Salário para o cargo de Ajudante de maquinista de trem
CBO 7826-25 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Ajudante de maquinista de trem - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Ajudante de maquinista de trem

Um Ajudante de maquinista de trem trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.194,86 e R$ 2.737,92, com a média salarial de R$ 1.540,38 e o salário mediana em R$ 1.430,53 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Ajudante de maquinista de trem

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 1.540,38 18.484,53 385,09 7,13
1º Quartil 1.194,86 14.338,38 298,72 5,53
Salário Mediana 1.430,53 17.166,36 357,63 6,62
3º Quartil 2.088,05 25.056,63 522,01 9,66
Teto Salarial 2.737,92 32.855,00 684,48 12,66


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Juiz de Fora - MG 1.402 - 1.733 1.423,52 1.402,04 1.430,53 1.430,53 1.732,70
São Paulo - SP 1.311 - 2.283 1.499,19 1.310,99 1.430,53 1.884,70 2.282,81
Camaçari - BA 1.595 - 2.577 1.952,79 1.595,18 2.060,00 2.127,40 2.576,77
Piracicaba - SP 1.803 - 2.184 1.802,98 1.802,98 1.802,98 1.802,98 2.183,82
São Luís - MA 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Linhares - ES 1.180 - 1.453 1.195,00 1.180,00 1.200,00 1.200,00 1.453,48
Brasília - DF 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Paulínia - SP 1.203 - 2.338 1.368,34 1.202,77 1.300,00 1.930,06 2.337,75
Belo Horizonte - MG 1.109 - 1.781 1.281,10 1.109,07 1.265,25 1.470,00 1.780,51
Vitoria - ES 1.289 - 7.526 3.184,58 1.289,00 1.904,00 6.213,63 7.526,14
Rio de Janeiro - RJ 1.144 - 2.545 1.461,29 1.144,00 1.430,53 2.101,40 2.545,28


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
Minas Gerais 1.311 - 1.754 1.405,36 1.310,66 1.430,53 1.448,38 1.754,32
São Paulo 1.296 - 2.334 1.565,44 1.295,76 1.430,53 1.927,08 2.334,14
Bahia 1.479 - 2.634 1.934,92 1.478,89 2.100,00 2.174,60 2.633,94
Espírito Santo 1.167 - 4.885 1.985,94 1.166,90 1.200,00 4.033,04 4.884,94
Maranhão 1.200 - 2.306 1.531,41 1.200,00 1.573,91 1.904,00 2.306,18
Distrito Federal 1.452 - 2.317 1.680,39 1.451,69 1.678,08 1.913,23 2.317,36
Goiás 1.045 - 1.590 1.177,56 1.045,00 1.191,84 1.313,05 1.590,40
Rio de Janeiro 1.144 - 2.545 1.447,22 1.144,00 1.403,70 2.101,40 2.545,28
Paraná 1.062 - 2.074 1.237,36 1.062,28 1.150,00 1.712,26 2.073,94


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Ajudante de maquinista de trem

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar cargas;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;
  • operar teleférico;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vistoriar teleférico;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);

  • Atividades

    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • testar sistema de comunicação;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • efetuar reboque;
    • verificar vazamentos de carga;
    • manobrar para testes operacionais;
    • solicitar equipe de segurança;
    • solicitar prefixo do trem;
    • acatar instruções via rádio;
    • testar freio de reversão e automático;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • acionar gerador de energia;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • demonstrar assiduidade;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • vistoriar roldanas;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • prestar primeiros-socorros;
    • estacionar para limpeza;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • demonstrar segurança;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • cumprir paradas programadas;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • informar nome das estações;
    • vistoriar freio manual;
    • cumprir horários;
    • confirmar destino;
    • demonstrar iniciativa;
    • observar perfil de via;
    • vistoriar cabos de aço;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • verificar controle de falhas;
    • vistoriar cadeiras;
    • verificar livro de bordo;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • liberar o freio;
    • cumprir tempo de percurso;
    • prestar informações ao usuário;
    • comunicar entrada na via;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • estacionar em local predeterminado;
    • cumprir tempo de parada;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • comunicar-se com clareza;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • ligar o veículo;
    • solicitar manutenção;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • solucionar pequenas falhas;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • inspecionar alavanca;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • evacuar veículo;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • remover vagões avariados;
    • vistoriar contra-pino;
    • trabalhar em equipe;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • anunciar energização do veículo;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • manobrar para manutenção;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • manter farol aceso;
    • verificar condições de limpeza;
    • recolher veículo;
    • preparar trem para reboque;
    • preencher livro de bordo;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • acionar buzina;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • separar vagões por destino;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • demonstrar acuidade visual;
    • uniformizar-se;
    • vistoriar embuchamento;
    • demonstrar autocontrole;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • conferir documentação da carga;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • demonstrar responsabilidade;
    • obedecer sinalização de via;
    • informar posicionamento;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • testar sistema de portas;
    • conferir limite de tração;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • conferir a formação da composição;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • vistoriar morsas;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • monitorar painel de controle;
    • solicitar desenergização da via;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • treinar funcionários;
    • aperfeiçoar-se;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • desligar o veículo;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • vistoriar fio de curso;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • manobrar para lavagem;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • preencher relatório de viagem;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • anunciar mensagens;
    • solicitar interdição da via;
    • obedecer sinais de manobra;
    • solicitar reboque;
    • demonstrar percepção;
    • observar condições de via;
    • repor equipamento de segurança;
    • acionar teleférico;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);


    Setores que mais contratam Ajudante de maquinista de trem no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de carga
    • Outras obras de instalações em construções
    • Comércio atacadista de resíduos e sucatas não-metálicos, exceto de papel e papelão
    • Outras obras de acabamento da construção
    • Fabricação de embalagens de material plástico
    • Transporte metroviário
    • Fabricação de obras de caldeiraria pesada
    • Fabricação de componentes eletrônicos
    • Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores
    • Fabricação de móveis com predominância de madeira




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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