Quanto ganha um Operador de bonde
Um Operador de bonde trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.585,13 e R$ 3.607,64, com a média salarial de R$ 2.013,55 e o salário mediana em R$ 1.765,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.
Salário Mensal | Salário Anual | Salário Por Semana | Salário Por Hora | |
Média Salarial | 2.013,55 | 24.162,55 | 503,39 | 9,23 |
1º Quartil | 1.585,13 | 19.021,53 | 396,28 | 7,26 |
Salário Mediana | 1.765,00 | 21.180,00 | 441,25 | 8,09 |
3º Quartil | 2.751,34 | 33.016,13 | 687,84 | 12,61 |
Teto Salarial | 3.607,64 | 43.291,74 | 901,91 | 16,53 |
Categorias profissionais do cargo
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
- Trabalhadores de funções transversais
- Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
- Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Cargos relacionados:
- Operador de trem de metrô
- Auxiliar de maquinista de trem
- Operador de trem metropolitano
- Operador de automotriz
- Operador de locomotiva
- Ajudante de maquinista de trem
- Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
- Motorneiro
- Operador de teleférico (passageiros)
- Maquinista de trem
- Maquinista de locomotiva
Salários nas cidades que mais contratam
Cidade | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Rio de Janeiro - RJ | 1.546 - 2.279 | 1.644,14 | 1.546,25 | 1.547,00 | 1.881,88 | 2.279,38 |
Macieira - SC | 1.650 - 2.946 | 1.941,90 | 1.650,00 | 1.710,00 | 2.432,40 | 2.946,20 |
União da Vitoria - PR | 1.857 - 3.149 | 2.324,07 | 1.856,67 | 2.500,00 | 2.600,00 | 3.149,20 |
Pederneiras - SP | 1.539 - 2.025 | 1.573,83 | 1.539,00 | 1.539,00 | 1.672,00 | 2.025,18 |
Guarapuava - PR | 1.640 - 2.249 | 1.773,17 | 1.640,00 | 1.777,00 | 1.857,00 | 2.249,25 |
Fernandes Pinheiro - PR | 1.617 - 2.281 | 1.749,33 | 1.617,00 | 1.749,00 | 1.883,00 | 2.280,75 |
Xanxerê - SC | 2.464 - 4.789 | 3.209,00 | 2.464,00 | 3.209,00 | 3.954,00 | 4.789,20 |
Concordia - SC | 1.740 - 2.108 | 1.740,00 | 1.740,00 | 1.740,00 | 1.740,00 | 2.107,54 |
Moreira Sales - PR | 1.412 - 2.180 | 1.644,80 | 1.412,00 | 1.800,00 | 1.800,00 | 2.180,21 |
Cruz Machado - PR | 1.731 - 2.248 | 1.781,00 | 1.731,00 | 1.731,00 | 1.856,00 | 2.248,04 |
Lebon Regis - SC | 1.650 - 2.144 | 1.698,00 | 1.650,00 | 1.650,00 | 1.770,00 | 2.143,88 |
Remuneração nos estados
Estado | Faixa Salarial | Média Salarial | 1º Quartil | Salário Mediana | 3º Quartil | Maior Salário |
Paraná | 1.667 - 3.032 | 1.966,49 | 1.666,75 | 1.804,00 | 2.502,92 | 3.031,61 |
Santa Catarina | 1.613 - 3.765 | 2.098,69 | 1.613,08 | 1.770,00 | 3.108,33 | 3.764,91 |
Rio de Janeiro | 1.546 - 2.279 | 1.644,14 | 1.546,25 | 1.547,00 | 1.881,88 | 2.279,38 |
São Paulo | 1.525 - 4.912 | 2.545,48 | 1.525,00 | 2.100,00 | 4.055,00 | 4.911,54 |
Mato Grosso | 1.800 - 3.777 | 2.403,20 | 1.800,00 | 2.286,00 | 3.118,00 | 3.776,62 |
Minas Gerais | 1.472 - 3.743 | 2.397,67 | 1.472,00 | 2.500,00 | 3.090,00 | 3.742,70 |
Ceará | 1.412 - 2.963 | 1.664,60 | 1.412,00 | 1.503,00 | 2.446,00 | 2.962,67 |
Principais locais de trabalho
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.
O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos
Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.
Funções e atividades do Operador de bonde
Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:
Atividades
- observar perfil de via;
- controlar velocidade do teleférico;
- inspecionar alavanca;
- informar posicionamento;
- manobrar guindaste para prestar socorro;
- cumprir horários;
- comunicar-se com a base de retorno;
- manobrar para manutenção;
- trabalhar em equipe;
- demonstrar firmeza nas decisões;
- liberar o freio;
- adequar a condução ao tipo de veículo;
- inspecionar equipamentos de bordo;
- posicionar vagão para carga e descarga;
- estacionar para limpeza;
- estacionar em local predeterminado;
- aplicar freio de estacionamento e calços;
- solicitar equipe de segurança;
- acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
- conferir número, quantidade e peso dos vagões;
- demonstrar capacidade de assimilação;
- usar equipamentos de proteção individual (epi);
- vistoriar freio manual;
- verificar controle de falhas;
- cumprir tempo de parada;
- acatar sinalização do painel de bordo;
- evacuar veículo;
- operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
- combater incêndios em casos de emergência;
- vistoriar cabos de aço;
- separar vagões por destino;
- zelar pelos equipamentos de trabalho;
- operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
- demonstrar autocontrole;
- movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
- utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
- demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
- cumprir licenciamento via satélite;
- monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
- distribuir passageiros para balanceamento de peso;
- efetuar reboque;
- acompanhar circuito fechado de televisão;
- movimentar o veículo na modalidade automática;
- manobrar para testes operacionais;
- obedecer sinalização de via;
- desligar o veículo;
- monitorar painel de controle;
- manobrar para lavagem;
- repor equipamento de segurança;
- inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
- comunicar impedimentos de circulação do veículo;
- verificar livro de bordo;
- retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
- comunicar irregularidades ao maquinista;
- acionar freio de emergência em situação de risco;
- conferir limite de tração;
- verificar vazamentos de carga;
- orientar passageiros sobre regras de segurança;
- preencher relatório de bilhetes e malotes;
- monitorar equipamentos de bordo;
- solucionar pequenas falhas;
- recolher veículo;
- comunicar entrada na via;
- atentar para passagem de nível e pedestres;
- conferir a formação da composição;
- informar nome das estações;
- movimentar o veículo na modalidade manual;
- vistoriar circuito fechado de televisão;
- manter farol aceso;
- vistoriar sistema de comunicação visual;
- cumprir tempo de percurso;
- transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
- aperfeiçoar-se;
- conferir acomodação dos passageiros;
- emitir relatório de ocorrência;
- informar ocorrências com o usuário;
- anunciar energização do veículo;
- concentrar-se nas suas atribuições;
- auxiliar o maquinista na condução;
- verificar o comportamento da composição durante a viagem;
- uniformizar-se;
- conduzir veículo para a via principal;
- engatar locomotivas e vagões na composição;
- verificar existência de fita velocimétrica;
- inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
- preencher livro de bordo;
- comunicar-se com clareza;
- verificar condições de limpeza;
- conferir documentação da carga;
- prestar informações ao usuário;
- vistoriar sistema elétrico do teleférico;
- demonstrar acuidade visual;
- verificar ficha e documentação do trem;
- manobrar para manutenção de via permanente;
- vistoriar travas das cadeiras;
- demonstrar assiduidade;
- acionar gerador de energia;
- vistoriar conjuntos das torres;
- comunicar ocorrências externas ao sistema;
- manobrar para pesagem de vagões;
- vistoriar fio de curso;
- detectar falhas de equipamentos;
- retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- vistoriar embuchamento;
- conduzir trem em licenciamento emergencial;
- testar sistema de portas;
- inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
- remover vagões avariados;
- conduzir usuário na passagem de emergência;
- verificar níveis de combustível e areia;
- ligar o veículo;
- confirmar destino;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- demonstrar segurança;
- solicitar licenciamento para partida;
- vistoriar contra-pino;
- instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
- treinar funcionários;
- demonstrar percepção;
- cumprir paradas programadas;
- alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
- observar condições de via;
- obedecer sinais de manobra;
- vistoriar cadeiras;
- solicitar reboque;
- vistoriar roldanas;
- monitorar embarque e desembarque de passageiros;
- vistoriar contrapeso do teleférico;
- conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
- vistoriar dispositivos de segurança;
- testar freio de reversão e automático;
- solicitar interdição da via;
- instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
- informar situação de risco ao longo da via;
- vistoriar morsas;
- operar aparelho de mudança de via (amv);
- demonstrar responsabilidade;
- desengatar locomotivas e vagões da composição;
- acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
- acatar instruções via rádio;
- obedecer velocidade máxima autorizada;
- preparar trem para reboque;
- interromper manobra em caso de perda de contato;
- solicitar desenergização da via;
- solicitar resgate de passageiros;
- acionar buzina;
- anunciar mensagens;
- conferir acondicionamento da carga;
- solicitar prefixo do trem;
- preencher relatório de viagem;
- testar sistemas elétrico e pneumático;
- verificar dispositivos de segurança;
- preencher relatório de quilometragem;
- acionar teleférico;
- prestar primeiros-socorros;
- demonstrar iniciativa;
- testar sistema de comunicação;
- solicitar manutenção;
- controlar abertura e fechamento das portas;
Setores que mais contratam Operador de bonde no mercado de trabalho
- Atividades de apoio à produção florestal
- Marketing direto
- Extração de madeira em florestas plantadas
- Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
- Serviço de preparação de terreno, cultivo e colheita
- Serviços de entrega rápida
- Fabricação de artigos de metal para uso doméstico e pessoal
- Serviço de poda de árvores para lavouras
- Serviços de usinagem, tornearia e solda
- Comércio atacadista de produtos alimentícios em geral
Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br