Salário para o cargo de Diretor regional em operações de intermediação financeira
CBO 1227-05 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor regional em operações de intermediação financeira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor regional em operações de intermediação financeira

Um Diretor regional em operações de intermediação financeira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.201,12 e R$ 63.649,17, com a média salarial de R$ 24.634,29 e o salário mediana em R$ 20.345,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor regional em operações de intermediação financeira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.634,29 295.611,48 6.158,57 116,20
1º Quartil 8.201,12 98.413,38 2.050,28 38,69
Salário Mediana 20.345,00 244.140,00 5.086,25 95,97
3º Quartil 48.541,58 582.498,93 12.135,39 228,98
Teto Salarial 63.649,17 763.790,07 15.912,29 300,24


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 8.755 - 71.420 32.948,90 8.754,90 31.779,00 58.965,19 71.420,41
Rio de Janeiro - RJ 2.200 - 91.932 32.480,29 2.200,00 33.000,00 75.900,00 91.932,36
Francisco Beltrão - PR 15.350 - 26.941 20.054,00 15.350,00 20.575,50 22.243,00 26.941,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 6.652 - 73.367 31.490,72 6.652,07 30.741,25 60.572,21 73.366,88
Paraná 5.617 - 25.932 14.292,02 5.617,25 15.271,00 21.409,25 25.931,53
Rio de Janeiro 2.400 - 69.807 27.217,08 2.400,00 28.521,50 57.633,33 69.807,22
Minas Gerais 1.412 - 46.947 10.634,76 1.412,00 3.000,00 38.760,00 46.947,27
Santa Catarina 3.244 - 18.942 8.231,90 3.244,00 7.376,50 15.639,00 18.942,43
Rio Grande do Sul 3.750 - 60.562 20.441,67 3.750,00 14.200,00 50.000,00 60.561,50


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor regional em operações de intermediação financeira

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • controlar operações financeiras;
  • aprovar operações financeiras;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • comunicar-se;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • dirigir equipes;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;
  • demonstrar competências pessoais;
  • definir políticas e diretrizes;
  • participar de comitês de decisão;

  • Atividades

    • decidir tipos de garantias;
    • divulgar metas;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • orientar mitigação de riscos;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • tomar decisões;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • conceder bonificações;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • transferir pessoal;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • participar de seminários e eventos;
    • avaliar riscos das operações;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • determinar público alvo;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • programar preparação da equipe;
    • definir características de garantias contratuais;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • orientar equipes;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • garantir consistência dos ratings;
    • ministrar palestras;
    • homologar rotinas operacionais;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • demonstrar agilidade;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • demonstrar segurança;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • corrigir desvios;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • apontar deficiências;
    • recomendar ações de marketing;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • assegurar segregação de funções;
    • monitorar créditos concedidos;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • exercer liderança;
    • identificar conflitos de interesses;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • conduzir reuniões;
    • avaliar propostas de crédito;
    • treinar equipes;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • propor treinamento de pessoal;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • fixar metas;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • avaliar desempenho;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • demonstrar comprometimento;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • decidir taxas;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • homologar novos produtos;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • classificar níveis de riscos;
    • preparar relatórios;
    • precificar produtos e serviços;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • visitar clientes;
    • identificar segmentos de mercado;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • identificar principais áreas de risco;
    • representar a instituição em fóruns;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • dispensar gerentes;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • consultar meios de comunicação;
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • adequar captação com aplicação;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • analisar relatórios de tendências;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • definir segmentos de mercado;
    • cumprir normas e legislação;
    • demonstrar criatividade;
    • demonstrar disciplina;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • promover pessoal;
    • demonstrar fluência verbal;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;


    Setores que mais contratam Diretor regional em operações de intermediação financeira no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Cooperativas de crédito rural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos comerciais
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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