Salário para o cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva (transporte metropolitano) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Um Operador de locomotiva (transporte metropolitano) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.442,41 e R$ 5.633,08, com a média salarial de R$ 2.427,80 e o salário mediana em R$ 1.618,00 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.427,80 29.133,62 606,95 11,89
1º Quartil 1.442,41 17.308,96 360,60 7,06
Salário Mediana 1.618,00 19.416,00 404,50 7,92
3º Quartil 4.296,02 51.552,28 1.074,01 21,04
Teto Salarial 5.633,08 67.596,90 1.408,27 27,59


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 1.412 - 6.319 2.707,86 1.412,00 1.412,00 5.217,26 6.319,30
Fortaleza - CE 1.469 - 2.204 1.630,56 1.468,67 1.618,00 1.819,67 2.204,03
Rio de Janeiro - RJ 2.516 - 3.916 3.059,97 2.516,45 3.233,00 3.233,00 3.915,91


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.412 - 6.305 2.690,07 1.412,00 1.412,00 5.205,40 6.304,94
Ceará 1.469 - 2.204 1.630,56 1.468,67 1.618,00 1.819,67 2.204,03
Rio de Janeiro 2.164 - 3.916 2.988,39 2.164,25 3.233,00 3.233,00 3.915,91


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • manobrar trem, bonde e metrô;
  • demonstrar competências pessoais;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • operar teleférico;
  • vistoriar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;
  • transportar cargas;

  • Atividades

    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • uniformizar-se;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • verificar condições de limpeza;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • preencher relatório de viagem;
    • manter farol aceso;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • verificar vazamentos de carga;
    • conferir a formação da composição;
    • solicitar reboque;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • solicitar interdição da via;
    • confirmar destino;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • acionar buzina;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • aperfeiçoar-se;
    • conferir documentação da carga;
    • demonstrar iniciativa;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar contra-pino;
    • observar condições de via;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • demonstrar autocontrole;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • comunicar entrada na via;
    • ligar o veículo;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • demonstrar assiduidade;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • efetuar reboque;
    • solucionar pequenas falhas;
    • testar sistema de comunicação;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • obedecer sinalização de via;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • demonstrar acuidade visual;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • comunicar-se com clareza;
    • treinar funcionários;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • vistoriar morsas;
    • informar nome das estações;
    • estacionar para limpeza;
    • separar vagões por destino;
    • solicitar manutenção;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • estacionar em local predeterminado;
    • vistoriar freio manual;
    • recolher veículo;
    • conferir limite de tração;
    • manobrar para lavagem;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • verificar controle de falhas;
    • preencher livro de bordo;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • trabalhar em equipe;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • cumprir tempo de percurso;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • prestar informações ao usuário;
    • demonstrar segurança;
    • testar sistema de portas;
    • vistoriar embuchamento;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • vistoriar cabos de aço;
    • desligar o veículo;
    • vistoriar cadeiras;
    • liberar o freio;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • acionar teleférico;
    • solicitar equipe de segurança;
    • vistoriar fio de curso;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • testar freio de reversão e automático;
    • vistoriar roldanas;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • demonstrar responsabilidade;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • demonstrar percepção;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • evacuar veículo;
    • cumprir paradas programadas;
    • repor equipamento de segurança;
    • cumprir tempo de parada;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • prestar primeiros-socorros;
    • anunciar energização do veículo;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • cumprir horários;
    • acatar instruções via rádio;
    • remover vagões avariados;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • monitorar painel de controle;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • observar perfil de via;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • inspecionar alavanca;
    • verificar livro de bordo;
    • obedecer sinais de manobra;
    • solicitar prefixo do trem;
    • manobrar para testes operacionais;
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • anunciar mensagens;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • solicitar resgate de passageiros;
    • preparar trem para reboque;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • acionar gerador de energia;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;
    • manobrar para manutenção;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • solicitar desenergização da via;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • informar posicionamento;
    • detectar falhas de equipamentos;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva (transporte metropolitano) no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Comércio atacadista de materiais de construção em geral
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente
    • Serviços de manutenção e reparação mecânica de veículos automotores
    • Comércio varejista de pedras para revestimento




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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