações;
- prestar assessoria técnica à comunidade;
- orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes;
- testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem;
- integrar-se em eventos da área;
- avaliar habilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área;
- programar a utilização de material didático-pedagógico;
- demonstrar perseverança;
- organizar exposições de produtos;
- demonstrar capacidade de atenção para situações de risco;
- revisar as metodologias e técnicas de ensino;
- avaliar competências adquiridas anteriormente;
- pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho;
- demonstrar respeito pelas diferenças socioculturais;
- manusear materiais normatizados ou não-normatizados;
- tomar parte na elaboração do calendário escolar;
- preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos;
- registrar ocorrências de manutenção de equipamentos;
- preparar material didático;
- promover intercâmbios institucionais;
- preparar modelos para o ensino e a aprendizagem;
- sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho;
- comprovar qualificação profissional na área de atuação;
- dialogar com outros setores ou unidades da escola;
- preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos;
- divulgar ideias através de projetos de ensino;
- preencher diários de classe ou similares;
- prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho;
- encaminhar alunos para atendimentos específicos;
- sistematizar os termos técnicos da área;
- garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem;
- demonstrar capacidade de aprendizagem;
- demonstrar tolerância e paciência;
- analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições;
- conferir a execução da manutenção;
- orientar os alunos;
- direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão;
- investigar diferentes recursos didáticos;
- criar situações operacionais de atividades;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- auto avaliar-se;
- criar situações de trabalho em equipe;
- elaborar os planos de aula;
- avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação;
- preencher relatórios de participação em atividades externas e internas;
- desenvolver práticas quanto à preservação do meio ambiente;
- tratar dos resíduos (sólidos, gasosos e efluentes);
- demonstrar liderança;
- expor ideias e opiniões em reuniões da escola;
- auxiliar no processo seletivo de novos instrutores;
- sistematizar a produção científica da área;
- definir metodologias e técnicas de ensino;
- estabelecer referenciais de avaliação;
- desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas;
- prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários;
- selecionar recursos didáticos;
- executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- preparar recursos audiovisuais;
- registrar as tarefas executadas pelos alunos;
- ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda;
- desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho;
- dialogar com os outros professores;
- identificar características e interesses pessoais dos alunos;
- auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso;
- solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas;
- efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas;
- expressar-se com clareza;
- participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola;
- orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo;
- agir eticamente na profissão;
- criar situações interativas com o mercado de trabalho;
- adequar material pedagógico;
- desenvolver atividades para troca de experiências profissionais;
- comprovar capacidade de aplicação do conhecimento;
- fixar critérios de avaliação dos alunos;
- demonstrar criatividade;
- programar calendário de atividades para estágios de alunos;
- demonstrar capacidade de trabalho em equipe;
- preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem;
- sistematizar as mudanças tecnológicas;
- propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado;
- coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos;
- processar materiais para a utilização em ensino;
- revisar material pedagógico;
- utilizar referenciais de avaliação normatizados;
- corrigir trabalhos, provas, exercícios;
- verificar o estado dos equipamentos de segurança;
Setores que mais contratam Instrutor de treinamento industrial (formação profissional) no mercado de trabalho
- Outras atividades de ensino
- Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares
- Locação de mão-de-obra temporária
- Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial
- Atividades de organizações associativas patronais e empresariais
- Construção de rodovias e ferrovias
- Promoção de vendas
- Frigorífico - abate de suínos
- Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
- Atividades de teleatendimento
- Atividades de associações de defesa de direitos sociais
- Serviços de assistência social sem alojamento
- Educação profissional de nível técnico
- Outras atividades profissionais, científicas e técnicas
- Formação de condutores
- Atividades de consultoria em gestão empresarial
- Fabricação de aparelhos telefônicos e de outros equipamentos de comunicação, peças e acessórios
- Ensino de idiomas
- Abate de aves
- Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo