Salário para o cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)
CBO 7826-15 > Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Operador de locomotiva (transporte metropolitano) - Descrição, atividades, funções e salário do cargo

Conduzem e manobram trens, bondes e metrôs - monitorando equipamentos de bordo e movimentando o veículo na modalidade manual, semi-automática e automática - e operam teleféricos para transportar passageiros e cargas, adequando a condução ao tipo de veículo. Realizam inspeções e vistorias nos veículos e tomam providências para corrigir falhas detectadas nos equipamentos. Seguem procedimentos de segurança, obedecendo sinalização de via, acatando instruções enviadas por rádio e acionando freio de emergência em situação de risco. No desempenho das atividades utilizam-se de capacidades comunicativas.

Quanto ganha um Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Um Operador de locomotiva (transporte metropolitano) trabalhando no Brasil, ganha entre R$ 1.872,96 e R$ 4.964,10, com a média salarial de R$ 2.863,86 e o salário mediana em R$ 2.433,92 de acordo com pesquisa salarial junto ao Novo CAGED, Empregador Web e eSocial.


Faixas salariais do cargo de Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Salário Mensal Salário Anual Salário Por Semana Salário Por Hora
Média Salarial 2.863,86 34.366,36 715,97 13,80
1º Quartil 1.872,96 22.475,55 468,24 9,02
Salário Mediana 2.433,92 29.207,04 608,48 11,73
3º Quartil 3.785,83 45.430,00 946,46 18,24
Teto Salarial 4.964,10 59.569,18 1.241,02 23,92


Categorias profissionais do cargo

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
    • Trabalhadores de funções transversais
      • Condutores de veículos e operadores de equipamentos de elevação e de movimentação de cargas
        • Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Cargos relacionados:



Salários nas cidades que mais contratam

Cidade Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo - SP 3.416 - 4.796 3.626,06 3.416,13 3.549,72 3.959,38 4.795,72
Rio de Janeiro - RJ 2.291 - 2.937 2.394,94 2.290,71 2.424,72 2.424,72 2.936,89
Santos - SP 1.911 - 2.467 1.970,10 1.910,73 1.987,37 2.037,05 2.467,34


Remuneração nos estados

Estado Faixa Salarial Média Salarial 1º Quartil Salário Mediana 3º Quartil Maior Salário
São Paulo 1.878 - 4.697 3.136,25 1.877,53 3.521,96 3.877,90 4.697,03
Rio de Janeiro 2.308 - 2.939 2.395,92 2.307,67 2.424,72 2.426,56 2.939,12


Principais locais de trabalho

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos atuam em empresas de transporte terrestre como empregados com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão permanente (auxiliar de maquinista de trem, maquinista de trem e operador de trem de metrô) ou supervisão ocasional (demais ocupações). O trabalho é realizado em veículos, em horários irregulares ou por rodízio de turnos, o operador de teleférico trabalha no horário diurno. Podem permanecer longos períodos em posições desconfortáveis e sob pressão. Alguns atuam em grandes alturas, outros em subterrâneos e, eventualmente, são expostos a materiais tóxicos e elétricos, ruído intenso, altas temperaturas, vandalismo e fuligem.


O que é preciso para trabalhar na área dos Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos

Para o exercício desse cargo requer-se ensino médio concluído, exceto o motorneiro, para o qual é requerida escolaridade de nível fundamental. Requer-se, para todos, curso básico de qualificação profissional com mais de quatrocentas horas-aula. O maquinista de trem precisa de um treinamento específico para cada perfil de via. O pleno desempenho das atividades ocorre com a prática profissional no posto de trabalho no caso do operador de trem de metrô, esse desempenho é alcançado com quatro anos de experiência profissional. Os cargos listados nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos.


Funções e atividades do Operador de locomotiva (transporte metropolitano)

Operadores de veículos sobre trilhos e cabos aéreos devem:

  • transportar cargas;
  • operar teleférico;
  • transportar passageiros;
  • atuar em falhas de equipamentos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • inspecionar trem, bonde e metrô;
  • vistoriar teleférico;
  • comunicar-se com o centro de controle operacional (cco);
  • conduzir trem, bonde e metrô;
  • trabalhar com segurança;
  • manobrar trem, bonde e metrô;

  • Atividades

    • vistoriar cabos de aço;
    • auxiliar o maquinista na condução;
    • treinar funcionários;
    • solicitar equipe de segurança;
    • verificar vazamentos de carga;
    • demonstrar rapidez de raciocínio;
    • alinhar o veículo para embarque e desembarque de passageiros;
    • anunciar energização do veículo;
    • demonstrar assiduidade;
    • engatar locomotivas e vagões na composição;
    • desengatar locomotivas e vagões da composição;
    • usar equipamentos de proteção individual (epi);
    • demonstrar segurança;
    • remover vagões avariados;
    • comunicar entrada na via;
    • vistoriar fio de curso;
    • conferir acondicionamento da carga;
    • monitorar carregamento do vagão (lixo, malotes e outros);
    • desligar o veículo;
    • interromper manobra em caso de perda de contato;
    • acionar buzina;
    • monitorar embarque e desembarque de passageiros;
    • manobrar para pesagem de vagões;
    • anunciar mensagens;
    • controlar abertura e fechamento das portas;
    • comunicar impedimentos de circulação do veículo;
    • acoplar e desacoplar mangueiras de ar;
    • cumprir licenciamento via satélite;
    • acionar teleférico;
    • solicitar desenergização da via;
    • uniformizar-se;
    • vistoriar travas das cadeiras;
    • movimentar o veículo na modalidade semiautomática;
    • evacuar veículo;
    • inspecionar alavanca;
    • estacionar para limpeza;
    • verificar ficha e documentação do trem;
    • verificar condições de limpeza;
    • verificar livro de bordo;
    • obedecer velocidade máxima autorizada;
    • verificar controle de falhas;
    • retirar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • ligar o veículo;
    • testar sistema de comunicação;
    • prestar informações ao usuário;
    • vistoriar dispositivos de segurança;
    • obedecer sinalização de via;
    • solicitar resgate de passageiros;
    • separar vagões por destino;
    • instalar equipamento detector de trem completo (dtc);
    • prestar primeiros-socorros;
    • conferir a formação da composição;
    • manobrar guindaste para prestar socorro;
    • solucionar pequenas falhas;
    • operar equipamento de gravação do movimento de passageiros;
    • verificar o comportamento da composição durante a viagem;
    • conduzir veículo para a via principal;
    • conferir número, quantidade e peso dos vagões;
    • inspecionar equipamentos de segurança (extintor, janelas, portas e outros);
    • monitorar equipamentos de bordo;
    • observar perfil de via;
    • combater incêndios em casos de emergência;
    • detectar falhas de equipamentos;
    • preparar trem para reboque;
    • cumprir tempo de parada;
    • demonstrar responsabilidade;
    • conduzir trem em licenciamento emergencial;
    • vistoriar circuito fechado de televisão;
    • preencher livro de bordo;
    • observar condições de via;
    • demonstrar acuidade visual;
    • conferir limite de tração;
    • solicitar licenciamento para partida;
    • vistoriar roldanas;
    • informar nome das estações;
    • manobrar para manutenção;
    • demonstrar percepção;
    • solicitar interdição da via;
    • inspecionar condições físicas do veículo (janelas, engates, mangueiras e outras);
    • vistoriar sistema elétrico do teleférico;
    • acatar instruções via rádio;
    • demonstrar capacidade de assimilação;
    • conduzir usuário na passagem de emergência;
    • atentar para passagem de nível e pedestres;
    • emitir relatório de ocorrência;
    • posicionar vagão para carga e descarga;
    • concentrar-se nas suas atribuições;
    • efetuar reboque;
    • conferir documentação da carga;
    • trabalhar em equipe;
    • informar situação de risco ao longo da via;
    • vistoriar conjuntos das torres;
    • vistoriar embuchamento;
    • zelar pelos equipamentos de trabalho;
    • preencher relatório de bilhetes e malotes;
    • vistoriar freio manual;
    • conferir acomodação dos passageiros;
    • monitorar painel de controle;
    • instalar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • conferir lacre, portas e lonas dos vagões;
    • verificar níveis de combustível e areia;
    • comunicar irregularidades ao maquinista;
    • manobrar para testes operacionais;
    • testar sistemas elétrico e pneumático;
    • informar ocorrências com o usuário;
    • confirmar destino;
    • verificar existência de fita velocimétrica;
    • vistoriar contrapeso do teleférico;
    • aperfeiçoar-se;
    • estacionar em local predeterminado;
    • utilizar equipamentos de proteção ambiental (epa);
    • vistoriar contra-pino;
    • demonstrar rapidez no tempo de resposta a um estímulo;
    • inspecionar sistemas de refrigeração e lubrificação;
    • verificar dispositivos de segurança;
    • manobrar para manutenção de via permanente;
    • operar aparelho de mudança de via (amv);
    • adequar a condução ao tipo de veículo;
    • acionar gerador de energia;
    • liberar o freio;
    • cumprir tempo de percurso;
    • cumprir horários;
    • comunicar ocorrências externas ao sistema;
    • preencher relatório de quilometragem;
    • acompanhar manutenção na pesquisa de falhas;
    • distribuir passageiros para balanceamento de peso;
    • orientar passageiros sobre regras de segurança;
    • vistoriar sistema de comunicação visual;
    • inspecionar equipamentos de bordo;
    • solicitar reboque;
    • operar terminal móvel de comunicação via satélite (mct);
    • comunicar-se com clareza;
    • comunicar-se com a base de retorno;
    • cumprir paradas programadas;
    • movimentar o veículo na modalidade manual;
    • obedecer sinais de manobra;
    • manter farol aceso;
    • acionar freio de emergência em situação de risco;
    • recolher veículo;
    • demonstrar iniciativa;
    • controlar velocidade do teleférico;
    • retirar terminal móvel de comunicação (mct) portátil;
    • solicitar manutenção;
    • vistoriar morsas;
    • solicitar prefixo do trem;
    • acompanhar circuito fechado de televisão;
    • vistoriar cadeiras;
    • demonstrar firmeza nas decisões;
    • testar freio de reversão e automático;
    • repor equipamento de segurança;
    • aplicar freio de estacionamento e calços;
    • manobrar para lavagem;
    • informar posicionamento;
    • testar sistema de portas;
    • preencher relatório de viagem;
    • movimentar o veículo na modalidade automática;
    • demonstrar autocontrole;
    • acatar sinalização do painel de bordo;
    • transportar funcionários e equipamentos de manutenção;


    Setores que mais contratam Operador de locomotiva (transporte metropolitano) no mercado de trabalho

    • Transporte ferroviário de passageiros municipal e em região metropolitana
    • Transporte metroviário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, intermunicipal, interestadual e internacional
    • Comércio atacadista de máquinas, aparelhos e equipamentos para uso agropecuário
    • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal
    • Comércio varejista de materiais de construção não especificados anteriormente




    Fonte: Pesquisa Portal Salario.com.br

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