Salário para o cargo de Operador de trem metropolitano
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de trem metropolitano - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de trem metropolitano

Um Operador de trem metropolitano trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,96 e R$ 4.964,10, com a média salarial de R$ 2.863,86 e o salário mediana em R$ 2.433,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de trem metropolitano

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.863,86 34.366,36 715,97 13,80
1º Quartil 1.872,96 22.475,55 468,24 9,02
Salário Mediana 2.433,92 29.207,04 608,48 11,73
3º Quartil 3.785,83 45.430,00 946,46 18,24
Teto Salarial 4.964,10 59.569,18 1.241,02 23,92


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.416 - 4.796 3.626,06 3.416,13 3.549,72 3.959,38 4.795,72
Rio de Janeiro - RJ 2.291 - 2.937 2.394,94 2.290,71 2.424,72 2.424,72 2.936,89
Santos - SP 1.911 - 2.467 1.970,10 1.910,73 1.987,37 2.037,05 2.467,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.878 - 4.697 3.136,25 1.877,53 3.521,96 3.877,90 4.697,03
Rio de Janeiro 2.308 - 2.939 2.395,92 2.307,67 2.424,72 2.426,56 2.939,12


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de trem metropolitano

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar cargas;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • trabalhar com segurança;
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • vistoriar teleférico;
  • operar teleférico;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • transportar passageiros;

  • Atividades

    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • verificar vazamentos de carga;
    • demonstrar percepção;
    • separar vagões por destino;
    • solicitar equipe de segurança;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • demonstrar iniciativa;
    • manobrar para lavagem;
    • solucionar pequenas falhas;
    • demonstrar responsabilidade;
    • monitorar painel de controle;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • vistoriar roldanas;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • solicitar manutenção;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • recolher veículo;
    • confirmar destino;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • observar perfil de via;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • observar condições de via;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • informar posicionamento;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • cumprir tempo de parada;
    • preencher relatório de viagem;
    • solicitar desenergização da via;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • anunciar mensagens;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • preparar trem para reboque;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • verificar dispositivos de segurança;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • demonstrar acuidade visual;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • estacionar em local predeterminado;
    • vistoriar cabos de aço;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • solicitar licenciamento para partida;
    • demonstrar autocontrole;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • conferir limite de tração;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • conferir documentação da carga;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • verificar livro de bordo;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • ligar o veículo;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • comunicar-se com clareza;
    • desligar o veículo;
    • manter farol aceso;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • testar sistema de comunicação;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • conferir a formação da composição;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • anunciar energização do veículo;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • vistoriar cadeiras;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • solicitar interdição da via;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • trabalhar em equipe;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • comunicar entrada na via;
    • prestar informações ao usuário;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • manobrar para manutenção;
    • uniformizar-se;
    • acionar gerador de energia;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • vistoriar contra-pino;
    • cumprir tempo de percurso;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • inspecionar alavanca;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • vistoriar morsas;
    • demonstrar segurança;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • solicitar prefixo do trem;
    • repor equipamento de segurança;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • demonstrar assiduidade;
    • cumprir horários;
    • vistoriar freio manual;
    • manobrar para testes operacionais;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • obedecer sinalização de via;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • obedecer sinais de manobra;
    • verificar controle de falhas;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • testar freio de reversão e automático;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • solicitar reboque;
    • verificar condições de limpeza;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • aperfeiçoar-se;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • remover vagões avariados;
    • acionar buzina;
    • cumprir paradas programadas;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • acatar instruções via rádio;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • vistoriar fio de curso;
    • preencher livro de bordo;
    • efetuar reboque;
    • liberar o freio;
    • informar nome das estações;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • vistoriar embuchamento;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • prestar primeiros-socorros;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • testar sistema de portas;
    • evacuar veículo;
    • treinar funcionários;
    • estacionar para limpeza;
    • acionar teleférico;


    Setores que mais contratam Operador de trem metropolitano no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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