Salário para o cargo de Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira
CBO 1227-05 > Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Dirigem as atividades de intermediação financeira, aprovando operações, participando dos comitês de decisão, definindo políticas e diretrizes e estabelecendo estratégias operacionais. Desenvolvem produtos e serviços, dirigem equipes, controlam o desenvolvimento das operações financeiras, assegurando que sejam realizadas dentro das normas ditadas pelos órgãos reguladores, como também pelas políticas de controle interno da instituição, comunicam-se oralmente e por escrito.

Quanto ganha um Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira

Um Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 8.201,12 e R$ 63.649,17, com a média salarial de R$ 24.634,29 e o salário mediana em R$ 20.345,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 24.634,29 295.611,48 6.158,57 116,20
1º Quartil 8.201,12 98.413,38 2.050,28 38,69
Salário Mediana 20.345,00 244.140,00 5.086,25 95,97
3º Quartil 48.541,58 582.498,93 12.135,39 228,98
Teto Salarial 63.649,17 763.790,07 15.912,29 300,24


Categorias profissionais do cargo

  • Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes
    • Dirigentes de empresas e organizações (exceto de interesse público)
      • Diretores de produção e operações
        • Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 8.755 - 71.420 32.948,90 8.754,90 31.779,00 58.965,19 71.420,41
Rio de Janeiro - RJ 2.200 - 91.932 32.480,29 2.200,00 33.000,00 75.900,00 91.932,36
Francisco Beltrão - PR 15.350 - 26.941 20.054,00 15.350,00 20.575,50 22.243,00 26.941,39


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 6.652 - 73.367 31.490,72 6.652,07 30.741,25 60.572,21 73.366,88
Paraná 5.617 - 25.932 14.292,02 5.617,25 15.271,00 21.409,25 25.931,53
Rio de Janeiro 2.400 - 69.807 27.217,08 2.400,00 28.521,50 57.633,33 69.807,22
Minas Gerais 1.412 - 46.947 10.634,76 1.412,00 3.000,00 38.760,00 46.947,27
Santa Catarina 3.244 - 18.942 8.231,90 3.244,00 7.376,50 15.639,00 18.942,43
Rio Grande do Sul 3.750 - 60.562 20.441,67 3.750,00 14.200,00 50.000,00 60.561,50


Principais locais de trabalho

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira exercem suas funções em empresas e instituições de atividades financeiras e auxiliares da intermediação financeira. Desenvolvem suas atividades em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado, no período diurno. Podem estar sujeitos a trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.


O que é preciso para trabalhar na área dos Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira

Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino superior, sendo desejável cursos de especialização em finanças. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.


Funções e atividades do Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira

Diretores de operações de serviços em instituição de intermediação financeira devem:

  • controlar operações financeiras;
  • aprovar operações financeiras;
  • definir políticas e diretrizes;
  • participar de comitês de decisão;
  • dirigir equipes;
  • assegurar conformidade da instituição frente a normas;
  • desenvolver produtos e serviços;
  • demonstrar competências pessoais;
  • estabelecer estratégias operacionais;
  • comunicar-se;

  • Atividades

    • representar a instituição em fóruns;
    • definir segmentos de mercado;
    • demonstrar agilidade;
    • propor inovações e melhorias de produtos e serviços;
    • estabelecer regras para formalização e documentação de crédito;
    • avaliar ramos de atividades de clientes;
    • conduzir reuniões;
    • definir políticas de captação de recursos;
    • participar da análise de dossiê de clientes;
    • definir políticas de alçadas para agências;
    • estabelecer estratégias de segurança e controle de riscos;
    • demonstrar comprometimento;
    • divulgar decisões dos comitês;
    • opinar acerca de informações sobre movimentações suspeitas;
    • avaliar desempenho;
    • classificar níveis de riscos;
    • identificar mercados potenciais para instalação de agências;
    • recomendar ações de controle e monitoramento para cada área;
    • identificar situações adversas à instituição;
    • orientar mitigação de riscos;
    • antecipar-se às tendências de mercado;
    • demonstrar criatividade;
    • monitorar desempenho de produtos e serviços;
    • monitorar avaliação de riscos;
    • orientar equipes;
    • adaptar-se a situações adversas;
    • determinar parâmetros para classificação de clientes;
    • identificar segmentos de mercado;
    • avaliar rentabilidade das operações de crédito;
    • exercer liderança;
    • avaliar propostas de crédito;
    • analisar relatórios de tendências;
    • pesquisar nichos de mercado;
    • monitorar implantação de mecanismos de controle;
    • estabelecer ponto de retorno;
    • disponibilizar canais de crédito;
    • adequar políticas de controles globais às políticas locais;
    • estabelecer linhas para financiamentos de importação e exportação;
    • homologar novos produtos;
    • corrigir desvios;
    • elaborar planos preventivos de riscos;
    • visitar clientes;
    • acompanhar avaliação de atendimento;
    • adequar operações às necessidades dos clientes;
    • estabelecer prazos para implementação de produtos e serviços;
    • decidir taxas;
    • estabelecer estratégias de atuação (atacado e varejo);
    • estabelecer regras de segregação de funções;
    • planejar melhorias e inovações de produtos e serviços;
    • demonstrar fluência verbal;
    • apontar deficiências;
    • monitorar portfólio em atraso;
    • tomar decisões;
    • dimensionar equipes para atendimento;
    • assessorar gerentes no relacionamento com clientes;
    • apresentar propostas ao comitê de crédito;
    • planejar campanhas de incentivo para as equipes;
    • preparar relatórios;
    • analisar mercado financeiro nacional e internacional;
    • avaliar riscos das operações;
    • consultar meios de comunicação;
    • desenvolver processos de prospecção de clientes;
    • demonstrar sensibilidade a riscos;
    • opinar em decisões macroeconômicas (taxas, tendências);
    • desenvolver estratégias de aumento de base de clientes;
    • submeter propostas de crédito a instâncias superiores;
    • avaliar riscos inerentes aos produtos e serviços;
    • definir campanhas de incentivo à produção;
    • dispensar gerentes;
    • precificar produtos e serviços;
    • decidir tipos de garantias;
    • avaliar cliente para concessão de crédito, por modalidade operacional;
    • solicitar desenvolvimento e adaptação de sistemas;
    • monitorar créditos concedidos;
    • propor treinamento de pessoal;
    • transferir pessoal;
    • promover pessoal;
    • providenciar teste piloto de produtos e serviços;
    • programar preparação da equipe;
    • garantir consistência dos ratings;
    • demonstrar disciplina;
    • identificar necessidades de inovações e melhoria de produtos e serviços;
    • acompanhar colocação de produtos e serviços na rede;
    • treinar equipes;
    • identificar principais áreas de risco;
    • conceder bonificações;
    • ministrar palestras;
    • monitorar operacionalização de produtos e serviços;
    • obter aprovação de produtos e serviços;
    • desenvolver programas para área governamental;
    • cumprir normas e legislação;
    • monitorar velocidade de resposta dos processos de crédito;
    • demonstrar poder de persuasão;
    • demonstrar segurança;
    • criar instrumentos de avaliação de riscos;
    • avaliar concorrentes e fornecedores de clientes;
    • avaliar qualidade dos ativos de clientes;
    • definir necessidades de novos produtos;
    • analisar situação política, interna e externa;
    • homologar rotinas operacionais;
    • sugerir mecanismos de controle;
    • divulgar aprovação de operações financeiras;
    • adequar captação com aplicação;
    • identificar necessidades de campanhas para captação de recursos;
    • determinar público alvo;
    • monitorar clientes de alto risco;
    • assegurar eficiência dos controles;
    • fixar metas;
    • avaliar rentabilidade da captação de recursos;
    • entrevistar candidatos à gerência;
    • definir características de garantias contratuais;
    • estabelecer procedimentos para acompanhamento de crédito;
    • definir modelos de análise e de concessão de crédito;
    • participar de seminários e eventos;
    • identificar conflitos de interesses;
    • divulgar metas;
    • recomendar ações de marketing;
    • opinar sobre políticas de créditos e investimentos;
    • controlar tramitação de dossiê de cliente;
    • avaliar capacidade de pagamento de clientes;
    • demonstrar habilidade interpessoal;
    • demonstrar transparência nas ações;
    • acompanhar fidelização de clientes;
    • monitorar qualidade e evolução do portfólio de crédito;
    • colaborar na definição de políticas de controles internos;
    • assegurar segregação de funções;
    • implementar sistema pós-venda interno;
    • monitorar ações de controle de cada área;
    • avaliar relatórios de inspeção de clientes;
    • demonstrar habilidade de negociação;
    • adaptar produtos e serviços às mudanças de legislação e normas;
    • divulgar estratégias, políticas e procedimentos;


    Setores que mais contratam Diretor de plataforma em operações de intermediação financeira no mercado de trabalho

    • Bancos múltiplos, com carteira comercial
    • Cooperativas de crédito rural
    • Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
    • Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral, exceto imobiliários
    • Holdings de instituições não-financeiras
    • Bancos comerciais
    • Outras atividades auxiliares dos serviços financeiros
    • Serviços combinados de escritório e apoio administrativo
    • Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
    • Atividades de cobrança e informações cadastrais




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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